HDTV em Curitiba - Paraná

Membro conhecido
Aug
2,425
3,070
Apenas corrigindo, o 49 é de Araucária. Inclusive, isso explica você estar captando ele com a antena apontada na direção de SJP.
Sim eu sei! Mas independente de ser Araucária ou até mesmo Curitiba, a gente consegue captar, mas como já falei tem fatores que impedem e depende dos locais.

Attachments

• Screenshot_20250408-083243_copy_577x381.png
    Screenshot_20250408-083243_copy_577x381.png
    470.1 KB · Visualizações: 4
Membro conhecido
Oct
367
824
Concordo, mas isso não procede. Um encoder padrão broadcast não é algo que se troca o tempo todo. O sinal, apesar de ser digital, não é gerado por software igual é realizado no streaming. São utilizados equipamentos muito caros, feitos para décadas de uso que são apenas substituídos por defeito e/ou atualização significativa de tecnologia, igual ocorreu na transição da TV analógica para digital.

Aumentar eficiência da compressão para permitir baixar o bitrate não seria uma justificativa para um gasto de tantos zeros. Claro que, com a eventual implementação da TV 3.0 e, aí sim, encoders de sinal 4K mais eficientes, isso que você citou vai ocorrer de qualquer forma. Mas, tirando isso, pode ter certeza que são os mesmos equipamentos de 2007. Tanto que percebi sim redução na qualidade de imagem de uns tempos para cá na RPC.

Palavras de quem trabalhou na área técnica de TV. Mexi com IPTV bem antes de se tornar tão difundido como é hoje, desenvolvendo soluções para EAD e geração de sinal broadcast via Internet. Uma simples mesa de corte HD padrão profissional já tem um valor significante e não é algo fácil de repor quando dá problema. Os aparelhos que vão no rack do transmissor, como o encoder, piorou.

Em Foz o apresentador do jornal local está pedindo todos os dias para os telespectadores fazerem nova busca de canais. Acho que esse teste está sendo feito aqui porque também notei redução na qualidade de imagem. Se for o caso, acredito que alguns televisores não detectem automaticamente a troca de modulação e percam o sinal, exigindo uma nova busca.

Membro conhecido
Jun
322
470
TV Feliz mudou a modulação. Quando faço a sintonia manual, ainda identifica como 64-QAM, mas fica tela preta. Indo no canal 42.1 pela lista de canais aí sim abre imagem. Está chegando bem por aqui sem falhas.

RBTV voltou ao 16-QAM mas nada de programação por enquanto. Pelo jeito estão com dificuldade para colocar a rede no ar de volta.

Membro ativo
Jul
176
161
Em Foz o apresentador do jornal local está pedindo todos os dias para os telespectadores fazerem nova busca de canais. Acho que esse teste está sendo feito aqui porque também notei redução na qualidade de imagem. Se for o caso, acredito que alguns televisores não detectem automaticamente a troca de modulação e percam o sinal, exigindo uma nova busca.
A RPC CANAL 12.1 está fazendo a mesma coisa pedindo para fazer procura manual ou selecionada em todos os jornais da RPC.

Membro conhecido
Jun
322
470
TVCI fora do ar de novo. Vamos ver o que virá.

Aproveitei para subir no telhado e fazer ajuste fino na antena. Não adianta, TV Feliz e os canais legislativos volta e meia pixelizam. Enquanto os 10.x sofrem para serem captados sem engasgos devido ao fato de usarem 256-QAM, o 42.1 chega muito fraco por aqui.

Enquanto o sinal está com SNR de 14 dB, a imagem e o som são perfeitos. Porém, por estar no limite da recepção do 16-QAM (que, pelo jeito, é a modulação que estão usando agora), qualquer coisa faz a taxa oscilar e o sinal falhar.

Mandei um e-mail para eles sugerindo a adoção do QPSK nas RTVs da rede, mas acho bem improvável que levem a sério.

Novo membro
Jun
14
15
A RPC CANAL 12.1 está fazendo a mesma coisa pedindo para fazer procura manual ou selecionada em todos os jornais da RPC.
Pelo que jeito o padrão RPC de qualidade se foi, Assistindo o jogo, já não tem a mesma qualidade de antes.. Se analisamos os últimos anos, as emissoras vem perdendo em qualidade de imagem e ganhando em robustez.. Por enquanto a RIC e Rede Massa estão mantendo uma imagem muito boa, tomara que continuem

Membro conhecido
Aug
2,425
3,070

Aproveitei para subir no telhado e fazer ajuste fino na antena. Não adianta, TV Feliz e os canais legislativos volta e meia pixelizam. Enquanto os 10.x sofrem para serem captados sem engasgos devido ao fato de usarem 256-QAM, o 42.1 chega muito fraco por aqui.

