HDTV em Maceió - Alagoas

Membro conhecido
Oct
780
2,361
Passei há pouco em frente à TV Elo/Asa Branca. A segunda antena parabólica segue do mesmo modo, com cabo saindo pela frente. No entanto, na fachada do prédio há uma equipe com carro e escada. Me pareceu que vão instalar algum letreiro. Mas é apenas especulação minha, não tenho certeza, pois passei muito rápido.
Curioso pra saber oq vão colocar ali na frente…

Membro ativo
Aug
80
142
Que estranho... às vezes falam que Maceió tem 27 canais, outros dizem 26, enquanto afirmam ser 25... Acredito por baixa potência ou cabo antigo que liga da TV à antena.

Tem como listar os canais e citar aqueles que não são captados direto de Maceió? Aproveitem também relatarem as emissoras AM e FM nas suas cidades.​
Aqui em casa eu consigo captar os sinais de Maceió (Massagueira é bairro de Marechal Deodoro e fica na região metropolitana da capital), então lá vão os canais que consigo sintonizar na minha Philco: 3.1 - TVE/TV Cultura, 4.1 - TV Sampaio/GuiaTV/TV Brasil, 5.1 - TV Ponta Verde/SBT, 6.1 - RBI, 7.1 - TV Gazeta/Globo, 8.1 - TV UFAL/TV Brasil, 8.2 TV GOV, 8.3 TV Educação, 8.4 TV Saúde (nem sempre consigo sintonizar esses canais), 9.1 - Record News, 11.1 - TV Pajuçara/RecordTV, 13.1 TV Canção Nova, 14.1 - CNT, 16.1 - TV Farol/TV Mundial, 20.1 TV Novo Tempo, 24.1 TV Aparecida, 27.1 - Rede Vida, 27.2/27.3 Rede Vida Educação 1 e 2, 28 .1 - TV Elo/Asa Branca Alagoas, 33.1 - TV Pai Eterno, 35.1 TV Senado, 35.2 TV Cidadã/TV justiça, 35.3 TV Câmara, 38.1 - Band Maceió, 44.1 Rede Brasil (nem sempre consigo sintonizar esse canal) e finalmente 48.1 - RIT TV, já em relação as emissora de rádio eu não costumo ouvir então não sei como tá a situação, de certeza só as mais potentes e a Rádio Mares do Sul de Marechal e assim mesmo bem fraco o sinal por ser rádio comunitária.

Membro conhecido
Sep
4,744
5,977
Vamos voltar ao passado, para vermos o que a Globo fez quando efetuou trocas de afiliadas...

Não vou voltar para antes de 1975, porque a Rede Globo não estava consolidada até então, portanto era normal trocas de afiliações, até a TV Jornal do Commercio foi afiliada entre 1969 (incluindo a transmissão do Jornal Nacional) até a inauguração da emissora própria, em 1972...

1976 - Por razões políticas, as emissoras do Grupo Paulo Pimentel (atual Rede Massa) perderam o direito de retransmitir a Globo no Estado do Paraná; ficou a TV Paranaense de Curitiba e a TV Coroados de Londrina (que na época pertencia a família Martinez - CNT)... Tanto o GPP quanto a Rede Paranaense tinha igual cobertura, não houve prejuízo para os telespectadores;

1979 - Entrada da RBS em Santa Catarina (atual NSC TV), com chegada em maio da TV Catarinense em Florianópolis e em dezembro da TV Santa Catarina de Joinville: até então, em grande parte de SC o sinal da Globo era distribuído pela pequena TV Coligadas de Blumenau... Nas localidades que recebiam o sinal da Coligadas, em poucos dias a RBS restabelecia o sinal... E em abril de 1980, a TV Coligadas foi adquirida pela RBS, então a transição foi muito tranquila;

1987 - Nem preciso entrar muito na mais famosa troca que a Globo procedeu em toda a sua história, TV Aratu pela TV Bahia: o fato importante é que a TV Bahia, que entrou no ar em 1985 como afiliada da Manchete, tinha uma cobertura, qualidade de sinal e equipamentos muito superiores à Aratu;

1991 - Troca entre TV Difusora e TV Mirante: foi a mais tranquila de todas, pois foi acordada entre os seus donos (famílias Sarney e Lobão), bem como entre as redes SBT e Globo;

