HDTV na Paraíba

Membro conhecido
Feb
677
864
Interessante!

Dúvida: como funcionaria esse anúncio para o "Estado - Paraíba"? Seria pra ter a propaganda veiculada, tanto pela Borborema, quanto pela Tambaú?
Não. Cada um vende o seu. Cada emissora comercializa o seu espaço. Mas do total vendido com anúncio, tem a parte da rede de afiliação. Eu não sei explicar pq eu não tenho comhecimento específico de como funciona. Mas a parceria da Arapuan com a Rede TV acabou pq a emissora alegava q tinha mais audiência com a sua programação local do q a programação de rede. Não faz sentido a Arapuan vender 10 e ter q dar 7 a Rede TV e ficar só com 3.... Entendeu?

Membro conhecido
Feb
677
864
Uma emissora de televisão que é afiliada a um rede, de tudo o que vende, uma parte fica com a rede. A maior parte, já que a emissora afiliada só gera 4, 5 ou 6 horas de programação própria. Sem falar no padrão de rede. A TV Arapuan se comporta no mercado como emissora geradora de 24 horas de programação. E isso tá longe de acontecer. Se ela tem afiliação, ela deve cumprir o contrato de filiação

Membro conhecido
Feb
677
864
Imaginem o nível de programação de uma TV Arapuan 24 horas... Se tem dia que aquele Samuka fica sem ter o que colocar no ar com duas horas de programa... Imagina gerar... Vamos dizer 12 por 12, como faz a CNN Brasil. Produz 12 e reprisa 12... Imagina o q a Arapuan ía inventar pra pôr no ar, tendo q produzir 12 horas de programação própria

Membro conhecido
Feb
677
864
Eu não gosto de emissoras locais. Tenho parabólica, mas os canais que assisto são 3... TV Brasil (documentários). Futura, e a Cultura. Infelizmente, o Sesc TV ainda não entrou nesse sistema q vem migrando pra banda K.u. Mas migrará

Membro conhecido
Feb
677
864
Eu não me importo se TV Borborema vai sobreviver a escassez de ganho com publicidade e propaganda. Eu não assisto. Não tem o que presta. E quando digo que ñ tem o q presta, é q até quem assiste, diz q assiste pra fofocar e zombar. No caso do programas lixo q se aproveitam da desgraça alheia da central de polícia, quem assiste, diz q assiste pra saber do q se passa e fofocar. E entretenimento local ñ vende. O q ajnda vende é policial. Quem assiste reconhece q ñ presta

Membro conhecido
Feb
677
864
O acesso à internet fácil pela massa pobre tem mudado a forma de se informar. Associado a isso tem a falta de educação. De cada 10 paraibanos, 9 tem só o ensino médio. E o q tem superior, ñ sabe o q é uma tribo indígena Tabajara. Não sabe o q é um Cariri. Nunca ouviu falar em Seridó. Não sabe onde é a Assembleia Legislativa. Não sabe quem foi João Pessoa, etc, etc, etc

Membro conhecido
Feb
677
864
Eu não conheço bem o trabalho do actual governador pq eu ñ me interesso. Graças a Deus, a rádio Tabajara ñ é usada pra vender o governo. Pode até ter Fala Governador e a leitura dos destaques do Jornal A União do dia seguinte. Mas eu tenho orgulho de ver q quase sempre, a rádio cumpre o seu papel de mostrar a cultura da Paraíba (para os que ouvem). Eu acredito que se os Paraibanos tivessem educação de Qualidade, a rádio Tabajara seria a rádio mais ouvida. Eventos como o Palco Tabajara seria muito mais importante que festa de São João com DJ q deveria fazer sucesso só em boate, por exemplo

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Eu não sei Joeverton, acho que ele teria que pagar as duas emissoras separadamente.
Boto fé. Era nisso mesmo que eu estava pensando, já que são emissoras independentes uma da outra. Só lembro de três ocasiões em que as duas emissoras transmitiram algo local juntas:

2012: debates com os prefeitáveis de João Pessoa e Campina Grande. A TV Tambaú retransmitiu o debate da Borborema (e então Rádio Clube AM), por sinal, com imagem muito ruim e som chiando direto (parecia até que o pessoal daqui tentou captar o canal 9 direto kkkkkkkkk), e depois a Borborema retransmitiu o debate da Tambaú (e então Nova Tambaú FM).

2014: debate com os candidatos a governador, gerado pela Tambaú e com mediação de Rachel Sheherazade, então apresentadora do SBT Brasil. A Borborema retransmitiu e lembro que tinha um jornalista de lá entre os convidados, no bloco de perguntas deles para os candidatos.

