Rádios AM e FM no Amazonas

Membro conhecido
Mar
4,976
10,526
User Vip
Pelo visto, a NetWork Group será responsável pela afiliada da Nativa FM em Manaus, pois são eles que operam a frequência 105.1, juntamente com a 98.7, ambas no momento transmitindo a Manaus FM, que deve ficar apenas na 98.7 a partir do próximo dia 1°.

A princípio, entendi que eram piratas, mas são concessões de RTRFM de classe C e Educativas, pertencentes a Fundação Boas Novas, sendo a 105.1 concessionada em Careiro da Várzea e a 98.7 em Iranduba. Não são piratas mas estão irregulares, visto que estão sendo transmitidas de Manaus e gerando programação. Inclusive, já foram denunciadas pela suspeita de clandestinidade e a Anatel deverá em breve proceder com a Fiscalização.

Membro conhecido
Oct
678
1,211
Pelo visto, a NetWork Group será responsável pela afiliada da Nativa FM em Manaus, pois são eles que operam a frequência 105.1, juntamente com a 98.7, ambas no momento transmitindo a Manaus FM, que deve ficar apenas na 98.7 a partir do próximo dia 1°.

A princípio, entendi que eram piratas, mas são concessões de RTRFM de classe C e Educativas, pertencentes a Fundação Boas Novas, sendo a 105.1 concessionada em Careiro da Várzea e a 98.7 em Iranduba. Não são piratas mas estão irregulares, visto que estão sendo transmitidas de Manaus e gerando programação. Inclusive, já foram denunciadas pela suspeita de clandestinidade e a Anatel deverá em breve proceder com a Fiscalização.
Então, @Gutherng , essas emissoras que transmitem em RTRFM não podem gerar programação?

Eu achava que poderiam, porque, se não me engano, quando inauguraram a Rádio Cidade Feijó, no Acre, eu assisti a uma live onde o comunicador mencionou que, devido a estarem na Amazônia Legal, poderiam gerar programação. No caso da 105.1 FM de Careiro da Várzea, ela gera programação desde a época em que era Boas Novas.

Membro conhecido
Mar
4,976
10,526
User Vip
Então, @Gutherng , essas emissoras que transmitem em RTRFM não podem gerar programação?

Eu achava que poderiam, porque, se não me engano, quando inauguraram a Rádio Cidade Feijó, no Acre, eu assisti a uma live onde o comunicador mencionou que, devido a estarem na Amazônia Legal, poderiam gerar programação. No caso da 105.1 FM de Careiro da Várzea, ela gera programação desde a época em que era Boas Novas.

Desculpe pelo erro. As RTRs podem sim gerar programação, mas com condições:

1000034603.png

Membro conhecido
Sep
4,704
5,867
difusora-itacoatiara.gif
21/12/2024 - Dial Itacoatiara - AM
720 AM: Deixa de transmitir a CBN e passa a retransmitir a Rádio Difusora.​
Fontes: Line-UP (tv.br) e Line-UP (.com).
[não foi anunciada no Tudo Rádio]

Membro
Dec
17
33

Eduardo essas Retransmissoras de FM são obrigadas a Retransmitir a programação da emissora de Manaus a qual Retransmitem e podem sim gerar programação local, elas tem 15% de espaço local, segundo a lei.

Membro conhecido
Sep
3,779
3,485

Manaus já apresenta novidades em FM​

Nativa FM já está no ar no Amazonas

A virada de ano foi de algumas novidades em mercados importantes para o rádio brasileiro. Como já era esperado, Manaus seria palco da primeira estreia prevista para 2025, através do lançamento oficial da Nativa FM 105.1 (popular/sertanejo-romântica), marca nacional que retorna ao Amazonas.

Após um curto período de expectativa em Manaus, a Nativa FM 105.1 foi lançada oficialmente em rede nacional a partir das 18h00 (horário de Brasília). A emissora entrou no ar de forma experimental no último dia 21 e estreou em definitivo na tarde de ontem (1º). A 105.1 FM é uma RTRFM cuja concessão parte do município de Careiro da Várzea (AM), vizinho à capital amazonense.

Vale ressaltar que a estreia é um retorno da Rede Nativa FM ao mercado de Manaus. A primeira passagem teve início em abril de 2016, operando em 95.1 FM, canal que estava dedicado à programação nacional da Rede Aleluia (religiosa/evangélica). Sua trajetória na capital amazonense foi de destaque, com boa repercussão comercial na praça, o que amplia a expectativa para o seu retorno ao dial. A Nativa FM permaneceu por vários anos em Manaus, deixando o dial em março de 2022.