2008 - Essa troca foi muito interessante, pois a 1ª e única vez em que uma afiliada pede para se desfiliar da Globo e migrar para outra emissora: os donos da TV Leste de Governador Valadares se recusaram a vender parte da participação para o Grupo InterTV e resolvem se afiliar à Record, onde estão até hoje... Já a InterTV comprou a TV dos Vales de Coronel Fabriciano para retransmitir a Globo, mas já era uma emissora com razoável cobertura, incluindo Governador Valadares (usando uma velha concessão de retransmissora da Globo Minas)... Depois parte da área de cobertura foi cedida para a InterTV Grande Minas (Montes Claros) e hoje a cobertura é idêntica a da TV Leste...

Resumindo:

- a troca de emissoras Globo (da TV Gazeta para TV Asa Branca) em AL vai ocorrer em algum momento de 2024;
- até lá a Asa Branca terá tempo para montar um plano de retransmissão para o interior e montar uma programação local;
- existe o Globoplay e a Parabólica digital para o interior, pelo menos num primeiro momento;
- eu acho que o ideal era a TV Gazeta ser afiliada ao SBT, pois teria horário para programação local interessante, sem contar que não haveria um baque tão grande no faturamento, bem como sabe-se muito bem que a TV Ponta Verde não é "essa Coca-Cola toda" e o grupo de comunicação na qual ela é ligada está à venda... Quem sabe um acordo "a la Maranhão" não esteja em andamento...
Esqueceu da desfiliação da TV Guajará em 1976,quando perdeu a Globo para a TV Liberal. A versão mais crivel para a emissora daqui de Belém perder a Globo, foi à de que não estava nos padrões da rede, eu vi algumas grades de programação dos jornais da época, a Guajará,nem transmitia alguns programas como o Jornal Hoje,talvez pelo alto custo da Embratel na época. E a Liberal montou uma estrutura de ponta na inauguração, com certos equipamentos que não tinham em outras afiliadas próximas da região. Em 1988,segundo uns boatos de um jornalista na época, a Liberal quase perdeu a Globo para a RBA,que seria lançada naquele ano. O fundador da nova emissora tentou ir no embalo das trocas de afiliadas da Globo no período, e teria um apoio político daquele que viria comprar a emissora depois,mas a Globo preferiu manter a sua afiliada, que tinha perdido o fundador Rômulo Maiorana,em 1986,e estava sendo comandada pelo filho mais velho, na época com uns 28 anos,já que sua mãe nunca foi de administrar as empresas do marido.
Fora qua antes disso teve o episódio da sessão de macumba que exibiram antes da santa missa.
Realmente esqueceu sobre a TV Guajará. Há várias versões sobre perda da Guajará pela Globo: foi a péssima repercussão da sessão de macumba que exibiram antes da santa missa em 1975, gerando indignação da Arquidiocese de Belém do Pará com a TV Guajará. Em uma longa matéria publicada na edição do dia seguinte do jornal A Província do Pará (sim, um jornal que tinha nome de "província" ao invés do "estado"), Dom Alberto excomungou os envolvidos no episódio, em especial o diretor Alamar Régis Carvalho. Dias depois, mando publicar decreto arquidiocesano sobre normas para celebração de missas na televisão, proibindo expressamente a realização das mesmas em locais onde se realizam ritos de macumba.
No mesmo ano, alguns meses depois, a Rede Globo comunicou a direção da TV Guajará em não renovar o contrato de afiliação por mais de seis anos (vinha desde 1970) em favor da então futura concorrente TV Liberal, por condições precárias, desde equipamentos ultrapassados a falta de sinal ao interior do Pará.
Já a TV Liberal veio da concorrência aberta pelo Ministério das Comunicações em 1973 e os donos da futura emissora ganharam em 1974, sendo dado o prazo de três anos pela implantação. Na época, a TV Liberal tinha como seu diretor e sócio o jornalista Ossian Brito, que virou um personagem fundamental não só na licitação que deu origem a concessão da emissora como também nas relações que motivaram a troca de afiliação, uma vez que era irmão do engenheiro técnico da Rede Globo (coronel Wilson de Souza Brito) e cunhado do general Gustavo Moraes Rego Reis (homem de confiança do presidente Ernesto Geisel) tornando-se mais tarde seu chefe de gabinete militar.
Outro motivo adicional foi o fato de a TV Guajará dar apoio incondicional a um dos desafetos políticos do presidente, o senador Jarbas Passarinho, que por sua vez era casado com Ruth de Castro (prima de Lopo de Castro, dono da emissora). Acredita-se que a perda foi em virtude das pressões exercidas pelo presidente Geisel, que beneficiaram a sua mais nova concorrente, TV Liberal, em fase de implantação.
A TV Guajará encerrou a sua afiliação com a Globo em 30 de abril de 1976 (data em que chegou ao fim o contrato com a rede) e adotou uma programação independente a partir do dia seguinte (1º de maio). Curiosamente, pelo que pesquisei, a saída da Guajará aconteceu no mesmo mês da TV Iguaçu (abril de 1976).
A perda da Globo prejudicou a emissora, que viu seus índices de audiência caírem repentinamente para o terceiro lugar, assim como o seu faturamento e anunciantes, que escaparam para a concorrência, levando a demissões, atrasos na folha de pagamento dos seus funcionários e ameaças de greve. A situação durou até 1º de novembro do mesmo ano, quando passou ser afiliada à Rede Bandeirantes, que até então, adotava programação independente.​

