Rádio AM/FM em São Paulo - SP

Membro conhecido
Oct
554
794
Me veio em mente que poderia vir a Scalla FM, só um chute considerando, que é um formato que está off, não teria tanto problema por ser uma concessão de classe inferior já que não é uma rádio que demanda grande audiência e foi usado com passagens rápidas no dial paulistano.
A futura 96.5 não é mais do Abreu. Ele vendeu a concessão.

Membro conhecido
Mar
1,501
2,352
Por falar na Mix 103.3 ela pediu aumento para A1 com 18.9 Kw ERP e transferência do Sistema Irradiante para São Carlos, na torre da Clube. Foi solicitado uma Complementar B2 com 0.16 Kw ERP em Itirapina. Provavelmente vai reduzir o sinal aí em Rio Claro... Mas acredito que ainda chegue local.
Aqui deve chegar local, aliás, na maior parte da cidade a Mix chega com qualidade, só na parte sul da cidade que há interferências da Jovem Pan Piracicaba.

Mas como a classe vai ser A1 não deve mudar muita coisa na recepção da Mix.

Jan
25
52
Curiosidade: e qual o nome "fantasia" dessa nova emissora? E na minha modesta opinião deveriam manter o antigo nome: Iguatemi. Uma singela homenagem ao primeiro proprietário que o conheci na década de 80.
Vc se refere ao Navarro?

Membro conhecido
Oct
554
794
Aqui deve chegar local, aliás, na maior parte da cidade a Mix chega com qualidade, só na parte sul da cidade que há interferências da Jovem Pan Piracicaba.

Mas como a classe vai ser A1 não deve mudar muita coisa na recepção da Mix.
As emissoras que partem de São Carlos entra forte aí?

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
eles tentaram usar iguatemi quando voltaram com a iguatemi prime em 92.5, mas a rede de shoppings barrou o uso da marca. foi de prime fm a estilo fm.
Tem uma FM de Ijuí-RS que se chama Iguatemi.......nada a ver.

Membro conhecido
Feb
2,596
3,366
Vc se refere ao Navarro?
Poxa, depois de décadas confesso que não recordo-me mais do nome . Estava instalada num local alto, num bairro de Osasco. Lembro que além dos estúdios, sim, no plural, já que lá estava instalado também o estúdio de uma futura AM. E numa conversa informal ele comentou que foi um ator da TV Record num programa infanto juvenil dos anos 50 ou 60. ( não lembro mais detalhadamente ) E naquele mesmo prédio, além da rádio lá encontravam-se também a residência dele e de outros parentes.

Membro conhecido
Mar
1,501
2,352
As emissoras que partem de São Carlos entra forte aí?
Das voltadas para São Carlos, só a Mix.

As outras (leiam-se: EP FM, ex-CBN São Carlos e ex-Intersom, e Clube FM São Carlos, ex-Progresso II) têm interferências de outras rádios próximas na região (Nova Brasil/Conecta e Ind FM/Prata).

Membro conhecido
Oct
554
794
Das voltadas para São Carlos, só a Mix.

As outras (leiam-se: EP FM, ex-CBN São Carlos e ex-Intersom, e Clube FM São Carlos, ex-Progresso II) têm interferências de outras rádios próximas na região (Nova Brasil/Conecta e Ind FM/Prata).
Então, provavelmente a Mix vai ter uma boa redução de sinal para sua região, principalmente em ambientes fechados e também por causa de interferências eletromagnéticas... Já que a Complementar no Morro do Baú em Itirapina será de baixa potência (B2 - 0.16 Kw ERP), mas por ter visada para Rio Claro, em lugares abertos deve entrar forte. Atualmente a Estação Principal que está no Morro do Baú opera com 2.4 Kw ERP, na Classe A4.

Acredito que aí, a Complementar B2 em Itirapina vai ser responsável por 80% do sinal, enquanto a Principal A1 em São Carlos será responsável por 20%. E torcer para ser sincronizado, se não vira bagunça (se tratando de padrão Clube, eles vão fazer corretamente).

