pra quem apenas acompanha se estranha q canais de mesmo dono da capital, de eles simplesmente não operarem em "rede" tipo como TV XX Interior ou parecido, eles preferem se afiliar a outros grupos e os canais se concorrem!!!
Eu não acho estranho, muitas vezes é uma boa estratégia comercial.
A TV Borborema existia muito antes da TV O Norte (atual TV Manaíra), sendo uma emissora de excelente audiência em Campina Grande há muito tempo (o mesmo não se pode dizer da Manaíra aqui em João Pessoa).
Se, por um lado, a Band daqui tem uma repetidora em Campina desde 1999 (um ano após o começo da afiliação), por outro lado, em 1995 os Diários Associados tentaram negociar a instalação de uma repetidora da TV Borborema, afiliada do SBT desde 1989, aqui na capital, quando a então TV O Norte e o SBT estavam rompendo e o SBT assinou com a TV Tambaú, até então afiliada da Manchete.
As TVs O Norte e Borborema chegaram a ser afiliadas à mesma rede entre janeiro e março de 1987 (Manchete) e de 1989 a 1995 (SBT). Não sei exatamente se as emissoras compartilharam programas locais em algum momento, tenho alguma vaga lembrança (não lembro por onde eu soube) de que já, e a TV O Norte era que retransmitia um programa da TV Borborema.
Já a TV Maior, que é o outro caso desse aqui na Paraíba, é uma emissora cuja razão de existir é basicamente o São João de Campina Grande, que transmite ao vivo. A emissora conta com uma programação local modesta, tendo como única produção própria fixa um noticiário que é retransmitido da rádio Correio FM 98.1 com imagens do estúdio.
Mas, diferente do caso das emissoras do Sistema Opinião, a TV Correio com certeza tem bem mais audiência em Campina (ainda que seja mais focada em João Pessoa) do que a TV Maior.
O Sistema Opinião mantém a TV Manaíra/Band cobrindo as regiões de João Pessoa e Campina Grande, e a TV Borborema/SBT cobrindo a região de Campina Grande, enquanto o Sistema Correio mantém a TV Correio/Record cobrindo quase toda a Paraíba, e a TV Maior/RedeTV! (cuja rede já possui transmissão local pela repetidora da TV Arapuan) cobrindo a região de Campina Grande.