TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

• Thread starter Thread starter lucassodre
  • Start date Start date
  • Featured

Destaques do momento

lembrando que a DTV+ vai ter que mostrar porque veio, (...) Nada será obrigatorio,

Duvido que o g*verno, apos algum tempo, nao obrigue os fabricantes a embarcarem os receptores nos televisores, encarecendo o produto independente do consumidor querer ou nao ter o receptor no aparelho.

Foi assim com a tv a cores, foi assim com a tv HD... Ate a porcaria do Ginga eles obrigaram os fabricantes a embarcar, sem qualquer necessidade -- eu digo "porcaria" porque nao era necessario ser nenhum genio do mercado ou adivinho para perceber que, desde o inicio, o Ginga era um fracasso anunciado, mais uma jabuticaba para nosso anedotario, coisa de professores universitarios sem noção.
.

Por sinal, essa conversa me fez lembrar agora que eu nunca usei os receptores ISDB (tv HD) de nenhum dos televisores que ja possuí... Nem mesmo para testar. Sequer lembro mais quando foi que usei pela ultima vez a recepcao de tv direto de uma antena, mas certamente nao foi nos ultimos 30 anos).

O receptor ISDB sempre foi uma coisa pela qual eu tive que pagar no aparelho televisor, mas nunca teve qualquer utilidade para mim. E vai ser a mesma coisa se no futuro obrigarem os televisores a embutir o receptor 4K (DTV+).
.

Por sinal, essa conversa me fez lembrar agora que eu nunca usei os receptores ISDB (tv HD) de nenhum dos televisores que ja possuí... Nem mesmo para testar. Sequer lembro mais quando foi que usei pela ultima vez a recepcao de tv direto de uma antena, mas certamente nao foi nos ultimos 30 anos).

O receptor ISDB sempre foi uma coisa pela qual eu tive que pagar no aparelho televisor, mas nunca teve qualquer utilidade para mim. E vai ser a mesma coisa se no futuro obrigarem os televisores a embutir o receptor 4K (DTV+).
.

E para o seu caso apenas adquirindo um simples monitor não seria o suficiente?

Como radialista óbvio que tenho que estar " antenado" quanto as produções televisivas. ( pelo menos algumas "espiadas" )
Por esse motivo a necessidade de um televisor.
Confesso que cada vez menos acessando a TV aberta, no terrestre, no satélite.
Na TV aberta para assistir o futebol creio que ainda seja a melhor opção.

Bora ver com atenção esse artigo para contrapor os que refutam a chegada da DTV+, cada um com sua percepção do que possa valer a pena ou não, vendo os argumentos. No mínimo essa inovação vai criar muitas oportunidades e muitas inéditas. A terra girando e quem quiser abraçar até novas profissões, agora hibridas, serão inseridas num mercado bem promissor.
Passado as festas de final de ano, as atividades voltam ao trilho e o que temos:
- as caixinhas conversoras encomendadas pelo Seja Digital com o demudalor MIMO da Sony já estariam em montagem na China, com partipação de fabricantes nacionais e previsão de chegarem por aqui no final de Fevereiro,
- o forum que esta tratando da opção via satelite volta a atividades na proxima semana,
- a dificuldade de alocação dos novos canais 3.0 poderá ser contornada estimulando a multiprogramação na atual 2.5 para abrir espaço na faixa atual UHF e tbém até uma multiprogramação em canais puristas 3.0, mas esssa opção não tem simpatia dentro do forum SBTVD, porque incorreria no mesmo erro cometido pelos americanos.
- Particularmente acho que não havera problema inicial pq alem da Globo, SBT e redes Publicas, não vemos grandes movimentos das outras redes na direção da DTV+ nesse momento. No tempo o interesse se adequada. A regra dever ser:- escolheu (voluntario) ir para a 3.0 tem que fazer multiprogramação no ISDBT
- Não permitir multiprogramação, misturando redes diferentes dentro de um canal 3.0, visa preservar espaço para o datacasting, que pode se tornar uma outra fonte de renda para as emissoras financiarem a evolução tecnologica,

Bora aproveitar a colaboração preciosa do Prof Tom Jones no nosso forum que oferece várias oportunidades de aprendizado.
ENTREM NO LINK PARA VER TODOS OS DETALHES E QUEM FOR SE INSCREVER USANDO OS LINKS QUE ESTÃO NESSE HOT SITE TEM DESCONTO EXCLUSIVO !!

