Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Radios FM Faixa Estendida

Membro conhecido
Feb
1,575
1,922
Se tivesse havido união por parte dos empresários radiofusores lá atrás, em 2015 / 2016 poderiam ter criado uma estratégia de migração, semelhante ao da TV digital com a distribuição de receptores de FM com o dial estendido de baixo custo, patrocinados por empresas do segmento, popularizando a "novidade" e também forte apelo junto a indústria automobilística, para que os automóveis já desde aquela época tivessem os receptores atualizados. Dessa forma as emissoras de AM poderiam migrar para o FMe com uma base já consolidada,
E os órgãos responsáveis não permitirem essas trocas do estendido pelo convencional.
Existe um "downgrade" geralmente quando fazem essa opção, mas na sequência pedem aumento de potência, saturando cada vez mais o dial convencional.
E não querendo encontrar, talvez, algum culpado mas creio que esse papel deveria ser da ABERT e dos sindicatos dos radiodifusores, exemplo, da Agert e de tantos outros sindicatos espalhados pelo país, assim acredito. E além da migração de emissoras já existentes pra o FMe deveriam, na medida do possível, agregar, somar novas emissoras de FMe principalmente naquelas cidades já citadas onde existam apenas uma emissora ou mesmo projeto para que venha existir algum dia. ( novas emissoras = inéditas ) E com isso, acredito que seria, talvez, um apelo a mais de convencimento para aqueles usuários na aquisição de um novo receptor.
 
Membro conhecido
Feb
1,575
1,922
E salvo engano, a Capital, Cultura, Nova Morada ( atualmente LBV ) e a GRU encontram-se no ar. ( não possuo nenhum receptor que capte o tal do FMe mas segundo o site Tudo Rádio aquelas emissoras encontram-se ativas ) Além delas, a Vibe Mundial, Band SP, a Boa Nova e a Estilo encontram-se também no ar. ( segundo o Tudo Rádio ) E dessas citadas acima a única que consigo sintonizar por aqui é a Estilo. ( e na minha opinião com excelente programação musical ) Uma coisa uma emissora de FMe encontrar-se numa região com algumas outras emissoras utilizando-se daquela mesma faixa do FM estendido. Creio que assim, talvez, alguns dos ouvintes que não possuam um receptor para o FMe possam animar-se na aquisição do tal equipamento. Agora fico imaginando, numa outra cidade que não faça parte da grande São Paulo, a existência de uma única emissora de FMe. E como convencer um usuário na aquisição de um novo receptor para ouvir uma única emissora de FMe?
E ainda verificando o site Tudo Rádio, a surpresa que ainda existam 18 emissoras na Grande São Paulo transmitindo em AM. E com muito esforço e boa vontade consigo, dependendo do horário, acessar quase que a metade por aqui na zona norte. E dessas 18 emissoras em AM, pelo menos 8 encontram-se também disponível no FM ou FMe. Portanto ainda faltariam 10 emissoras presentes no AM migrarem para o FMe, óbvio, caso essas emissoras decidam migrar. Entre essas emissoras que encontram-se apenas no AM: Trianon, América, AM 920 ( antiga Nacional Gospel ), Record, Metropolitana, Terra, Nova Mensagem, Imaculada, Cidade, 9 de Julho. Mas o número de emissoras que ainda possam surgir no FMe possam ser maior, já que algumas das emissoras presentes no AM, e também no FM não sejam necessariamente "espelhos" e portanto também com direito a um novo espaço no FMe.
 
Última edição:
Membro conhecido
Nov
235
436
i
Então, a 83.1 conseguiu mudar pra 98.1, na faixa convencional, e hoje opera como Apolo FM.


A 85.3 de Ribeirão, como já mencionado, tambem conseguiu uma vaga na faixa convencional, em 101.9, operando agora como Nativa FM.


A de Cotia será a futura migração da 920 AM, desde o ano passado apenas com músicas instrumentais e se identificando só com a razão social e a frequência, se não me falha a memória.
isso, 100% correto
 
Membro conhecido
Oct
590
313
Sobre esquisitices da FM espandida, fiquei admirado ao saber que a Jovem Pan AM 620 kHz, tradicional emissora paulista, cuja programação básica era composta de noticiosos, variedades e reportagens esportivas, está agora transmitindo a mesma programação musical da Classic Pan, em 76,7 MHz. A programação tradicional jornalística da Jovem Pan está agora sendo transmitida em FM 100,9 MHz.

Dúvidas que ficaram no no ar:

- Será que este foi o caminho encontrado pela Jovem Pan, a fim de incentivar os ouvintes a adquirem e ampliarem a base de receptores com faixa estendida?

- Auto Rádios deixaram de ter sua gavetinha exclusiva nos consoles do carros e agora estão integrados num único display multifunções. Como a maioria desses equipamentos são importados, há algum deles capazes de pegar a faixa brasileira de FM estendida?