Enquanto o sinal está com SNR de 14 dB, a imagem e o som são perfeitos. Porém, por estar no limite da recepção do 16-QAM (que, pelo jeito, é a modulação que estão usando agora), qualquer coisa faz a taxa oscilar e o sinal falhar.

Mandei um e-mail para eles sugerindo a adoção do QPSK nas RTVs da rede, mas acho bem improvável que levem a sério.
No email, você podia argumentar com eles e mostrar fotos da sua televisão que tem esse tipo de medidor QAM pra chegar nessa conclusão. Mostrar das outras emissoras e a deles pra não acharem que "ah você não é técnico e não sabe de nada" .

Quando eu vejo algo diferente na TV eu sempre registro em fotos e vídeos, pra não ter dúvidas.

Membro conhecido
Jun
322
470
Pelo que jeito o padrão RPC de qualidade se foi, Assistindo o jogo, já não tem a mesma qualidade de antes.. Se analisamos os últimos anos, as emissoras vem perdendo em qualidade de imagem e ganhando em robustez.. Por enquanto a RIC e Rede Massa estão mantendo uma imagem muito boa, tomara que continuem
Sim. Isso inclusive mostra aquilo que tinha comentado: o encoder que a RPC usa, pelo menos em Curitiba, é antigo e não consegue ter a mesma eficiência dos utilizados pelas emissoras concorrentes. Esse é o preço a se pagar pelo pioneirismo de ter ligado o sinal digital antes das demais.

Na mesma modulação 16-QAM, percebe-se que a imagem da RPC perde até para CNT e TV Paraná Turismo. É só alguma coisa se mexer na tela que aparece um festival de macroblocos, parecendo até os filmes que o povo baixava em DivX lá atrás. Uma pena, mesmo.

Membro conhecido
Jun
322
470
No email, você podia argumentar com eles e mostrar fotos da sua televisão que tem esse tipo de medidor QAM pra chegar nessa conclusão. Mostrar das outras emissoras e a deles pra não acharem que "ah você não é técnico e não sabe de nada" .

Quando eu vejo algo diferente na TV eu sempre registro em fotos e vídeos, pra não ter dúvidas.
Depois da experiência que tive entrando em contato com o departamento técnico da TVCI, nem perco mais meu tempo. Só dei a sugestão e eles que façam o que bem entenderem. Mesmo mostrando de todas as formas possíveis que a RTV dela estava fora do ar por aqui, o rapaz que estava falando comigo apenas disse que eles monitoram o sinal a distância e que estava perfeito, inclusive chegando em parte da capital. Se a emissora não tem interesse, não tem porquê.

Membro conhecido
Sep
4,955
6,452

Acredito que o cabo seja antigo ou a conexão antena-televisor esteja enferrujado (precisa cortar entre 5-10 cm) ou caso seguidos de corte continue a ver ferrugem ser o cabo antigo (melhor trocar mesmo), o que faz com que a antena tenha dificuldade em captar.​

Novo membro
Jun
14
15
Sim. Isso inclusive mostra aquilo que tinha comentado: o encoder que a RPC usa, pelo menos em Curitiba, é antigo e não consegue ter a mesma eficiência dos utilizados pelas emissoras concorrentes. Esse é o preço a se pagar pelo pioneirismo de ter ligado o sinal digital antes das demais.

Na mesma modulação 16-QAM, percebe-se que a imagem da RPC perde até para CNT e TV Paraná Turismo. É só alguma coisa se mexer na tela que aparece um festival de macroblocos, parecendo até os filmes que o povo baixava em DivX lá atrás. Uma pena, mesmo.
Rpc e Band ativaram pra Copa 2010.
Cnt é um desperdício, sinal forte imagem boa, Tv Paraná trocou os equipamentos ano passado, ficou muito bom.