Membro conhecido
Sep
223
645
Realmente esqueceu sobre a TV Guajará. Há várias versões sobre perda da Guajará pela Globo: foi a péssima repercussão da sessão de macumba que exibiram antes da santa missa em 1975, gerando indignação da Arquidiocese de Belém do Pará com a TV Guajará. Em uma longa matéria publicada na edição do dia seguinte do jornal A Província do Pará (sim, um jornal que tinha nome de "província" ao invés do "estado"), Dom Alberto excomungou os envolvidos no episódio, em especial o diretor Alamar Régis Carvalho. Dias depois, mando publicar decreto arquidiocesano sobre normas para celebração de missas na televisão, proibindo expressamente a realização das mesmas em locais onde se realizam ritos de macumba.
No mesmo ano, alguns meses depois, a Rede Globo comunicou a direção da TV Guajará em não renovar o contrato de afiliação por mais de seis anos (vinha desde 1970) em favor da então futura concorrente TV Liberal, por condições precárias, desde equipamentos ultrapassados a falta de sinal ao interior do Pará.
Já a TV Liberal veio da concorrência aberta pelo Ministério das Comunicações em 1973 e os donos da futura emissora ganharam em 1974, sendo dado o prazo de três anos pela implantação. Na época, a TV Liberal tinha como seu diretor e sócio o jornalista Ossian Brito, que virou um personagem fundamental não só na licitação que deu origem a concessão da emissora como também nas relações que motivaram a troca de afiliação, uma vez que era irmão do engenheiro técnico da Rede Globo (coronel Wilson de Souza Brito) e cunhado do general Gustavo Moraes Rego Reis (homem de confiança do presidente Ernesto Geisel) tornando-se mais tarde seu chefe de gabinete militar.
Outro motivo adicional foi o fato de a TV Guajará dar apoio incondicional a um dos desafetos políticos do presidente, o senador Jarbas Passarinho, que por sua vez era casado com Ruth de Castro (prima de Lopo de Castro, dono da emissora). Acredita-se que a perda foi em virtude das pressões exercidas pelo presidente Geisel, que beneficiaram a sua mais nova concorrente, TV Liberal, em fase de implantação.
A TV Guajará encerrou a sua afiliação com a Globo em 30 de abril de 1976 (data em que chegou ao fim o contrato com a rede) e adotou uma programação independente a partir do dia seguinte (1º de maio). Curiosamente, pelo que pesquisei, a saída da Guajará aconteceu no mesmo mês da TV Iguaçu (abril de 1976).
A perda da Globo prejudicou a emissora, que viu seus índices de audiência caírem repentinamente para o terceiro lugar, assim como o seu faturamento e anunciantes, que escaparam para a concorrência, levando a demissões, atrasos na folha de pagamento dos seus funcionários e ameaças de greve. A situação durou até 1º de novembro do mesmo ano, quando passou ser afiliada à Rede Bandeirantes, que até então, adotava programação independente.​
Acho que o que motivou mesmo a troca foi o fato de a TV Liberal ser absurdamente moderna para a época. Além disso, houve pressão política dos militares (aliados de um dos fundadores) para a Globo assinar com a Liberal. A coisa da macumba parece coisa supérflua.