Mais sobre a evolução dos auto rádios:
 
Última edição:
Membro conhecido
Feb
1,575
1,922
E lamentavelmente o AM vai definhando em SAMPA. E nessa manhã consegui sintonizar 6 emissoras com áudio aceitável. ( de regular a bom ) Creio que umas outras 6 com áudio inaceitável. ( péssimo, chiadeira em demasia ) As emissoras com áudio aceitável: Paulista, Pan, Nossa Rádio, Trianon, Capital ( com a melhor recepção ) e a 9 de Julho. Portanto creio quanto da necessidade dessas emissoras que não encontram-se no FM e nem no FMe migrarem o quanto antes. E sinceramente, se fosse um anunciante, não investiria um centavo nas demais do AM. ( exceto, talvez, naquelas 6 citadas )
 
Última edição:
Membro conhecido
Feb
1,575
1,922
Informação publicada no tópico "Rádio AM/FM" em São Paulo pelo colega Igor8787

"No estado de São Paulo, destacam-se três mudanças: a Rádio Terra AM 1330 de Osasco agora poderá operar em 79.1 FM, a Rádio Imaculada AM 1490 de Mauá liberada para operar no 81.5 FM, e a Rádio Clube Marconi AM 1190 de Paraguaçu Paulista foi para 89.3 FM. Todas pertencem à classe A4, indicando um padrão de transmissão de alta capacidade e cobertura" E com essa informação ainda restariam 8 que encontram-se apenas no AM da Grande São Paulo, como a América, Record, Trianon, 9 de Julho, entre outras migrarem para o FMe. ( caso decidam migrar ) Ps. e agora que entendi que no site Tudo Rádio, na página dedicada ao AM eles não divulgam algumas das emissoras que encontram-se simultaneamente no AM e no FMe, como no caso da Super Rádio 1.150 como exemplo. Mas já no caso da Capital divulgam a emissora na página do AM e na página do FMe / FM. Ou seja, uma baita de uma confusão, óbvio, na minha opinião.
 
Última edição:
Membro conhecido
Oct
590
313
E lamentavelmente o AM vai definhando em SAMPA. E nessa manhã consegui sintonizar 6 emissoras com áudio aceitável. ( de regular a bom ) Creio que umas outras 6 com áudio inaceitável. ( péssimo, chiadeira em demasia ) As emissoras com áudio aceitável: Paulista, Pan, Nossa Rádio, Trianon, Capital ( com a melhor recepção ) e a 9 de Julho. Portanto creio quanto da necessidade dessas emissoras que não encontram-se no FM e nem no FMe migrarem o quanto antes. E sinceramente, se fosse um anunciante, não investiria um centavo nas demais do AM. ( exceto, talvez, naquelas 6 citadas )
A situação das emissoras de rádio, em geral, são nebulosas.

- A ABERT sugere aos ouvintes de FM e FM estendia utilizarem aplicativos de celulares. Essa sugestão é veiculada nas emissoras de AM. Problema: é preciso garimpar esses aplicativos nos smartphones, mais ocultos que se imagina. A FMe Brasileira depende do conhecimento do usuário de que essa faixa é, na verdade, destinada ao FM do Japão, além do mais, o usuário de celulares procuram preservam a carga das baterias para priorizarem a comunicação telefônica.
Será que a solução é publicar a disponibilidade dessas faixas por anúncios de televisão e Youtube?

- Auto Rádios modernos foram integrados no console de multifunções. Ninguém sabe quem fabrica esses rádios, as antenas de AM dos carros, por questão estética, são pequenas e insuficientes para o comprimento de ondas médias. Resultado: recepção sofrível...

- Receptores Portáteis Multifaixas capturam FMe, mas são caros e raros.

- Com a chegada da TV digital nos prédios de condomínios, os sistemas de recepção foram ajustados para a recepção das faixas que vão de VHF canal 7 até UHF canal 60. Aparentemente, a faixa de FM normal e FM estendida (as quais ocupam parte da faixa de VHF dos antigos canais 5 e 6) ficaram de fora.

- Consultei um fabricante de sistemas completos de antenas coletivas. Perguntei se há em seu catálogo de produtos antenas para captura de FM e FM, misturadores de FM e TV digital e separadores de FM e TV na ponta do receptor, a fim de garantir a conviência pacífica dessas duas fontes nas estruturas dos prédios. Infelizmente não. As soluções devem ser feitas por tentativas dos antenistas.

Conclusão:
A penetração das ondas de AM em prédios é comprometida pela barreira de concreto, e a recepção de FM e FMe dependem de experimentação dos antenistas e síndicos que precisam arriscar investimentos sem retorno garantido.
Até o momento esse problema não foi enfrentado pelos fabricantes por falta de procura suficiente. Mais uma vez, o dilema do ovo e da galinha.
 
