Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Destaques do momento

Consigo captar muito bem a EP FM 84,9 de Campinas aqui em São Paulo. A 83,9 de Mogi está fora ou com potência muito baixa. Problemas técnicos. 84,7 está 2 dias fora do ar.
Próxima emissora migrante a entrar no ar em São Paulo deve ser a Trianon.
É difícil sintonizar a EP FM aqui. O sinal dela chega um pouco melhor com boas condições de propagação, mas frequentemente sofre interferência da 84.9 MHz de Jacareí.

É difícil sintonizar a EP FM aqui. O sinal dela chega um pouco melhor com boas condições de propagação, mas frequentemente sofre interferência da 84.9 MHz de Jacareí.
O que ajuda a gente saber onde um colega está é escrevendo o bairro da capital ou cidade. No caso de São Paulo a sintonia muda muito sendo na.zona leste, que sintoniza mais rádios do vale do Paraiba como São José dos Campos, Jacarei etc, já na zona oeste pega mais rádios de Sorocaba, Campinas etc. Extremo sul região de Marsilac, Parelheiros há relatos de emissoras da baixada santista. Portanto quando sintonizarem uma rádio de fora citem o bairro ou cidade de onde foi feita a sintonia.

Na zona norte da capital. Já havia citado o local em posts anteriores, mas de fato já faz tempo.

Falhas no streaming levam Jovem Pan a reativar rádios via satélite

A Jovem Pan reativou, temporariamente, os sinais da Classic Pan, Jovem Pan FM e Rádio Jovem Pan News na banda C do satélite StarOne D2.

Conforme divulgado no início do mês pelo DIAL RÁDIO, o grupo decidiu encerrar a distribuição de suas rádios via satélite, e as afiliadas passaram a receber os sinais por streaming.

A mudança, no entanto, gerou reclamações por parte de alguns ouvintes. Entre os principais problemas relatados estavam falhas na retransmissão e aumento de delay.

“É temporário. Mandaram pra gente que vão fazer ajustes no streaming e, para não ter problemas e as afiliadas ficarem sem sinal, ativaram novamente”, explicou uma fonte de uma das afiliadas da Jovem Pan News.

A Jovem Pan reativou, temporariamente, os sinais da Classic Pan, Jovem Pan FM e Rádio Jovem Pan News na banda C do satélite StarOne D2.

Conforme divulgado no início do mês pelo DIAL RÁDIO, o grupo decidiu encerrar a distribuição de suas rádios via satélite, e as afiliadas passaram a receber os sinais por streaming.

A mudança, no entanto, gerou reclamações por parte de alguns ouvintes. Entre os principais problemas relatados estavam falhas na retransmissão e aumento de delay.

“É temporário. Mandaram pra gente que vão fazer ajustes no streaming e, para não ter problemas e as afiliadas ficarem sem sinal, ativaram novamente”, explicou uma fonte de uma das afiliadas da Jovem Pan News.

Jovem Pan com J de jênios!!!

Rádio que tem transmissão esportiva é impensável passar o sinal pra streaming. Dessas ao menos a Classic Pan poderia ser mais aceitável passar pra esse modo

A maioria das estações AM do Rio de Janeiro estão chegando em São Paulo com a propagação noturna. Entre elas, destaco a Rádio Relógio (580 kHz), a Rádio Manchete (760 kHz), a Rádio MEC (800 kHz), a Super Rádio Brasil (940 kHz) e a Rádio Nacional (1130 kHz), que chegam com a melhor qualidade de sinal. O dial do RJ tem mesma quantidade de estações em atividade que o paulistano, segundo o Line-UP, desconsiderando a baixa momentânea da Guardiã da Notícia (560 kHz).

