Rádios AM e FM no Maranhão

Membro conhecido
May
1,168
1,550
O esporte sempre foi uma marca registrada da Difusora. Faz muita falta na Difusora News. O Grupo Difusora tinha que ter uma equipe esportiva própria para as transmissões esportivas dos clubes maranhenses, não só no futebol, mas em outros esportes.

Membro conhecido
Sep
4,915
6,354
Membro conhecido
Mar
340
875

Eles tem q arrumar/atualizar as rádios de Itz:

Ali na rádio comunitária, é a Açaí FM 87,9
Remover Açaí FM Sorriso de Açailândia

Membro conhecido
Sep
4,915
6,354
Estou novamente no interior do Maranhão desde ontem (16 de fevereiro), no mesmo lugar de sempre na BR-135 entre Alto Alegre do Maranhão e São Mateus do Maranhão.

Membro conhecido
Sep
4,915
6,354
Eles tem q arrumar/atualizar as rádios de Itz:

Ali na rádio comunitária, é a Açaí FM 87,9
Remover Açaí FM Sorriso de Açailândia
Tem duas rádios Açaí FM em Imperatriz?

Membro conhecido
Sep
4,915
6,354
Escutei por alguns minutos o programa policial "Rádio Patrulha" (transmitida entre 12-14hs) na Mirante News FM entre 13-13h15min e tinha quatro rádios retransmitindo o programa na região, captado no km 194 da BR-135:
87.9 Nova Cidade FM (Alto Alegre do Maranhão) [sinal bom]
92.7 Rádio Alternativa FM (Peritoró) [sinal parcial e com chuvisco]
93.1 Universo FM (São Mateus do Maranhão) [sinal parcial e com chuvisco]
95.1 Mirante FM Bacabal (Bacabal) [sinal péssimo]
104.1 Mirante News (São Luís) [sem sinal, talvez baixou potência]​

Membro conhecido
Sep
4,125
4,139
Membro conhecido
Sep
506
308
1665616798.gif
20/02/2025 - Dial Barra do Corda - MA
105.9 FM: No ar Nativa FM, concessão nova de classe C.​

Membro conhecido
Sep
4,915
6,354
Por fim, no Maranhão, a Rádio Mirante, de Codó, agora transmite em FM 90.9, substituindo sua antiga sintonia AM 870 e sendo classificada como B2.
Posso te garantir que esta rádio não está no ar na FM 90.9 e sim continua na AM 870 (com sinal fraco), pois ontem e hoje não percebi alguma interferência estranha com a FM 91.1 (da Rádio Rio Jordão). Entrando no ar agora, irá provocar interferência com a 91.1 (Rádio Rio Jordão), ou seja, as duas rádios irão interferir entre si, como acontece nas cidades e regiões próximas ao Matões do Norte e Miranda do Norte, onde a 103.9 FM (Vitória FM) e 104.1 (Mirante News) interferem entre si quando passo por carro na BR-135.​

Última edição:
Membro conhecido
Sep
506
308
Nº 2.212 - Processo nº 53500.006002/2025-02. Outorga Autorização de Uso de Radiofrequência à CAMARA DOS DEPUTADOS, CNPJ 00.530.352/0001-59, executante do Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada, na localidade de Itapecuru Mirim/MA.

Membro conhecido
Sep
4,915
6,354
Ontem (28 de fevereiro) retornei pra capital. Porém, eu surpreendi com alguns sinais das rádios do Piauí durante a passagem no interior. Exemplos da compilações:​
  1. Há quatro rádios da Rede Verdes Campos Sat no km 194 e três na BR-135 (entre Bacabeira até Alto Alegre do Maranhão): Rádio Rio Jordão FM 91.1 MHz (a mais forte chega e fica fraca quando chega aos kms 110-115 da BR-135); a própria Rede Verdes Campos Sat FM 102.9 é muito interferida na mesma frequência pela Difusora FM Santa Inês (apesar do nome, a emissora é sediada em Bom Jardim); a Rádio João de Paiva FM 103.5 MHz (Altos, PI) sendo captada com sinal chiado; a Rádio 1º de Julho FM 96.1 (Água Branca, PI) que é interferida pelas rádios Sucesso FM (São Mateus do Maranhão) e a Mirante FM (São Luís);​
  2. A Rádio Vale FM 94.7 (Luzilândia, PI) sendo captada com sinal chiado no km 100 da BR-135, até então só conseguia captar em alguns pontos do município do Alto Alegre do Maranhão por muitos anos e esquecia de verificar nas viagens anteriores (dia 28 de fevereiro);​
  3. A Rádio Boa FM 94.1 (Teresina) sendo captada com sinal chiado no km 100 da BR-135, até então a Cocais FM (89.5) e Meio Norte FM (99.9) chegavam na região (dia 28 de fevereiro).​
  4. A Cocais FM chega com sinal mais fraco e chiado no sul do município da capital São Luís (SIM, FOI A PRIMEIRA VEZ QUE CONSEGUI CAPTAR SINAL DA EMISSORA NA CAPITAL VINDA DOUTRA CAPITAL EM FM!) no km 18 da BR-135, até então consegui captar aos km 24 da BR-135 antes da ponte, sendo interferida por outra rádio da Rádio Planície FM (Rádio Timbira) da cidade São Vicente Ferrer (dias 30 de janeiro e 28 de fevereiro).​
  5. Existe uma rádio comunitária na região de Bacabeira-Rosário na FM 87.7, até então nunca foi ocupada (era do áudio da TV Cidade no canal 6 analógico da capital São Luís até 2018), cujo o nome não consegui identificar (dia 28 de fevereiro), mas acredito que seja Rosário FM, pra não interferir a Santa Rita FM (na 106.3) que chega uns 30 km de raio;​
  6. Tanto nas capitais (São Luís e Teresina), os sinais FMs nas capitais chegam no centro-norte e leste (região da BR-135) por propagação e algumas interferem entre si (como eu já tinha relatado no final da década passada no antigo fórum), a 99.1 (Cidade/Clube) e 99.9 (Mais FM/Meio Norte), respectivamente capitais do Maranhão e do Piauí.​
  7. Tanto em São Luís e em Bacabeira, as rádios em Pinheiro são captadas nos dois municípios com sinais fracos e chuviscos: Clube FM Pinheiro (Clube FM) 90.9 MHz, Pinheiro FM 103.3, Pericumã FM 105.1 e Cultura FM 105.9, sendo que a Cultura FM é mais forte (verificadas por diversas vezes em 2023 e 2024). No entanto, não estou mais captando a Pinheiro FM na frequência 103.3 na capital devido a outra rádio na capital Minha FM (cristão evangélico) sintonizada na 103.5, que praticamente anulou o sinal da emissora que vem do Pinheiro.​

