Em 2019 ela chegava aqui com áudio local, mesmo com uma cordilheira no caminho. Nessa época eles usavam antena de polarização circular.Essa Bahiana 96.5 de riachao nem aqui em feira de santana ela entra ele sempre teve potência baixa
Eu peguei a Nativa 93.7 e a Caraíbas 100.7 de Irecê em Ipirá, a cerca de 250 km em linha reta.Em Floriano/PI também, acho que no mesmo ano, algumas até da região de Americana/SP, foi umas 11h da manhã. Lembro da Notícia FM 88.9 e Rádio Rock FM 89.1. Quanto menor a frequência, mais forte ela pegava.
Sempre que o canal 2 começava a dar interferência já ficava ligado que as vezes ficava forte, costumava acontecer mais durante a primavera/verão.
Curiosidades:
Já ocorreu várias vezes com maior frequência vindo de Manaus/AM e Santarém/PA, acho que pela inclinação do sol durante a tarde na direção oeste favorece as rádios da região norte. Acho que ainda tenho registros dessa época.
Durante a noite entre 22h e meia-noite os sinais de Porto Alegre/RS e até da Argentina chegam, só que mais fracos por causa da distância. Lembro que no canal 2 dava pra ouvir a programação da Record, mas imagem era difícil.
De manhã cedo entre 6h e 8h tem a propagação troposférica, quando o canal 4 local estava fora do ar deu pra ver a logo da Globo, acho que o sinal vinha de Teresina/PI, que fica a 160 km em linha reta.
era nessa época que ela era captada na região de jacobina , hoje em dia o sinal dela sumiu de vezEm 2019 ela chegava aqui com áudio local, mesmo com uma cordilheira no caminho. Nessa época eles usavam antena de polarização circular.
Todas as rádios deveriam fazer isso se possível, mesmo que tenha obstáculos pela frente.verdade as antenas anel circular joga o sinal distante
A torre dela caiu uma semana depois com a Mix, se não me engano foi uma tempestade em 27 março! Mas depois, agora com esse novo sistema de transmissão o sinal está mais restrito comparando antigamente.@João Guilherme Sabe algo da antiga Mix Riachão? Ela desapareceu depois que trocaram o sistema de transmissão.
E o porquê das rádios utilizarem essas antenas de polarização vertical, as emissoras, aqui na região, que estão usando tiveram a cobertura degradada.
Infelizmente (vamos dizer que é a minoria que pensa assim), por isso que apoio que no contrato dessas Redes deveria ter uma cláusula obrigado a emissora afiliada ter no mínimo 4 h de programação local. E acrescentando o comentário anterior. Claro tem algumas Rádios locais que são exceção, com ótima plástica, contudo e qualidade, inclusive algumas são melhores do que certas Redes. Mas a maioria é vergonhoso, muito amadoras principalmente emissoras de interior...É mais nem todos pensam assim como vc
A Jovem Pan de Salvador é dessa forma, tem programação local das 7h30 às 11h30.Discordo em partes do seu comentário. O correto cada afiliada deveria ter no mínimo 4 h de programação local, assim gerando emprego local além de fortalecer a marca da Rede onde está inserida. Mas isso depende do bom senso do proprietário também... Ademais afiliar à alguma Rede dá uma qualidade melhor para emissora local tanto em Plástica quanto em padronização, ou seja, deixa a emissora mais "profissional", mas não adianta ficar 24 h em Rede também. Se afiliada souber trabalhar muito bem a marca localmente, tem grande chance de ter uma grande aceitação do mercado local. Vide o caso da Mix FM João Pessoa, que ocupa a 2 colocação no Ibope.
O problema que esse tipo de Sistema Irradiante é bem mais caro!Todas as rádios deveriam fazer isso se possível, mesmo que tenha obstáculos pela frente.
Lá em Barreiras as duas migrantes AM/FM tem uma cobertura ampla mesmo na BR-135 vindo do Piauí. Parece cobertura 360°. Faltava uns 15 KM pra chegar na cidade e já tava pegando bem na estrada. São as mais fortes da região.
Por causa de morros nas proximidades da cidade sentido Luís Eduardo Magalhães, o sinal só chega até a metade do caminho. Já as rádios de Luís Eduardo Magalhães chegam até perto de Barreiras, só que o morro atrapalha.
??? Muito relativo essa afirmação!no alto de um morro um transmissor de 3 kilos e com 4 antenas anel circular , o sinal chega alcançar 80 quilômetro em linha reta
Quem falou que não tem ganho? Sistema de Polarização Vertical com 4 Elementos tem ganho em média de 6.20 dbd. E outra, Antena Plano terra não tem absolutamente nenhuma relação com Dipolo, principalmente no comportamento de onda....veja a torre da rádio serra dourada fm de ipirá com 4 antenas vertical não tem ganho em ERP , isso parece com antena plano terra de rádio comunitária
você entende tudo de rádio, é um professor, mas tem que entender melhor a língua portuguesa. a frase dele foi ambígua, você supostamente entendeu que ele falava dos donos de radios, mas ele falava de VOCÊ. Ele disse que VOCÊ está errado na sua afirmação. Que ELE estava certo. Ou você entendeu o que ele escreveu e fingiu que não entendeu pra não criar problema com ele, ou passou pano porquê são colegas de pensamento. Mas fazendo de conta que você não entendeu, é apenas uma correção que te faço. Como seu amigo que sou.Infelizmente (vamos dizer que é a minoria que pensa assim), por isso que apoio que no contrato dessas Redes deveria ter uma cláusula obrigado a emissora afiliada ter no mínimo 4 h de programação local. E acrescentando o comentário anterior. Claro tem algumas Rádios locais que são exceção, com ótima plástica, contudo e qualidade, inclusive algumas são melhores do que certas Redes. Mas a maioria é vergonhoso, muito amadoras principalmente emissoras de interior...
A culpa não é minha se ele não soube se expressar direito, já que eu fiz várias afirmações, não tenho bola de cristalvocê entende tudo de rádio, é um professor, mas tem que entender melhor a língua portuguesa. a frase dele foi ambígua, você supostamente entendeu que ele falava dos donos de radios, mas ele falava de VOCÊ. Ele disse que VOCÊ está errado na sua afirmação. Que ELE estava certo. Ou você entendeu o que ele escreveu e fingiu que não entendeu pra não criar problema com ele, ou passou pano porquê são colegas de pensamento. Mas fazendo de conta que você não entendeu, é apenas uma correção que te faço. Como seu amigo que sou.
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?