Membro conhecido
Jun
322
470
Rpc e Band ativaram pra Copa 2010.
Cnt é um desperdício, sinal forte imagem boa, Tv Paraná trocou os equipamentos ano passado, ficou muito bom.
RPC Curitiba foi uma das primeiras emissoras do país a ativar o sinal digital, iniciando os testes pouco depois do lançamento em SP la´ em 2007. Claro que estou falando de colocar o sinal no ar, não o início efetivo com a programação da Rede Globo. Isso sim levou um bom tempo, mas de qualquer forma os equipamentos são os mesmos desde quando ligaram o então canal 41.

Inclusive, uma curiosidade: as emissoras de TV digital mais antigas da capital são a RPC e, pasmem, a Rede Mercosul. Lembro muito bem de quando ativaram o 21.1 inclusive. Na sequência, se não me falha a memória, veio a Rede Vida. Tudo isso estava registrado no antigo HT Fórum.

Esse era o loop que a RPC exibiu no canal 41:
Confesso que não cheguei a vê-lo, as poucas vezes que sintonizei ainda em testes estava com barras coloridas.

Última edição:
Membro conhecido
Jan
337
392
O nosso tópico de Ponta Grossa não vingou eu tenho algumas páginas arquivas do original. Isto se deve ao consumo de fórum, a euforia da TV digital na época e claro que mais pessoas interessadas, TV DX ainda mais que FM DX sempre foi algo raro, mas ali era bom que podiamos discutir sobre recepção e até mesmo aspectos técnicos, mas muitos tópicos como este, ainda tem uma certa força, vamos ver como será com a TV 3.0, acredito que aumenta mas não acredito que como antes. O tópico original de Curitiba pode ser encontrado aqui, é claro que infelizmente é impossível arquivar tudo. Quem aqui é dessa época? Alguns aqui acima são.

Membro conhecido
Jun
322
470
O nosso tópico de Ponta Grossa não vingou eu tenho algumas páginas arquivas do original. Isto se deve ao consumo de fórum, a euforia da TV digital na época e claro que mais pessoas interessadas, TV DX ainda mais que FM DX sempre foi algo raro, mas ali era bom que podiamos discutir sobre recepção e até mesmo aspectos técnicos, mas muitos tópicos como este, ainda tem uma certa força, vamos ver como será com a TV 3.0, acredito que aumenta mas não acredito que como antes. O tópico original de Curitiba pode ser encontrado aqui, é claro que infelizmente é impossível arquivar tudo. Quem aqui é dessa época? Alguns aqui acima são.
Graças ao teu link, consegui rever a data exata do começo dos testes da RPC: 16 de maio de 2008. Caramba, como o tempo passa...

Membro conhecido
Aug
2,425
3,070
Graças ao teu link, consegui rever a data exata do começo dos testes da RPC: 16 de maio de 2008. Caramba, como o tempo passa...
Nessa época, eu me lembro da propaganda que passava na televisão que tinha uma mulher falando sobre a chegada do sinal digital da Globo, eu ainda me lembro que ela falava "Em prédios e condomínios, você pode usar a antena coletiva para receber o sinal digital. Fale com seu síndico" na propaganda aparecia a lista das cidades que já contavam com o sinal.

Lembro também que o SBT de São Paulo (eu acompanhava via parabólica), tinha uma propaganda que eles falavam que iam ativar o sinal digital na hora que ia passar um filme que era sucesso na época, Alexandre o Grande acho... Acho que foi no ano de 2007 isso...

Tem o vídeo

Novo membro
Jun
14
15
Nessa época, eu me lembro da propaganda que passava na televisão que tinha uma mulher falando sobre a chegada do sinal digital da Globo, eu ainda me lembro que ela falava "Em prédios e condomínios, você pode usar a antena coletiva para receber o sinal digital. Fale com seu síndico" na propaganda aparecia a lista das cidades que já contavam com o sinal.

Lembro também que o SBT de São Paulo (eu acompanhava via parabólica), tinha uma propaganda que eles falavam que iam ativar o sinal digital na hora que ia passar um filme que era sucesso na época, Alexandre o Grande acho... Acho que foi no ano de 2007 isso...

Tem o vídeo

Em 2007 o SBT anunciou Tróia em Hd, só não lembro se foi sábado ou domingo.. Nesse dia propagou o sinal apareceu um canal UHF 25 SBT interior de São Paulo, daí ficava revesando entre o SBT 27 repetidora de Curitiba e o 25 de São Paulo. Tempo em que o SBT passava filmes bons