Não consegui achar um tópico específico sobre o Ginga e tenho uma questão simples: As emissoras abandonaram de vez o recurso de interatividade na atual TV 2.5? Pelo menos levando em conta São Paulo/SP

A última vez que eu vi algo relacionado foi no SBT com ícones do que o telespectador estava achando do programa. Na Globo só vi uma vez na exibição do BBB e na Record desde o ano passado não vejo mais a interatividade com notícias.

Última edição:
Não consegui achar um tópico específico sobre o Ginga e tenho uma questão simples: As emissoras abandonaram de vez o recurso de interatividade na atual TV 2.5? Pelo menos levando em conta São Paulo/SP

E o Ginga alguma vez serviu realmente para alguma coisa, do ponto de vista do público? Eu acredito que algumas emissoras ate tentaram torna-lo util, mas isso o Ginga nunca foi. Desde a concepcao o Ginga era algo destinado ao mais retumbante fracasso, basicamente porque ele tentou reinventar a roda com um novo padrao proprietario (ao inves de usar os padroes de internet).
.

Última edição:
Bora ver com atenção esse artigo para contrapor os que refutam a chegada da DTV+, cada um com sua percepção do que possa valer a pena ou não, vendo os argumentos.

@Juca Mora , eu agora fiquei ate na duvida se voce entendeu bem os argumentos de "quem refuta a chegada da DTV+"... 🤔

Sao dois lados completamente diferentes da moeda: o lado de quem trabalha com o mercado publicitario (emissoras, agencias, clientes contratantes...), e o lado do consumidor de conteudos.

O artigo apresentado no link que voce passou do Linkedin trata exclusivamente da visao do lado do mercado publicitario. Para esse, ninguem nega que a DTV+ nao apenas soa excelente, como chega mesmo a ser uma possivel tabua de salvacao para muita gente (por exemplo, as emissoras que transmitem sinal aberto de tv linear pelo ar).

E sendo assim, em momento algum esse artigo "contrapoe" argumento algum de quem acredita que a DTV+ "nao vai impedir a perda de importancia da tv aberta", porque esses argumentos sao do ponto de vista de quem consome, nao de quem produz, veicula e anuncia.

É o consumidor / telespectador quem nao vai aderir à DTV+, por nao enxergar valor na mesma. É isso. Quem precisa anunciar, está maravilhado. Quem liga a tv para assistir alguma coisa, nao vê interesse.
.

Última edição:
Aliás, o citado artigo é tao focado no Mercado Publicitario, que traz esse paragrafo desprovido de sentido para o consumidor: "Enquanto o marketing digital luta contra bloqueadores de anúncios, a TV oferece algo precioso: Atenção Real em Tela Grande."

??!?!?!

"Precioso" para quem, cara-palida?... O consumidor NÃO QUER anuncios... Ele até pode nao dispor dos recursos financeiros para abrir mao deles (como pagar os planos Premium dos streaming), mas obviamente ele vai à tela grande para assistir aos conteudos, nao aos anuncios.
.

TV 3.0 pra ver a múmia siliconada da Ana Maria Praga em 4K/8K? Ninguém merece! Fora que a programação da TV aberta está decadente, pouco se salva.

A última vez que eu vi algo relacionado foi no SBT com ícones do que o telespectador estava achando do programa. Na Globo só vi uma vez na exibição do BBB e na Record desde o ano passado não vejo mais a interatividade com notícias.
A interatividade via GINGA na atual tv digital terrestre ainda funciona. E está atualizado, hoje com a enquete de votação no paredão do BBB.
Abaixo imagens da TV TEM Rio Preto / GLOBO, na cidade de Araçatuba - SP.
Também tem interatividade no qual já vi no "É de Casa" e no "Encontro".
obs.. outros canais com Record, SBT, Band, etc... não vi a interatividade funcionando.

1000226612.jpg
1000226613.jpg
1000226614.jpg
1000226615.jpg

TV 3.0 pra ver a múmia siliconada da Ana Maria Praga em 4K/8K? Ninguém merece! Fora que a programação da TV aberta está decadente, pouco se salva.
Clássico comentário: "Porque EU não gosto, não tem que existir."

