Rádio AM e FM Na Bahia

Destaques do momento

Boa noite pessoal.
Alguém sabe informar o porquê da Rádio Serra Dourada FM 91.5 - Ipirá / BA ter baixado tanto sua potência?
Aqui em Várzea da Roça/Mairi, ela chegava com ótima qualidade, até melhor que a Rádio Ipirá FM 104.1, hoje em dia não se consegue ouvir nem com antena externa, com muita dificuldade conseguir sintonizar com um Rádio de alta sensibilidade (TECSUN PL 330), a Rádio Clube FM 91.7 - Jacobina / BA praticamente cobrindo seu sinal, tudo isso depois do anúncio de almento de classe, a tendência não era o sinal melhorar?
Uma excelente rádio popular que só consigo ouvir agora pelo Radios.com.br

Aguardando chegar minha compra do melhor Rádio portátil do Mundo (QODOSEN DX-286) para tentar ouvir novamente.
.
Ou baixaram a potência ou pode ser interfêrencia da 91.7, porque ela pegava dentro de Feira de Santana, cerca de 90 km da torre.

103.7 de Ruy Barbosa chega aí? 94.7 sinal tá local em Ipirá. Sem propagação, eu recebo direto essas FMs de fora: 94.7, 95.5, 97.9, 99,7, 100.3, 101.1, 102.3, 103.5, 103.7

Boa noite pessoal.
Alguém sabe informar o porquê da Rádio Serra Dourada FM 91.5 - Ipirá / BA ter baixado tanto sua potência?
Aqui em Várzea da Roça/Mairi, ela chegava com ótima qualidade, até melhor que a Rádio Ipirá FM 104.1, hoje em dia não se consegue ouvir nem com antena externa, com muita dificuldade conseguir sintonizar com um Rádio de alta sensibilidade (TECSUN PL 330), a Rádio Clube FM 91.7 - Jacobina / BA praticamente cobrindo seu sinal, tudo isso depois do anúncio de almento de classe, a tendência não era o sinal melhorar?
Uma excelente rádio popular que só consigo ouvir agora pelo Radios.com.br

Aguardando chegar minha compra do melhor Rádio portátil do Mundo (QODOSEN DX-286) para tentar ouvir novamente.
.
fiquei sabendo que a 91.5 iria aumentar a potência para 6KW em ipirá , o sinal da clube fm 91.7 e forte na região de várzea do poço , eu acho que mesmo a serra dourada fm aumentando a potência, o sinal dela não vai entrar na região de várzea do poço

A perda de sinal da Serra Dourada FM (91.5) em cidades como Várzea da Roça e Mairi, coincidindo com a chegada de uma emissora de frequências próximas, é uma situação que ocorre frequentemente na radiodifusão e tem explicações técnicas bem definidas.1. Efeito "Espelho" e IsocanalidadeA Rádio Clube FM de Jacobina opera na frequência 91.7, enquanto a Serra Dourada está em 91.5. A diferença entre as duas é de apenas 200 kHz. Quando você está mais próximo de Jacobina do que de Ipirá, ou quando há interferência de relevo, o sinal mais forte da emissora de Jacobina "engole" ou causa forte chiado (interferência de canal adjacente) na frequência vizinha.2. Mudança de Classe e Ajustes TécnicosNo processo de migração AM-FM ou no aumento de classe, a emissora ganha o direito de transmitir com maior potência, mas também é obrigada pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) a cumprir regras rígidas de proteção de fronteira de sinal. O aumento de potência não significa que o sinal vai expandir para todas as direções da mesma forma. Muitas vezes, para evitar interferir em emissoras de cidades vizinhas, a diretividade da antena é modificada, podendo criar "zonas de sombra" nas direções onde o sinal costumava chegar longe.3. Ajustes no Transmissor ou ManutençãoComo você relatou uma queda abrupta e evidente em relação ao passado (antes pegava bem, e hoje chia ou sumiu), é altamente provável que a emissora tenha sofrido algum problema técnico (como queima de módulos de potência) ou feito uma redução preventiva de potência para corrigir problemas de superaquecimento e manutenção de equipamentos.
Muito esclarecedor, parabéns

Ou baixaram a potência ou pode ser interfêrencia da 91.7, porque ela pegava dentro de Feira de Santana, cerca de 90 km da torre.

103.7 de Ruy Barbosa chega aí? 94.7 sinal tá local em Ipirá. Sem propagação, eu recebo direto essas FMs de fora: 94.7, 95.5, 97.9, 99,7, 100.3, 101.1, 102.3, 103.5, 103.7
Acho que devido a autorização da Anatel da mudança de classe, eles estão seguindo o que manda a lei, antes não.
É o que eu penso.

RB Líder 103.5, chegava aqui em Várzea da Roça em algumas localidades com um rádio de alta sensibilidade, faz mais de dois meses que o sinal desapareceu.
Uma rádio que melhorou o sinal foi a 96,3 de Piritiba, só que não se mantém assim, uma semana com sinal aceitável outra horrível.

fiquei sabendo que a 91.5 iria aumentar a potência para 6KW em ipirá , o sinal da clube fm 91.7 e forte na região de várzea do poço , eu acho que mesmo a serra dourada fm aumentando a potência, o sinal dela não vai entrar na região de várzea do poço
Antes da autorização do aumento, chegava em Mairi com sinal muito bom, em Várzea da Roça melhor que a concorrente 104,1.

meu amigos, se eu não conferir todos os dias rádio por rádio pra saber como está chegando o sinal de cada emissora, o dia pra mim não é bom, desconfio que seja uma doença kkk

Tenho 2 Rádios para isso, um Tecsun Pl 330 que mim custou R$ 700.00, meu rádio de carro é com chip dps da marca Roadstar modelo RS 150BR DSP R$ 500.00, o melhor do mercado atualmente para sintonizar fm de longas distância, pra completar está chegando o famoso Qodosen DX-286 com chip automotivo NXP TEF6686, esse o melhor de todos, quem tiver interesse em adquirir ele é baratinho kkk R$ 850.00, chopee, AliExpress, MercadoLivre.

Back