Rádio AM e FM no Paraná

Membro conhecido
Sep
4,400
4,721

Grupo Maringá de Comunicação amplia presença no Sul com nova rádio em Curitiba​

Operação faz parte da sociedade firmada com as empresas Canal Marketing e Grupo Verde Vale de Comunicação, dando origem à R4 Comunicação

O Grupo Maringá de Comunicação (GMC) anunciou a expansão de sua atuação no Sul do Brasil com a entrada de Uma nova operação de rádio: a futura 89 FM A Rádio Rock FM 89.3 de Curitiba. A iniciativa ocorre por meio de uma sociedade firmada com as empresas Canal Marketing e Grupo Verde Vale de Comunicação, dando origem à R4 Comunicação.

Segundo Alexandre Barros, CEO do GMC, a decisão de investir na expansão tem como base a força do meio rádio, que, segundo ele, tem se destacado mesmo diante da transformação digital. “O rádio, dos grandes meios de comunicação, é o único que está sobrevivendo à internet e até, numa grande medida, crescendo. Por acreditar no rádio, decidimos expandir nessa área”, afirmou.

Já em Curitiba, a marca 89 A Rádio Rock estreia oficialmente Dia (29), em um projeto conjunto entre o Grupo Camargo de Comunicação (GC2), detentor da marca, e a R4 Comunicação. A emissora chega ao mercado paranaense no modelo de franquia/licenciamento, sendo a primeira afiliada da marca paulistana no Sul do país.

José Roberto Mattos, head comercial do GMC e também sócio da R4 Comunicação, destacou o potencial dos novos mercados e o fortalecimento do rádio como fator decisivo para os investimentos. “ a 89 Rock torna Curitiba a cidade mais rock do Brasil, sem dúvida alguma”, declarou.

Membro conhecido
Feb
166
410
Boa noite a todos, encontrei esse outro fórum e agora estou o acompanhando. Acho interessante que vai ter 89 em Curitiba. Ainda queria que a Antena 1 voltasse a ter uma emissora na cidade...
Quando eu era menor já cheguei a morar em Curitiba, então conheço a cidade e gosto bastante do Paraná...
A quem não me conhece, visite meu canal no YT: @renatinh0.

Membro ativo
Sep
173
94
estou com duvida sobre essa antiga gospel fm que tinha em curitiba não sei se nos 96.5 de maringa tem tambem não sei se vai ter alteraçao de grade ? por conta da chegada da 89 mais estou acompanhando a novidade

Membro conhecido
Jun
390
649
Difícil a Antena 1 voltar amigo. A rede está perdendo diversas afiliadas pelo país e não tem feito nada em relação a isso. Ela ter ido embora de Curitiba só seguiu a tendência.

Membro conhecido
Jun
390
649
realmente... acho que o principal fator é o break curto.
Breaks curtos, programação da rede inferior em relação à 94,7 de SP e impossibilidade de ter programação local. Eles querem ter controle de tudo, não dão liberdade alguma e ainda oferecem uma playlist mais jovem no sinal nacional, sendo que as afiliadas assinam com a Antena 1 justo para ter uma linha adulta. Em cidades do interior de SP que possuem cobertura tanto da 94,7 paulistana quanto da 107,5 de Campinas é bem evidente a diferença.

Membro conhecido
Nov
2,013
3,916

A afiliada de Salvador é um exemplo de que eles estão querendo flexibilizar pra mudar isso.

Membro conhecido
Jun
390
649
A afiliada de Salvador é um exemplo de que eles estão querendo flexibilizar pra mudar isso.
Na verdade não. A afiliada de Salvador compra o horário da rede para ter programação local. Claro que, tendo audiência e dando retorno, a rede pode acabar adotando isso em nível nacional, mas considerando a postura deles nos últimos anos vejo como improvável. Só liberaram porque estão recebendo bem para tal.

Membro conhecido
Jan
375
503
Você está se referindo a licenciamento de marca?

Membro conhecido
Sep
165
360
São vários os casos de afiliadas da Antena 1 adotarem outros programas, lembro de épocas que as extintas afiliadas de Santa Maria/RS havia um jornal ao meio-dia, na de Blumenau com músicas tradicionais alemãs nos domingos pela manhã, a de Chapecó com transmissão de jogos de futebol. Atualmente o caso de Salvador e o próprio licenciamento do Rio com playlist com músicas nacionais. Então acredito que há um flexibilidade pela rede. O que poderiam é padronizar horários específicos para programação local (manhã cedo ou almoço, por exemplo). Vou analisar se há diferença do playlist da 94.7 SP para a rede, mas também ao meu ver poderia ser uma programação só pra todo Brasil já que é uma das emissoras mais ouvidas pelo streaming justamente com o sinal da 94.7, não faz sentido o ouvinte ouvir um comunicador no rádio do carro, chegar em casa e ligar a Antena 1 do streaming e ter outra locução no mesmo horário

Membro conhecido
Feb
166
410
realmente... acho que o principal fator é o break curto.
Sim, com certeza
Curiosidade interessante hein

Membro conhecido
Feb
166
410
Falando sobre a rádio rock, ontem estava ouvindo o SDR de Ponta Grossa do PR DX, e ouvi um locutor da 89,3 falando sobre a mudança de programação. Eu estava zapeando as rádios do SDR e tenho isso gravado

Membro conhecido
Feb
166
410
Como o fórum é sobre rádio no Paraná, o zapping mais recente do meu canal, no SDR do PR DX. Agradecimentos a ele por me ajudar no meio do vídeo mudando a antena de horizontal pra vertical e vice-versa. E me informando dessa polarização da antena (negócio chique no úrtimo)

Membro ativo
Sep
173
94
essa filia que eles tinham na bahia tocavam musicas nacionais igual o que eles tem no rio de janeiro?

Membro conhecido
Sep
419
797
Esse filão adulto é interessante.
Eu deixei de ouvir a antena1 de SP e ouço a do Rio justamente por ter um pouco de música brasileira.
Aqui em cascavel a catve anda estranha. Parece que abandonaram alguns artistas mais antigos e tocam umas músicas brasileiras que não combinam muito.
Suspeito que a exclusão de alguns artistas deve-se ao fato de serem de "esquerda".
Felizmente tenho um plano com muita Internet e no carro ouço outras emissoras. O dial de cascavel e região é fraco.