São PauloRio de Janeiro
560 – A Guardiã da Notícia580 – Rádio Relógio
700 – Nossa Rádio680 – Rádio Copacabana
740 – Rádio Trianon760 – Rádio Manchete
920 –800 – Rádio MEC
1040 – Rádio Capital830 – Rádio Tropical Solimões
1070 – Rádio Metropolitana940 – Super Rádio Brasil
1200 – Rádio Cultura Brasil990 – Rádio Contemporânea
1230 – Rádio Atual1030 – Rádio Capital
1300 – Rádio Universo1130 – Rádio Nacional
1490 – Rádio Imaculada1180 – Rádio Mundial
1570 – Rádio ABC1400 – Rádio Rio de Janeiro
1600 – Rádio 9 de Julho1440 – Rádio Livre

Há de se observar que, no cenário atual, há mais estações nas frequências altas em São Paulo e um número maior de emissoras nas frequências baixas no Rio de Janeiro.

A Terra em 98.1 e a Top em 102.1 estão fora do ar desde ontem aparentemente. Na zona norte de São Paulo está chegando, ainda que fraco, o sinal da FM 102 de Bragança. Já a transmissão da Top em 79.1 está normal.

A Terra em 98.1 e a Top em 102.1 estão fora do ar desde ontem aparentemente. Na zona norte de São Paulo está chegando, ainda que fraco, o sinal da FM 102 de Bragança. Já a transmissão da Top em 79.1 está normal.
As duas emissoras transmitem da mesma torre, em Arujá. Deve estar relacionado com falta de energia elétrica, algo assim.

A maioria das estações AM do Rio de Janeiro estão chegando em São Paulo com a propagação noturna. Entre elas, destaco a Rádio Relógio (580 kHz), a Rádio Manchete (760 kHz), a Rádio MEC (800 kHz), a Super Rádio Brasil (940 kHz) e a Rádio Nacional (1130 kHz), que chegam com a melhor qualidade de sinal. O dial do RJ tem mesma quantidade de estações em atividade que o paulistano, segundo o Line-UP, desconsiderando a baixa momentânea da Guardiã da Notícia (560 kHz).

São PauloRio de Janeiro
560 – A Guardiã da Notícia580 – Rádio Relógio
700 – Nossa Rádio680 – Rádio Copacabana
740 – Rádio Trianon760 – Rádio Manchete
920 –800 – Rádio MEC
1040 – Rádio Capital830 – Rádio Tropical Solimões
1070 – Rádio Metropolitana940 – Super Rádio Brasil
1200 – Rádio Cultura Brasil990 – Rádio Contemporânea
1230 – Rádio Atual1030 – Rádio Capital
1300 – Rádio Universo1130 – Rádio Nacional
1490 – Rádio Imaculada1180 – Rádio Mundial
1570 – Rádio ABC1400 – Rádio Rio de Janeiro
1600 – Rádio 9 de Julho1440 – Rádio Livre

Há de se observar que, no cenário atual, há mais estações nas frequências altas em São Paulo e um número maior de emissoras nas frequências baixas no Rio de Janeiro.
Boa comparação, Gabriel. A Região Metropolitana de São Paulo tem hoje 12 emissoras. Já foram 29 (ou algo em torno disso). Por curiosidade, eu também recebo com qualidade a Rádio Cidade de Jundiai (730).
Ainda analisando o dial AM de São Paulo, apenas 4 emissoras ainda não têm programação simultâna em FM. Trianon, Metropolitana de Mogi, Imaculada e 9 de Julho. Desconsiderei a AM 920, que na verdade não transmite programação.
Sobre as rádios do Rio, tenho dúvida se o sinal que eu recebo em São Paulo nos 800 KHz é prioritariamente do Rio. Digo isso pq me parece que entram mais duas outras emissoras nessa frequência. Uma delas pode ser tb da Rádio MEC, porém, de Brasília. AM 940, da LBV, é um canhão de rádio. Chega forte em muitos estados. Uma pena que isso vai acabar um dia.