Última edição:
Membro conhecido
Feb
1,575
1,922
E quanto ao texto acima, vou participar, comentando cada parágrafo, para não ficar tão extenso, ok?. - Primeiro: Sinceramente, acho ridículo quanto a essa sugestão da ABERT. Para começar, até onde eu saiba, nem todos os smartphones possuem esse recurso. Possuo um e parece que possua tal recurso. Já tentei com algumas pessoas ativar o tal recurso mas por aqui apenas insucesso. Além disso tem também a questão da bateria. - Segundo e Terceiro: Ou seja, a necessidade, talvez, de uma "gambiarra" para funcionar em autos. Semanas atrás fiz uma visita a um famoso shopping popular, conhecido no país todo, e por lá não encontrei nenhum receptor FMe. Assim fica difícil utilizar o tal do FMe. - Quarto e Quinto: Pergunto: e quem deseja investir num serviço de FMe? Fico imaginando, numa reunião com moradores de um prédio o sindico propor isso. Provavelmente não será aprovado. Além disso, como afirma o texto acima, "as soluções devem ser feitas por tentativas dos antenistas". E duvido que a maioria encontre-se habilitado para fazer as "tais tentativas". Ou sugerir a tal instalação para captar duas ou três de FMe. ( exceto, óbvio, a grande São Paulo ) - Último: Pois é.
 
Última edição:
Membro ativo
Sep
68
173
A recepção de FM nos prímórdios de sua implantação (anos 70 e 80) dependia totalmente de antenas externas. Todas as residências possuíam a tradicional antena "espinha de peixe" para as TVs VHF e algumas também tinham a de UHF dependendo do local. E quase todas tinham antena de FM ligadas nos "3 em 1" ou "receivers" da época.
Posteriormente os receptores de FM passaram a contar pré-amplificação na antena, bastando um fiozinho na parte de trás porém priorizando e limitando somente a recepção das FMs de sinal mais forte (locais ou próximas)
 
Membro ativo
Sep
68
173
Hoje em dia, infelizmente a parte de som das residências e apartamentos fica limitada quando muito a uma simples caixinha amplificada via bluetooth (tipo JBL, Alexa entre outras)
Quase ninguém tem mais um receptor de rádio AM/FM/FMe
A recepção de rádio via "terrestre" fica quase que só limitada aos veículos no trânsito.
 
Membro ativo
Sep
68
173
Eu mesmo faço uso hibrido. Ouço rádio "via terrestre" mais para um giro no dial, pesquisando novidades e aguardando a entrada nas novas emissoras no FMe aqui da região de Jundiaí, Campinas e Grande São Paulo. Tenho vários aparelhos, desde os "vintages" até aos mais recentes, com o Tecsun para sintonias mais seletivas e apuradas. Também no carro, com o FM tradicional. Mas ouço na maior parte de tempo por aplicativos, tipo o RadiosNet pelo celular conectado via bluetooth com a caixinha JBL.
 
Membro conhecido
Nov
235
436
Informação publicada no tópico "Rádio AM/FM" em São Paulo pelo colega Igor8787

"No estado de São Paulo, destacam-se três mudanças: a Rádio Terra AM 1330 de Osasco agora poderá operar em 79.1 FM, a Rádio Imaculada AM 1490 de Mauá liberada para operar no 81.5 FM, e a Rádio Clube Marconi AM 1190 de Paraguaçu Paulista foi para 89.3 FM. Todas pertencem à classe A4, indicando um padrão de transmissão de alta capacidade e cobertura" E com essa informação ainda restariam 8 que encontram-se apenas no AM da Grande São Paulo, como a América, Record, Trianon, 9 de Julho, entre outras migrarem para o FMe. ( caso decidam migrar ) Ps. e agora que entendi que no site Tudo Rádio, na página dedicada ao AM eles não divulgam algumas das emissoras que encontram-se simultaneamente no AM e no FMe, como no caso da Super Rádio 1.150 como exemplo. Mas já no caso da Capital divulgam a emissora na página do AM e na página do FMe / FM. Ou seja, uma baita de uma confusão, óbvio, na minha opinião.
não deixaram a super radio nem a abc na página do am certamente pelo fato delas estarem licenciadas no FM, coisa que a Capital por exemplo, não está
 
Membro conhecido
Oct
590
313
Quando não é possível ouvir emissoras de rádio favoritas, quer em AM, FM ou FM estendida, a saída é ouvir rádios online via o smartphone. Mas nem tudo são flores.

O som do smartphone emitido por seu altofalante interno é um som de lata. O uso de fones de orelha e cabeça são incômodos quando se deseja ouvir rádio fazendo tarefas domésticas. O uso de dispositivos Wi-Fi e Blue Tooth pareados como bujõezinhos falantes ou caixas amplificadas falham por congestionamento no espectro, por exemplo quando todo mundo resolve usar esses recursos ao mesmo, principalmente dentro de condomínios.

As emissoras online (para efeito de teste de audiência ou não) interrompem o fornecimento de sinal, obrigando o ouvinte parar o que está fazendo para religar o link.


Haja paciência!
 
Top