Membro
Aug
72
67
em relaçao as duas emissoras do mesmo grupo uma retransmitia a programaçao da outra emissora e ate os programas ao vivo eram transmitido tambem apos isto a programaçao da 105.1 ficou apenas musical ficando independente da outra emissora que continuou com os programas ao vivo durante o dia e anoite.
apos isto a 105.1 começou a mudar o estilo de musica ja com programaçao diferente e se identificando como Radio nativa Fm Manaus a qual agora a mesma ja informa o prefixo local e a frequencia de transmissao.
quanto a outra emissora em 98.7 Mhz ate o momento nao gera o indicativo obrigatorio por lei e continua a ter a programaçao local variada durante o dia com programas ao vivo.
ate o momento nao tem prefixo iradiado e nem afiliaçao com alguma emissora do sul como a outra tem como essa tal Radio Nativa Fm que nao emplacou em Manaus quando foi transmitido sua programaçao.
agora e esperar e ver o que vai acontecer com a Radio Manaus Fm se irao continuar assim fora do contesto e falta de regularidade ou vao tambem ser filiada com alguma emissora de baixa qualidade e audiencia de são Paulo.

Membro conhecido
Sep
3,779
3,485
Arnaldo Santos, ícone da crônica esportiva amazonense, morre aos 86 anos
A crônica esportiva do Amazonas está de luto. Arnaldo Santos, um dos nomes mais importantes do jornalismo esportivo amazonense, morreu na manhã desta segunda-feira (06 de janeiro), por volta das 11h (horário de Manaus), aos 86 anos. O local e os horários do velório devem ser informados em breve.

Com 56 anos dedicados ao jornalismo esportivo, Arnaldo Santos narrou quatro Copas do Mundo e diversos jogos importantes do esporte amazonense. Ele também ficou marcado pelas 19 temporadas à frente da coordenação do Peladão, maior campeonato de peladas do mundo, organizado pelo Jornal A Crítica. Em 1998, ao assumir a coordenação, foi o responsável por democratizar o torneio ao criar as categorias Feminino, o Peladinho (infantil) e a extinta categoria Indígena.

Na televisão, atuou como comentarista esportivo com passagem por diferentes emissoras da capital, dentre elas a TV Ajuricaba, atual Boas Novas Manaus. Ele também trabalhou na Rádio Baré (atual Rios FM) e Rádio Rio Mar, ambas de Manaus-AM.

Mesmo diagnosticado com câncer no pulmão em 2016, Santos permaneceu envolvido no esporte e não deixou de acompanhar o campeonato. “Se tirarem o Peladão de mim, eu morro no outro dia. O Peladão é essa chama viva que faz a gente vibrar”, disse em uma entrevista na época. Com a melhora, ele retornou às atividades, mas nos últimos anos precisou se afastar novamente devido à saúde debilitada e à idade avançada.

Além de promover o futebol, o Peladão, sob sua liderança, se destacou por ações sociais como emissão de documentos, plantio de árvores e campanhas de doação de sangue, além de incentivar a educação de crianças por meio do Peladinho.

Arnaldo Santos faria 87 anos em junho. Mais detalhes sobre as homenagens ao cronista serão divulgados em breve.

Informações: Camila Leonel/Portal A Crítica

Membro conhecido
Mar
4,976
10,526
User Vip
Membro conhecido
Mar
4,976
10,526
User Vip
que trambiquezinho tão dando nas RTR hein?!

O problema é que a 98.7 e 105.1 estão sendo transmitidas de Manaus, quando deviam ser transmitidas de suas respectivas localidades de concessão (no caso, Iranduba e Careiro da Várzea), portanto irregulares. Não sei se é permitido eles regularizarem, no papel, a transferência das estações para Manaus com promoção de classe (ambas frequências são de classe C), visto serem outorgas de RTRFM.

Última edição:
Membro conhecido
Nov
671
1,283
User Vip
O problema é que a 98.7 e 105.1 estão sendo transmitidas de Manaus, quando deviam ser transmitidas de suas respectivas localidades de concessão (no caso, Iranduba e Careiro da Várzea), portanto irregulares. Não sei se é permitido eles regularizarem, no papel, a transferência das estações para Manaus com promoção de classe (ambas frequências são de classe C), visto serem outorgas de RTRFM.

Também tem o outro problema de serem outorgas educativas, sendo que na prática estão usando como se fossem comerciais.

Vai ver as redes nem sabem disso.
ambas são outorgas comerciais mesmo. não duvido que estejam com mais potência e coladas ao máximo de manaus.

