HDTV Em Chapecó e Oeste Catarinense

Membro conhecido
Aug
2,505
3,206
O desligamento definitivo do sinal analógico de TV aberta no Brasil, que já começou em algumas regiões, deverá ser concluído até junho de 2025 para algumas cidades e dezembro de 2025 para outras, conforme a decisão do Ministério das Comunicações.
Qual a fonte dessa informação?
Não procede essa de Dezembro de 2025

DECRETO:

Membro conhecido
Aug
2,505
3,206
PORTARIA MCOM Nº 11476, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2023

Altera a Portaria MCOM nº 2.992, de 26 maio de 2017 e a Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 2 de junho de 2023, para estabelecer diretrizes para o desligamento dos sinais analógicos de televisão.

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos II e IV, da Constituição Federal, com base no Decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006, e tendo em vista o disposto no processo nº 53115.029843/2023-61, determina:

Art. 1º A Portaria MCOM nº 2.992, de 26 de maio de 2017, passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 1º ...................................................................................................................

..................................................................................................................................

§ 3º Nos municípios listados no Anexo VII, o desligamento da transmissão analógica deverá ocorrer até 15 de dezembro de 2023.

§ 4º Nos municípios listados no Anexo VIII, o desligamento da transmissão analógica deverá ocorrer até 30 de junho de 2025, devendo as estações analógicas do serviço de radiodifusão de sons e imagens ou de retransmissão de televisão operar em caráter secundário a partir de 31 de dezembro de 2023." (NR)

Art. 2º A Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 2 de junho de 2023, passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 467. As entidades outorgadas que não possuem consignação do canal digital nos municípios do Anexo VIII da Portaria MCOM nº 2.992, de 26 maio de 2017, terão até 30 de janeiro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital, com exceção das entidades que já se manifestaram nos termos do Título X do Livro XIV desta parte.

........................................................................................................................" (NR)

Art. 3º A Portaria MCOM nº 2.992, de 26 de maio de 2017, passa a vigorar com o acréscimo do Anexo VII e do Anexo VIII.

Art. 4º A Agência Nacional de Telecomunicações deverá tomar as devidas providências administrativas necessárias à exclusão dos canais analógicos do Plano Básico de Distribuição de Canais, em municípios cuja transmissão analógica seja desligada.

Art. 5º Fica revogado o caput e o Parágrafo único do art. 521 da Portaria de Consolidação GM/MCOM nº 1, de 2 de junho de 2023.

Art. 6º Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.

JUSCELINO FILHO

Membro conhecido
Aug
1,817
2,557
Eu não achei nada relacionado a dezembro de 2025 e sim dezembro de 2023 que sim boa parte das cidades, inclusive a minha foi desligado em dezembro de 2023.
As ultimas ficaram para até Junho de 2025
Pois é @DiegoFernandes ... Mas até agora não estou vendo nenhuma manifestação das emissoras. Estamos no dia 11 de junho e até agora nenhuma emissora desligou o analógico ou ativou o digital onde falta. Aqui em Maravilha SC já desligaram o analógico, mas não temos os digitais ativados (me refiro à TVBV e a Record News. Até agora nem notícias dessas duas. TVBV está falida praticamente, a Record News SC nem é mais de SC, pois tem mais retransmissoras fora do Estado no que no próprio Estado. Na nossa região Oeste, Somente Chapecó tem o digital ativado, pelo 8,1, as demais, eles abandonaram, principalmente cidades menores. A TVBV é outra..) Acredito que vão deixar para 30 de junho (mais 19 dias para chegar esse bendito dia). Ou, pelo jeito vão deixar para ano que vem ou quando ser disponibilizado a TV 3.0 (mais uns 5 anos, por aí). Cidades pequenas e de interior sempre vão ficar por último, é sempre assim em todas as áreas.

Membro conhecido
Aug
2,505
3,206
Pois é @DiegoFernandes ... Mas até agora não estou vendo nenhuma manifestação das emissoras. Estamos no dia 11 de junho e até agora nenhuma emissora desligou o analógico ou ativou o digital onde falta. Aqui em Maravilha SC já desligaram o analógico, mas não temos os digitais ativados (me refiro à TVBV e a Record News. Até agora nem notícias dessas duas. TVBV está falida praticamente, a Record News SC nem é mais de SC, pois tem mais retransmissoras fora do Estado no que no próprio Estado. Na nossa região Oeste, Somente Chapecó tem o digital ativado, pelo 8,1, as demais, eles abandonaram, principalmente cidades menores. A TVBV é outra..) Acredito que vão deixar para 30 de junho (mais 19 dias para chegar esse bendito dia). Ou, pelo jeito vão deixar para ano que vem ou quando ser disponibilizado a TV 3.0 (mais uns 5 anos, por aí). Cidades pequenas e de interior sempre vão ficar por último, é sempre assim em todas as áreas.
O Desligamento do sinal analógico, não é garantia de que vai ter o digital ativado, essa é a verdade. E com certeza não terá muito alarde, visto que boa parte das cidades já tem o analógico desligado, vai ser "do nada" e acabou.

