Há muita besteira dita nesse tópico, e falo com a visão de um funcionário que foi testemunha ocular de muita coisa comentada aqui: (Estou aqui digitando isso assistindo Jaspion na Pluto TV)
Por isso mesmo sou a favor de um esquema misto. Se lá fora as emissoras públicas conseguem, por que aqui não daria certo? Há de se diferenciar, inclusive, em um mundo ideal, a TV pública da TV governamental. Mas aqui é tudo misturado porque a EBC não consegue terminar o ano sem ficar refém dos cortes de repasses do governo.
Na minha opinião, seria essa a postura que daria mais indendência a EBC de uma forma geral, para não continuar refém de quem vier a ocupar o Palácio do Planalto.
Também acho.
Melhor devolver para a ACERP ou fundir com a Fundação Padre Anchieta.
Essa opção, somada com a de cima, ajudaria a fortalecer a EBC. Manteria a TV Cultura para a parte cultural e a TV Brasil fazendo a parte de governo (foi assim que aconteu durante o governo Bolsonaro, com a interrupção da programação).
Vamos colocar um cenário hipotético de vir um Renan Souza e em seu primeiro ato de governo já marcar o leilão da EBC (Bolsonaro já tinha deixado tudo prontinho para a privatização, cuja data iria ser agendada assim que se confirmasse a sua vitória nas urnas, junto com os Correios). Na época, nos corredores haviam fortes boatos do direcionamento do leilão da EBC para a venda ao Edir Macedo. Já pensou o canal 2.1 e 1.1 passando a programação religiosa da IURD TV, ao invés da programação da TV Brasil? Se a gente pensar de forma ultra-liberal, chega a conclusão que serão mais de 1 bilhão de impostos economizados apenas tirando esse canal do governo (pode ser até mais, caso venham a fechar/privatizar os canais judiciários e legislativos).
Para muitos aqui seria uma baita ideia que ajudaria a fechar a torneira dos gastos públicos inúteis (inclusive, na minha opinião, precisamos de um presidente que tenha a mesma postura do Milei, que use a motosserra pra cortar o que não é benéfico a população), mas vai acabar virando uma economia inútil, pois o governo vai continuar injetando dinheiro da SECOM na Globo & cia. É isso que tem de ser combatido.
Mas se você pega 99% dos convidados, todos orbitam em torno da ideologia, partido e conveniência.
Meu ponto é que não existe pluralidade na programação toda, não só num programa específico.
Infelizmente, essa é a verdade.
Exatamente. A Tv Brasil prega tanto a pluralidade em vinhetas institucionais mas não vi nenhuma. Aquele programa do Dapena só convidou apoiadores ideológicos do desgoverno! Juca Kfouri, José Trajano= apoiadores! Que pluralidade é esta?
Minha posisão sempre foi contária a contratação desses cumpanheiros. Mas como temos na presidência a esposa do Marcelo Freixo (PT-RJ), isso era mais do que o esperado.
Jornalistas denunciam assédio, censura e retaliações na EBC
Gabrielle Bittelbrun
30/09/202230 de setembro de 2022
Profissionais da emissora pública brasileira relatam ingerência do governo Bolsonaro no jornalismo, assédio moral e ameaças de demissão de jornalistas
https://www.dw.com/pt-br/jornalistas-denunciam-assédio-censura-e-interferência-na-ebc/a-63257044
Isso sempre acontece em qualquer governo aonde seu chefe de redação é nomeado pelo chefe da SECOM, com o aval do Presidente da República. O correto seria nomear um funcionário de carreira (o que entrou via concurso público), porém, nas estatais não é essa a realidade.
Exclusivo: Governo vai gastar milhões para mudar a "cara" da TV Brasil... - Veja mais em
https://www.uol.com.br/splash/notic...ovar-imagem-da-tv-brasil.htm?cmpid=copiaecola
Durante o Governo Bolsonaro, não eram apenas militares que ocupavam os cargos-chefe. Tinha muita gente da Record, Band e SBT. Ninguém aqui lembra que a TV Brasil passou a novela "Os Imigrantes" e a "Os 10 mandamentos" (e os indices de audiência subiam exponencialmente). Tivemos as séries "encomendadas" pelos militares como "Os Fortes do Brasil" e "Faróis do Brasil", todas entregues com qualidade e competência.
A única coisa que eu acho ruim é que, caso a EBC venha a ser privatizada, vai colocar 1800 "esquerdistas" pra procurar trabalho. Falo isso porque, na televisão, se você não tiver um QI (quem indica) muito forte, não passa nem da portaria.