Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Membro conhecido
Nov
691
1,341
User Vip
Rádio Transamérica São Paulo pediu pra reduzir de 400 kW para 202 kW cerca da metade da potência irradiada atualmente. Talvez já não esteja com 400 kW, bem provável que seja o valor atual.
definitivamente não está, trocaram a antena por uma de 2 elementos e estão com bastante área de sombra

Membro conhecido
Feb
2,593
3,354
Lembro das vezes que ia ao velho Pacaembu e perceber que o narrador da equipe esportiva da Jovem Pan ficava a poucos metros das tribunas. ( sempre de pé )
E nem era necessário utilizar algum rádio portátil para acompanhar o jogo.
Acabava ouvindo a transmissão ao vivo, " in loco" rsrsrs

Membro conhecido
Sep
353
608
Rádio Transamérica São Paulo pediu pra reduzir de 400 kW para 202 kW cerca da metade da potência irradiada atualmente. Talvez já não esteja com 400 kW, bem provável que seja o valor atual.
Não sei pra que tanta potência.
Muitas vezes retornando de campinas só pegava a transamérica depois Jundiaí e mesmo assim não era lá essas coisas.
Não entendo muito mas acho que depois de uma certa potência e antena com muitos elementos o sinal fica muito direcional.
Acho que no caso deles a economia falou mais alto.
Hoje tá tão fácil ouvir via streaming em qualquer lugar que não vale a pena gastar tanta energia.

Membro conhecido
Jan
283
259
Muitas vezes retornando de campinas só pegava a transamérica depois Jundiaí e mesmo assim não era lá essas coisas.
Não entendo muito mas acho que depois de uma certa potência e antena com muitos elementos o sinal fica muito direcional.
Hoje tá tão fácil ouvir via streaming em qualquer lugar que não vale a pena gastar tanta energia.
A transmissão ficou mais omnidirecional nesta proposta, ou seja com menor ganho pra uma direção como você comentou, não é previsto m mudança significativa, basta ver a distância do radial.

Membro conhecido
Mar
2,389
4,270
Esse caso de torre de celular interferir no aeroporto, nos mostra que os aeroportos também usam várias frequências que são relativamente próximas principalmente da frequência de 900 MHz usada pelas operadoras, aqui um site que mostra as frequências usadas pelos sistemas de "GPS" dos aeroportos: https://wiki.radioreference.com/index.php/Instrument_Landing_System_(ILS)_Frequencies
Nesse caso específico de interferência de torre em Cumbica o sistema afetado foi o GNSS (Global Navigation Satellite Systems).
Alguns usam GNSS e GPS como sinônimos mas o GNSS inclui vários sistemas que tem a mesma finalidade, o GPS é só um deles, há também o Glonass e Galileo. A frequência é 1575,42 MHz. O que foi explicado na ocasião é que uma torre estava gerando um sinal espúrio (harmônica) de 2x a frequência original. Desligar a torre e ligá-la novamente fez o sinal desaparecer o que indica que houve alguma condição anormal de operação, que sumiu assim que cortaram/religaram a energia. Fazendo as contas chega-se à frequência de 787,7 MHz que está dentro da faixa 4G em UHF usada pela Vivo.

Jan
25
52
Hoje,os 920 estão sem nenhuma igreja.Sem nada,literalmente.
Exato. Que prejuízo estão tendo com a conta de energia elétrica. Mas, se estão mantendo no ar é por um bom motivo, que eu imagino ser a migração para o FM 76,1. Vamos ver se vem um bom projeto por aí.

Membro ativo
Sep
79
111
Sabe quais saíram do ar? Se a 99.1 saiu, então foi denúncia do Abreu, pra Apolo 99.1 pegar melhor.
Compilando informações nesse fórum, as que tinham na Grande SP eram essas:
88.7 Pleno de Camanducaia (saiu do ar por causa da AD Belém)
91.7* Várias
96.5* Várias
99.1 Igreja Palavra da Fé (Pirituba)
99.7 Cidade FM Gospel
101.1 Rádio Ágape
103.5 Raiz FM
106.7 Igreja Palavra da Fé (Pirituba)
107.5 Nacional Gospel
Saíram todas?
Dessa lista aí, continuo recebendo o sinal da Pleno e Nacional Gospel (em 107,5 e também em 105,5). As rádios da Igreja Palavra da Fé sumiram (a primeira da lista chegou a ir para 99,3 antes de sair do ar). Em 91,7 não tem nenhuma dessas, está dando para ouvir a Educadora de Campinas.

