HDTV em Jundiaí

Membro conhecido
Oct
714
389
Obrigado, Colegas!
Troquei o conversor KEO por Intelbras e o problema foi resolvido.
Detalhe Interessante...
Com a chuvarada dessa semana, o sistema coletivo encharcou e perdi temporariamente a recepção da Band e dos canais públicos.
Lembrei-me de meu amigo caseiro, que, apesar de pouco conhecimento técnico, percebeu a origem do problema. Quando parava de chover, lá ia ele de escada para enxugar a antena e cabo de descida de UHF. De sorte que, para fazer essa perigosa tarefa, não precisava subir no telhado, fragilizado pela chuva...

Membro conhecido
Oct
714
389
Detalhe Interessante...
Com a chuvarada dessa semana, o sistema coletivo encharcou e perdi temporariamente a recepção da Band e dos canais públicos.
Lembrei-me de meu amigo caseiro, que, apesar de pouco conhecimento técnico, percebeu a origem do problema. Quando parava de chover, lá ia ele de escada para enxugar a antena e cabo de descida de UHF. De sorte que, para fazer essa perigosa tarefa, não precisava subir no telhado, fragilizado pela chuva...

Mesmo após a chuvarada, o sistema não se recuperou. Band só por TV a cabo...
Ganhei a Globo mas perdi a Band!

Resolvi aplicar um booster Proelectronic de 16 dB entre a tomada coletiva de Televisão Aberta e o receptor de TV, uma vez que há aproximadamente 10 metros de cabo coaxial entre esses dois pontos. Esse booster, de ganho moderado, poderia compensar as perdas do cabo coaxial.

booster.jpg

Resultado:
Decepção!

Havia um vilão perturbando o sistema:

conversor.jpg

O conversor de 12 V fornecido pela Proelectonic é do tipo "fonte chaveada". Apesar do excelente rendimento energético, esse tipo de fonte emite ruído impulsivo, fatal para o sistema ISDB-t que é muito robusto a fantasmas, mas vulnerável aos ruídos oriundos de motocicletas, raios, liquidificadores e fontes chaveadas.

Parti para o desespero e lancei mão da fonte mais limpa de ruídos elétricos que existe: pilhas de zinco-carvão!

Abaixo, a gambiarra que usei para substituir a fonte original:

bat.JPG

Coloquei as oito pilhas dentro de uma caixinha plástica, a fim de evitar danos em caso de vazamento das mesmas.
Instalei um interruptor na tampa, de modo a economizar energia quando a TV está desligada. Fiquei surpreso com o consumo do booster, bem menor que 1 miliampére! O ponteirinho do amperímetro, ajustado para a escala de 30 microamperes, nem se mexeu!

Partimos para o novo arranjo e...

resultado.jpg

Sucesso!

Band, Globo, Canais Públicos e TV Aparecida sem falhas!

Vamos aguardar pelas próximas chuvas, a fim de atestar o pleno êxito dessa aventura!

Última edição:
Membro conhecido
Mar
2,426
4,337
É por isso que rádios não usam fonte chaveada.
Certa vez meu pai ligou um rádio portátil em 220V sem mudar a chavinha que estava em 127V. Nem precisa dizer que queimou o transformador.
Como a saída dele é 12V e eu tinha uma fonte externa nessa tensão, prendi-a do lado de fora e liguei a saída onde vai os fios do secundário do transformador. Funcionou, mas... parte do dial FM ficou com todas estações chiando, o que não ocorria antes.

Membro conhecido
Oct
714
389
É por isso que rádios não usam fonte chaveada.
Certa vez meu pai ligou um rádio portátil em 220V sem mudar a chavinha que estava em 127V. Nem precisa dizer que queimou o transformador.
Como a saída dele é 12V e eu tinha uma fonte externa nessa tensão, prendi-a do lado de fora e liguei a saída onde vai os fios do secundário do transformador. Funcionou, mas... parte do dial FM ficou com todas estações chiando, o que não ocorria antes.
Pois é, André!
Dizem que os carros elétricos do Elon Musk provocam uma interferência danada na recepção em AM.
Algumas lâmpadas de LEDs que possuem circuito de correção de fator de potência também perturbam a recepção de FM, uma vez que o circuito regulador da lâmpada varia a frequência durante o funcionamento. Somente os fabricantes de lâmpadas de alta qualidade respeitam os limites de emissão de ruídos estabelecidos pela FCC e Anatel, de modo a permitir uma convivência pacífica entre os sistemas de iluminação e os radinhos portáteis.

