Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Primeira HD Rádio do Brasil (IBOC)

Membro ativo
Jan
46
116
Novidade em Manaus! Rádio Cidade FM Manaus 99.3 já está operando em HD Radio(IBOC), sendo a primeira da América do Sul. A própria emissora está divulgando a novidade durante os intervalos e em algumas vinhetas. Site da Emissora: https://www.cidadefmmanaus.com.br/
OBS: No site não consta nenhuma informação sobre o assunto, você tem que acompanhar a programação pra saber da novidade.
 
Membro conhecido
Aug
1,207
1,713
Novidade em Manaus! Rádio Cidade FM Manaus 99.3 já está operando em HD Radio(IBOC), sendo a primeira da América do Sul. A própria emissora está divulgando a novidade durante os intervalos e em algumas vinhetas. Site da Emissora: https://www.cidadefmmanaus.com.br/
OBS: No site não consta nenhuma informação sobre o assunto, você tem que acompanhar a programação pra saber da novidade.
excelente noticia. Vc pode esmiuçar as vantagens do sistema?
 
Membro ativo
Jan
46
116
excelente noticia. Vc pode esmiuçar as vantagens do sistema?
Juca ainda não tenho o receptor, estou aguardando chegar para poder testar a transmissão. Posso informar que o digital(HD1), trabalha simultaneamente com o analógico. Como na Tv digital, também pode se transmitir em 4 canais diferentes, o FM Analógico e mais o HD1, HD2 e HD3, ou seja três programações diferentes. Caso o sinal digital primário (HD1) caia, o receptor HD reverterá automaticamente para o sinal FM analógico.
 
Membro conhecido
Oct
1,324
1,800
Juca ainda não tenho o receptor, estou aguardando chegar para poder testar a transmissão. Posso informar que o digital(HD1), trabalha simultaneamente com o analógico. Como na Tv digital, também pode se transmitir em 4 canais diferentes, o FM Analógico e mais o HD1, HD2 e HD3, ou seja três programações diferentes. Caso o sinal digital primário (HD1) caia, o receptor HD reverterá automaticamente para o sinal FM analógico.
Nesse caso, quem só tem o receptor analógico continua ouvindo normalmente o FM analógico?
 
Membro conhecido
Oct
1,324
1,800
Sim! Está é uma das vantagens do sistema. Diferente do DAB, você não precisa de um receptor novo para ouvir a emissora, você continua ouvindo normalmente no seu radio atual.
Muito interessante!
 
Membro
Nov
24
36
Novidade em Manaus! Rádio Cidade FM Manaus 99.3 já está operando em HD Radio(IBOC), sendo a primeira da América do Sul. A própria emissora está divulgando a novidade durante os intervalos e em algumas vinhetas. Site da Emissora: https://www.cidadefmmanaus.com.br/
OBS: No site não consta nenhuma informação sobre o assunto, você tem que acompanhar a programação pra saber da novidade.
Ou utilizar um analisador de espectro
 
Membro ativo
Jan
46
116
Juca ainda não tenho o receptor, estou aguardando chegar para poder testar a transmissão. Posso informar que o digital(HD1), trabalha simultaneamente com o analógico. Como na Tv digital, também pode se transmitir em 4 canais diferentes, o FM Analógico e mais o HD1, HD2 e HD3, ou seja três programações diferentes. Caso o sinal digital primário (HD1) caia, o receptor HD reverterá automaticamente para o sinal FM analógico.
Bom já estou com o receptor, na realidade são 4 canais em HD, sendo que a emissora está utilizando os quatro. No HD1 a transmissão é a mesma do FM analógico, o som nesse canal é sensacional, som de cd mesmo, qualidade espetacular. Já os outros 3 canais que tocam programação musical com vinhetas da radio, notei que o som apesar de excelente, não tá no nível do HD1, inclusive tem horas que falha o sinal, talvez ainda estejam em testes.
 
Membro conhecido
Aug
1,207
1,713
Bom já estou com o receptor, na realidade são 4 canais em HD, sendo que a emissora está utilizando os quatro. No HD1 a transmissão é a mesma do FM analógico, o som nesse canal é sensacional, som de cd mesmo, qualidade espetacular. Já os outros 3 canais que tocam programação musical com vinhetas da radio, notei que o som apesar de excelente, não tá no nível do HD1, inclusive tem horas que falha o sinal, talvez ainda estejam em testes.
JAMNS, informe mais sobre o receptor, fotos, onde comprou, preço e funcionalidades e configurações. Por exemplo, dá p ligar uma antena externa nele? testou em movimento e qual o alcance? Grande Manaus é toda plana então o sinal via transmissão IBOC chega com estabilidade em distancias maiores que o FM Analogico atual?
Parece que esses testes estão escondidos e não achei os estudos técnicos especificos da Radio Cidade FM Manaus e ABERT sobre esse importante diferencial no meio radio. Até o site TudoRadio está ignorando essa iniciativa.
Olha o que garimpei no google:

Em março de 1969 entrava no ar a 1a rádio FM estéreo do Brasil, a Tropical FM 99,3 emissora voltada ao público jovem

Essa seria a precursora da Cidade Manaus. Então com esses testes em IBOC, mais um marco tecnologico no DNA do dial manauense.
 