Membro conhecido
Feb
2,598
3,372
Esqueceu da desfiliação da TV Guajará em 1976,quando perdeu a Globo para a TV Liberal. A versão mais crivel para a emissora daqui de Belém perder a Globo, foi à de que não estava nos padrões da rede, eu vi algumas grades de programação dos jornais da época, a Guajará,nem transmitia alguns programas como o Jornal Hoje,talvez pelo alto custo da Embratel na época.
Colega, grato por lembrar da TV Guajará. Infelizmente não a conheci pelo fato de residir em São Paulo. Mas...acabei conhecendo muitas e muitas histórias dessa emissora de TV. E como fiquei sabendo dessas histórias? Porque o diretor geral dessa mesma emissora, durante alguns anos, foi o meu saudoso amigo Alamar Régis. E a minha amizade com o Alamar durou até o seu falecimento que ocorreu em 29/02/2016. E segundo o Alamar, a proprietária da emissora não desejava investir absolutamente nada o que era necessário. Foram inúmeras tentativas para que mudasse de ideia, mas segundo o Alamar parece que nem ela mesmo acreditava que iria perder o direito de retransmissão da Globo naquele estado. Resumindo, ainda segundo o Alamar: ela não entendia nada de Televisão. E numa busca rápida no Google encontrei uma das histórias do Alamar Régis e a TV Guajará. E essa mesma história o próprio Alamar me contou, de viva voz, com alguns outros detalhes, mais de uma vez . Foi um visionário, com toda certeza e que estava a frente do seu tempo. https://lostmediabrasil.miraheze.org/wiki/Escândalo_Religoso_da_TV_Guajará

Membro conhecido
Oct
780
2,361
Alguém passou agora tarde/noite pela frente da tv elo/asa branca e viram se realmente foi colocado algum letreiro na fachada? Capaz de terem colocado e coberto tudo ali e no mistério…

Membro
May
16
56
Alguém passou agora tarde/noite pela frente da tv elo/asa branca e viram se realmente foi colocado algum letreiro na fachada? Capaz de terem colocado e coberto tudo ali e no mistério…
Infelizmente ainda não foi. Passei lá há pouco, perto de 20h00, estava do mesmo jeito.

Membro ativo
Nov
99
187

Nessa postagem, o ex-reporter da Gazeta tocou em alguns pontos da recuperação judicial, é bom darem uma olhada....

Membro conhecido
Sep
817
1,518

Nessa postagem, o ex-reporter da Gazeta tocou em alguns pontos da recuperação judicial, é bom darem uma olhada....
Claramente nenhuma empresa com uma mínima estrutura organizacional quer ser associada a uma empresa com as características organizacionais da década de 80 como a TV Gazeta

Sep
1,550
3,414
Staff member
Tabela mostrando como anda a implantação da Tv Digital no Brasil passados 16 anos. Sendo que inicialmente era para que esse processo de digitalização terminasse lá atrás em 2016.

Quantidade de canais (transmissores) digitais no ar por rede no Brasil:

Globo: 2.561
Tv Brasil: 2.261
Tv Câmara Federal: 1.666
Tv Senado: 1.662
Tv Escola: 1.523
TVs Assembléias Estaduais: 1.452
SBT: 1.194
Canal Saúde/Tv Brasil: 1.123
RecordTv: 1.080
CanalGov: 1.075
Band: 842
Canais de Aula: 601
Rede Vida: 515
Rede Vida Educação 1: 515
Rede Vida Educação 2: 515
Rede Cultura: 429
Rede Minas Educa 1: 421
Rede Minas Educa 2: 421
Rede Minas Educa 3: 421
Rede Canção Nova: 379
RedeTv: 307
Canal Futura: 289
TV MultiCultura: 255
Univesp Tv: 254
Tv Novo Tempo: 207
RIT: 154
Boa Vontade Tv: 123
RecordNews: 120
Pai Eterno: 104
Tv A Crítica: 101
Tv Inovar/NDTV: 94
Tv Aparecida: 91
Rede CNT: 89
Tv Evangelizar: 86
Rede Mundial: 85
RBI TV: 84
Tv Verdade: 68
Outros Canais Independentes: 65
Tv Educativa do Pará: 64
Rede Boas Novas: 63
Rede Século 21: 61
Tv Século 21 Educação: 61
Rede Gazeta/SP: 58
Tvs Câmaras Municipais: 54
Rede Meio Norte: 54
Ideal Tv: 48
Rede Brasil de Tv: 41
Tv Cidade Verde/MT: 33
Rede Super: 30
Tv Nazaré: 30
Rede Gênesis: 24
Tv Amazonsat: 23
RBTV: 22
Rede Gospel:18
TV Diário/CE: 18
Rede Mais Família: 16
Rede Brasil de Comunicação de Pernambuco: 15
Rede 21: 15
Rede Família (RFTV): 12
ISTV: 12
RTN: 11
Top Tv: 10
TV Horizonte: 8
TV Mundo Maior: 8
Rede União: 7
TVCI: 7
Tv Feliz: 6
Santa Cecília TV: 5
Tv Horizonte Educação: 5
Rede NGT: 5
Tv Mantiqueira: 4
Fonte Tv: 4
Tv Templo: 3
TV Justiça: 3
SESC TV: 3
TV8: 2