2020: final do Campeonato Paraibano, que teve transmissão feita pela Tambaú e a Borborema retransmitiu (o anúncio de que haveria transmissão para Campina, pelo que lembro, foi já na véspera do dia do jogo).

Tal parceria não se repetiu nas eleições de 2018 e 2022 (infelizmente, até porque em 2018 a Borborema fez o debate, mas a Tambaú não, dava pra ter retribuído a parceria com a geração a partir de Campina).

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Seria bom se o Dalton Gadelha assinasse as pesquisas do Kantar Ibope Media para que na próxima pesquisa ver o desempenho da Rede Ita, até porque os telejornais da Rede Ita são muitos bons.
Isso é verdade, pra fazer a comparação tanto com os concorrentes locais, quanto com as TVs da capital que retransmitem aí.

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Não. Cada um vende o seu. Cada emissora comercializa o seu espaço. Mas do total vendido com anúncio, tem a parte da rede de afiliação. Eu não sei explicar pq eu não tenho comhecimento específico de como funciona.
Tenho uma vaga lembrança de uma explicação sobre isso, acho que ainda dos tempos do HTForum antigo (existia um antes desse surgir).

Se não me falha a memória, na Globo, na Record e no SBT funcionaria mais ou menos dessa forma, sendo que com a Record as afiliadas têm um suporte a mais da Igreja Universal, uma vez que boa parte da programação da madrugada é local, então a igreja deve pagar diretamente a elas pelo espaço.

A Band, até meados da década passada, repassava uma parte do seu faturamento às afiliadas (não sei se o oposto ocorria ou ainda ocorre, das afiliadas repassarem algo para a rede), porém passou a atrasar ou suspender esses repasses, o que, inclusive, teria colaborado para a desfiliação da TV Cidade Verde (Mato Grosso) em 2019, e para o fechamento da NordesTV (Ceará) em 2020.

Quanto à RedeTV!, segundo o que essa pessoa (cujo nome não lembro) disse na época, ela não repassaria faturamento para nenhuma afiliada, porém, as emissoras tinham liberdade para exibir 100% de comerciais locais nos intervalos da rede (não muito diferente da liberdade que elas têm até pra cortar alguns programas da rede rsrs).

Mas a parceria da Arapuan com a Rede TV acabou pq a emissora alegava q tinha mais audiência com a sua programação local do q a programação de rede. Não faz sentido a Arapuan vender 10 e ter q dar 7 a Rede TV e ficar só com 3.... Entendeu?
E não era sem razão, a Arapuan não raramente chegava ao 3º lugar no Ibope, aqui em João Pessoa, com a grade local, o que inclusive puxava a média-dia dela pra cima e fazia ela garantir o 4º lugar geral, praticamente sempre superando a Clube/Manaíra nesse quesito. É provável até que alguns programas da RedeTV! tivessem audiência, aqui em João Pessoa, levemente superior às outras praças, impulsionados pela grade local competitiva.

Com essa lógica, a RedeTV! deveria ter buscado mais afiliadas competitivas pelo Brasil afora, porém a programação nacional que ela tem dificultou isso. E a Arapuan que aproveitou a oportunidade de crescer com a Band, ainda que abrindo mão (as vezes) das transmissões de eventos, agora com uso da TV Miramar (algumas noites do carnaval deste ano e, amanhã, um jogo de futebol).

Na verdade, ainda foi um bom negócio ao menos conseguir a Manaíra depois de perder a Arapuan (considerando que muitas capitais não têm sinal, a exemplo de Natal e Campo Grande, outras possuem apenas repetidoras, como Salvador e Florianópolis, ou têm afiliadas amadoras, como a TV São Luís, na capital do Maranhão, que acho que até hoje exibe programas locais e da rede com imagem analógica digitalizada). Para a Manaíra, porém, será um desafio se manter com uma rede nacional mais fraca.

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Uma emissora de televisão que é afiliada a um rede, de tudo o que vende, uma parte fica com a rede.
Entendi. Por isso que as redes se esforçam em ter boas afiliadas, até em praças que não integram o Painel Nacional de Televisão (onde tem medição em tempo real).

Se a afiliada tá dando resultados ruins, financeiros e de audiência, tem qualidade técnica ruim, sinal de pouca abrangência no estado, a rede tem o direito de buscar uma emissora melhor. Dependendo, claro, das opções que tiver à disposição, dentre emissoras que hoje integram redes menores (ou até mesmo maiores, vide a TV Sucesso, do interior de Goiás, que vai trocar a Record pela Band e expandir para a capital).

A maior parte, já que a emissora afiliada só gera 4, 5 ou 6 horas de programação própria. Sem falar no padrão de rede.
Justo. Se a afiliada tivesse mais de 12 horas, o justo seria ela pegar a maior parte.