Fora isso, tem igrejas em 91,5, 93,9 e 102,3. Em 91,9 tem forró. E nos 103,5 tem uma de sertanejo chamada Alvorada (tem até RDS).

Membro conhecido
Aug
198
486
Dessa lista aí, continuo recebendo o sinal da Pleno e Nacional Gospel (em 107,5 e também em 105,5). As rádios da Igreja Palavra da Fé sumiram (a primeira da lista chegou a ir para 99,3 antes de sair do ar). Em 91,7 não tem nenhuma dessas, está dando para ouvir a Educadora de Campinas.

Fora isso, tem igrejas em 91,5, 93,9 e 102,3. Em 91,9 tem forró. E nos 103,5 tem uma de sertanejo chamada Alvorada (tem até RDS).
Essas que vc citou a imensa maioria transmite da Cantareira mas região de Taipas.

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
PORQUE TEM UMA FM DE CAMPINAS QUE TRANSMITE NO 100,3,VIZINHA DELA.

Membro conhecido
Sep
353
608
PORQUE TEM UMA FM DE CAMPINAS QUE TRANSMITE NO 100,3,VIZINHA DELA.
Eu sei, era a antiga rádio Morena e eu gostava de ouvir inclusive, mas não era só isso.
A região de campinas tem o dial extremamente congestionado e algumas emissoras sempre vai ser vizinha de outra.
Outras emissoras de São Paulo chegavam bem no trajeto mas a Transamérica penava, ao menos no rádio do meu carro que era muito bom e tinha uma ótima seletividade.

Obs: não precisa gritar (caixa alta) ok???

Membro conhecido
Sep
353
608
Na internet a venda da Transamerica volta à cena.
mas gostaria que alguém me dissesse o que deu errado na Transamérica, sem achismos.
No anos 90 qualquer cidade de porte médio tinha uma afiliada. Só dava ela!
De repente a rede se desfaz e nunca mais incomodou ningém.
Onde erraram. O que aconteceu naquele momento com a rede?

Membro conhecido
Nov
1,890
3,564
User Vip
Na internet a venda da Transamerica volta à cena.
mas gostaria que alguém me dissesse o que deu errado na Transamérica, sem achismos.
No anos 90 qualquer cidade de porte médio tinha uma afiliada. Só dava ela!
De repente a rede se desfaz e nunca mais incomodou ningém.
Onde erraram. O que aconteceu naquele momento com a rede?

Falta de foco numa vertente e falta de investimento. As outras concorrentes investindo e ela estagnada.

A Transamérica Hits era grande, mas só entrava em mercado pequeno pela falta de investimento na marca, daí a rádio só dava prejuízo.

Membro conhecido
Nov
691
1,341
User Vip

essa 91.9 chegou a ter RDS uma época, usam o nome Conquista FM

Membro conhecido
Sep
7,074
3,392

Ruído

Fontes do mercado anunciam que nos próximos dias deve ser anunciada a venda da Rádio Transamérica.

Tudo leva a crer que será uma transição tranquila. Segundo se informa, está por detalhes.

Membro conhecido
Nov
2,747
4,298

Ruído

Fontes do mercado anunciam que nos próximos dias deve ser anunciada a venda da Rádio Transamérica.

Tudo leva a crer que será uma transição tranquila. Segundo se informa, está por detalhes.
Era uma vez a Rádio Transamérica...

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
Eu sei, era a antiga rádio Morena e eu gostava de ouvir inclusive, mas não era só isso.
A região de campinas tem o dial extremamente congestionado e algumas emissoras sempre vai ser vizinha de outra.
Outras emissoras de São Paulo chegavam bem no trajeto mas a Transamérica penava, ao menos no rádio do meu carro que era muito bom e tinha uma ótima seletividade.

Obs: não precisa gritar (caixa alta) ok???
Igual a Top FM e a Dumont FM,por exemplo!!!!!!!!!

AdBlock Detectado

Nós entendemos, os anúncios são irritantes!

Claro, o software de bloqueio de anúncios faz um ótimo trabalho ao bloquear anúncios, mas também bloqueia recursos úteis do nosso site. Para obter a melhor experiência no site, desative seu AdBlocker.

Desativei o AdBlock    Não, obrigado