Será que eles já trocaram o local da retransmissora?Ligaram de volta a RTV da TVCI no 50 UHF. Chegando com boa intensidade por aqui, antena apontada para Curitiba.
Ligaram de volta a RTV da TVCI no 50 UHF. Chegando com boa intensidade por aqui, antena apontada para Curitiba.
Esses boosters da Proeletronic (eu usei em uma instalação em área rural) funciona muito bem, e eles já contam com filtro 4G, pelo menos o que diz no prospecto.Fiz algumas melhorias na instalação da antena aqui em casa. Coloquei um booster de 40 dB da Proeletronic (os sinais são tão fracos que mesmo 40 dB não satura) e um divisor de alta da Wadt (necessário para poder dividir o sinal e mesmo assim não perder a alimentação da fonte).
Resultado: todos os canais de Curitiba estão sendo reconhecidos pela TV. Record News que ficava falhando agora está funcionando normal, o mux legislativo e a TV Feliz que sequer apareciam estão formando imagem mas travando. Uma surpresa é a TV Verdade da Lapa: mesmo fora de apontamento, agora aparece e forma imagem, mas fica congelando igual aos demais que antes não apareciam.
Talvez deixando a antena mais alta ou ajustando um pouco o apontamento consiga estabilizar os sinais da capital que estão ainda com problemas. Para quem quiser usar esse booster, um pequeno porém: a Proeletronic, sabe-se lá o motivo, decidiu usar fonte chaveada para alimentá-lo. Isso causa interferência e joga todo o ganho de sinal no lixo. Com o divisor de alta, o problema acabou sendo sanado. Provável que ele tenha algum filtro que permite apenas a corrente passar sem a sujeira vinda da fonte.
Ah e use uma antena de 38 elementos pra ver se dá um efeito melhor.Fiz algumas melhorias na instalação da antena aqui em casa. Coloquei um booster de 40 dB da Proeletronic (os sinais são tão fracos que mesmo 40 dB não satura) e um divisor de alta da Wadt (necessário para poder dividir o sinal e mesmo assim não perder a alimentação da fonte).
Resultado: todos os canais de Curitiba estão sendo reconhecidos pela TV. Record News que ficava falhando agora está funcionando normal, o mux legislativo e a TV Feliz que sequer apareciam estão formando imagem mas travando. Uma surpresa é a TV Verdade da Lapa: mesmo fora de apontamento, agora aparece e forma imagem, mas fica congelando igual aos demais que antes não apareciam.
Talvez deixando a antena mais alta ou ajustando um pouco o apontamento consiga estabilizar os sinais da capital que estão ainda com problemas. Para quem quiser usar esse booster, um pequeno porém: a Proeletronic, sabe-se lá o motivo, decidiu usar fonte chaveada para alimentá-lo. Isso causa interferência e joga todo o ganho de sinal no lixo. Com o divisor de alta, o problema acabou sendo sanado. Provável que ele tenha algum filtro que permite apenas a corrente passar sem a sujeira vinda da fonte.
Eu montei uma Proeletronic PROHD-1118 (a Yagi deles) já imaginando o desafio que seria captar sinal de TV digital. Para quem só quer assistir RPC, até um pedaço de cabo coaxial desencapado pega por terem uma repetidora por aqui. Os demais precisa fazer uns malabarismos, não tem jeito.Ah e use uma antena de 38 elementos pra ver se dá um efeito melhor.
Vixi é o que mais vejo! Mas isso é típico desses "profissionais" queimar o filme do UHF pra vender o mais caro porque pra eles é mais lucrativo e tem manutenção que gera mais um custo pra eles. Já o UHF instalou uma vez já era, nem chuva derruba o sinal, e fora que UHF é mais simples de instalar em teoria. Aqui em Morretes eu mesmo fiz instalação da minha casa e casas de parentes e conhecidos meus, pq antenistas dizem "não pega sinal" mas quando eu vou lá e faço o teste, funciona bem e ainda consigo pegar alguns canais de Curitiba (isso se não for ocupado a mesma frequência de Paranaguá). É reconhecido que tem alguns locais infelizmente não tem o que fazer que tem que recorrer a parabolica, mas é só fazer o teste e pronto! Eu sempre faço testes. Se a pessoa está satisfeita, instala, eu ainda indico que a pessoa pode ter os dois. O Antenistas podia instalar o UHF como cortesia, visto que tem canais que a Banda Ku não tem ou em dia de chuva fica tudo sem sinal. Mas são gente que pensa pequeno acaba perdendo dinheiro com isso.Eu montei uma Proeletronic PROHD-1118 (a Yagi deles) já imaginando o desafio que seria captar sinal de TV digital. Para quem só quer assistir RPC, até um pedaço de cabo coaxial desencapado pega por terem uma repetidora por aqui. Os demais precisa fazer uns malabarismos, não tem jeito.
Inclusive, vejam só, fui em uma casa de antenas no centro de Araucária para comprar o booster. Me disseram que boosters eram incompatíveis com TV digital e, se já tinha uma antena grande de UHF, só uma parabólica ia resolver. Fico imaginando quanta gente desiste de instalar uma antena e parte para IPTV justo pela preguiça que os "profissionais" têm de trabalhar.