Total de canais digitais no ar no Brasil: 24.083

Fonte: site PortalBSD, site Line-Up, emissoras de tv, programa Digitaliza Brasil, empresas montadoras e participantes dos fóruns de discussão sobre tv

Membro ativo
Sep
120
208
Bom dia pessoal , eu aposto que vai entrar sim, essa decisão desse juiz é muito suspeita ,eu acho que já derrubaram esse silêncio da Globo deve tá deixando o collor tenso pra caramba kkkkkkkkk, lembrem se que a briga das OAM é com peixe grande não duvidem sair uma decisão judicial hoje mesmo em recesso e a globo lançar a tv no próprio Fantástico hoje, só uma opinião, bom dia a todos !!!

Membro conhecido
Nov
541
1,301
Bom dia pessoal , eu aposto que vai entrar sim, essa decisão desse juiz é muito suspeita ,eu acho que já derrubaram esse silêncio da Globo deve tá deixando o collor tenso pra caramba kkkkkkkkk, lembrem se que a briga das OAM é com peixe grande não duvidem sair uma decisão judicial hoje mesmo em recesso e a globo lançar a tv no próprio Fantástico hoje, só uma opinião, bom dia a todos !!!
Bom dia, assim espero. Vou tar trabalhando na virada, mais quando chegar em casa quero saber das novidades 🤣🤣 e ligar a tv e axistir a globo ja na tv asa branca 😂

Membro conhecido
Nov
541
1,301
Adeus ano velho e Feliz Ano Novo.
O meu desejo é que todos possam entrar no ano novo com alegria e esperança no coração, sem arrependimentos e sem sentimentos negativos. Um novo ano vai começar, e é tempo de renovar, recomeçar, de tentar novamente.

O que ficou por fazer, pode agora ser feito. O que ficou por sonhar, deve agora ser sonhado. Vamos fazer deste ano o melhor das nossas vidas, pois apenas depende de nós e a vida é o conjunto das nossas escolhas.

Attachments

• images.jpeg
    images.jpeg
    69.2 KB · Visualizações: 1
Jul
13
33
Verdade, é uma possibilidade. É bom lembrar que a imposição judicial de permanência de filiação da Gazeta com Globo não anula o contrato que entrará em vigor entre a vênus platinada com a nova estação de TV a partir do dia 1 de janeiro. Que comece a contagem regressiva. Amanhã teremos duas Globo em Alagoas

Membro conhecido
Oct
780
2,361
To mais ansioso pra virada do ano pra vê a tv kkkkkk, agora mínimo era eles mudarem o canal para o 10.1 e renomearem o ID.... bem provável q se entrarem no ar hj o sinal seja gerado de caruaru, acho pouco provável q eles tenham equipe grande formada aqui ja.

Membro conhecido
Oct
780
2,361
Verdade, é uma possibilidade. É bom lembrar que a imposição judicial de permanência de filiação da Gazeta com Globo não anula o contrato que entrará em vigor entre a vênus platinada com a nova estação de TV a partir do dia 1 de janeiro. Que comece a contagem regressiva. Amanhã teremos duas Globo em Alagoas
Isso, pra quem não viu tá aqui a Liminar Completa, eles não citam em nada a Tv Elo/Asa branca.