Quanto ao padrão, a Globo é a única que determina, e a Record costuma incentivar as afiliadas a terem o Balanço Geral (a Paraíba é um dos únicos estados onde não tem BG, devido à força incontestável, que se goste ou não, do Correio Verdade). Afora Balanço Geral (quase todos os estados) e Cidade Alerta (praticamente todos os estados), são um pouco mais raras as afiliadas da Record que padronizam, por exemplo, o telejornal geral noturno.

No caso da Band, existem muitas praças com o jornal Band Cidade, e versões locais do Brasil Urgente, até pela enorme quantidade de emissoras próprias. Várias afiliadas, de fato, possuem programas padronizados, como esses e as versões locais do Jogo Aberto, todavia, a Arapuan definitivamente não é uma delas.

Quanto ao SBT, são casos mais raros as padronizações, mas existem, como versões locais do Primeiro Impacto (em Pernambuco, por exemplo) e em telejornais noturnos com vinhetas parecidas (até o Borborema Notícias, se não me falha a memória).

A TV Arapuan se comporta no mercado como emissora geradora de 24 horas de programação. E isso tá longe de acontecer. Se ela tem afiliação, ela deve cumprir o contrato de filiação
Quando ela era afiliada da RedeTV!, ela aproveitava a flexibilidade pra ter uma grade local extensa, pra vender não poucos horários e ainda pra transmitir grandes eventos. Isso, de certa forma, era bom, principalmente nas eleições, a cada 2 anos, com uma cobertura extensa e ao vivo durante o dia todo (essa tradição existe desde, no mínimo, 2008, quando a Arapuan foi inaugurada, mas é provável que tenha ocorrido algo desse tipo em 2006, na Miramar, e desde 2014 sempre acompanho a apuração dos votos pela Arapuan).

Porém, contrato é contrato e ela tem que cumprir mesmo. A Band que tá flexível até demais (a que ponto chegou pra conseguir se livrar da Manaíra), mas ainda menos que a RedeTV!, e a Arapuan decidiu pela troca consciente disso.

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Quero que saibam que tô gostando muito de debater com vocês aqui. Agradeço a troca de informações. Concordando ou não, o importante é debater. Gosto muito de quem ilustra o que diz com evidências. Eu contrataria vc pra trabalhar comigo, Dudu. Vc também, Joewerton
Agradeço pelo reconhecimento, embora eu seja apenas um telespectador comum, profissional de outra área. Estou aqui exatamente pra aprender mais com você e com os outros colegas também.

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Imaginem o nível de programação de uma TV Arapuan 24 horas... Se tem dia que aquele Samuka fica sem ter o que colocar no ar com duas horas de programa... Imagina gerar... Vamos dizer 12 por 12, como faz a CNN Brasil. Produz 12 e reprisa 12... Imagina o q a Arapuan ía inventar pra pôr no ar, tendo q produzir 12 horas de programação própria
Tipo, nos dias 26/12 e 27/12 do ano passado, na véspera da entrada da Band, tivemos mais ou menos uma amostra de como seria uma Arapuan independente, porque ainda na manhã do dia 26 ela cessou de vez a transmissão da RedeTV! (deve ter esperado o fim dos compromissos com as empresas locais que ainda anunciavam nesta grade nacional).

Só que em cada dia a programação foi de um jeito. No dia 26, passaram clipes das 15h às 17h, depois reprisaram os programas semanais (Minha Cidade, Saúde & Você e Frente a Frente) das 19h às 22h (acho que ainda teve clipe nesse intervalo) e o Tribuna Livre das 22h às 0h. Na madrugada entrou o Terra Viva como teste de recepção da Band.

Já no dia 27, não lembro o que exibiram das 10h às 11h, mas lembro que reprisaram o Tribuna Livre das 15h às 17h, depois o Manhã da Gente das 19h às 20h e não lembro mais o que depois. Só me recordo que, nas 2 ou 3 horas finais antes da chegada da Band, a emissora exibiu uma reprise do show do cantor Nattan, no São João de Campina Grande do ano passado.

Acho que, se a Arapuan tivesse largado a RedeTV! já no dia 24/10, quando anunciou a nova afiliação, seria capaz de ter feito uma grade como a do dia 27/12, quem sabe com reprise do Cidade em Ação e do Rede Verdade à noite (esses programas já foram reprisados de madrugada há uns 10 anos atrás, e por um curto período posterior o Rede Verdade depois do TV Fama). Clipes? Muitos clipes!

No mais, melhor assim como tá.

