Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Primeira HD Rádio do Brasil (IBOC)

Membro conhecido
Aug
1,207
1,713
Eu nao enxergo muito futuro para esse tipo de radio, ainda mais com a expansao da internet... Muito mais interessante é ouvir transmissao de radio pela internet, pois alem de nao precisar investir dinheiro com novos equipamentos, o usuario fica com um leque absurdamente maior de opcoes, inclusive tem acesso a milhares de estacoes do mundo todo, nao fica limitado a apenas uma pequena regiao do seu proprio país. Eu, por exemplo, ja me acostumei a ouvir as radios americanas e as britanicas, como, por exemplo, as dezenas de opcoes de diferentes estilos musicais (Rock, Anos 80, Hits, etc.) da onipresente rede 181.FM...

Com a internet, eu posso ouvir as mesmas radios no computador (Windows), no celular (Android), no televisor (Android TV), no Chromecast, no carro (Android Auto)... E nao gasto 1 centavo extra com isso (nao tem que gastar dinheiro sem sentido com algo que so serve para sintonizar radios locais, e a internet eu ja pago mesmo, independente de ouvir radio ou nao).

.
não ha conflito em ter tudo via internet e ao mesmo tempo sistemas de audio que chegam longe sem necessidade de internet, até pq não temos 100% da população atendida e deve ainda estar longe disso.
Em 20 ou 30 anos ainda podemos ter o DRM carregando as AMs e OCs por longas distancias onde a internet somente chegaria via custosos satélites.
Imagine a alegria la no meio da floresta, ou entre montanhas das cordilherias nas Américas ou Asia e receber num radinho portátil alimentado com energia solar, uma variedade de musica e informação com ótima qualidade e estabilidade, mesmo que sejam serviços estatais devido a improvável viabilidade comercial.
 
Membro conhecido
Aug
908
629
Imagine a alegria la no meio da floresta, ou entre montanhas das cordilherias nas Américas ou Asia e receber num radinho portátil alimentado com energia solar, uma variedade de musica e informação com ótima qualidade e estabilidade, mesmo que sejam serviços estatais devido a improvável viabilidade comercial.

Claro que eu entendo que internet nao é para 100% da populacao, sempre vai ter alguem com pouco poder aquisitivo, ou no interiorzão, sem pleno acesso internet. O que eu questiono é quanto dessa populacao vai realmente se interessar minimamente pelo radio digital (algo do qual depende a viabilidade comercial ou não da tecnologia). Com isso, temos outra questao: para esse extrato de pessoas com poucos recursos, ja existe o AM, o FM, etc. Qual a logica de investir em algo completamente diferente como é o radio digital, se para usufruir da tecnologia as pessoas -- muitas delas mal tendo como se sustentar -- teriam que investir dinheiro em mais tralhas tecnologicas caras e limitadas (pois so servem para captar sinal de radio). Nao vejo o menor sentido nisso. A longo prazo, é uma tecnologia sem o menor futuro, como sao o telefone fixo ou a transmissao de tv tradicional, por ondas de radio.

Pior ainda se o G*verno tiver que se meter nisso, criando mais algum cabide de empregos inutil e caro como uma "Radio Digital Brás" (e ainda ficar distribuindo radinhos). Deixem o AM e o FM continuar atendendo o extrato de pessoas que nao tem acesso à internet. Muito melhor investir o dinheiro público em algo mais universal, como a expansao da malha de oferta de internet.

.
 
Membro conhecido
Aug
1,207
1,713
Claro que eu entendo que internet nao é para 100% da populacao, sempre vai ter alguem com pouco poder aquisitivo, ou no interiorzão, sem pleno acesso internet. O que eu questiono é quanto dessa populacao vai realmente se interessar minimamente pelo radio digital (algo do qual depende a viabilidade comercial ou não da tecnologia). Com isso, temos outra questao: para esse extrato de pessoas com poucos recursos, ja existe o AM, o FM, etc. Qual a logica de investir em algo completamente diferente como é o radio digital, se para usufruir da tecnologia as pessoas -- muitas delas mal tendo como se sustentar -- teriam que investir dinheiro em mais tralhas tecnologicas caras e limitadas (pois so servem para captar sinal de radio). Nao vejo o menor sentido nisso. A longo prazo, é uma tecnologia sem o menor futuro, como sao o telefone fixo ou a transmissao de tv tradicional, por ondas de radio.

Pior ainda se o G*verno tiver que se meter nisso, criando mais algum cabide de empregos inutil e caro como uma "Radio Digital Brás" (e ainda ficar distribuindo radinhos). Deixem o AM e o FM continuar atendendo o extrato de pessoas que nao tem acesso à internet. Muito melhor investir o dinheiro público em algo mais universal, como a expansao da malha de oferta de internet.

