Rádio Ondas Curtas

Membro conhecido
Feb
887
1,164
A rádio inconfidência voltou ao ar na frequência de 19 metros.. A de 49 metros permanece fora do ar. Essas WebSDR estão sofrendo inteferências nas antenas de recepção, pois eu percebi que a inconfidência voltou por um dos meus rádios

Membro ativo
May
87
217
Fico imaginando se um conflito nuclear acontecer... lá se vai a internet e a possibilidade de ouvir rádios mundiais. Será que o rádio de ondas curtas "reviveria"? Em tempos de ameaça à espécie humana por causa de governantes loucos, corremos o risco de regredir a um tempo em que só ondas curtas poderiam nos trazer notícias do exterior. Acho que as emissoras mais poderosas devem ter um plano para transmitir dessa maneira, caso o pior aconteça... ou não? 🤔

Membro conhecido
Feb
887
1,164
Fico imaginando se um conflito nuclear acontecer... lá se vai a internet e a possibilidade de ouvir rádios mundiais. Será que o rádio de ondas curtas "reviveria"? Em tempos de ameaça à espécie humana por causa de governantes loucos, corremos o risco de regredir a um tempo em que só ondas curtas poderiam nos trazer notícias do exterior. Acho que as emissoras mais poderosas devem ter um plano para transmitir dessa maneira, caso o pior aconteça... ou não? 🤔
A BBC adiou finalizar as emissões em inglês via ondas curtas, e todos os sites de transmissão permanecem activos. As gigantes de todos os idiomais mais falados do mundo continuam transmitindo nos idiomas natal. Só a RDPi encerrou. A EBC estuda criar a Rádio Brasil internacional. A Nacional da Amazônia passou a transmitir em inglês e espanhou, desde do último mês de abril

Membro conhecido
Jun
359
610
O problema que esses receptores de OC digital chega por aqui com preço hiper super valorizado.
A primeira vez que observei e ouvi " in loco" numa demostração numa feira, alguns anos atrás, imediatamente desejei adquirir um receptor mas logo na sequência desisti por causa do preço elevado. Com o mesmo $$$$ é possível adquirir 2 televisores de 42 polegadas, por exemplo.
E na torcida que em algum ano torne-se acessível para nós " amantes " das OC .

O maior problema dos receptores de OC Digital no Brasil são as absurdas taxas cobradas na importação direta para favorecer o monopólio da dona da Magalu. Um receptor Gospell sai por 750 reais sem as taxas. E digo de antemão: a única saída para essas transmissões é a digitalização das transmissões, algo que deveria ter sido feito a uns 10/12 anos pelo menos.

O Brasil tinha e ainda tem muito potencial para adotar o DRM como padrão universal de rádio digital. Aí poderíamos incentivar a importação e, posteriormente, a produção local de aparelhos. Bastava apenas um mísero decreto e a legalização das transmissões da Rádio Nacional em Brasília.

A única esperança que eu tenho é que algum fabricante tenha a ideia de criar um receptor exclusivo via satélite similar ao Gnome da Sky UK, mas de funcionamento independente, para as estações digitais em Banda Ku.

Membro conhecido
Jun
359
610
Nem precisa de uma hecatombe nuclear, bastou aquela enchente no sul do Brasil no ano passado para aumentar a demanda por recepção de rádio. Em alguns lugares estratégicos, o rádio em ondas curtas ainda tem uma demanda importante como no Irã, Eritreia, Coreia do Norte e Afeganistão por motivos óbvios.

Membro ativo
May
87
217
Nem precisa de uma hecatombe nuclear, bastou aquela enchente no sul do Brasil no ano passado para aumentar a demanda por recepção de rádio. Em alguns lugares estratégicos, o rádio em ondas curtas ainda tem uma demanda importante como no Irã, Eritreia, Coreia do Norte e Afeganistão por motivos óbvios.
Pois é. Será que não existem planos para que este tipo de rádio seja revitalizado? O Brasil nem deu atenção ao DRM, que já existe há uns vinte anos. Estamos atrasados nisso também. Não dá para confiar na internet. É muito cara, instável e muito frágil, bastando cortar um cabo submarino para deixar o mundo offline. O rádio seria a opção mais barata e mais prática, mas não se ouve falar de um movimento de valorização deste meio. Eu só deixei de acompanhar as ondas curtas porque não tenho mais um bom aparelho e os que parecem bons são difíceis de adquirir, como o Qodosen DX-286.