Rádio AM/FM Na Paraíba

Destaques do momento

Relatório do canal da Novabrasil FM 102.5, que recentemente conseguiu promoção da classe A4 para a A3.

O que é inusitado, é que nos documentos do processo de aumento de potência, consta uma transferência da antena de Bayeux para João Pessoa. Sendo que, até onde me lembro, a 102.5 sempre transmitiu daqui da capital.

Vai ver não constava antes e estão regularizando

Relatório do canal da Novabrasil FM 102.5, que recentemente conseguiu promoção da classe A4 para a A3.

O que é inusitado, é que nos documentos do processo de aumento de potência, consta uma transferência da antena de Bayeux para João Pessoa. Sendo que, até onde me lembro, a 102.5 sempre transmitiu daqui da capital
Se a gente for pesquisar a fundo a relação que tem todas as concessões de rádio e televisão do Brasil, a gente certamente vai chegar a conclusão que o episódio dos refrescos do seriado Chaves é o melhor exemplo pra representar do que se trata a bagunça que é o sistema

É de groselha, parece limão, mas tem sabor de tamarindo

Uma tal de rádio Sucesso, por exemplo...
É de Santa Rita, transmite de Bayeux, mas diz que é de João Pessoa

Enfim... 🤭

Vai ver não constava antes e estão regularizando
Isso, que nem a Sucesso FM (que até pouco tempo atrás ainda aparecia com a torre em Santa Rita, passados mais de 30 anos da mudança para João Pessoa).

Se a gente for pesquisar a fundo a relação que tem todas as concessões de rádio e televisão do Brasil, a gente certamente vai chegar a conclusão que o episódio dos refrescos do seriado Chaves é o melhor exemplo pra representar do que se trata a bagunça que é o sistema

É de groselha, parece limão, mas tem sabor de tamarindo

Uma tal de rádio Sucesso, por exemplo...
É de Santa Rita, transmite de Bayeux, mas diz que é de João Pessoa

Enfim... 🤭
São os intere$$e$ comerciai$ das emissoras que falam mais alto

Quero compartilhar com vocês um site que facilita muito saber detalhes de localização das antenas e informações vindas da ANATEL.
Esse site é o https://redesmoveisfixas.com/ ; nele podemos ver infomações das estações de rádio, TV, ERBs, fibra óptica, Rádios Privados (019) e Rádios Amadores (019).
Podem olhar e vasculhar a quantidade de informações de maneira simples, fácil, intuitiva e de maneira legal tanto acessivel em celular ou desktop.
Via @PedroPedra.​

Essas 2 emissoras de rádio guia Pombal e radio guia em Teixeira estão no ar no radiosnet com a mesma programação será que estão no dial Eu estou ouvindo Rádio Guia Pombal FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio https://l.radios.com.br/r/232841 Eu estou ouvindo Rádio Guia 94.9 FM pelo RadiosNet. #OuvirRadio https://l.radios.com.br/r/227867
Pode ser que sim, pode ser que não

Uma outra rádio que tá me deixando com dúvidas sobre se tá no dial ou não é a Top Cariri FM 100.3, de Taperoá, essa, porém, porque faz tempo que sumiu do RadiosNet.

Assinado o termo aditivo da migração da Rádio Sociedade de Soledade, de AM 1250 (inativa há muitos anos) para FM 103.1:

Diário Oficial da União​

Publicado em: 02/04/2026 | Edição: 63 | Seção: 3 | Página: 11

Órgão: Ministério das Comunicações/Gabinete do Ministro
EXTRATO DE TERMO ADITIVO

TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE CONCESSÃO

PARTES: União e Rádio Sociedade de Soledade Ltda.

ESPÉCIE: Termo Aditivo de Adaptação de outorga de OM para FM, ao Contrato de Concessão celebrado entre a União e a PERMISSIONÁRIA, Rádio Sociedade de Soledade Ltda.

OBJETO: Adaptação da outorga de execução do serviço de Radiodifusão Sonora em Ondas Médias para a Outorga de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada, na localidade de Soledade/PB. (Processo 53000.017539/2014-78).

VIGÊNCIA: A celebração deste Termo Aditivo não altera o prazo de vigência da outorga originária.

DATA E ASSINATURA: 31 de março de 2026. FREDERICO SIQUEIRA FILHO. Ministro de Estado das Comunicações, Fernando Araújo Filho - Procurador da Rádio Sociedade de Soledade Ltda.
Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.

Assinado o termo aditivo da migração da Rádio Sociedade de Soledade, de AM 1250 (inativa há muitos anos) para FM 103.1:

Diário Oficial da União​

Publicado em: 02/04/2026 | Edição: 63 | Seção: 3 | Página: 11

Órgão: Ministério das Comunicações/Gabinete do Ministro
EXTRATO DE TERMO ADITIVO

TERMO ADITIVO AO CONTRATO DE CONCESSÃO

PARTES: União e Rádio Sociedade de Soledade Ltda.