Membro conhecido
Sep
1,088
1,489
Dizem que os carros elétricos do Elon Musk provocam uma interferência danada na recepção em AM.
Algumas lâmpadas de LEDs que possuem circuito de correção de fator de potência também perturbam a recepção de FM, uma vez que o circuito regulador da lâmpada varia a frequência durante o funcionamento. Somente os fabricantes de lâmpadas de alta qualidade respeitam os limites de emissão de ruídos estabelecidos pela FCC e Anatel
Na época que a maioria reparava os efeitos disso tratavam de cuidar pra minimizar a poluição de RF, agora pra reduzir custos a maioria dos fabricantes simplesmente metem o foda-se

Última edição:
Membro conhecido
Sep
1,088
1,489
Mesmo após a chuvarada, o sistema não se recuperou. Band só por TV a cabo...
Ganhei a Globo mas perdi a Band!

Resolvi aplicar um booster Proelectronic de 16 dB entre a tomada coletiva de Televisão Aberta e o receptor de TV, uma vez que há aproximadamente 10 metros de cabo coaxial entre esses dois pontos. Esse booster, de ganho moderado, poderia compensar as perdas do cabo coaxial.

View attachment 13316

Resultado:
Decepção!

Havia um vilão perturbando o sistema:

View attachment 13318

O conversor de 12 V fornecido pela Proelectonic é do tipo "fonte chaveada". Apesar do excelente rendimento energético, esse tipo de fonte emite ruído impulsivo, fatal para o sistema ISDB-t que é muito robusto a fantasmas, mas vulnerável aos ruídos oriundos de motocicletas, raios, liquidificadores e fontes chaveadas.

Parti para o desespero e lancei mão da fonte mais limpa de ruídos elétricos que existe: pilhas de zinco-carvão!

Abaixo, a gambiarra que usei para substituir a fonte original:

View attachment 13319

Coloquei as oito pilhas dentro de uma caixinha plástica, a fim de evitar danos em caso de vazamento das mesmas.
Instalei um interruptor na tampa, de modo a economizar energia quando a TV está desligada. Fiquei surpreso com o consumo do booster, bem menor que 1 miliampére! O ponteirinho do amperímetro, ajustado para a escala de 30 microamperes, nem se mexeu!

Partimos para o novo arranjo e...

View attachment 13320

Sucesso!

Band, Globo, Canais Públicos e TV Aparecida sem falhas!

Vamos aguardar pelas próximas chuvas, a fim de atestar o pleno êxito dessa aventura!
Aliás alguns conversores digitais tem a opção de enviar alimentação para o pre-amp da antena, já vi isso em modelos vendidos pela Aquário. Apesar que alguns acabam mandando 5V ao invés de 12V, cabe ver caso a caso.

Membro conhecido
Mar
2,426
4,337
Pois é, André!
Algumas lâmpadas de LEDs que possuem circuito de correção de fator de potência também perturbam a recepção de FM, uma vez que o circuito regulador da lâmpada varia a frequência durante o funcionamento. Somente os fabricantes de lâmpadas de alta qualidade respeitam os limites de emissão de ruídos estabelecidos pela FCC e Anatel, de modo a permitir uma convivência pacífica entre os sistemas de iluminação e os radinhos portáteis.
Eu não consigo mais ouvir rádio no quarto desde que a loja ao lado trocou a iluminação há alguns anos. Só depois das 18h. Colocaram lâmpadas que são verdadeiros jammers!
Iluminação LED na minha casa, só longe dos rádios, o resto é fluorescente mas não adianta muito.

Membro
Jan
22
42
TV Sorocaba SBT canal 35 fora do ar em Jundiaí desde a tarde da sábado. Em Itupeva também.

