View attachment 3231
Temporal que atingiu cidade do Mato Grosso do Sul derrubou torre dos canais de TV
O forte temporal que atingiu Naviraí (MS) na noite de ontem (29) derrubou a torre que emite os sinais de TV da cidade, segundo informou o João Vitor.
O João explicou que a torre pertence à prefeitura de Naviraí, e não à TV Morena, como informou erroneamente alguns portais.
"Bom, a torre não é da TV Morena, é da prefeitura. As emissoras usam a torre, e a "casa" que é da prefeitura. Os equipamentos são delas (emissoras), como parabólica, transmissor, antena, e cabos", detalhou.
Questionado sobre qual a função da prefeitura na manutenção dos sinais, João Vitor esclareceu que o órgão público só faz a manutenção do ar condicionado, estrutura e energia, e para tanto usam os eletricistas dela. "Acredito que cada emissora seja responsável por dar manutenção ao seu sinal", ponderou o notável conhecedor desses assuntos.
A torre atingiu em cheio uma das parabólicas utilizadas pela TV Canção Nova. "Sorte que eles tem duas. Usavam uma pro analógico, e uma pro digital, mas aí mudaram uma pro C2 e passaram a usar (apenas uma) pros dois sinais", relata o João.
De acordo com o G1, técnicos da TV Morena estão a caminho de Naviraí para contabilizar os estragos. Por enquanto, apenas o sinal analógico da emissora seguirá no ar na cidade.
Ainda não se sabe quanto tempo levará para que os canais de TV terrestres de Naviraí voltem ao ar.
Estão fora do ar os seguintes sinais: TV Morena Ponta Porã HD, TV MS HD, SBT MS analógico, TV Evangelizar HD e TV Canção Nova HD. O sinal analógico da Canção Nova já estava fora do ar antes do temporal.
Até o momento não há informações se a torre que caiu ainda poderá ser recuperada ou se será necessário a instalação de uma nova.
Parte da cidade ainda continua sem eletricidade, inclusive na Avenida Dourados, onde se localiza a Rádio Karandá FM. A emissora está fora do ar há mais de 16 horas.