.

A ideia é ter uma rede de radios DRM AM OC públicas, tipo BBC, DEUTCH WEELE, RAI, RTP, EBC, ...etc...tipo num acordo internacional formando um pool com transmissão e retransmissões.
Ex, a RTP seria repetida nos retransmissores aqui da EBC e o reciproco em Portugal formando um arco mundial de penetração dos sinais de rádio em todo o planeta.
Não haveria inchaço com funcionarios publicos porque as programações já existem, apenas investimento em equipamentos como já fez a EBC e quem sabe com a popularização tbém as privadas pudessem querer tbém usar a tecnologia para chegar mais longe com qualidade.
Assim regiões remotas e pobres em todos os continentes receberiam audio estavel sem necessidade de internet num receptor portátil alimentados por baterias solares.
Ainda tenho duvidas se a tecnologia DRM permite alcançar todas as regioes do planeta de forma instantanea.
 
Última edição:
Membro ativo
Jan
46
116
Qual a logica de investir em algo completamente diferente como é o radio digital, se para usufruir da tecnologia as pessoas -- muitas delas mal tendo como se sustentar -- teriam que investir dinheiro em mais tralhas tecnologicas caras e limitadas (pois so servem para captar sinal de radio). Nao vejo o menor sentido nisso. A longo prazo, é uma tecnologia sem o menor futuro, como sao o telefone fixo ou a transmissao de tv tradicional, por ondas de radio.
No inicio o radio era apenas AM e OC, depois veio o FM mono e por fim o FM estéreo. Em cada etapa inicial dessa evolução, os preços dos receptores eram caríssimos. Em 1977 eu tinha 12 anos, pouquíssimas emissora transmitiam em FM, em estéreo então nem se fala, a maioria da população ouvia estações AM. Com a mudança da programação no FM, atendendo principalmente ao publico jovem, o FM estourou em audiência se tornando popular. Os fabricantes tiveram então que correr para produzir receptores FM em larga escala (Receivers, 3 em 1, etc), e principalmente os portáteis (Boombox, radio gravadores e radinhos de pilha), consequentemente os preços desabaram. O avanço na qualidade de som foi inquestionável. Toda tecnologia no inicio é cara, não podemos impedir o desenvolvimento e a implantação do radio digital só porque ainda não é popular. A tv digital tai pra provar que vale apena o investimento. Poderíamos agora tá recebendo tv analógica (aquela com chuvisco e fantasma) pela internet e deixaríamos de ter os televisores ultra modernos que temos hoje, inclusive com sistema androide. Já pensou se não tivéssemos investido na tv digital!
 
Membro conhecido
Aug
908
629
A tv digital tai pra provar que vale apena o investimento. Poderíamos agora tá recebendo tv analógica (aquela com chuvisco e fantasma) pela internet e deixaríamos de ter os televisores ultra modernos que temos hoje (...) Já pensou se não tivéssemos investido na tv digital!


Tecnicamente, o que voce escreveu sobre transmissoes pelo ar e sobre aparelhos televisores sequer faz sentido.

Nós nao poderiamos "estar recebendo tv analogica pela internet", simplesmente porque a internet é digital, ela nunca foi analogica. Para transmitir alguma coisa analogica pela internet (como texto, audio ou video) voce tem que primeiro converter essa coisa para algum formato digital. Ou seja, num mundo tecnologico que sempre foi digital, faz muito mais sentido transmitir logo de uma vez um sinal de tv digital, do que ter que gerar em analogico para depois converter para digital. O passo para a TV Digital (independente do meio pelo qual ela é transmitida) nao passa de uma exigencia ditada pela tecnologia da internet. Tanto que a tv digital usa as mesmissimas tecnologias que a internet ja usava ha anos, como os codecs de compressao.

Outra prova de que nao é a tv digital que dita o que os televisores oferecem, é que os televisores atuais oferecem tecnologias e qualidade de audio e video que voce só pode encontrar na internet, nunca nas transmissoes por ondas de radio (do tipo FM ou UHF). A internet é muito mais avançada, ja que ha anos tem video 4K (e ate 8K) totalmente progressivos, com HDR e mais audio Dolby Atmos de ate 22.2 canais, com transmissao simultanea de outros dados (como o nome da musica que está tocando, junto com a imagem da respectiva capa do disco ou do artista), enquanto a tv por ondas de radio ate hoje nao passa de um simples HD entrelaçado (nao existe Full-HD progressivo nas transmissoes de tv) e, no maximo, Dolby 5.1 canais. Radio entao, voce depende de um locutor para dizer o simples nome de uma musica.