ESPÉCIE: Termo Aditivo de Adaptação de outorga de OM para FM, ao Contrato de Concessão celebrado entre a União e a PERMISSIONÁRIA, Rádio Sociedade de Soledade Ltda.

OBJETO: Adaptação da outorga de execução do serviço de Radiodifusão Sonora em Ondas Médias para a Outorga de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada, na localidade de Soledade/PB. (Processo 53000.017539/2014-78).

VIGÊNCIA: A celebração deste Termo Aditivo não altera o prazo de vigência da outorga originária.

DATA E ASSINATURA: 31 de março de 2026. FREDERICO SIQUEIRA FILHO. Ministro de Estado das Comunicações, Fernando Araújo Filho - Procurador da Rádio Sociedade de Soledade Ltda.
Este conteúdo não substitui o publicado na versão certificada.
Radio comunitária soledade fm 87.9 está fora do ar a mais 3 anos

Quero compartilhar com vocês um site que facilita muito saber detalhes de localização das antenas e informações vindas da ANATEL.
Esse site é o https://redesmoveisfixas.com/ ; nele podemos ver infomações das estações de rádio, TV, ERBs, fibra óptica, Rádios Privados (019) e Rádios Amadores (019).
Podem olhar e vasculhar a quantidade de informações de maneira simples, fácil, intuitiva e de maneira legal tanto acessivel em celular ou desktop​
Sensacional, esse site. Muito obrigado por partilhar isso conosco. Facilita muito. infelizmente, tem algumas informações que não condizem com a realidade, mas aí é erro da base; no caso, Anatel. Mas o site é digno de muito apreço ao idealizador. Valeu

Sensacional, esse site. Muito obrigado por partilhar isso conosco. Facilita muito. infelizmente, tem algumas informações que não condizem com a realidade, mas aí é erro da base; no caso, Anatel. Mas o site é digno de muito apreço ao idealizador. Valeu
Um exemplo disso são os canais vagos de FM em centenas de cidades, com localizações genéricas. Infelizmente, a maioria deles sequer chegará a passar por licitação.

Radio comunitária soledade fm 87.9 está fora do ar a mais 3 anos
Essa rádio sempre enfrentou muitos problemas, tanto no início da década passada (devido a incêndios criminosos, com motivações possivelmente políticas), quanto agora (por motivos que não sei dizer).

Mas, realmente, a rádio deu uma ressurgida das cinzas, e tão de repente quanto foi o seu retorno, foi a sua nova saída do dial local.

A Pop Caruá é a única emissora que tem certa estabilidade na cidade, estando no ar desde 2016.

Após sete meses, hoje o Sistema Correio solicitou à Anatel a autorização para as mudanças pedidas em setembro de 2025 para a 102.7 FM de Lagoa Seca, que incluem a alteração de classe para A4 e a mudança do local de transmissão para o Edifício Palomo, em Campina Grande, onde também está localizada a torre da 98 CG. A 102.7 FM deverá transmitir com potência de 2,5 kW.
1000384423.jpg

Última edição:
Tomara q isso seja negado, uma vez que pra todos aqui não fará a mínima diferença, uma vez que nenhum de nós ouve essas rádios locais sem futuro
Alisson, é o seguinte: não tem mais como a Anatel negar essas solicitações. Todas as solicitações feitas foram devidamente aprovadas pela Anatel. Inclusive, o Sistema Correio já pagou os boletos que a Anatel pediu para realizar essas mudanças. O que falta mesmo é o licenciamento.

E sobre as rádios locais: mesmo que alguns de nós não escutem as rádios locais, temos que comentar, porque estamos em um fórum sobre as rádios da Paraíba. Mesmo que a informação não faça a mínima diferença para algumas pessoas, ela é importante para o fórum do qual estamos participando, que trata das rádios locais, mesmo não gostando de emissora A, B ou C, estamos aqui para falar de todas as rádios locais às quais temos acesso pelo dial, porque não faria sentido manter esse fórum para não falar das emissoras locais, que são o principal tema desse fórum.

Agora, para o Sistema Correio pedir essas mudanças, provavelmente vão colocar um projeto na 102.7 FM, porque eles não fariam um investimento desse porte sem esperar retorno do dinheiro gasto para realizar essa mudança.

Última edição:
Alisson, é o seguinte: não tem mais como a Anatel negar essas solicitações. Todas as solicitações feitas foram devidamente aprovadas pela Anatel. Inclusive, o Sistema Correio já pagou os boletos que a Anatel pediu para realizar essas mudanças. O que falta mesmo é o licenciamento.

