Rodrigo SF
Membro ativo
- May
- 99
- 132
E não percebi a 97.1 (Rádio Maria)Eu não sei, não consegui identificar. Não sou da região, estava apenas de passagem.
Follow along with the video below to see how to install our site as a web app on your home screen.
Note: This feature may not be available in some browsers.
E não percebi a 97.1 (Rádio Maria)Eu não sei, não consegui identificar. Não sou da região, estava apenas de passagem.
É a tentativa de ir para 104.7, com redução de classe de A2 para A3A Rádio Metropolitana de Caucaia 79,7 FM pediu hoje a mudança de frequência. Infelizmente, não tem como saber qual frequência foi solicitada pela Metropolitana para a mudança, pois a solicitação está trancada no SEI da Anatel.
:: Sistema Eletrônico de Informações - Pesquisa Processual ::
sei.anatel.gov.br
A Rádio Metropolitana de Caucaia 79,7 FM pediu hoje a mudança de frequência. Infelizmente, não tem como saber qual frequência foi solicitada pela Metropolitana para a mudança, pois a solicitação está trancada no SEI da Anatel.
sei.anatel.gov.br
Essa mesmo, ela liga e desliga as vezes, ou seja, só funciona quando quer mas a potência é boa para uma rádio pirata.Eu não sei, não consegui identificar. Não sou da região, estava apenas de passagem.
Não chegou o sinal na hora da zapeada no dial.E não percebi a 97.1 (Rádio Maria)
Eu quando vou a Fortaleza gosto de zapear as rádios e sempre pegava essa frequência. Em dias de hoje acho raro e muito audácia ter rádio pirata.Rádio clandestina que funcionava na frequência 100.3 FM em Fortaleza teve sua transmissão interrompida pela Anatel e o seu transmissor apreendido.
A princípio, imaginou-se que a transmissão estivesse sendo realizada a partir de Cascavel, por existir uma autorização para 100.3 na cidade. Porém, no dia 19 de maio, a equipe de fiscalização realizou atividade de goniometria em Fortaleza e localizou o endereço da Rádio Extra FM 100.3 que funcionava sem autorização.
Posteriormente, no dia 21 de maio foi realizada a abordagem, com interrupção do serviço e apreensão do transmissor da rádio.
O responsável foi notificado através do Auto de Infração nº CE202605211600 pelo uso não autorizado da radiofrequência para realizar o Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada.
Espectograma em Cascavel, próximo a Serra de Mataquiri:
View attachment 36554
Na ocasião, foi constatado que não havia transmissão em 100.3 MHz naquela cidade.
Uso da ETM para goniometria, localizou a Rádio Extra FM funcionando em Fortaleza:
View attachment 36555
Local da rádio com o sistema irradiante:
View attachment 36556
Portadora da rádio:
View attachment 36557
Transmissor apreendido:
View attachment 36558
Eu quando vou a Fortaleza gosto de zapear as rádios e sempre pegava essa frequência. Em dias de hoje acho raro e muito audácia ter rádio pirata.
Transmissor CZE da Aliexpress![]()
Ou então poderiam tentar uma inversão com a Uirapuru para os 90.3, já que a IURD já conta com outra Rede Aleluia no dial convencionalSe o Grupo Cidade de Comunicação for inteligente criava o subcanal 8.2 pra Fatima FM ja que nem todos vai conseguir sintonizar por ser fm extendida
Atualização: eles solicitaram o arquivamento do pedidoÉ a tentativa de ir para 104.7, com redução de classe de A2 para A3
sei.anatel.gov.br
Atualização: eles solicitaram o arquivamento do pedido
Se instalar o transmissor em outro local?Curiosidade: A Rádio Universitária FM tentou solicitar, por duas vezes, mudanças de classe de operação para a 107.9, mas ambas foram recusadas por possíveis interferência na aeronavegabilidade. Além disso, por sua torre ser localizada no campus do Benfica, ela é "engolida" pelos espúrios das emissoras instaladas no Dionísio Torres, onde não é sintonizada.
Uma boa opção seria a mudança para a 101.3 (possivelmente com a instalação na torre da TVC devido a parceria via EBC), mas teria que negociar com a frequência destinada a Rádio Câmara em Horizonte.
E ainda estamos no aguardo da Plus em Fortaleza. O termo de parcelamento do boleto de alterações técnicas deve sair em breve.Interessante que a plus FM enche a região metropolitana de rádios e não busca por exemplo uma frequência no sertão central, que hoje é carente de uma programação que preste. Quixadá por exemplo só tem a liderança 105,9 que acho até que virou um tipo de rádio comunitária e a programação já não é lá essas coisas, a 96,7 que um dia já foi jangadeiro FM mas foi devolvida pro grupo meio norte e a Central FM 104,9 que é comunitária. Uma cidade com 80 mil habitantes não tem uma rádio jovem, com plástica boa, música de qualidade. Vai entender.
Talvez não com a mesma frequência, mas só estou supondo.Se instalar o transmissor em outro local?
Com os mesmos padrões técnicos?