Rádio AM/FM Na Paraíba

Destaques do momento

Essa logomarca foi criada com IA?​
Essa versão com um efeito 3D, aparentemente sim.

Aqui seguem: a primeira versão em 2D (que pode ter sido ou não feita por IA, mas as letras estão muito boas - ao contrário da versão 3D), e a logomarca da emissora antes da expectativa para a migração, mencionando a frequência AM 590.

Attachments

• IMG_20250925_085547_376.png
    IMG_20250925_085547_376.png
    596.8 KB · Visualizações: 41
  • sddefault.jpg
    sddefault.jpg
    33.8 KB · Visualizações: 46
A Rádio Serrana de Araruna está fora do ar em AM 590. Só volta em 2026, em data ainda não definida, possivelmente já migrando para FM 104.5
Onde vai ser o velório?
A programação segue pela internet
Ainda no ano passado, das poucas vezes q eu ouvia online, em seu horário nobre, nos fins de tarde, na hora dos repentes, o servidor mostrava apenas 3 IPs conectados. Provavelmente o meu, o do Carlos Suzuki (apresentador e arrendatário), e o PC do transmissor, na fazenda Primavera da PB 111..

Os repentistas perdem espaço, e assim como a Tabajara, é mais uma voz calada da cultura paraibana.

A poesia de repente cantada aos finais de tarde, ninguém mais tinha. Só a Serrana.

É mais uma q se vai. Se voltar e quando voltar, voltará só pra Araruna, depois de um tempo em q, quem ainda ouvia, já vai tá acostumado a não ter mais a rádio pra ouvir mais.. 😔

Onde vai ser o velório?
Na Rua Coronel Pedro Targino, 165 - Centro, Araruna - PB, vulgo o estúdio da emissora. kkkkkkkkkkk

Ou às margens da PB-111, onde fica a antena...

Ainda no ano passado, das poucas vezes q eu ouvia online, em seu horário nobre, nos fins de tarde, na hora dos repentes, o servidor mostrava apenas 3 IPs conectados. Provavelmente o meu, o do Carlos Suzuki (apresentador e arrendatário), e o PC do transmissor, na fazenda Primavera da PB 111..

Os repentistas perdem espaço, e assim como a Tabajara, é mais uma voz calada da cultura paraibana.

A poesia de repente cantada aos finais de tarde, ninguém mais tinha. Só a Serrana.
Não conheço todas as rádios comunitárias da Paraíba, de já ter ouvido a programação várias vezes, mas tenho lembrança de que algumas ainda possuem programas de repentistas.

Entre as emissoras comerciais, realmente não sei se alguma mantém essa tradição de pé.

É mais uma q se vai. Se voltar e quando voltar, voltará só pra Araruna, depois de um tempo em q, quem ainda ouvia, já vai tá acostumado a não ter mais a rádio pra ouvir mais.. 😔
Então, a emissora provavelmente vai operar com uma das maiores potências da Paraíba (classe E3, até então só temos a Campina FM em classe especial), mas também não sei até que ponto isso vai contornar a questão da topografia entre a torre e cada cidade da região (especialmente as mais distantes onde a AM chegava).

Como a dona da emissora já foi deputada estadual (não sei se ainda com intenção de se candidatar novamente), e acho que o irmão dela quer tentar voltar a ser deputado federal, acho que no máximo até julho do próximo ano a emissora estará no ar em FM.

Na Rua Coronel Pedro Targino, 165 - Centro, Araruna - PB, vulgo o estúdio da emissora. kkkkkkkkkkk

Ou às margens da PB-111, onde fica a antena...

Não conheço todas as rádios comunitárias da Paraíba, de já ter ouvido a programação várias vezes, mas tenho lembrança de que algumas ainda possuem programas de repentistas.

Entre as emissoras comerciais, realmente não sei se alguma mantém essa tradição de pé.

Então, a emissora provavelmente vai operar com uma das maiores potências da Paraíba (classe E3, até então só temos a Campina FM em classe especial), mas também não sei até que ponto isso vai contornar a questão da topografia entre a torre e cada cidade da região (especialmente as mais distantes onde a AM chegava).