Membro conhecido
Sep
641
917
Ontem (28 de fevereiro) retornei pra capital. Porém, eu surpreendi com alguns sinais das rádios do Piauí durante a passagem no interior. Exemplos da compilações:​
  1. Há quatro rádios da Rede Verdes Campos Sat no km 194 e três na BR-135 (entre Bacabeira até Alto Alegre do Maranhão): Rádio Rio Jordão FM 91.1 MHz (a mais forte chega e fica fraca quando chega aos kms 110-115 da BR-135); a própria Rede Verdes Campos Sat FM 102.9 é muito interferida na mesma frequência pela Difusora FM Santa Inês (apesar do nome, a emissora é sediada em Bom Jardim); a Rádio João de Paiva FM 103.5 MHz (Altos, PI) sendo captada com sinal chiado; a Rádio 1º de Julho FM 96.1 (Água Branca, PI) que é interferida pelas rádios Sucesso FM (São Mateus do Maranhão) e a Mirante FM (São Luís);​
  2. A Rádio Vale FM 94.7 (Luzilândia, PI) sendo captada com sinal chiado no km 100 da BR-135, até então só conseguia captar em alguns pontos do município do Alto Alegre do Maranhão por muitos anos e esquecia de verificar nas viagens anteriores (dia 28 de fevereiro);​
  3. A Rádio Boa FM 94.1 (Teresina) sendo captada com sinal chiado no km 100 da BR-135, até então a Cocais FM (89.5) e Meio Norte FM (99.9) chegavam na região (dia 28 de fevereiro).​
  4. A Cocais FM chega com sinal mais fraco e chiado no sul do município da capital São Luís (SIM, FOI A PRIMEIRA VEZ QUE CONSEGUI CAPTAR SINAL DA EMISSORA NA CAPITAL VINDA DOUTRA CAPITAL EM FM!) no km 18 da BR-135, até então consegui captar aos km 24 da BR-135 antes da ponte, sendo interferida por outra rádio da Rádio Planície FM (Rádio Timbira) da cidade São Vicente Ferrer (dias 30 de janeiro e 28 de fevereiro).​
  5. Existe uma rádio comunitária na região de Bacabeira-Rosário na FM 87.7, até então nunca foi ocupada (era do áudio da TV Cidade no canal 6 analógico da capital São Luís até 2018), cujo o nome não consegui identificar (dia 28 de fevereiro), mas acredito que seja Rosário FM, pra não interferir a Santa Rita FM (na 106.3) que chega uns 30 km de raio;​
  6. Tanto nas capitais (São Luís e Teresina), os sinais FMs nas capitais chegam no centro-norte e leste (região da BR-135) por propagação e algumas interferem entre si (como eu já tinha relatado no final da década passada no antigo fórum), a 99.1 (Cidade/Clube) e 99.9 (Mais FM/Meio Norte), respectivamente capitais do Maranhão e do Piauí.​
  7. Tanto em São Luís e em Bacabeira, as rádios em Pinheiro são captadas nos dois municípios com sinais fracos e chuviscos: Clube FM Pinheiro (Clube FM) 90.9 MHz, Pinheiro FM 103.3, Pericumã FM 105.1 e Cultura FM 105.9, sendo que a Cultura FM é mais forte (verificadas por diversas vezes em 2023 e 2024). No entanto, não estou mais captando a Pinheiro FM na frequência 103.3 na capital devido a outra rádio na capital Minha FM (cristão evangélico) sintonizada na 103.5, que praticamente anulou o sinal da emissora que vem do Pinheiro.​
Acho muito interessante esses relatos, eu também sou assim na estrada, gosto de saber até onde chega as rádios, só com meu celular e fone de ouvido a princípio, mas o que vale é a intenção!

Membro conhecido
Sep
4,915
6,354
22 de Junho de 2024
A reportagem é antiga, quando a Mirante AM mudou de nome para Mirante News FM já tinha deixado AM mais ou menos um mês depois (não tenho o dia, mas acho depois do aniversário da rádio AM (10 de maio). [a reportagem está mal editada, pois cenas repetem duas vezes]​

AdBlock Detectado

Nós entendemos, os anúncios são irritantes!

Claro, o software de bloqueio de anúncios faz um ótimo trabalho ao bloquear anúncios, mas também bloqueia recursos úteis do nosso site. Para obter a melhor experiência no site, desative seu AdBlocker.

Desativei o AdBlock    Não, obrigado