Última edição:
Membro ativo
Jan
46
116
JAMNS, informe mais sobre o receptor, fotos, onde comprou, preço e funcionalidades e configurações. Por exemplo, dá p ligar uma antena externa nele? testou em movimento e qual o alcance? Grande Manaus é toda plana então o sinal via transmissão IBOC chega com estabilidade em distancias maiores que o FM Analogico atual?
Parece que esses testes estão escondidos e não achei os estudos técnicos especificos da Radio Cidade FM Manaus e ABERT sobre esse importante diferencial no meio radio. Até o site TudoRadio está ignorando essa iniciativa.
Olha o que garimpei no google:

Em março de 1969 entrava no ar a 1a rádio FM estéreo do Brasil, a Tropical FM 99,3 emissora voltada ao público jovem

Essa seria a precursora da Cidade Manaus. Então com esses testes em IBOC, mais um marco tecnologico no DNA do dial manauense.
Juca recebi ontem o receptor, comprei na Amazon(USA), marca Sangean o mais em conta(HDR-14) , esses receptores são caros e apesar desse modelo ser portátil, tem um excelente som, principalmente via fone de ouvido, há outros modelos de diversas marcas e preços. Esse modelo específico tem 40 memórias, alarme, relógio, data, RDS, etc... Ainda irei fazer testes de campo nos bairros mais distantes do centro para sentir a recepção em HD. A rádio tropical também foi a primeira realmente a transmitir em FM stereo no Brasil. É um mistério a pouca divulgação, até aqui em Manaus, às pessoas tem pouca consciência dessa transmissão inédita no país, nem eu vejo comentários aqui sobre o fato. A diferença de som entre o HD e o analógico das outras FM é absurda.
 
Membro ativo
Jan
46
116
Como publicar às fotos aqui? Anexei os arquivos mas não está indo.
 
Membro conhecido
Mar
1,204
1,221
Sim! Está é uma das vantagens do sistema. Diferente do DAB, você não precisa de um receptor novo para ouvir a emissora, você continua ouvindo normalmente no seu radio atual.

Entendo que a dúvida dele tenha sido a respeito de ter acesso ao sinal digital, não? Falo isso porque claro, se tiver um sistema de FM convencional continuará ouvindo normalmente por este meio, mas pro novo formato terá de possuir outro receptor.
 
Membro conhecido
Mar
1,204
1,221
Como publicar às fotos aqui? Anexei os arquivos mas não está indo.

No terceiro grupo de ícones, clique no ícone da imagem (ao lado da corrente). Porém há um limite para tamanho do arquivo. Tente reduzir a qualidade para não ultrapassar 200k (creio que até 220k aceite)
 
Membro conhecido
Aug
1,207
1,713
O preço já incluído os impostos ficou emR$1.100,00.
impostos de importação muito caros. O lance é trazer uma na bagagem na proxima viagem. Como esta a adoção do radio digital no mundo? Os EUA e Europa adotaram o mesmo sistema ou ainda não tem regulalmentação? Japão Coreia e China estao analisando? Sem gdes mercados periga o digital não decolar.
Sou fissurado em inovações e até a pandemia fui "rato" de feiras e exposições eletronicas. De olho no 8k e no radio digital!!!
 
Membro ativo
Jan
46
116
impostos de importação muito caros. O lance é trazer uma na bagagem na proxima viagem. Como esta a adoção do radio digital no mundo? Os EUA e Europa adotaram o mesmo sistema ou ainda não tem regulalmentação? Japão Coreia e China estao analisando? Sem gdes mercados periga o digital não decolar.
Sou fissurado em inovações e até a pandemia fui "rato" de feiras e exposições eletronicas. De olho no 8k e no radio digital!!!
Juca nós EUA eles adotaram o HD rádio, já a Europa preferiu o DAB, O Japão pelo que eu sei é o ISDB, o mesmo que usamos aqui na TV digital, só que uma derivação para rádio. Além desses nós temos também o DRM atualmente usado mais em ondas curtas, mas já em experiência para o FM DRM+. FeestDJ se alguém puder publicar às fotos (acho que são grandes e precisarão serem editadas) posso compartilhar para serem editadas e publicadas.
 
Top