Não sofra, irmão da Sandy - desligue a TV ou nem ligue. Simples assim.

Clássico comentário: "Porque EU não gosto, não tem que existir."

Não sofra, irmão da Sandy - desligue a TV ou nem ligue. Simples assim.

Apenas uma opinião pessoal, não é porque eu não gosto que não tem que existir. Isso fica para pessoas de mente pequena. Agora se não gostou da minha opinião, era só ter ignorado. E se sentiu ofendido, meus pêsames! Seu nome fake sequer foi citado.

Passar bem!

Última edição:
Apenas uma opinião pessoal, não é porque eu não gosto que não tem que existir. Isso fica para pessoas de mente pequena. Agora se não gostou da minha opinião, era só ter ignorado. E se sentiu ofendido, meus pêsames! Seu nome fake sequer foi citado.

Passar bem!
Irmão da Sandy,

Antes de falar abobrinhas em fóruns, dê uma pesquisada sobre a a função e natureza dos mesmos. Talvez te pouparia passar vergonha à prestação aqui.

Para encerrar: ter mente pequena é opor-se à evolução de uma tecnologia apenas por atrelá-la a um conteúdo específico que se desaprova.

@Juca Mora , eu agora fiquei ate na duvida se voce entendeu bem os argumentos de "quem refuta a chegada da DTV+"... 🤔

Sao dois lados completamente diferentes da moeda: o lado de quem trabalha com o mercado publicitario (emissoras, agencias, clientes contratantes...), e o lado do consumidor de conteudos.

O artigo apresentado no link que voce passou do Linkedin trata exclusivamente da visao do lado do mercado publicitario. Para esse, ninguem nega que a DTV+ nao apenas soa excelente, como chega mesmo a ser uma possivel tabua de salvacao para muita gente (por exemplo, as emissoras que transmitem sinal aberto de tv linear pelo ar).

E sendo assim, em momento algum esse artigo "contrapoe" argumento algum de quem acredita que a DTV+ "nao vai impedir a perda de importancia da tv aberta", porque esses argumentos sao do ponto de vista de quem consome, nao de quem produz, veicula e anuncia.

É o consumidor / telespectador quem nao vai aderir à DTV+, por nao enxergar valor na mesma. É isso. Quem precisa anunciar, está maravilhado. Quem liga a tv para assistir alguma coisa, nao vê interesse.
.
Rubens, se a transição não vai ser impositiva, nem sequer obrigatoria para as emissoras, qual será o prejuizo dos consumidores?
O mercado vai determinar se o sistema sobrevive, se vai ficar nichado no segmento de maior poder aquisitivo ou não. Nada impede que o DTV+ fique restrito as grandes cidades com mais de 1 milhao de habitantes e mesmo assim não será um fracasso pq tem mercado, inclusive com grande interatividade.
Acho que cabe tua preocupação se houver o desligamento compusivo da 2.5 mas isso não esta determinado. Bora imaginar que é o que parece que vai acontecendo, o preço das tvs 4k estão caindo vertiginosamente e nem para os mais humildes, em pouco tempo vai compensar comprar uma 43 pol somente FHD, inclusive tecnicamente dá até para ter retrocompatibilidade com full HD, via conversor, aproveitando toda a base atual de telas se houver interesse em agregar a interatividade da 3.0 via set top boxes.
Se houver ganho em escala, as novas c conversor 3.0 tbém vão se equalizando em termos de preço. Pode ser que não seja em 2 anos mas talvez em 5. Qual o prejuizo para o consumidor? Não quero, não compro e continuo com a qualidade atual.
A DTV+ sequer vai exigir conexão ´obrigat´oria à internet. Tudo de graça via sinal terrestre e quiçá venha tbém via satélite. Se vc enxerga um alerta, tbém o mercado, o governo, as emissoras com mais parametros e mesmo vendo a ainda fracassada experiencia americana, que fez opções erradas, e ainda asssim apostam na evolução, é porque um up tem chance real de sucesso.

Aliás, o citado artigo é tao focado no Mercado Publicitario, que traz esse paragrafo desprovido de sentido para o consumidor: "Enquanto o marketing digital luta contra bloqueadores de anúncios, a TV oferece algo precioso: Atenção Real em Tela Grande."

??!?!?!

