Qual a marca da tua TV que deu problema e a nova que tu comprou?
Tive a infelicidade de comprar uma Philips Android 4K 50" em 2022 (na época custava 3 mil reais) que veio da loja com um defeito de fábrica na placa, onde travava nos canais de TV Digital, e para voltar ao normal tinha que desligar da tomada e ligar novamente. Como estava na garantia, levei na assistência técnica autorizada da marca aqui de minha cidade e o problema foi resolvido, porém a TV deixou de reconhecer os subcanais da REDEVIDA, como se não existissem. A garantia foi renovada e ainda dentro dos três meses apresentou outro problema: burn-in. Levei novamente na assistência técnica e trocaram a tela da TV, que custa praticamente o preço de uma TV nova. Só que agora, depois de 2 anos de uso, apresentou há alguns meses uma listra vertical no meio da tela da TV e estou pensando em comprar outra que seja 4K e tenha sistema operacional Android... Mas nunca mais compro nada dessa marca!
A TV que deu problema era uma Sony. Durou 11 anos. A anterior também era Sony e calculo que durou uns 12 anos. Tenho outra da Sony que está indo pra 13 anos. Fica no quarto de hóspedes, está indo de boa e não sei se é por ser menos usada. A função smart já era pois a maioria dos apps foram aposentados pelos distribuidores ou simplesmente não recebem mais atualização, mas eu coloquei um stick nela e tá entregando muito. Eu cogitei consertar a Sony que deu problema, e tentar mais uns anos com ela antes de baterem o martelo no padrão do 3.0 no Brasil, mas os $700 cobrados pelo conserto me desencorajou depois que fiz a conta do que estava ganhando/perdendo em apenas não comprar uma nova.
Aí quando chegou a hora de comprar a TV nova, coisa que eu já estava temendo há muitos anos pelo fato da Sony ter saído do Brasil, acabei optando por uma LG. Devido ao fato de falarem que a tecnologia OLED ainda tem seus desafios (falam muito de burn-in embora eu nunca conheci alguém que tenha passado por isso pessoalmente), somado ao fato que não gostei muito da comparação em loja, decidi ir com um modelo que tem mini LED. Até agora foi só alegria. TV é uma questão de gosto pessoal, e cada pessoa tem suas preferências, portanto eu nunca entro nessa disputa de qual é a melhor. A Samsung tem muita aceitação mas eu simplesmente não gosto da marca, e uma vez comprei uma TV dela, instalei, não curti a experiência, e devolvi. Acabei levando outra Sony. Meu problema com a Samsung foi a questão de cores e contraste. O acabamento também sempre foi inferior em relação à Sony. Aí agora outro fator que fez a LG ter minha preferência foi o valor VS o que estava no pacote, mais a qualidade, mais garantia de 5 anos.
Eu tive um home theater da Philips que você podia carregar com 6 DVDs. Foi um presente. O som era agradável, mas eu nunca usei as 6 bandejas de DVD nem mesmo na época que a gente pegava aqueles boxes de séries. Era uma característica que nunca fez sentido pra mim. Eu revendi depois de uns 6 anos e peguei uma grana boa que investi num player de Blu-ray 3D da Sony que ainda tenho. O rapaz que comprou o HT da Philips era músico e me disse que para ele foi um achado, e que estava usando bastante as várias bandejas já que colocava filmes, CDs de música lá, e ia trocando ao decorrer do dia sem precisar do "tira e põem." No fim, eletrônicos e eletrodomésticos são bem a história do: como é seu estilo de vida e o que você quer fazer com seu aparelho? Mas eu não posso opinar sobre TVs Philips pois acho que nunca vi uma em funcionamento fora de lojas. E nem lembro muito.
Uma pergunta: você checou no código de Direitos do Consumidor sobre se eles tinham que te dar uma nova TV? Não tenho certeza, sei que consertar é obrigação deles, mas uma vez lembro de ouvir que quando um lote de produto sai com defeito da fábrica, a marca tem a obrigação de te dar um novo aparelho de outro lote ou até mesmo um modelo novo ou superior.