Já notei que as vezes o link de Sorocaba pra Jundiaí apresenta instabilidade, e o transmissor desliga por algumas horas, mas nunca ficou todo esse tempo... problema deve ser mais sério.
Poderiam automatizar pra jogar o sinal do rede do satélite no transmissor quando acontece esses problemas de link... Aí o povo que instalei antenas UHF fica me ligando... e pra explicar que o problema é na emissora?

Última edição:
Membro conhecido
Oct
714
389
TV Sorocaba SBT canal 35 fora do ar em Jundiaí desde a tarde da sábado. Em Itupeva também.

Já notei que as vezes o link de Sorocaba pra Jundiaí apresenta instabilidade, e o transmissor desliga por algumas horas, mas nunca ficou todo esse tempo... problema deve ser mais sério.
Poderiam automatizar pra jogar o sinal do rede do satélite no transmissor quando acontece esses problemas de link... Aí o povo que instalei antenas UHF fica me ligando... e pra explicar que o problema é na emissora?
Problemão, hein Gottardi?
A TV a cabo Claro NET também continua inoperante.

Última edição:
Membro conhecido
Mar
2,426
4,337
Aí o povo que instalei antenas UHF fica me ligando... e pra explicar que o problema é na emissora?
Mesma coisa no Portal BSD, ontem mesmo já escreveram que o SBT estava sem sinal, apesar de estar bem vísivel no quadro amarelo antes do botão Enviar, a seguinte frase:

Não somos intermediários entre o telespectador e as emissoras, se há algum canal com problema técnico na sua cidade favor entrar em contato com a emissora.

E isso é diário, 99% não lê o que está escrito entre o captcha e o Enviar, deleto sem dó.

Membro
Jan
22
42
Mesma coisa no Portal BSD, ontem mesmo já escreveram que o SBT estava sem sinal, apesar de estar bem vísivel no quadro amarelo antes do botão Enviar, a seguinte frase:

Não somos intermediários entre o telespectador e as emissoras, se há algum canal com problema técnico na sua cidade favor entrar em contato com a emissora.

E isso é diário, 99% não lê o que está escrito entre o captcha e o Enviar, deleto sem dó.
O 35D voltou ontem, durante o dia.

Aliás, vi só agora no portal BSD que o 40D RIT esta no ar?
Nunca esteve, e no Portal está como se eu tivesse informado... pode excluir.

Membro conhecido
Oct
714
389
Nesta manhã (talvez na madrugada também) houve uma falha no sistema de transmissão de energia Itaipu para o Brasil. A internet ficou lenta ou inoperante várias vezes.

Sobre a encrenca relatada pelos colegas Gottardi e André, lembrei-me de uma historinha antiga e emblemática.
Nos idos anos 1973, estava eu no SENAI fazendo o curso de "Mecânico de Rádio". Soa estranho, não? Mas havia muita ferragem e engrenagens empregadas nesses aparelhos :) , o que justificava tal denominação.

Meu querido professor Savério Frega trabalhava na Philips e dava aulas no Senai do Brás (SP) e em Guarulhos(SP).
Não satisfeito, fazia uns biquinhos em casa consertando aparelhos elétricos da vizinhança.

Eis que um belo dia, ao regressar do trabalho, encontrou em seu apartamento uma pilha de rádios para conserto.
Reclamação da freguesia: nenhum pegava a Rádio Nove de Julho, de propriedade da Arquidiocese de S. Paulo, que nessa época operava em 540 kHz. A primeira ideia que veio ao mestre é que seria impossível uma epidemia de descalibração na parte baixa do Dial. Após analisar alguns aparelhos, chegou a conclusão que a tradicional Rádio das Missas ficara fora do ar.

Por questões de ordem diversas, a Rádio Nove de Julho não pôde renovar sua concessão e somente voltou ao ar recentemente, revigorada com 100 kW de potência e operando no canal de AM 1600 kHz

Última edição:
Membro conhecido
Oct
431
460
Boa tarde. Eu uso o DVB Viewer pra abrir os canais da TV Digital no computador.

O programa está configurado no país Taiwan.

Ocorre que eu só consigo fazer a busca dos canais 13 (467 MHz) em diante.
Tem algum jeito de fazer a busca a partir de frequência menor ?
Obrigado.