Agora, a 102.7 FM, querendo ou não, é uma rádio local. Estamos em um fórum de rádios locais, não de rádios de São Paulo, que é onde as cabeças de rede estão localizadas. Mesmo que ninguém daqui ouça as rádios locais, incluindo a 102.7 FM, estamos aqui no fórum para falar delas, não faz sentido termos um espaço para discutir emissoras locais e não falarmos sobre elas.

Agora, para o Sistema Correio pedir essas mudanças, provavelmente vão colocar um projeto na 102.7 FM, porque eles não fariam um investimento desse porte sem esperar retorno do dinheiro gasto para realizar essa mudança.

a frequência mais recente do sistema correio na capital é a 104.9 ainda sem nome, esse melhoramento da 102.7 me leva a crer que o sistema deve vir com algo fora do "popular" como a 98 e o pop da mix...

a frequência mais recente do sistema correio na capital é a 104.9 ainda sem nome, esse melhoramento da 102.7 me leva a crer que o sistema deve vir com algo fora do "popular" como a 98 e o pop da mix...
Exatamente, também acho que devem apostar em segmentos que ainda não tenham no portfólio, mas vamos esperar para ver qual será o destino que o Sistema Correio vai tomar, tanto para a 104.9 na capital quanto para a 102.7 de Lagoa Seca e a 95.7 de Puxinanã.

Sim, sim, @Eduardo Neto Concordo com você em tudo. Eu gosto muito deste tópico e todas as informações postadas aqui são todas importantes. Principalmente as suas - que são bem apuradas. Aliás, como já falei antes, como sempre, muito obrigado pela sua contribuição aqui

Me desculpa e não me interprete mal. Eu não quis criticar as postagens deste tópico. A minha crítica é contra as emissoras locais sem conteúdo e compromisso com nós cidadãos paraibanos ouvintes

Eu tô muito chateado com essa bomba que transmite aqui do meu prédio, pois interfere no nosso wifi, e interfere na minha antena parabólica digital

Só quem mora aqui no meu e no Rique (tenho colegas lá), sabe o quanto essas empresas de comunicação são irresponsáveis. Tudo beirando a falência. Só pagam atrasado. Esse Grupo Norte já foi expulso do Rique por falta de pagamento de condomínio, que se arrasta desde os Diários Associados. O Sistema Correio é proprietário* de todo o 11° andar aqui do meu. O meu apt° é no 9°. Eu não sei como está a situação deles com o condomínio daqui, mas assim como a Arapuan, por onde passa, sai devendo aluguel

Nada contra as postagens dos colegas, principalmente as suas..

Desculpem o meu desabafo

--------------
*Em 2020, o condomínio aqui do Palomo teria pedido na Justiça as 12 unidades que compoem o 11° andar, por falta de pagamento de condomínio por parte do Sistema Correio. Eles se mudaram daqui para uma casa alugada próximo ao Açude Velho e a rádio FM98,1 só continua aqui por falta de recurso pra transferir ela pra torre do Jardim Continental, na zona norte. Torre esta, que também já teve a energia cortada pela energisa várias vezes
Não tem problema, eu é que peço desculpas a você caso tenha sido ignorante. Entendo sua situação; aliás, até admiro sua coragem de morar em um prédio desse, que emite radiação forte e pode até colocar em risco a sua saúde.

Não tem problema, eu é que peço desculpas a você caso tenha sido ignorante. Entendo sua situação; aliás, até admiro sua coragem de morar em um prédio desse, que emite radiação forte e pode até colocar em risco a sua saúde.
Nada de desculpas, irmão. Eu entendo que, como é só texto, por vezes podemos interpretar diferente do intensional de cada pessoa. Você é muito colaborativo aqui. Você, o @joeverton e outros colegas colaboram muito bem aqui

Quando eu cheguei pra morar aqui (2017), a Correio FM ainda transmitia com 100 quilowats. Reduziu pra 10 depois que entrou as migrantes do AM, em 2018. A radiação não oferece risco à saúde, pois as estruturas de rádio-frequência (TV e celulares também são ondas de rádio-frequência) emitem radiação não ionizante, incapaz de alterar o nosso DNA

A programação dessas emissoras, sim, são um risco à nossa saúde mental. Ligue de meio-dia as duas da tarde, ou num tal de Balanço Geral, pra vê se não dá logo ânsia de vômito... rsrsrs

Tem gente que acha pouco e se arrisca a ficar vendo os humnos no estúdio, numa tal de TV Maior. Nem saBOR de radialistas tem, pois nunca passaram na porta da UEPB ou da UFPB..

Exatamente, também acho que devem apostar em segmentos que ainda não tenham no portfólio, mas vamos esperar para ver qual será o destino que o Sistema Correio vai tomar, tanto para a 104.9 na capital quanto para a 102.7 de Lagoa Seca e a 95.7 de Puxinanã.
Até onde sei eles pensam entrar no adulto contemporâneo/popular+ jornalismo em campina ainda não tem esse seguimento

Back