Boa comparação, Gabriel. A Região Metropolitana de São Paulo tem hoje 12 emissoras. Já foram 29 (ou algo em torno disso). Por curiosidade, eu também recebo com qualidade a Rádio Cidade de Jundiai (730).
Ainda analisando o dial AM de São Paulo, apenas 4 emissoras ainda não têm programação simultâna em FM. Trianon, Metropolitana de Mogi, Imaculada e 9 de Julho. Desconsiderei a AM 920, que na verdade não transmite programação.
Sobre as rádios do Rio, tenho dúvida se o sinal que eu recebo em São Paulo nos 800 KHz é prioritariamente do Rio. Digo isso pq me parece que entram mais duas outras emissoras nessa frequência. Uma delas pode ser tb da Rádio MEC, porém, de Brasília. AM 940, da LBV, é um canhão de rádio. Chega forte em muitos estados. Uma pena que isso vai acabar um dia.
Aí vc pegam a 1180 1440 em SP capital

Aqui em volta redonda essas 1180 1440 nem sinal de dia e de noite kkk

680 800 830 1130 só ficam fora do ar KKK aí e vem

760 vai sair do ar 13/04, vai pro FM, o que falaram aqui

A 98.1 e a 102.1 já voltaram ao ar.

Há alguma emissora que transmitia em Ondas Curtas autorizada a migrar para 86.7 MHz na Grande São Paulo?

Eu não me lembrava da operação da Rádio MEC em Brasília. Fica a dúvida agora para saber qual operação delas está chegando, porque eu não reparei. Além delas, e da AM 730 (que chega fraca aqui em Guarulhos), também tenho recebido a Rádio Inconfidência (880 kHz) e, claro, a Nacional de Brasília (980 kHz), que pega tão bem quanto a Nacional da Amazônia nas ondas curtas. Fora isso, também há as estrangeiras, como a Radio 1000 do Paraguai, que "tomou" a posição da Record com o desligamento de sua frequência em ondas médias.

Com as emissoras comerciais deixando a faixa AM e predominância das estações mantidas pelos governos, me lembrei dessa passagem na reportagem sobre o desligamento da histórica AM 660 kHz da Jovem Pan:

[Marcelo Matos]: Eduardo Capia explica que o FM no Brasil terá um caráter mais regional e até local com uma qualidade plena, mas a frequência AM será ainda utilizada por emissoras públicas brasileiras numa integração do país continental sempre através do rádio.

Aí vc pegam a 1180 1440 em SP capital

Aqui em volta redonda essas 1180 1440 nem sinal de dia e de noite kkk

680 800 830 1130 só ficam fora do ar KKK aí e vem

760 vai sair do ar 13/04, vai pro FM, o que falaram aqui

A tabela foi apenas um comparativo. Além das que eu citei, é possível receber também a Rádio Copacabana (680 kHz) com boa qualidade. Essas duas estações estão na parte alta do dial e eu não consegui sinal. Aparentemente, a AM 1180 pode estar fora do ar, mas isso carece de confirmação. As outras ou chegam muito fracas ou nem pegam.

A recepção da Manchete, logo nesse momento de transição da faixa estendida para o FM convencional – e com seu eminente desligamento, me surpreendeu bastante. Eu nunca tinha recebido o sinal dela e ela nem de longe tem a mesma potência que as principais que ainda operam em AM na capital fluminense.

Eu não me lembrava da operação da Rádio MEC em Brasília. Fica a dúvida agora para saber qual operação delas está chegando, porque eu não reparei. Além delas, e da AM 730 (que chega fraca aqui em Guarulhos), também tenho recebido a Rádio Inconfidência (880 kHz) e, claro, a Nacional de Brasília (980 kHz), que pega tão bem quanto a Nacional da Amazônia nas ondas curtas. Fora isso, também há as estrangeiras, como a Radio 1000 do Paraguai, que "tomou" a posição da Record com o desligamento de sua frequência em ondas médias.

Com as emissoras comerciais deixando a faixa AM e predominância das estações mantidas pelos governos, me lembrei dessa passagem na reportagem sobre o desligamento da histórica AM 660 kHz da Jovem Pan:

A tabela foi apenas um comparativo. Além das que eu citei, é possível receber também a Rádio Copacabana (680 kHz) com boa qualidade. Essas duas estações estão na parte alta do dial e eu não consegui sinal. Aparentemente, a AM 1180 pode estar fora do ar, mas isso carece de confirmação. As outras ou chegam muito fracas ou nem pegam.

