Rádio AM e FM no Paraná

Destaques do momento

É a União FM de Toledo que entrou em 1320 Khz. Fico feliz que estejam interessados no mercado de Foz mas também revoltado com a perda da Bandeirantes que era minha companheira no trânsito.

Não houve. E nos países vizinhos também não usam essa faixa.
Nos países vizinhos ainda tem sinal analógico de tv, na Argentina e no Paraguai, aí não dá pra usar o eFM. Acredito que só tem eFM aqui no Brasil

O dial de Foz é um dos mais congestionados do Brasil e não cabe mais emissoras no convencional, tanto que os canais para migração no fm-e já estão definidos.
Quanto a pegar em boa parte do estado, sinto informar que não é bem assim.
Foz fica numa altitude bem inferior ao restante da região.
Foz está a 190 metros acima do nível do mar e Cascavel a 780 metros só prá ter uma noção. Só isso já bloqueia em muito o sinal.
No passado remoto quando a Cultura 97,7 e a Itaipú 105,7 entraram no ar aqui em Cascavel só tinha a Verdes Campos 92,7. Eu tinha um 3 em 1 fantástico e uma antena gigante de FM.
As emissoras de Foz chegavam muito mal durante a noite e nunca uma recepção sem chiado.
As paraguaias da época: Itapiru 96,1 e Presidente Stroessner 101,1 ( o nome tá certo) iden. Ao mesmo tempo eu sintonizava emissoras de Assunção PY com mais qualidade, mas não todo dia. Uma propagaçãozinha ajudava.
É como se Foz ficasse num "buraco".
Fascinante

Com tropo agora e o sinal inferior da MZ, Evangelizar Easy está chegando com sinal forte, agora tem jornada ao vivo Operario x Botafogo SP. Alguns sinais do Vale do Itajaí com ótimo sinal.

E de última: 102.9 está somente em Rio Branco. Deixou de transmitir a Nova Estação, está um vitrolão adulto ainda da Tradição AM.
Com isso, lá se foi mais uma rádio rock de Curitiba. Chegamos a ter quatro: Estação Primeira FM 85,3, que pouquíssima gente sabia por estar na faixa estendida, a 89 Rock, que tem sinal muito fraco, a Mundo Livre e a Nova Estação. Perdemos em pouco tempo duas rádios rock e duas TVs educativas na capital, se considerarmos que não temos mais a TV Cultura nem a TV Brasil pela TV aberta. Pois é. O jeito é apelar para os streamings para rádios, e parabólicas para TV. Eu ainda gosto de TV linear e gostaria muito que o lineup de Curitiba tivesse todos os canais abertos que são redes ou que são relevantes no país, bem como redes de rádio, e utilizar apenas a TV e o rádio comum para desfrutar sem instalar isso e aquilo, sem mensalidade de uma coisa e de outra.

A 102,9 segue tocando rock, só não está mais utilizando a identidade. Inclusive, as sequências dela estão lembrando bastante a antiga 85,3. Ao invés da pegada alternativa, está mais focada em músicas conhecidas. Tá bacana de ouvir.
Ah, sim. Achei que estava tocando "vitrolão adulto", como disse o colega @suneaterdark. Como o sinal não chega aqui, não posso conferir.

Miss FM.
Ficou esquisito esse nome na emissora do Valdomiro Cantini, Miss FM?
Acho que esse nome não pegou bem, não.
IMG_20250929_134841.jpg

Última edição:
Miss FM.
Ficou esquisito esse nome na emissora do Valdomiro Cantini, Miss FM?
Acho que esse nome não pegou bem, não.
View attachment 30845
Os nomes das rádios são muito sem criatividade. E também tem os nomes que se repetem, como Difusora e Clube, entre outras, não tendo nenhuma relação entre si, não sendo rede, apenas tendo o mesmo nome genérico, assim como emissoras de TV, que, por exemplo, existem várias TV Gazeta, várias TV Cidade e outras que também não tem relação alguma e nem estão na mesma rede.

Os novos donos resolveram sepultar a Transamérica de vez, vai mudar o nome para TMC, virar uma rede jornalística, sem música.

View attachment 30919
Quando dizem "notícia e esporte", leia "política e futebol", com excesso de política e futebol, que chega a dar nojo. Vai ser horrível, os donos vão se arrepender do que fizeram e, se não arrendarem para os "religiosos", vão voltar com o rabo entre as pernas, com uma programação musical dita adulto/contemporâneo. Vai fracassar.