Seria interessante, caso fosse possível, testar uma antena UHF de 91 elementos (é grande, mas não como aparenta) com 18 dB de ganho, com um mastro alto e um booster de 40 dB para receber mais sinais digitais da capital paranaense nos núcleos urbanos entorno da Baía de Paranaguá.Vixi é o que mais vejo! Mas isso é típico desses "profissionais" queimar o filme do UHF pra vender o mais caro porque pra eles é mais lucrativo e tem manutenção que gera mais um custo pra eles. Já o UHF instalou uma vez já era, nem chuva derruba o sinal, e fora que UHF é mais simples de instalar em teoria. Aqui em Morretes eu mesmo fiz instalação da minha casa e casas de parentes e conhecidos meus, pq antenistas dizem "não pega sinal" mas quando eu vou lá e faço o teste, funciona bem e ainda consigo pegar alguns canais de Curitiba (isso se não for ocupado a mesma frequência de Paranaguá). É reconhecido que tem alguns locais infelizmente não tem o que fazer que tem que recorrer a parabolica, mas é só fazer o teste e pronto! Eu sempre faço testes. Se a pessoa está satisfeita, instala, eu ainda indico que a pessoa pode ter os dois. O Antenistas podia instalar o UHF como cortesia, visto que tem canais que a Banda Ku não tem ou em dia de chuva fica tudo sem sinal. Mas são gente que pensa pequeno acaba perdendo dinheiro com isso.
Aqui em Morretes, é possível captar os canais de Curitiba (alguns), a antena tem que estar alta, e tem que ser antenas grandes. O problema é que tem canais de Paranaguá que ocupam a mesma frequência aí anula um canal e prevalece o mais forte.Seria interessante, caso fosse possível, testar uma antena UHF de 91 elementos (é grande, mas não como aparenta) com 18 dB de ganho, com um mastro alto e um booster de 40 dB para receber mais sinais digitais da capital paranaense nos núcleos urbanos entorno da Baía de Paranaguá.
3.1 | 31 UHF | 575.143 MHz |
![]() | Band Curitiba (Band) | Estéreo | 13/03/2025 |
24.1 | 24 UHF | 533.143 MHz |
![]() | Rede Brasil de Televisão (Rede) | Estéreo | Walter 23/02/2022 |
13.1 | 14 UHF | 473.143 MHz |
![]() | Super Canal Uninter (TV Cultura) | Estéreo | Antônio F. Alves 30/12/2021 |
13.2 | 14 UHF | 473.143 MHz |
![]() | TV Profissão (Univesp) | Estéreo | Antônio F. Alves 30/12/2021 |
13.3 | 14 UHF | 473.143 MHz |
![]() | RMC TV (Central TV) | Estéreo | 25/07/2022 |
13.4 | 14 UHF | 473.143 MHz |
![]() | TV Fundação Wilson Pickler (TV Justiça) | Estéreo | Antônio F. Alves 29/12/2023 |
13.5 | 14 UHF | 473.143 MHz |
![]() | Canal sem transmissão ( ) | Estéreo |
Na verdade esse sinal é de Paranaguá, mas Antonina, Morretes recebem um sinal forte, apesar dos problemas técnicos que passa últimamente. Só teve uma atualização do canal virtual, 5.1 depois foi pra 2.1 e agora 3.1ANTONINA PARANÁ BAND CURITIBA NO CANAL 3.1
3.1 31
UHF575.143 MHz ![]()
Band Curitiba (Band) Estéreo 13/03/2025
No 13.5 está sendo transmitida a Rádio Digital Super Canal 13.TV PROFISSÃO CANAL 13.2 NÃO ESTÁ EM REDE COM UNIVESP.
13.1 14
UHF473.143 MHz ![]()
Super Canal Uninter (TV Cultura) Estéreo Antônio F. Alves
30/12/202113.2 14
UHF473.143 MHz ![]()
TV Profissão (Univesp) Estéreo Antônio F. Alves
30/12/202113.3 14
UHF473.143 MHz ![]()
RMC TV (Central TV) Estéreo 25/07/2022 13.4 14
UHF473.143 MHz ![]()
TV Fundação Wilson Pickler (TV Justiça) Estéreo Antônio F. Alves
29/12/202313.5 14
UHF473.143 MHz ![]()
Canal sem transmissão ( ) Estéreo
Sim, este é um outro problema que também afeta o DX em UHF (TV).Aqui em Morretes, é possível captar os canais de Curitiba (alguns), a antena tem que estar alta, e tem que ser antenas grandes. O problema é que tem canais de Paranaguá que ocupam a mesma frequência aí anula um canal e prevalece o mais forte.
Aqui eu captava a Rede TV (esporadicamente), aí, em Paranaguá entrou no ar o canal da Legião da Boa Vontade canal 30, justo o canal da Rede TV de Curitiba, aí o canal sumiu. O 47 que é Record News aqui é Canção Nova na ausência de um, o outro entra no lugar.
Eu me lembro que o marco antenas tinha mostrado uma solução pra esse tipo de problema, uma espécie de controlador, que dava pra adicionar uma frequência a mais pra pegar todos os canais sem interferência da Johanson. Mas uma antena dessas de 91 elementos deve ser Power hein
Pode ser, mas não faz sentido ir perdendo audiência, mas RTV é diferente, também acostumado com rádio, que sempre é geradora fora da Amazônia Legal.RTV da TVCI saiu do ar de novo. Provável que foram testes e vão ligar de volta apenas quando o processo da mudança de canal for finalizado.