excelente noticia. Vc pode esmiuçar as vantagens do sistema?Novidade em Manaus! Rádio Cidade FM Manaus 99.3 já está operando em HD Radio(IBOC), sendo a primeira da América do Sul. A própria emissora está divulgando a novidade durante os intervalos e em algumas vinhetas. Site da Emissora: https://www.cidadefmmanaus.com.br/
OBS: No site não consta nenhuma informação sobre o assunto, você tem que acompanhar a programação pra saber da novidade.
Juca ainda não tenho o receptor, estou aguardando chegar para poder testar a transmissão. Posso informar que o digital(HD1), trabalha simultaneamente com o analógico. Como na Tv digital, também pode se transmitir em 4 canais diferentes, o FM Analógico e mais o HD1, HD2 e HD3, ou seja três programações diferentes. Caso o sinal digital primário (HD1) caia, o receptor HD reverterá automaticamente para o sinal FM analógico.excelente noticia. Vc pode esmiuçar as vantagens do sistema?
Nesse caso, quem só tem o receptor analógico continua ouvindo normalmente o FM analógico?Juca ainda não tenho o receptor, estou aguardando chegar para poder testar a transmissão. Posso informar que o digital(HD1), trabalha simultaneamente com o analógico. Como na Tv digital, também pode se transmitir em 4 canais diferentes, o FM Analógico e mais o HD1, HD2 e HD3, ou seja três programações diferentes. Caso o sinal digital primário (HD1) caia, o receptor HD reverterá automaticamente para o sinal FM analógico.
Sim! Está é uma das vantagens do sistema. Diferente do DAB, você não precisa de um receptor novo para ouvir a emissora, você continua ouvindo normalmente no seu radio atual.Nesse caso, quem só tem o receptor analógico continua ouvindo normalmente o FM analógico?
Não! Você tem que importar por enquanto, você pode adquirir através da Amazon. Acredito que brevemente alguma importadora de Manaus comece a revender.Já existem receptores IBOC a venda no Brasil?
Muito interessante!Sim! Está é uma das vantagens do sistema. Diferente do DAB, você não precisa de um receptor novo para ouvir a emissora, você continua ouvindo normalmente no seu radio atual.
Ou utilizar um analisador de espectroNovidade em Manaus! Rádio Cidade FM Manaus 99.3 já está operando em HD Radio(IBOC), sendo a primeira da América do Sul. A própria emissora está divulgando a novidade durante os intervalos e em algumas vinhetas. Site da Emissora: https://www.cidadefmmanaus.com.br/
OBS: No site não consta nenhuma informação sobre o assunto, você tem que acompanhar a programação pra saber da novidade.
Bom já estou com o receptor, na realidade são 4 canais em HD, sendo que a emissora está utilizando os quatro. No HD1 a transmissão é a mesma do FM analógico, o som nesse canal é sensacional, som de cd mesmo, qualidade espetacular. Já os outros 3 canais que tocam programação musical com vinhetas da radio, notei que o som apesar de excelente, não tá no nível do HD1, inclusive tem horas que falha o sinal, talvez ainda estejam em testes.Juca ainda não tenho o receptor, estou aguardando chegar para poder testar a transmissão. Posso informar que o digital(HD1), trabalha simultaneamente com o analógico. Como na Tv digital, também pode se transmitir em 4 canais diferentes, o FM Analógico e mais o HD1, HD2 e HD3, ou seja três programações diferentes. Caso o sinal digital primário (HD1) caia, o receptor HD reverterá automaticamente para o sinal FM analógico.
JAMNS, informe mais sobre o receptor, fotos, onde comprou, preço e funcionalidades e configurações. Por exemplo, dá p ligar uma antena externa nele? testou em movimento e qual o alcance? Grande Manaus é toda plana então o sinal via transmissão IBOC chega com estabilidade em distancias maiores que o FM Analogico atual?Bom já estou com o receptor, na realidade são 4 canais em HD, sendo que a emissora está utilizando os quatro. No HD1 a transmissão é a mesma do FM analógico, o som nesse canal é sensacional, som de cd mesmo, qualidade espetacular. Já os outros 3 canais que tocam programação musical com vinhetas da radio, notei que o som apesar de excelente, não tá no nível do HD1, inclusive tem horas que falha o sinal, talvez ainda estejam em testes.
Juca recebi ontem o receptor, comprei na Amazon(USA), marca Sangean o mais em conta(HDR-14) , esses receptores são caros e apesar desse modelo ser portátil, tem um excelente som, principalmente via fone de ouvido, há outros modelos de diversas marcas e preços. Esse modelo específico tem 40 memórias, alarme, relógio, data, RDS, etc... Ainda irei fazer testes de campo nos bairros mais distantes do centro para sentir a recepção em HD. A rádio tropical também foi a primeira realmente a transmitir em FM stereo no Brasil. É um mistério a pouca divulgação, até aqui em Manaus, às pessoas tem pouca consciência dessa transmissão inédita no país, nem eu vejo comentários aqui sobre o fato. A diferença de som entre o HD e o analógico das outras FM é absurda.JAMNS, informe mais sobre o receptor, fotos, onde comprou, preço e funcionalidades e configurações. Por exemplo, dá p ligar uma antena externa nele? testou em movimento e qual o alcance? Grande Manaus é toda plana então o sinal via transmissão IBOC chega com estabilidade em distancias maiores que o FM Analogico atual?
Parece que esses testes estão escondidos e não achei os estudos técnicos especificos da Radio Cidade FM Manaus e ABERT sobre esse importante diferencial no meio radio. Até o site TudoRadio está ignorando essa iniciativa.
Olha o que garimpei no google:
Em março de 1969 entrava no ar a 1a rádio FM estéreo do Brasil, a Tropical FM 99,3 emissora voltada ao público jovem
Essa seria a precursora da Cidade Manaus. Então com esses testes em IBOC, mais um marco tecnologico no DNA do dial manauense.
Sim! Está é uma das vantagens do sistema. Diferente do DAB, você não precisa de um receptor novo para ouvir a emissora, você continua ouvindo normalmente no seu radio atual.
Como publicar às fotos aqui? Anexei os arquivos mas não está indo.
impostos de importação muito caros. O lance é trazer uma na bagagem na proxima viagem. Como esta a adoção do radio digital no mundo? Os EUA e Europa adotaram o mesmo sistema ou ainda não tem regulalmentação? Japão Coreia e China estao analisando? Sem gdes mercados periga o digital não decolar.O preço já incluído os impostos ficou emR$1.100,00.
Juca nós EUA eles adotaram o HD rádio, já a Europa preferiu o DAB, O Japão pelo que eu sei é o ISDB, o mesmo que usamos aqui na TV digital, só que uma derivação para rádio. Além desses nós temos também o DRM atualmente usado mais em ondas curtas, mas já em experiência para o FM DRM+. FeestDJ se alguém puder publicar às fotos (acho que são grandes e precisarão serem editadas) posso compartilhar para serem editadas e publicadas.impostos de importação muito caros. O lance é trazer uma na bagagem na proxima viagem. Como esta a adoção do radio digital no mundo? Os EUA e Europa adotaram o mesmo sistema ou ainda não tem regulalmentação? Japão Coreia e China estao analisando? Sem gdes mercados periga o digital não decolar.
Sou fissurado em inovações e até a pandemia fui "rato" de feiras e exposições eletronicas. De olho no 8k e no radio digital!!!
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?