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Eu não gosto de emissoras locais. Tenho parabólica, mas os canais que assisto são 3... TV Brasil (documentários). Futura, e a Cultura. Infelizmente, o Sesc TV ainda não entrou nesse sistema q vem migrando pra banda K.u. Mas migrará
Gosto diferente, mas eu também acho interessantes os documentários da TV Brasil. Jornal da Cultura é muito bom, e tem vez que prefiro ver um desenho na Cultura (mesmo já adulto) do que programas de fofocas.

Considerando que tem gente que coloca emissoras como TV A Crítica, Meio Norte e até Gazeta num pedestal (nada contra)...

Das locais eu assisto um pouco de tudo, principalmente a Cabo Branco às 6h e às 12h (no meio-dia é mais ela ou a Tambaú, de vez em quando a Manaíra). Na hora do jantar, as diferenças entre os jornais são mínimas, sendo assim, o JPB2 não é tão superior ao Jornal da Correio, por exemplo, na minha opinião pessoal.

Nacionalmente, também um pouco de tudo, mas raramente passa de Globo/SBT/Record/Band/Cultura/TV Brasil. Bem de vez em quando RedeTV! (gosto extremamente peculiar e ainda mais num fórum como este kkkkkkkkkk).

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
Eu não me importo se TV Borborema vai sobreviver a escassez de ganho com publicidade e propaganda. Eu não assisto. Não tem o que presta. E quando digo que ñ tem o q presta, é q até quem assiste, diz q assiste pra fofocar e zombar. No caso do programas lixo q se aproveitam da desgraça alheia da central de polícia, quem assiste, diz q assiste pra saber do q se passa e fofocar. E entretenimento local ñ vende. O q ajnda vende é policial. Quem assiste reconhece q ñ presta
Haja gente pra tirar sarro da Borborema (ou do que ela exibe) então... Porque ainda assim é mais conhecida que a Rede Ita (e principalmente que a TV Maior) e supera as TVs geradas na capital.

Membro conhecido
Oct
1,660
2,430
O acesso à internet fácil pela massa pobre tem mudado a forma de se informar.
Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque tem muito mais opções de sites de notícias, e mesmo perfis de notícias no Instagram. Ruim porque é mais fácil cair em fake news publicadas no TikTok e em grupos de WhatsApp.

ñ sabe o q é uma tribo indígena Tabajara. Não sabe o q é um Cariri. Nunca ouviu falar em Seridó. Não sabe onde é a Assembleia Legislativa. Não sabe quem foi João Pessoa, etc, etc, etc
Pior que a própria mídia colabora. Não se vê nenhuma menção ao Seridó, nem mesmo quando se fala da previsão do tempo nas regiões do estado. Me parece que alguns pensam que Picuí é Curimataú, Juazeirinho é Cariri e Santa Luzia é Sertão.

No caso da Assembleia, os deputados de diferentes legislaturas e partidos colaboram com isso. Muitas pessoas (até eu de vez em quando) têm a impressão de que essas casas só servem pra aprovar títulos de cidadão (as vezes, pra pessoas sem nenhum vínculo de trabalho com o estado e a cidade).

Membro conhecido
Feb
677
864
Muito bom, Joeverton. Muito boas, as suas palavras. Muito bom, conversar sobre o q a gente gosta com colegas q também gostam e buscam entender aquilo q gostam. Isso é muito bom

Membro conhecido
Feb
677
864
Como falei aqui anteriormente, eu não gosto de programação local. É muito fraca. Muito amador. Não é recalque. Sou profissional de comunicação frustrado, mas não me vejo recalcado. Já trabalhei na área, e hoje trabalho no comércio ganhando a mesma coisa q ganham esses novos repórteres q entraram, por exemplo, substituindo quem ganhava 6 mil por mês, como Valéria Assunção. As empresas de comunicação tão pagando isso a novos profissionais q entram: 1 salário e meio. Ponto. Então não é recalque

Membro conhecido
Feb
677
864
É no rádio q eu valorizo a cultura local e tenho orgulho de ser paraibano. A rádio Tabajara é a minha favorita. Tabajara em Revista... Palco Tabajara... O Dado Belo com o Transa Reggae, Espaço Cultural, etc. É uma pena não ter retransmissoras da Tabajara aqui em Campina Grande, em Patos, em Monteiro, Sousa, itaporanga... Enfim.. Nas principais cidades do estado

AdBlock Detectado

Nós entendemos, os anúncios são irritantes!

Claro, o software de bloqueio de anúncios faz um ótimo trabalho ao bloquear anúncios, mas também bloqueia recursos úteis do nosso site. Para obter a melhor experiência no site, desative seu AdBlocker.

Desativei o AdBlock    Não, obrigado