A recepção da Manchete, logo nesse momento de transição da faixa estendida para o FM convencional – e com seu eminente desligamento, me surpreendeu bastante. Eu nunca tinha recebido o sinal dela e ela nem de longe tem a mesma potência que as principais que ainda operam em AM na capital fluminense.
Eu acho que ela está fora do ar
Nem de noite a sintonizei mais
A capital 1030 e outra que não pega de dia aqui em volta redonda
1130 reduziu a potência TB
E o fim do am carioca

Aí de SP a 1040 não tem pegado de noite aqui
Reduziram a potência, claro

Se isso acontecesse faria a dupla Band FM e Rádio Bandeirantes ali no meio hein?

Eu me confundi aqui:

Essa frequência, que inicialmente era a destinada para a atual 96,5 MHz, ficou para a Rádio Bandeirantes. Ela já está autorizada?

O dial de 86,7 MHz era, na verdade, da Rádio da Cidade de Itapevi, que atualmente está na faixa convencional em 99,1 MHz. Com a realocação dessa emissora, essa frequência foi destinada a receber a migração de OC da Rádio Bandeirantes. Seria o trio parada dura se a Band fosse rápida no gatilho e tivesse pedido a migração antes dessa antiga OT de Osasco, que hoje ocupa os 96,5 MHz.

PORTARIA MCOM Nº 21.907, DE 4 DE MARÇO DE 2026

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso IV, da Constituição Federal, em conformidade com o disposto no artigo 38, alínea "c", da Lei n.º 4.117, de 27 de agosto de 1962, o disposto no artigo 90 do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, aprovado pelo Decreto n.º 52.795, de 31 de outubro de 1963, e tendo em vista o que consta do Processo Administrativo nº 01250.025543/2020-11, resolve:

Art. 1º Transferir a outorga conferida à Rádio Eldorado Ltda, inscrita no C.N.P.J. nº 60.694.239/0001-30, por meio do Decreto nº 38.068, de 12 de outubro de 1955, publicado no Diário Oficial da União do dia 18 de novembro de 1955, para a RGM - Administração de Valores Ltda, inscrita no C.N.P.J. nº 35.287.923/0001-50, para executar, sem direito de exclusividade, o serviço de radiodifusão sonora, em frequência modulada, vinculado ao Fistel nº 02008020894, no município de São Paulo, estado de São Paulo.

Art. 2º A execução do serviço de radiodifusão, cuja outorga é transferida por esta Portaria, reger-se-á de acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações, leis subsequentes e seus regulamentos.

Art. 3º Fica a RGM - Administração de Valores Ltda. advertida que o serviço de radiodifusão sonora será mantido em caráter precário enquanto não sobrevier decisão do Congresso Nacional acerca do pedido de renovação da outorga para executar o serviço de radiodifusão sonora, na forma do inciso XII do caput do art. 49 da Constituição, observados os mesmos prazos e condições originais.

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

FREDERICO DE SIQUEIRA FILHO

De forma oficial, a 92.9 foi transferida para um CNPJ do Ratinho e não faz mais parte do Grupo Estadão.

Eu me confundi aqui:

O dial de 86,7 MHz era, na verdade, da Rádio da Cidade de Itapevi, que atualmente está na faixa convencional em 99,1 MHz. Com a realocação dessa emissora, essa frequência foi destinada a receber a migração de OC da Rádio Bandeirantes. Seria o trio parada dura se a Band fosse rápida no gatilho e tivesse pedido a migração antes dessa antiga OT de Osasco, que hoje ocupa os 96,5 MHz.
Segundo consulta que fiz aos dados de radiodifusão no site da ANATEL, o status atual da 86.7 MHz é de canal vago, havendo no mapa do site da agência um ponto branco no local da Torre da Band referente a essa frequência.

Se a empresa quiser efetivamente utilizar a 86.7 MHz, será necessário iniciar um processo de licenciamento ou poderá começar a transmitir imediatamente?

Última edição:
Back