Como a dona da emissora já foi deputada estadual (não sei se ainda com intenção de se candidatar novamente), e acho que o irmão dela quer tentar voltar a ser deputado federal, acho que no máximo até julho do próximo ano a emissora estará no ar em FM.
Bom dia vai ser uma das mais potentes da Paraíba se brincar vai pegar com sinal local em natal pode chegar ate João pessoa

Informações da técnicas da Serrana FM vai pegar em muitas cidades grandes como campina, Guarabira, o erp dela vai ficar 37kw altura do solo mais de 500 metros de altitude em natal com certeza várias cidades do RN com sinal local agora rádio vai ter que investir em nome profissionais para ter audiência e resultados comerciais

Informações da técnicas da Serrana FM vai pegar em muitas cidades grandes como campina, Guarabira, o erp dela vai ficar 37kw altura do solo mais de 500 metros de altitude em natal com certeza várias cidades do RN com sinal local agora rádio vai ter que investir em nome profissionais para ter audiência e resultados comerciais
Realmente, tem condições bem favoráveis para uma ampla cobertura regional.

Quanto à programação, o que a emissora faz hoje dá certo na cidade, caso contrário já teria mudado de estratégia. Por outro lado, o potencial de cobertura pode abrir espaço até pra disputar audiência e anunciantes em outros mercados (inclusive, como você falou, Campina e Guarabira), para os quais possa ser necessário fazer algumas reformulações (sem prejuízo dos ouvintes e patrocinadores de Araruna e região mesmo).

Bom dia vai ser uma das mais potentes da Paraíba se brincar vai pegar com sinal local em natal pode chegar ate João pessoa
Não duvido que chegue mesmo em Natal, e principalmente em algumas cidades próximas de lá.

Agora aqui em João Pessoa, até o momento, é impossível, já que aqui tem a Rede Master, com sinal vindo de Pitimbu que é mais perto, na mesma frequência 104.5. Mas é bem capaz de pegar bem já pros lados de Mamanguape e Mari...

Realmente, tem condições bem favoráveis para uma ampla cobertura regional.

Quanto à programação, o que a emissora faz hoje dá certo na cidade, caso contrário já teria mudado de estratégia. Por outro lado, o potencial de cobertura pode abrir espaço até pra disputar audiência e anunciantes em outros mercados (inclusive, como você falou, Campina e Guarabira), para os quais possa ser necessário fazer algumas reformulações (sem prejuízo dos ouvintes e patrocinadores de Araruna e região mesmo).

Não duvido que chegue mesmo em Natal, e principalmente em algumas cidades próximas de lá.

Agora aqui em João Pessoa, até o momento, é impossível, já que aqui tem a Rede Master, com sinal vindo de Pitimbu que é mais perto, na mesma frequência 104.5. Mas é bem capaz de pegar bem já pros lados de Mamanguape e Mari...
Sim concertesa acredito que eles estejam desmontando o estúdio para ir pro novo local só não entendi porque vão sair do centro da cidade, a não ser que o prédio atual vou vendido ou penhorado por algum motivo

Alguma novidade sobre a 104.9 do sistema correio se ela vai ser arrendada ou programação própria?
Até agora, nenhuma informação a respeito...

Estreia da Novabrasil FM em João Pessoa remarcada para amanhã!

Vamos ver se agora vai...

Não, não... Me desculpem, gente... Vamos ser francos... É o q eu já tinha falado aqui antes... Quem é q, em 2025, vai ouvir rádio fm xiando de outra cidade, tendo um monte da rádio local na sua cidade? Vou dar como exemplo, a tal da Francês FM de Taquaritinga do Norte, q se diz ser de Caruaru... Essa rádio tentou se passar por rádio local aqui de Campina Grande, com um estande promocional na festa junina do Parque do Povo, onde nenhuma rádio daqui mesmo se fazia presente. Mesmo com a ausência das locais, a ação da Francês FM foi um fiasco tão grande, que o estande foi desmontado uma semana depois, e absolutamente ninguém aqui em Campina Grande sabe o que é isso aqui

Não, não... Me desculpem, gente... Vamos ser francos... É o q eu já tinha falado aqui antes... Quem é q, em 2025, vai ouvir rádio fm xiando de outra cidade, tendo um monte da rádio local na sua cidade? Vou dar como exemplo, a tal da Francês FM de Taquaritinga do Norte, q se diz ser de Caruaru... Essa rádio tentou se passar por rádio local aqui de Campina Grande, com um estande promocional na festa junina do Parque do Povo, onde nenhuma rádio daqui mesmo se fazia presente. Mesmo com a ausência das locais, a ação da Francês FM foi um fiasco tão grande, que o estande foi desmontado uma semana depois, e absolutamente ninguém aqui em Campina Grande sabe o que é isso aqui
Se for popular, até que o raciocínio é válido.

