Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.
Inscreva-se agora!Não é a primeira. A primeira foi a Cultura FM de Uberlândia/MG em 2009. Agora se continuam operando no sistema é uma boa pergunta.Novidade em Manaus! Rádio Cidade FM Manaus 99.3 já está operando em HD Radio(IBOC), sendo a primeira da América do Sul. A própria emissora está divulgando a novidade durante os intervalos e em algumas vinhetas. Site da Emissora: https://www.cidadefmmanaus.com.br/
OBS: No site não consta nenhuma informação sobre o assunto, você tem que acompanhar a programação pra saber da novidade.
Não é a primeira. A primeira foi a Cultura FM de Uberlândia/MG em 2009. Agora se continuam operando no sistema é uma boa pergunta.
Tudo Rádio - Cultura FM muda seu nome para Cultura HD - Rádio News
Tudo Radio é o portal para ouvir rádios ao vivo online e se atualizar com as últimas notícias do mundo do rádio no Brasil. Ouça as melhores estações FM e AM ao vivo.tudoradio.com
O sistema americano trabalha usando uma subportadora dentro da faixa ocupada pela emissora FM. Naqueles 500 khz que sao ocupados pela emissora após a primeira portadora principal (a parte mono do audio), o sinal piloto e a portadora de diferença do estéreo ainda sobram alguns poucos KHz que pode ser colocado algo mais. Inclusive nos EUA antes de inventaram esse sistema digital ja se usava esse espaço em algumas estações para serviços de rádio para comunidades estrangeiras ou pessoas com deficiência. E por estar nos limites da portadora e com pouco espaço é que tornam ele mais frágil que outros sistemas.Sim! Está é uma das vantagens do sistema. Diferente do DAB, você não precisa de um receptor novo para ouvir a emissora, você continua ouvindo normalmente no seu radio atual.
Realmente não é a primeira a transmitir em HD Radio, ocorreram vários testes em outras emissoras do sul e sudeste principalmente. Quando digo a primeira, é referente a adotar o sistema IBOC na América do Sul.Não é a primeira. A primeira foi a Cultura FM de Uberlândia/MG em 2009. Agora se continuam operando no sistema é uma boa pergunta.
Tudo Rádio - Cultura FM muda seu nome para Cultura HD - Rádio News
Tudo Radio é o portal para ouvir rádios ao vivo online e se atualizar com as últimas notícias do mundo do rádio no Brasil. Ouça as melhores estações FM e AM ao vivo.tudoradio.com
Aqui estou me referindo no sentido que caso você não tenha um receptor HD radio, você continua ouvindo a emissora normalmente no seu receptor analógico.Sim! Está é uma das vantagens do sistema. Diferente do DAB, você não precisa de um receptor novo para ouvir a emissora, você continua ouvindo normalmente no seu radio atual.
Exatamente! O sistema DAB pode ser transmitido nas frequências de FM (88 MHz a 108 MHz), mas os serviços que têm sido introduzidos na Europa, Canadá e Austrália, junto com a Índia, estão usando outras frequências. Alguns países, incluindo Grã-Bretanha, usam também a Banda III na frequência de 221 MHz. Diferente destes, Alemanha e Canadá estão usando Banda L, na faixa de 1.452 a 1.492 MHz.( Fonte teleco.com.br). Você obrigatoriamente para ouvir uma estação transmitindo em DAB, vai precisar de um novo receptor. Eu particularmente preferiria que o Brasil adotasse o sistema DRM. O que abrangeria as emissoras que transmite em AM, FM e Ondas Curtas.O DAB na Europa ele é alocado como uma frequência nova
mesmo no tudoradio, site especializado nas novidades do rádio, parece que o topico digital esta meio abandonado. Ate agora sequer mencionaram os importantes testes da Cidade FM Manaus usando o IBOC, acho que renomeado como HD Radio.O sistema americano trabalha usando uma subportadora dentro da faixa ocupada pela emissora FM. Naqueles 500 khz que sao ocupados pela emissora após a primeira portadora principal (a parte mono do audio), o sinal piloto e a portadora de diferença do estéreo ainda sobram alguns poucos KHz que pode ser colocado algo mais. Inclusive nos EUA antes de inventaram esse sistema digital ja se usava esse espaço em algumas estações para serviços de rádio para comunidades estrangeiras ou pessoas com deficiência. E por estar nos limites da portadora e com pouco espaço é que tornam ele mais frágil que outros sistemas.
O DAB na Europa ele é alocado como uma frequência nova, no caso do Reino Unido que sei ele ocupa o que antes era o VHF da televisão. Por um lado vai exigir sintonizadores novos por estar em uma frequência mais alta que o FM normal mas com uma largura de banda maior (acho que são 8 MHz) não carregam uma só rádio mas um mux de várias rádios ao mesmo tempo, o que exige um arranjo entre organizações ou um operador centralizado pra emitir todos esses serviços juntos.