"Precioso" para quem, cara-palida?... O consumidor NÃO QUER anuncios... Ele até pode nao dispor dos recursos financeiros para abrir mao deles (como pagar os planos Premium dos streaming), mas obviamente ele vai à tela grande para assistir aos conteudos, nao aos anuncios.
.
Ele não quer anuncios mas recebe assim mesmo. Se isso acontece pq impedir que a tv aberta tbém usufrua dessa modalidade?
O artigo é precioso pq mostra quantas novas oportunidades vão surgir e os que se prepararem antes só vão conseguir vantagens.
Novamente, não tenho nenhuma relação pessoal ou vantajosa com o Prof Tom Jones Sorte te lo oferecendo cursos para quem estiver interessado, alem de ser uma fonte confiável do que esta acontecendo. As emissoras pouco estão revelando sobre o que estão fazendo, então bora explorar o pessoal do portal de Satelites, dos fabricantes de conversores, ......

.
Rubens, se a transição não vai ser impositiva, nem sequer obrigatoria para as emissoras, qual será o prejuizo dos consumidores?
O mercado vai determinar se o sistema sobrevive, se vai ficar nichado no segmento de maior poder aquisitivo ou não. Nada impede que o DTV+ fique restrito as grandes cidades com mais de 1 milhao de habitantes e mesmo assim não será um fracasso pq tem mercado, inclusive com grande interatividade.
Acho que cabe tua preocupação se houver o desligamento compusivo da 2.5 mas isso não esta determinado. Bora imaginar que é o que parece que vai acontecendo, o preço das tvs 4k estão caindo vertiginosamente e nem para os mais humildes, em pouco tempo vai compensar comprar uma 43 pol somente FHD, inclusive tecnicamente dá até para ter retrocompatibilidade com full HD, via conversor, aproveitando toda a base atual de telas se houver interesse em agregar a interatividade da 3.0 via set top boxes.
Se houver ganho em escala, as novas c conversor 3.0 tbém vão se equalizando em termos de preço. Pode ser que não seja em 2 anos mas talvez em 5. Qual o prejuizo para o consumidor? Não quero, não compro e continuo com a qualidade atual.
A DTV+ sequer vai exigir conexão ´obrigat´oria à internet. Tudo de graça via sinal terrestre e quiçá venha tbém via satélite. Se vc enxerga um alerta, tbém o mercado, o governo, as emissoras com mais parametros e mesmo vendo a ainda fracassada experiencia americana, que fez opções erradas, e ainda asssim apostam na evolução, é porque um up tem chance real de sucesso.

Ele não quer anuncios mas recebe assim mesmo. Se isso acontece pq impedir que a tv aberta tbém usufrua dessa modalidade?
O artigo é precioso pq mostra quantas novas oportunidades vão surgir e os que se prepararem antes só vão conseguir vantagens.
Novamente, não tenho nenhuma relação pessoal ou vantajosa com o Prof Tom Jones Sorte te lo oferecendo cursos para quem estiver interessado, alem de ser uma fonte confiável do que esta acontecendo. As emissoras pouco estão revelando sobre o que estão fazendo, então bora explorar o pessoal do portal de Satelites, dos fabricantes de conversores, ......
@Juca Mora o @Rubens fala mais no sentido de adesão do consumidor (do que de valores), ainda bem que não será impositivo, mas considerando que a pessoa frente da TV, com as opções "pulverizadas", adquira conteúdo conforme "a onda leva", só com o tempo pra ver quanto tempo pra uma penetração relevante da TV 3.0!

Não esperemos muita coisa da tv 3.0 mau se aproveitou os recursos da tv digital,vá lá se usarem o sinal pra vender bugigangas,e multiplicar o número de assaltantes religiosos.

Não esperemos muita coisa da tv 3.0 mau se aproveitou os recursos da tv digital,vá lá se usarem o sinal pra vender bugigangas,e multiplicar o número de assaltantes religiosos.
Não havendo desligamento compulsorio da atual 2.5, está garantido qualidade superior de imagem e som gratuitamente e até interatividade maxima para quem desejar e até essa parte chata de vendas passa a ser melhor direcionada. Vc vai receber ofertas do que realmente te interessa se fizer um cadastro de interesses.
Tomara que os desafios tecnologicos de um sistema superior e inédito, não postergue a implantação programada em algumas praças já para a Copa do Mundo.

Back