Quer assistir a algum conteudo em 4K ou 8K? So atraves da internet... Numa Globo aberta é que voce nao vai ver.

Mesmo sem a tv aberta digital, continuaríamos a ter os televisores ultra modernos que temos hoje, ja que esses aparelhos continuam sendo necessarios com ou sem transmissao de tv por ondas de radio. Eu mesmo possuo 3 televisores aqui em casa e desde fevereiro de 2013 que nenhum deles possui "cabo de antena" conectado (seja de tv aberta ou paga), porque eu nao preciso disso. Absolutamente 100% de todo conteudo de audio e video que eu assisto nos meus televisores, desde 2013, vem da internet. Mesmo se eu quiser assistir tv aberta, nao preciso das transmissoes UHF e nem da tv paga, assisto pela internet.

Nossos televisores atuais foram feitos para uso com a internet (voce mesmo citou o exemplo do Android embarcado). Voce nao depende mais das arcaicas e limitadas transmissoes de canais lineares por ondas de radio para nada! Elas sao ultrapassadas, sob qualquer perspectiva que se olhe, a começar pela programacao linear, onde voce é obrigado a assistir o que estiver passando, na hora que estiver passando, e nao o conteudo que voce quer assistir, no exato momento que voce escolher assistir. Idem radio. No meu carro eu tambem só ouço musica via radios transmitidas pela internet, direto no sistema multimidia do veiculo, junto com a informacao da musica e artista que está sendo reproduzido. Radio FM pra que? IBOC pra que?

Questoes sociais (é pobre, nao pode pagar internet de qualidade, mora na favela ou isolado no meio do mato...) sao outro assunto, e esses a tv por ondas de radio pode de fato resolver. Mas se depender apenas da tecnologia, as transmissoes por ondas de radio sao totalmente dispensaveis e desnecessarias hoje em dia.

.
 
Última edição:
Membro ativo
Jan
46
116
Amigo Rubens eu só fiz um paralelo entre as transmissões do radio e da tv no brasil. Enquanto na tv estamos indo para a tv 3.0, no radio migramos para o FM, sendo que já temos disponível no mundo, três sistemas de radio digital ( DAB, DRM e o HD Radio). Poderíamos muito bem ter escolhido um dos três e não optar pelo FM estendido. Eu não tenho nada contra a internet, também sou usuário como todos aqui. Eu só quis dizer que poderíamos está recebendo via internet transmissão de tv analógica, caso não tivesse ocorrido a migração para tv digital, assim como ainda hoje recebemos transmissões de emissoras de radio analógica pela internet, Independente de qualquer conversão. Agora respeito sua opinião, porém não acho que as transmissões por ondas de radio sejam totalmente dispensáveis e desnecessárias, como amante do radio para mim elas sempre serão úteis e necessárias, inclusive para transmissão da internet.
 
Membro
Aug
39
47
jamns eu tenho um receptor de radio dab e ate agora nunca consegui ouvir a radio cidade de manaus nesta transmissao por Dab .. nao colocaram mais no ar a chamada que informava que estavam instalando os equipamentos para esta transmisao ..
qual teu contato de e-mail para mais informaçoes ? mantenha contato comigo pelo e-mail : [email protected] fico no aguardo..
 
Última edição:
Membro ativo
Jan
46
116
jamns eu tnho um receptor de radio dab e ate agora nunca consegui ouvir a radio cidade de manaus nesta transmissao por Dab .. nao colocaram mais no ar a chamada que informava que estavam instalando os equipamentos para esta transmisao ..
qual teu contato de e-mail para mais informaçoes ? mantenha contato comigo pelo e-mail : [email protected] fico no aguardo..
Caro eudsonm! A transmissão não é em DAB(sistema de rádio digital europeu) e sim HD Radio( sistema de rádio digital americano). Portanto você precisa de um receptor HD Radio, deixei lá no inicio do tópico, um exemplo de receptor que recebe essa transmissão. Lembrando que continua normal a irradiação nos 4 canais HD, sendo que cada um com programação diferente do outro, o HD1 transmite simultaneamente com o FM analógico.
 
Membro conhecido
Aug
908
629
E aí pessoal . Alguma novidade sobre o radio digital no Brasil ou o sistema FLOPOU ???


Pra mim, ja nasceu flopado...
As pessoas teriam que comprar receptores novos e carissimos, para algo que está na internet (com muito mais opcoes de escolha).