Mas se for adulta ou pop, aí são outros 500...​

A Serrana saiu do ar há 2 meses. Sabe-se lá quando essa FM vai entrar no ar, e se entrar. Não nos esqueçamos que a Sanhauá disse q migraria há 3 anos, e até agora nenhuma perspectiva. Quando a Serrana voltar, vai voltar com um púlico seleto de ouvintes de faixa etária 50+, q já está há mais de 60 dias fora do ar, já acostumado a não mais ter a rádio pra ouvir. Os tempos são outros. A internet voa, e o whatsapp, instagram, e outros atrativos da internet disputam com o rádio cada dia mais intensamente

Ok, você tem um ponto.

A Serrana saiu do ar há 2 meses. Sabe-se lá quando essa FM vai entrar no ar, e se entrar. Não nos esqueçamos que a Sanhauá disse q migraria há 3 anos, e até agora nenhuma perspectiva. Quando a Serrana voltar, vai voltar com um púlico seleto de ouvintes de faixa etária 50+, q já está há mais de 60 dias fora do ar, já acostumado a não mais ter a rádio pra ouvir. Os tempos são outros. A internet voa, e o whatsapp, instagram, e outros atrativos da internet disputam com o rádio cada dia mais intensamente
A Sanhauá é um caso à parte, porque faz tempo que a mesma recebe só verbas do Governo do Estado, às vezes alguma coisa do SESI/SENAI (raramente), e alguns poucos merchans nos programas ao vivo que ainda existem lá.

Salvo engano, faz uns 4 anos que, quando ela sai do ar, demora meses pra voltar ao ar, e não demora muito a sair de novo. Hoje mesmo segue fora (na internet ela tá de pé, mas não é raro ela passar o domingo inteiro com o sinal online travado ou desligado).

O rádio não é mais o veículo de comunicação de massa que já foi. Hoje em dia é ouvido por pessoas de 35 anos ou mais que conhecem e foram criados por pessoas que ouviam por hábito, e também é ouvido por pessoas que ouvem trabalhando, sobretudo no trânsito. Uma rádio como a Serrana entrando em Campina Grande ou em João Pessoa (nunca com qualidade local) repercute em nada, tanto para o faturamento da emissora, quanto para quem ouve, ou sequer incomoda concorrentes.

Hoje em dia, as que mais vendem, vendem com dificuldade, imagina pensar em alguém que vá anunciar na rádio Serrana porque ela vai 'varrer' metade da Paraíba? Nunca...

Hoje, as duas rádios que mais vendem na Paraìba, Correio e Arapuan, nunca que vão se incomodar com uma rádio de um público seleto formado por pessoas maioritariamente idosas.

Eu falei de uma morte lamentável para a cultura paraibana, mas todos aqui sabem que cultura não é massivo. Quem valoriza a cultura hoje é um público muito seleto da população. Falo de quem lê e de quem busca conhecimento.

Pra completar, mesmo subindo de C para Especial, eu duvido muito que a Serrana chega com sinal local nas duas principais cidades do estado. O FM no Brasil nem é e tãopouco tem espectativa de se digitalizar. É analógico. O crescimento vertical de João Pessoa triplicou o numero de edifícios com mais de 15 andares. Campina Grande, idem. Nunca que emissoras que não transmitem nestas mesmas cidades, terão audiência expressiva de rádio de longa distância. Ainda que fosse afiliada de uma grande rede de rádios, pois o sinal analógico hoje tem inimigos que não tinha há 30 anos atrás

João Azevêdo se reúne com liderança do Grupo Thati e confirma participação no evento que apresenta nova emissora no estado

Em tempo: o evento ocorreu ontem, no qual o Ministro das Comunicações também esteve presente.

Back