Os nomes das rádios são muito sem criatividade. E também tem os nomes que se repetem, como Difusora e Clube, entre outras, não tendo nenhuma relação entre si, não sendo rede, apenas tendo o mesmo nome genérico, assim como emissoras de TV, que, por exemplo, existem várias TV Gazeta, várias TV Cidade e outras que também não tem relação alguma e nem estão na mesma rede.
Quanto aos nomes que se repetem vem do passado onde por exemplo um grupo de pessoas formava um clube para montar uma rádio e a razão social acabava sendo rádio clube de algum lugar, já as gazetas, tribunas, correio, Globo eram originadas de jornais que também eram donos de emissoras de rádio. Lembra da Folha FM de Londrina? Pertencia ao grupo do jornal folha de Londrina.
Já os nomes engraçadinhos vieram depois. Tem razão social de emissora sem sentido.
Aqui em Cascavel a Tarobá FM é: Planeta Terra FM Ltda.
Ainda acho que uma rádio difusora ou clube melhor que Rádio yfhjytrfg!!!

Última edição por um moderador:
Quarto aos nomes que se repetem vem do passado onde por exemplo um grupo de pessoas formava um clube para montar uma rádio e a razão social acabava sendo rádio clube de algum lugar, já as gazetas, tribunas, correio, Globo eram originadas de jornais que também eram donos de emissoras de rádio. Lembra da Folha FM de Londrina? Pertencia ao grupo do jornal folha de Londrina.
Já os nomes engraçadinhos vieram depois. Tem razão social de emissora sem sentido.
Aqui em Cascavel a Tarobá FM é: Planeta Terra FM Ltda.
Ainda acho que uma rádio difusora ou clube melhor que Rádio yfhjytrfg!!!
O Doutor Marcos Solano era o dono da concessão, ele conseguiu a ortoga mas não chegou a montar a rádio, vendeu para os Muffato. Mas é uma coisa totalmente sem sentido mesmo, Planeta Terra FM, se bem que é possível mudar o nome da razão social, por exemplo, o CNPJ da Jovem Pan, que era Rádio Tapajós de Corbélia, a RIC alterou para Rádio FM Independência-Cascavel Ltda.
IMG_20251001_092153.jpg

Última edição:
O Doutor Marcos Solano era o dono da concessão, ele conseguiu a ortoga mas não chegou a montar a rádio, vendeu para os Muffato. Mas é uma coisa totalmente sem sentido mesmo, Planeta Terra FM, se bem que é possível mudar o nome da razão social.
O caso do Marcos Solano é mais complicado. Tinha a concessão de Cascavel, comprou a Mundial de Toledo, era dono da Tapajós de Corbélia (Jovem Pan Cascavel) além de se aventurar no ramo aeronáutico com a Sol Transportes aereos.
Comenta-se que um caso de infidelidade causou o rompimento dos negócios e foi obrigado a se desfazer.
Quanto a mudar a razão social? Prá que? É Só usar o nome fantasia que quiser.

Quando dizem "notícia e esporte", leia "política e futebol", com excesso de política e futebol, que chega a dar nojo. Vai ser horrível, os donos vão se arrepender do que fizeram e, se não arrendarem para os "religiosos", vão voltar com o rabo entre as pernas, com uma programação musical dita adulto/contemporâneo. Vai fracassar.
E pensar que a Rede Transamérica era imbatível.
A emissora de São Paulo era a mais potente do mundo!
A transmérica sempre foi grande, até a hora que se perdeu pelo caminho.
Será vou acostumar com a Rádio TMC 100,3 em Curitiba? Prá mim referência de rádio em Curitiba é: Transamérica 100,3 :cry:
Anúncio_da_Transamérica_FM_Curitiba_(1977).jpg

O caso do Marcos Solano é mais complicado. Tinha a concessão de Cascavel, comprou a Mundial de Toledo, era dono da Tapajós de Corbélia (Jovem Pan Cascavel) além de se aventurar no ramo aeronáutico com a Sol Transportes aereos.
Comenta-se que um caso de infidelidade causou o rompimento dos negócios e foi obrigado a se desfazer.
Quanto a mudar a razão social? Prá que? É Só usar o nome fantasia que quiser.
Sim, o Hospital dos Olhos ficou com a sua ex-esposa, Doutora Selma, daí ele fundou o H Olhos Prime, o homem é bem aventureiro mesmo...kkkk

Última edição:
Back