Membro conhecido
Mar
4,976
10,526
User Vip
ambas são outorgas comerciais mesmo. não duvido que estejam com mais potência e coladas ao máximo de manaus.

No Mosaico constavam como educativas, acontece que agora vi que, recentemente (em 10/12), houve alteração da geradora em ambas outorgas, que passou a ser a própria Boas Novas, mas obviamente só no papel. Com isso, mudaram a finalidade de ambas para comercial no Mosaico (atualizado no último dia 14/01).

https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mcom-n-15.440-de-9-de-dezembro-de-2024-600541198

https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mcom-n-15.443-de-9-de-dezembro-de-2024-600534179

Última edição:
Membro conhecido
Oct
678
1,211
que trambiquezinho tão dando nas RTR hein?!
Esses "trabiques" estão só no início. Depois, vão pipocar outras RTRFM fazendo as mesmas práticas, como é de costume. Se isso já não estiver acontecendo nos interiores da Amazônia Legal e a gente não sabe, não duvido que o NetWork Group pegue outras frequências da Boas Novas nos municípios vizinhos a Manaus e comece a fazer as mesmas coisas que fizeram na 98.7 FM e na 105.1 FM.

Parece que estavam tentando pedir aumento de classe dessas concessões. Eu estava dando uma olhada alguns dias atrás e vi essas solicitações, mas, pelo que eu entendi (se alguém puder verificar para confirmar se é isso mesmo, eu agradeço), parece que só podem pedir aumento de classe se todas as outras concessões de RTRFM do município também informarem à Anatel que o sinal da RTRFM não está funcionando dentro do município da outorga. Aí, eles liberam o aumento de classe.

Membro conhecido
Mar
4,976
10,526
User Vip
Parece que estavam tentando pedir aumento de classe dessas concessões. Eu estava dando uma olhada alguns dias atrás e vi essas solicitações, mas, pelo que eu entendi (se alguém puder verificar para confirmar se é isso mesmo, eu agradeço), parece que só podem pedir aumento de classe se todas as outras concessões de RTRFM do município também informarem à Anatel que o sinal da RTRFM não está funcionando dentro do município da outorga. Aí, eles liberam o aumento de classe.

Tem os links dessas solicitações? Procurei e não encontrei.

Membro conhecido
Oct
678
1,211
Tem os links dessas solicitações? Procurei e não encontrei.
Aqui, @Gutherng, as solicitações tanto das outorgas de Iranduba quanto de Careiro da Várzea estão pedindo uma mudança para Classe A4.

Outorga de Iranduba:

Outorga de Careiro da Várzea:

Outras outorgas da RTRFM da Boas Novas, em municípios vizinhos de Manaus, também solicitaram mudanças. Essas outorgas são de Eirunepé e Autazes.

Outorga de Eirunepé:

Outorga de Autazes:

Membro
Aug
72
67
Com relação a mudança da programação ja era a hora de realmente haver essa troca com entrada da Jovem Pan News FM é mais uma opção em termos de rádio notícia não para concorrer com os que estão no ar mas sim para ampliar a opção do ouvinte em relação a esse tipo de programação .. quanto a pedir aumento de potência creio que eles querem realmente alcançar Manaus na totalidade vindo da sua respectivas localidades que e a região Metropolitana onde estão localizados espero realmente que essas grandes emissoras cumpram seu papel, com relação às outras emissoras do grupo RBN creio que não vão conseguir fazer a não ser que seja nova concessão que a RBN está conseguindo aí sim podem fazer essa mudança mas as outras aventuras já estão instaladas todas são de cunho religioso a qual forma a Rede Boas Novas de Televisão até aonde eu sei

Última edição:
Membro conhecido
May
1,027
1,229
Com relação a mudança da programação gera hora de realmente a ver essa troca com entrada da jovem Pan News FM é mais uma opção em termos de rádio notícia não para concorrer com os que estão no ar mas sim para ampliar a opção do ouvinte em relação a esse tipo de programação .. quanto a pedir aumento de potência creio que eles querem realmente alcançar Manaus na totalidade vindo da sua respectivas localidades que são a região metropolitana onde estão localizados espero realmente que essas grandes emissoras cumpram seu papel com relação às outras emissoras do grupo rbn creio que não vão conseguir fazer a não ser que seja nova concessão que a rbn está conseguindo aí sim podem fazer essa mudança mas as outras aventuras já estão instaladas todas são de cunho religioso a qual forma a rede boas novas ferragens de televisão até aonde eu sei
Seria bom se a Rede Calderaro de Comunicação assumisse a operação da futura Jovem Pan News FM 98,7 de Manaus