So faz algum sentido para quem nao tem acesso facil `a internet, mas tem grana sobrando para gastar com receptores novos.
----
 
Membro conhecido
Feb
1,471
1,778
Muito caro esses receptores. Para começar, tem que baixar os preços. Outra coisa: teria que ter algo novo, se possível conteúdos exclusivos para aquele tipo de mídia para incentivar, se possível, os usuários a adquirirem aquele tipo de equipamento.
 
Membro conhecido
Aug
1,207
1,713
Muito caro esses receptores. Para começar, tem que baixar os preços. Outra coisa: teria que ter algo novo, se possível conteúdos exclusivos para aquele tipo de mídia para incentivar, se possível, os usuários a adquirirem aquele tipo de equipamento.
derrapada mundial, 3 ou 4 sistemas diferentes incompatíveis e caros num cenario em que tudo vem pela internet. Sou conservador e prefiro tudo via broadcasting e aberto mas com tantos sistemas que não conversam, fica muito dificil massificar e virar um produto popular.
 
Membro ativo
Jan
46
116
Muito caro esses receptores. Para começar, tem que baixar os preços. Outra coisa: teria que ter algo novo, se possível conteúdos exclusivos para aquele tipo de mídia para incentivar, se possível, os usuários a adquirirem aquele tipo de equipamento.
Concordo com você, pra nos sai caríssimo! Agora para um norte americano pagar 60 dólares não é dispendioso. A diferença é que enquanto nos só temos uma radio usando o HD Rádio no país, lá existe várias transmitindo no sistema em diversos estados e com conteúdos diferentes nos canais, inclusive muitas emissoras adotando o sistema para transmitir suas programações do AM em um dos canais disponíveis no HD. Já nos acabamos com o radio AM e para transmitir no FM, alteramos a programação tradicional do antigo AM. Então meus caros, enquanto nossos empresários não olharem para o futuro, os preços não vão baixar e continuaremos a usar o bom e velho radinho analógico.
 
Membro ativo
Jan
46
116
derrapada mundial, 3 ou 4 sistemas diferentes incompatíveis e caros num cenario em que tudo vem pela internet. Sou conservador e prefiro tudo via broadcasting e aberto mas com tantos sistemas que não conversam, fica muito dificil massificar e virar um produto popular.
Sem duvida que facilitaria um sistema único, mas sabemos que isso é impossível. No entanto lá atrás, quando surgiu a tv a cores, também tínhamos três sistemas NTSC (Americano), PAL (Alemão) e SECAM (Frances), aqui adotamos uma derivação o PAL-M, porem isso não impediu o avanço da tv colorida no mundo e no Brasil. Hoje mesmo na tv digital temos: ATSC (Americano), DVBT (Europeu) e ISDB (japonês) adotamos outra derivação (ISDB-T), nas Smart tv, temos vários sistemas dos fabricantes: Android, Tizen, WebOS etc... Portanto amigo Juca o problema não são os diversos sistemas existentes. Você só tem demanda se o produto estiver disponível para o consumidor, com o consumo em massa, os preços caem. Precisamos ter empresários de comunicação com atitude e coragem para investir e avançar, como eles mesmo já fizeram lá atrás no inicio do radio e da tv.
 
Membro conhecido
Aug
908
629
No entanto lá atrás, quando surgiu a tv a cores, também tínhamos três sistemas NTSC (Americano), PAL (Alemão) e SECAM (Frances), aqui adotamos uma derivação o PAL-M, porem isso não impediu o avanço da tv colorida no mundo e no Brasil. Hoje mesmo na tv digital temos: ATSC (Americano), DVBT (Europeu) e ISDB (japonês) adotamos outra derivação (ISDB-T), nas Smart tv, temos vários sistemas dos fabricantes: Android, Tizen, WebOS etc... Portanto amigo Juca o problema não são os diversos sistemas existentes. Você só tem demanda se o produto estiver disponível para o consumidor, com o consumo em massa, os preços caem.


Existe mais um ponto nessa equacao: o consumidor precisa estar disposto a investir na tecnologia... Veja o exemplo das tvs 3D: como era mais do que previsivel, o sistema "nao pegou" e hoje em dia acho que nem existe mais para vender tv nova com tecnologia 3D. Flopou miseravelmente, como previsto, pois era apenas modismo.

No caso da TV a cores ou da tv digital, houve interesse do publico em fazer a mudanca. Mas e no caso do radio? Quem tem real interesse nisso? So quem mora em algum lugar que nao tem acesso internet facil, de qualidade e boa velocidade, pois eh tudo o que basta para ter acesso imediato aas radios de todo o planeta.