Estou curioso para ver como vai ficar rsrsrsrs

Jan
25
52
Poxa, depois de décadas confesso que não recordo-me mais do nome . Estava instalada num local alto, num bairro de Osasco. Lembro que além dos estúdios, sim, no plural, já que lá estava instalado também o estúdio de uma futura AM. E numa conversa informal ele comentou que foi um ator da TV Record num programa infanto juvenil dos anos 50 ou 60. ( não lembro mais detalhadamente ) E naquele mesmo prédio, além da rádio lá encontravam-se também a residência dele e de outros parentes.
É o Joaquim Navarro. Ele tinha esse prédio no Jd. Bela Vista, em Osasco, onde residia embaixo e mantinha os estúdios da Rádio Iguatemi nos andares superiores. A Alpha FM nasceu nesse local.

Jan
25
52
A 4975 kHz (Ondas Tropicais) de Osasco já pertenceu ao Paulo Abreu? Eu achava que era somente a 3325 kHz (Ondas Tropicais) de Guarulhos.
A 4975 era a estação de OT da Rádio Iguatemi, que tb operava em 1500 AM. Essas emissoras foram compradas pelo José Camargo e depois pelo Paulo Abreu mas a 4975 ficou desativada por muitos anos. Já a 1500 AM mudou para 1330 KHz e depois virou Rádio Terra. Se não me engano, a 3325 de Guarulhos é (ou era) ligada à AM 660, antiga Vibe Mundial e hoje Rádio Apolo.

Membro conhecido
Mar
1,501
2,352
Então, provavelmente a Mix vai ter uma boa redução de sinal para sua região, principalmente em ambientes fechados e também por causa de interferências eletromagnéticas... Já que a Complementar no Morro do Baú em Itirapina será de baixa potência (B2 - 0.16 Kw ERP), mas por ter visada para Rio Claro, em lugares abertos deve entrar forte. Atualmente a Estação Principal que está no Morro do Baú opera com 2.4 Kw ERP, na Classe A4.

Acredito que aí, a Complementar B2 em Itirapina vai ser responsável por 80% do sinal, enquanto a Principal A1 em São Carlos será responsável por 20%. E torcer para ser sincronizado, se não vira bagunça (se tratando de padrão Clube, eles vão fazer corretamente).

Estou curioso para ver como vai ficar rsrsrsrs
Considerando que haja redução de sinal, vai estar no mesmo nível de potência que a Difusora FM, de Piracicaba (FM 102,3) chega aqui em Rio Claro, até pega bem, mas o sinal é fraco se comparado à Ind FM, de Cordeirópolis, por exemplo.

Agora nas áreas mais ao sul de Rio Claro (no Jardim Novo, por exemplo, sentido Piracicaba), aí a rádio deve sumir, por ter a Jovem Pan de Piracicaba na frequência adjacente (FM 103,1).

Membro conhecido
Feb
2,596
3,366
É o Joaquim Navarro. Ele tinha esse prédio no Jd. Bela Vista, em Osasco, onde residia embaixo e mantinha os estúdios da Rádio Iguatemi nos andares superiores. A Alpha FM nasceu nesse local.
Isso mesmo, no Bela Vista.

Membro conhecido
Feb
2,596
3,366
A 4975 era a estação de OT da Rádio Iguatemi, que tb operava em 1500 AM. Essas emissoras foram compradas pelo José Camargo e depois pelo Paulo Abreu mas a 4975 ficou desativada por muitos anos. Já a 1500 AM mudou para 1330 KHz e depois virou Rádio Terra. Se não me engano, a 3325 de Guarulhos é (ou era) ligada à AM 660, antiga Vibe Mundial e hoje Rádio Apolo.
Vou relatar o que ouvi na época. Estava previsto dois canais de AM para Osasco. ( e duas FM ) E parece que estava meio que prometido que uma das AM iria ficar com o Navarro e esse o motivo da montagem daquele estúdio já preparado para aquela nova transmissão . Mas...a primeira concessão AM foi para o ex prefeito daquela cidade. E tinha a certeza que iria conseguir a segunda. E uma nova decepção. Pessoal, não sei se procede, ok? Repito, o que ouvi foi que a pessoa que ganhou a concessão propôs uma sociedade e também fornecendo o transmissor. E parece que o tal transmissor encontrava-se no interior de MG. E tempos depois lembro que cheguei visitar a emissora já no AM.

Membro conhecido
Nov
691
1,342
User Vip
A futura 96.5 não é mais do Abreu. Ele vendeu a concessão.
eu acho que são laranjas... uma das sócias é sócia do Abreu em outras emissoras... conhecendo o histórico da CBS, ele não é louco de abrir mão de mais uma FM na faixa convencional, ainda mais em um canal que ele tentou jogar a 86.7 igual doido.