Membro conhecido
Aug
1,817
2,557
O Desligamento do sinal analógico, não é garantia de que vai ter o digital ativado, essa é a verdade. E com certeza não terá muito alarde, visto que boa parte das cidades já tem o analógico desligado, vai ser "do nada" e acabou.
as cidades maiores, com certeza terão o sinal digital ativado, as menores... esquece Já vou me conformando, pois a TVBV e a Record News nunca vão ativar o digital aqui para nós. É uma pena.. Imagina quando é que vamos receber a TV 3.0. Vai ser lá para 2030, isso se receber... Tenho lá minhas dúvidas... Não é garantia de ativação do digital, mas deveria ser @DiegoFernandes

Membro conhecido
Aug
2,505
3,206
as cidades maiores, com certeza terão o sinal digital ativado, as menores... esquece Já vou me conformando, pois a TVBV e a Record News nunca vão ativar o digital aqui para nós. É uma pena.. Imagina quando é que vamos receber a TV 3.0. Vai ser lá para 2030, isso se receber... Tenho lá minhas dúvidas... Não é garantia de ativação do digital, mas deveria ser @DiegoFernandes
Sim Sim seria o correto mas na "Brazuela" as coisas não são como deveriam

Membro conhecido
Aug
1,817
2,557
Sim Sim seria o correto mas na "Brazuela" as coisas não são como deveriam
Pois é... @DiegoFernandes esse é o nosso Brasil... Depois as emissoras que reclamem que nunca tem anunciantes! Se dessem mais valor para as cidades menores, com certeza teriam muitos anunciantes. Aqui em Maravilha temos muitas empresas de porte grande FM Pneus, Rotoplast Climatizadores, Frigorífico Aurora, Concessionária Sperandio Mercedes Benz Caminhões e ônibus. a Sicoob Credial, agora vamos ter um atacadista Bonno Atacadista... além de termos uma feira (FECIMAR - Feira Comercial e Industrial de Maravilha. E foi por causa dessa feira que Maravilha recebeu a concessionária Mercedes Benz, que tem a matriz em Chapecó). Mas mesmo assim as emissoras não vem atrás, acham que o anunciante vai ligar. Primeiro eles tem que sair da salinha com ar condicionado e batalhar anunciantes, poxa!!

Membro conhecido
Aug
1,817
2,557
Foi pela IA do Google? Essas IA's não são 100% confiáveis...
Eu também não confio muito nessas IA's do Google @Ousuáriouau Mas o estranho é que as emissoras não estão se mexendo, pois tem mais 19 dias pela frente. Vem a pergunta... Será que vão ativar o digital até lá?? Esperamos ansiosamente pela Record News (2.1) e TVBV (13.1)

Membro conhecido
Aug
1,817
2,557
tem umas noticias dizendo com texto "dezembro deste ano", nas pesquisas, mas seria de 2023!
Verdade @dsol . Só resta saber se vão cumprir o prazo inicial para desligar o analógico (30 de Junho de 2025). Daí vem algumas perguntas:
1) Será que, ao desligar o analógico vão ativar o digital nas cidades que faltam?
2) Será que não vão esperar vir a TV 3.0 para depois ativar o digital?
3) Será que as cidades pequenas que não tem nenhuma transmissão do digital, que tiveram o sinal analógico desligado em Dezembro de 2023 receberão o digital?

Porque esse assunto está correndo por 18 anos e nem metade do Brasil tem o sinal digital ativado. Já perdi minhas esperanças de ver o sinal digital ativado da TVBV e da Record News aqui para Maravilha e região. As emissoras caladinhas, não dão satisfação de quando vão ativar. É uma vergonha!! E ainda tem emissoras que dizem que estão com sinal em todo o Estado e na verdade não está com nem metade dos 295 municípios (A TVBV) E outra prefere colocar retransmissoras em outros lugares do Brasil e esquece do próprio Estado (Record News SC, que de SC não tem nada, já que não tem programação local e tirando Chapecó, as demais cidades do Meio Oeste, Oeste e Extremo Oeste Catarinense estão sem sinal dela).

Membro conhecido
Mar
2,475
4,441
Piauí que o diga, dezenas de cidades já ficaram sem TV terrestre no desligamento interior mas a informação que tenho é que poucos de fato se interessavam em captar esses sinais, são cidadezinhas onde prevalecem parabólicas, antes as grandes e agora as mini.

Membro conhecido
Aug
1,817
2,557
Eu vi em alguns tópicos (HDTV no Rio Grande do Sul e HDTV No Interior Do Paraná) que o projeto Digitaliza Brasil vai estar expandindo para cidades com uma população média, como Passo Fundo e Foz do Iguaçu.
Alguém sabe se já houve alguma cidade de SC que também foi contemplada?
Até agora não vi. Tem cidades de Santa que precisariam com urgência estar nesse programa. Posso citar: Maravilha, São Miguel da Boa Vista, Cunha Porã, