Rádio AM/FM No Piauí

Destaques do momento

@F. Henriq, consegue captar a Rádio Cultura de Amarante AM 1460 kHz? Essa rádio fica em sua região e já captei ela por diversas vezes no fim de tarde (começa a ter sinal às 17h10min).​

Última edição:
Eu tenho certeza absoluta que 4 rádios (3 FMs e 1 AM) são sintonizadas na região das 3 cidades (2 no PI e 1 no MA). Eis o mapa abaixo pra comprovação:​

Captura de tela 2026-03-07 230712.png

Quase eu tenho certeza absoluta se algum usuário na região confirmar, já que os links abaixo estão incompletos, já que houve confirmação que duas rádios da Rede Verdes Campos Sat em São João dos Patos (MA) e em Água Branca (PI), são captadas na cidade de Regeneração (PI):

Infelizmente, só tem uma rádio local comunitária Tribuna FM na frequência 104.9 Mhz(funciona desde 1998), no dial fm pega também com sinal bom a 96.1 Radio Verdes Campos SAT de Agua branca - PI, no AM pode-se ouvir a Rádio Cultura de Amarante - PI 1460 durante o dia. Quanto a TV local fechou há vários anos era afiliada antiga TVE RJ chamava-se TV Cacique Bruenque (Canal 2), juntamente tinha Rádio Cacique Bruenque 820 AM, ambas pertencente ao falecido Deputado Xavier Neto.
Aqui @Bruno Leonard, posts atrás ele detalhou bem as escutas dele, inclusive das FMs!

Eu li a mensagem, só que eu esqueci que também ele mencionou AM. Por outro lado, eu mencionei a cidade maranhense São Francisco do Maranhão (MA), que pelo mapa mapa que eu fiz, procede as informações do @F. Henriq.​
A rádio 91.1 de São João dos Patos na semana do dia 01/03/2026 ficou fora do ar alguns dias e voltou na sexta normalmente(algum problema nos transmissores pelo anuncio do locutor Messias). Quanto essa 97.7 Meio Norte Regeneração pode está autorizada, mas não está em funcionamento no momento. Em amarante há uma radia comunitária chamada Cidade Azul FM em 104.9(quando a comunitária local Rádio Tribuna FM de Regeneração sai do ar, consigo sintonizar essa de Amarante com sinal forte) e na cidade vizinha de São Francisco do Maranhão funciona a Rádio Cidadania FM 100.1 mhz(sintonizo em Regeneração com sinal fraquíssimo).

A rádio 91.1 de São João dos Patos na semana do dia 01/03/2026 ficou fora do ar alguns dias e voltou na sexta normalmente(algum problema nos transmissores pelo anuncio do locutor Messias).
Quando a FM 91.1 esteve fora do ar, conseguiu sintonizar na mesma frequência duas rádios Boa Notícia FM (Balsas) e Rio Jordão FM (Coroatá)? As duas rádios chegam bem longe e captei dando conflito de sinal nos morros na zona rural no sul do município de Lago da Pedra.​
Quanto essa 97.7 Meio Norte Regeneração pode está autorizada, mas não está em funcionamento no momento.
Alguém forneceu informação falsa no Line-UP de que a rádio Meio Norte FM Regeneração está no ar e fez com que eu cair na informação falsa. Eu já tentei sintonizar a FM 97.7 só esse ano nas BRs 135 e 316 (como também no ano passado), apesar não sofrer tanta interferência no canal vizinho 97.5 (Rádio CV Mais) da capital Teresina, pois não há alguma rádio com sinal fraco entre 97.7 e 98.3. Quando chega ao FM 98.5, já consegue sintonizar o sinal fraco da Maranhão FM (ex-Massa FM São Luís), que praticamente ficou sem sinal devido à interferência ao Mirante FM São Mateus do Maranhão na FM 98.7, em testes desde final do ano passado.​
Em amarante há uma radia comunitária chamada Cidade Azul FM em 104.9(quando a comunitária local Rádio Tribuna FM de Regeneração sai do ar, consigo sintonizar essa de Amarante com sinal forte)
Que estranho... não tem a rádio Cidade Azul FM (não sei se é legalizada), mas tem a Rádio Tribuna FM:
e na cidade vizinha de São Francisco do Maranhão funciona a Rádio Cidadania FM 100.1 mhz(sintonizo em Regeneração com sinal fraquíssimo).
Também não tem a Rádio Cidadania (também não sei se é legalizada):

Quando a FM 91.1 esteve fora do ar, conseguiu sintonizar na mesma frequência duas rádios Boa Notícia FM (Balsas) e Rio Jordão FM (Coroatá)? As duas rádios chegam bem longe e captei dando conflito de sinal nos morros na zona rural no sul do município de Lago da Pedra.