---
[Adendo]: O Brasil usa o sistema ISDB japones, e nao alguma "derivacao" dele, como foi o PAL/M... Tudo o que fizemos foi adotar algumas mudancas de CODEC (como usar o h264 ao inves de h263) e o middleware Ginga (a unica coisa brasileira de todo o sistema, e que ninguem usa porque nao serve pra nada, seria melhor usar simplesmente a internet). Ou seja, alteracoes de software apenas, o ISDB permanece o japones.
.
 
Membro ativo
Jan
46
116
No caso da TV a cores ou da tv digital, houve interesse do publico em fazer a mudanca. Mas e no caso do radio? Quem tem real interesse nisso? So quem mora em algum lugar que nao tem acesso internet facil, de qualidade e boa velocidade, pois eh tudo o que basta para ter acesso imediato aas radios de todo o planeta.
Rubens não se preocupe! Se você ouve radio via internet, vai continuar ouvindo normalmente, não importa se a emissora é analógica (AM,FM e OC) ou Digital (DAB,DRM ou HD Radio). Agora te garanto que a maioria das pessoas ainda ouve radio via receptor. Aqui mesmo no HT Forum tem vários tópicos sobre transmissões de emissoras AM e FM . Portanto, a internet não impede que as emissoras adotem os transmissores digitais para a melhoria da qualidade do som, principalmente para quem sintoniza via radio e proporcionar opções de programação diversas no caso do sistema HD Radio. Como eu já disse anteriormente, depende só dos grandes empresários quererem. Se emissoras como os sistemas Globo, Bandeirantes, Jovem Pan, Transamérica, Gaúcha e outros adotarem o radio digital, será questão de tempo para a maioria migrarem para o sistema digital. Agora é claro, temos que escolher um primeiro.
[Adendo]: O Brasil usa o sistema ISDB japones, e nao alguma "derivacao" dele, como foi o PAL/M... Tudo o que fizemos foi adotar algumas mudancas de CODEC (como usar o h264 ao inves de h263) e o middleware Ginga (a unica coisa brasileira de todo o sistema, e que ninguem usa porque nao serve pra nada, seria melhor usar simplesmente a internet). Ou seja, alteracoes de software apenas, o ISDB permanece o japones.
Se fizemos mudanças! Então já não é mais original.
 
Membro
Jan
52
56
Gingq
Existe mais um ponto nessa equacao: o consumidor precisa estar disposto a investir na tecnologia... Veja o exemplo das tvs 3D: como era mais do que previsivel, o sistema "nao pegou" e hoje em dia acho que nem existe mais para vender tv nova com tecnologia 3D. Flopou miseravelmente, como previsto, pois era apenas modismo.

No caso da TV a cores ou da tv digital, houve interesse do publico em fazer a mudanca. Mas e no caso do radio? Quem tem real interesse nisso? So quem mora em algum lugar que nao tem acesso internet facil, de qualidade e boa velocidade, pois eh tudo o que basta para ter acesso imediato aas radios de todo o planeta.

---
[Adendo]: O Brasil usa o sistema ISDB japones, e nao alguma "derivacao" dele, como foi o PAL/M... Tudo o que fizemos foi adotar algumas mudancas de CODEC (como usar o h264 ao inves de h263) e o middleware Ginga (a unica coisa brasileira de todo o sistema, e que ninguem usa porque nao serve pra nada, seria melhor usar simplesmente a internet). Ou seja, alteracoes de software apenas, o ISDB permanece o japones.
.
Ginga.... já ouço falar... nunca usei... nem sei como faz pra usar
 
Membro
Jan
52
56
Bom. Pelo que eu tenho acompanhado. As transmissões digitais terrestres via radiofrequência não chegarão tão cedos.

Vejo que a internet é o meio de transmissão do radio digital. Seja ela wifi ou 4G e 5G. No meu celular não tem chip de FM. Eu escuto emissoras de radio por aplicativos. Usando rede 4G quando estou na rua.

O que eu gostaria muito é que tivesse a venda no Brasil aparelhos de rádios com Wifi integrado. Vejo modelos da OCEAN DIGITAL e INSCABIN nos sites estrangeiros e acho eles legais. Compraria um os valores fossem acessíveis. O que temos mais próximo de um Radio Via Internet barato para comprar no Brasil é a Alexa da Amazon e Nest do Google.

O radio sempre vai existir. O formato radio. Porem seus meios de chegar até o ouvinte é que esta mudando. Por exemplo: também tenho App para ouvir radios na smart tv. Apesar de sempre preferir os de radiofrequência no qual o sinal FM vem da torre pelo ar até meu aparelho. Sem eu precisar por conexão pra receber o conteudo
 
Top