Membro conhecido
Sep
1,088
1,489
Nesta manhã (talvez na madrugada também) houve uma falha no sistema de transmissão de energia Itaipu para o Brasil. A internet ficou lenta ou inoperante várias vezes.

Sobre a encrenca relatada pelos colegas Gottardi e André, lembrei-me de uma historinha antiga e emblemática.
Nos idos anos 1973, estava eu no SENAI fazendo o curso de "Mecânico de Rádio". Soa estranho, não? Mas havia muita ferragem e engrenagens empregadas nesses aparelhos :) , o que justificava tal denominação.

Meu querido professor Savério Frega trabalhava na Philips e dava aulas no Senai do Brás (SP) e em Guarulhos(SP).
Não satisfeito, fazia uns biquinhos em casa consertando aparelhos elétricos da vizinhança.

Eis que um belo dia, ao regressar do trabalho, encontrou em seu apartamento uma pilha de rádios para conserto.
Reclamação da freguesia: nenhum pegava a Rádio Nove de Julho, de propriedade da Arquidiocese de S. Paulo, que nessa época operava em 540 kHz. A primeira ideia que veio ao mestre é que seria impossível uma epidemia de descalibração na parte baixa do Dial. Após analisar alguns aparelhos, chegou a conclusão que a tradicional Rádio das Missas ficara fora do ar.

Por questões de ordem diversas, a Rádio Nove de Julho não pôde renovar sua concessão e somente voltou ao ar recentemente, revigorada com 100 kW de potência e operando no canal de AM 1600 kHz
Ultimamente vi um vídeo no YouTube sobre AM estereo nos EUA e veio uma informação meio de brinde, que lá algumas rádios ainda usam esse sistema não pelo estereo em si mas para conseguir uma melhor recepção em geral estando na parte baixa do AM

Membro conhecido
Sep
1,088
1,489
Boa tarde. Eu uso o DVB Viewer pra abrir os canais da TV Digital no computador.

O programa está configurado no país Taiwan.

Ocorre que eu só consigo fazer a busca dos canais 13 (467 MHz) em diante.
Tem algum jeito de fazer a busca a partir de frequência menor ?
Obrigado.

Você precisa de uma lista de transponders para o Brasil, vou pegar a minha aqui

adiciona esse ISDB.ini no C:\ProgramData\CMUV\DVBViewer\Transponders

Última edição:
Membro conhecido
Oct
714
389
Ultimamente vi um vídeo no YouTube sobre AM estereo nos EUA e veio uma informação meio de brinde, que lá algumas rádios ainda usam esse sistema não pelo estereo em si mas para conseguir uma melhor recepção em geral estando na parte baixa do AM
Legal, Micael!

Você pode ouvir algumas emissoras de Nova Yorque em estéreo, pelo aplicativo SDR Kiwi.

A Rádio Tupi de S.Paulo e JB do Rio operaram em AM JB do estéreo nos anos 1980. O sistema funcionava bem em auto rádios e aparelhos portáteis a pilha, o mesmo não acontecia com receivers alimentados pela rede.

Infelizmente, os fabricantes de Auto-R´ádios no Brasil não apoiaram o projeto.
Nos EUA, o sistema QUAM estéreo da Motorola rivalizou-se ao FM, pela qualidade sonora.

Antes da estréia do AM estéreo no Brasil, ouvi numa viagem de Taxi o som de um auto-rádio Motorola com demodulação síncrona, a mesma empregada no sistema QUAM. Apesar de receber o sinal de uma emissora AM convencional, o som era simplesmente maravilhoso.

Membro conhecido
Nov
1,959
3,785
Pessoal, a Rede Paulista canal 15 foi extinta? Eles não postam mais nas redes sociais desde 2021 e o site está fora do ar.

AdBlock Detectado

Nós entendemos, os anúncios são irritantes!

Claro, o software de bloqueio de anúncios faz um ótimo trabalho ao bloquear anúncios, mas também bloqueia recursos úteis do nosso site. Para obter a melhor experiência no site, desative seu AdBlocker.

Desativei o AdBlock    Não, obrigado