Alguém forneceu informação falsa no Line-UP de que a rádio Meio Norte FM Regeneração está no ar e fez com que eu cair na informação falsa. Eu já tentei sintonizar a FM 97.7 só esse ano nas BRs 135 e 316 (como também no ano passado), apesar não sofrer tanta interferência no canal vizinho 97.5 (Rádio CV Mais) da capital Teresina, pois não há alguma rádio com sinal fraco entre 97.7 e 98.3. Quando chega ao FM 98.5, já consegue sintonizar o sinal fraco da Maranhão FM (ex-Massa FM São Luís), que praticamente ficou sem sinal devido à interferência ao Mirante FM São Mateus do Maranhão na FM 98.7, em testes desde final do ano passado.​

Que estranho... não tem a rádio Cidade Azul FM (não sei se é legalizada), mas tem a Rádio Tribuna FM:

Também não tem a Rádio Cidadania (também não sei se é legalizada):
Essas rádios citadas são legalizadas tanto de Amarante e de Regeneração ambas na frequência 104.9, funcionam há mais de 10 anos, são radias comunitárias locais. Quanto a de São Francisco do Maranhão só acho que está funcionando na frequência errada, porque no site da Anatel é frequencia é a 106.3(canal 292). Em relação a essas radias citadas acima de balsas e Coroatá não consegui sintonizar nenhuma delas nesse período.

Attachments

• Screenshot_20260314-225700.png
    Screenshot_20260314-225700.png
    218.2 KB · Visualizações: 57
  • Screenshot_20260314-225650.png
    Screenshot_20260314-225650.png
    193.8 KB · Visualizações: 55
  • Screenshot_20260314-224315.png
    Screenshot_20260314-224315.png
    237.2 KB · Visualizações: 58
  • Screenshot_20260314-224256.png
    Screenshot_20260314-224256.png
    188.7 KB · Visualizações: 58
  • Screenshot_20260314-224209.png
    Screenshot_20260314-224209.png
    219.6 KB · Visualizações: 41
  • Screenshot_20260314-224114~2.png
    Screenshot_20260314-224114~2.png
    354.2 KB · Visualizações: 56
Os locutores da Rádio Meio Norte FM 99,9 estão pedindo aos ouvintes para informarem como está chegando o sinal nas cidades.
Uma informação extraoficial dá conta que a Meio Norte FM 99,9 está operando com o novo transmissor de 30 Kw de potência.

download.png

Os locutores da Rádio Meio Norte FM 99,9 estão pedindo aos ouvintes para informarem como está chegando o sinal nas cidades.
Uma informação extraoficial dá conta que a Meio Norte FM 99,9 está operando com o novo transmissor de 30 Kw de potência.

View attachment 34767
Ótima notícia! Depois irei ver se em Floriano consigo pegar novamente!

Uma sugestão é que eles coloquem todas as rádios do grupo (Boa FM 94.1 e MN FM 99.9) na região onde estão a Cocais FM 89.5 e Jornal FM 90.3, perto da saída de Teresina para Altos, onde a cobertura é tão perfeita que só acontece alguma falha chegando em Monsenhor Gil na região sul! Já na região de Campo Maior, dos sinais da capital, são as mais fortes!

Ótima notícia! Depois irei ver se em Floriano consigo pegar novamente!

Uma sugestão é que eles coloquem todas as rádios do grupo (Boa FM 94.1 e MN FM 99.9) na região onde estão a Cocais FM 89.5 e Jornal FM 90.3, perto da saída de Teresina para Altos, onde a cobertura é tão perfeita que só acontece alguma falha chegando em Monsenhor Gil na região sul! Já na região de Campo Maior, dos sinais da capital, são as mais fortes!
Por enquanto, aqui em Regeneração - PI não estou conseguindo mais captá-la, já faz mais de um mês que sinal não chega. Antes a Meio Norte FM 99.9 chegava oscilando semelhante a Cocais FM 89.5, Jornal FM 90.3 e a Boa FM 94.1, geralmente em momentos que a propagação estaria forte. Espero que venha aparecer novamente o sinal dela por aqui.