Juca, infelizmente no Brasil as emissoras deram preferencia a migração do radio Am para o FM e eFM ( faixa estendida, iniciada em 76 MHz) abarrotando o dial FM e deixando o sistema digital de lado. A esperança é que a EBC continue realizando testes DRM nas ondas curtas e com isso adote o sistema DRM, tanto nas suas emissoras de OC, como também nas AM e FM (DRM+). Assim talvez motive os empresários a assumir o digital de vez. No caso da Cidade Fm Manaus, não é mais teste, Eles já adotaram o HD radio.mesmo no tudoradio, site especializado nas novidades do rádio, parece que o topico digital esta meio abandonado. Ate agora sequer mencionaram os importantes testes da Cidade FM Manaus usando o IBOC, acho que renomeado como HD Radio.
Com a migração do AM p o FM, parece que o AM digital foi abandonado e resta ainda a transmissão em ondas curtas no digital. É isso mesmo?
Em tempo: o que são estes topicos em chines aparecendo multiplicados na primeira pagina do site HTFORUM.NET? estão hackeando o site? quanta poluição!!!
O sistema foi adotado de forma oficial pela emissora de Uberlândia, tanto que houve a troca do nome da rádio. Pode ver que consta tudo na reportagem do Tudo Rádio da época. Porém, fica difícil saber se ainda estão transmitindo usando a tecnologia pois não se falou mais nada desde então.Realmente não é a primeira a transmitir em HD Radio, ocorreram vários testes em outras emissoras do sul e sudeste principalmente. Quando digo a primeira, é referente a adotar o sistema IBOC na América do Sul.
Alves eu li uma matéria que ss o IBOC quiser transmitir mais de 2 canais de áudio em HD. Será preciso saceificar o som stereo do analógico. Isso tem haver com oEscolheram o pior sistema disponível. Além de ter que pagar uma taxa anual, o IBOC invade as frequências vizinhas.
Esse receptor não sintoniza as faixas da fm estendida analógica????Detalhes da parte traseira do receptor.View attachment 10627
Vou te responder com a resposta que dei para o Juca ai em cima:E as emissoras brasileiras que foram para a faixa estendida. Como vão ser digitais ? Vai ter aparelhos IBOC com faixa estendida ?
Vou te responder com a resposta que dei para o Juca ai em cima:
Infelizmente no Brasil as emissoras deram preferencia a migração do radio Am para o FM e eFM ( faixa estendida, iniciada em 76 MHz) abarrotando o dial FM e deixando o sistema digital de lado. A esperança é que a EBC continue realizando testes DRM nas ondas curtas e com isso adote o sistema DRM, tanto nas suas emissoras de OC, como também nas AM e FM (DRM+). Assim talvez motive os empresários a assumir o digital de vez. Por enquanto não temos nenhum sistema digital escolhido
Quem escolhe se a AM vai pro FM normal ou estendido não é o dono da rádio, é a Anatel que dá a outorga.
Pra ir pro FM convencional numa região com dial congestionado tem que aceitar redução de potência. É o caso da única AM da minha cidade que já fez testes em 106,5 MHz.
Resumo da ópera: esta um torre de babel. Regulamentação conflituosa, sites especializados sabotando o digital e emissoras menos interessadas ainda. Tudo obrigando a usar banda larga para ver e ouvir e ficar dependendo dos serviços caros e ruins das operadoras de internet.O que eles fizeram com o radio aqui no Brasil foi só cagada mesmo. Desligaram o AM. Colocaram uma faixa de radio que ninguém sabe que existe. Aparelhos continuam antigos. E o digital ninguém sabe se lá quando vai vir. Se eu fosse dono de radio AM manteria a emissora no ar mesmo assim ou migrava ela para o FM dos 88 ao 108. Imagine só colocar do 77 ao 88 a emissora que nenhum ouvinte conseguiria sintonizar. Pessima ideia esse fm estendido. Deveriam usar essa faixa para s implantação de um sistema como o DAB.
Como esta a adoção do radio digital no mundo? Os EUA e Europa adotaram o mesmo sistema ou ainda não tem regulalmentação? Japão Coreia e China estao analisando? Sem gdes mercados periga o digital não decolar.
O que eles fizeram com o radio aqui no Brasil foi só cagada mesmo. Desligaram o AM. Colocaram uma faixa de radio que ninguém sabe que existe. Aparelhos continuam antigos. E o digital ninguém sabe se lá quando vai vir. Se eu fosse dono de radio AM manteria a emissora no ar mesmo assim ou migrava ela para o FM dos 88 ao 108. Imagine só colocar do 77 ao 88 a emissora que nenhum ouvinte conseguiria sintonizar. Pessima ideia esse fm estendido. Deveriam usar essa faixa para s implantação de um sistema como o DAB.