Por enquanto, aqui em Regeneração - PI não estou conseguindo mais captá-la, já faz mais de um mês que sinal não chega. Antes a Meio Norte FM 99.9 chegava oscilando semelhante a Cocais FM 89.5, Jornal FM 90.3 e a Boa FM 94.1, geralmente em momentos que a propagação estaria forte. Espero que venha aparecer novamente o sinal dela por aqui.
Aaui em Floriano também não tá pegando a Meio Norte. A forma que você capta aí deve ser igual por aqui. Consegui pegar 4 rádios por meio dessa propagação troposférica, a 94.1 Boa FM e 103.5 Verdes Campos Sat pegando com sinal médio e 89.5 Cocais FM e 90.3 Jornal FM com sinal ruim. Ficam oscilando como o AM, mas demora pra ir e voltar. Só consegui essas rádios.

Interessante é a curvatura do planeta Terra. No inicio deste ano, no voo noturno de Brasilia a Teresina, me atrevi a ligar o rádio do celular para saber quais as rádios conseguia captar. Quando olhei no mapa da tela da empresa aerea que o voo estava sobre o Maranhã, paraeado com Barão de Grajaú - Floriano, conseguir uma das receptação das radios - Cocais FM, Cidade Verde Teresina 93,5, Boa FM, Aleulua FM, Clube 99,1, Meio Norte FM 99,9, Cidade Verde de Pedro II 99,7, Itamaraty FM de Piripiri 107,7
Por incrivel que pareça, a Imperial 95,5 estava dando conflito com outra 95,5 (que deve ser a da capital Maranhense).
Nota: Rapidamente, coloquei o modo avião do celular (Vi o Litto dizer que não tem mais perigo de ligar o smatphone).

Interessante é a curvatura do planeta Terra. No inicio deste ano, no voo noturno de Brasilia a Teresina, me atrevi a ligar o rádio do celular para saber quais as rádios conseguia captar. Quando olhei no mapa da tela da empresa aerea que o voo estava sobre o Maranhã, paraeado com Barão de Grajaú - Floriano, conseguir uma das receptação das radios - Cocais FM, Cidade Verde Teresina 93,5, Boa FM, Aleulua FM, Clube 99,1, Meio Norte FM 99,9, Cidade Verde de Pedro II 99,7, Itamaraty FM de Piripiri 107,7
Por incrivel que pareça, a Imperial 95,5 estava dando conflito com outra 95,5 (que deve ser a da capital Maranhense).
Nota: Rapidamente, coloquei o modo avião do celular (Vi o Litto dizer que não tem mais perigo de ligar o smatphone).
Também já fiz algumas vezes esse mesmo vôo de Brasília para Teresina e já na altura de Floriano, as rádios mais potentes de Teresina estavam todas limpas com RDS e tudo!

Também pegam as de Barreiras/BA e tem a Regional FM 93.7 de Irecê/BA que mesmo estando já no Piauí ainda continuava pegando, e vai até o limite da potência, isso que me impressiona, pois pega sem falha e assim vai até não pegar mais.

No meu caso deixo em modo avião, mas dá pra ligar o rádio FM do celular normalmente, não dá problema, já que o rádio é receptor e não transmissor.

View attachment 34767
Quase a mesma potência da Mirante News FM 104.1 MHz (a rádio tem 40kW) que chega cobrir dezenas de cidades no norte do Maranhão. Se for confirmada, essa rádio poderá chegar fácil em Caxias e Codó, inclusive gerar conflito de sinal com a Mais FM na mesma frequência (fica em São José de Ribamar, vizinha da capital São Luís) no sudeste.​

Quero compartilhar com vocês um site que facilita muito saber detalhes de localização das antenas e informações vindas da ANATEL.
Esse site é o https://redesmoveisfixas.com/ ; nele podemos ver infomações das estações de rádio, TV, ERBs, fibra óptica, Rádios Privados (019) e Rádios Amadores (019).
Podem olhar e vasculhar a quantidade de informações de maneira simples, fácil, intuitiva e de maneira legal tanto acessivel em celular ou desktop.
Via @PedroPedra.​

Quero compartilhar com vocês um site que facilita muito saber detalhes de localização das antenas e informações vindas da ANATEL.
Esse site é o https://redesmoveisfixas.com/ ; nele podemos ver infomações das estações de rádio, TV, ERBs, fibra óptica, Rádios Privados (019) e Rádios Amadores (019).
Podem olhar e vasculhar a quantidade de informações de maneira simples, fácil, intuitiva e de maneira legal tanto acessivel em celular ou desktop.
Via @PedroPedra.​
Antigamente eu usava o Anatel Serviço Móvel, que ainda tinha a Oi como operadora, mas foi descontinuado. Interessante saber que agora existe outro, pra dar continuidade!

Back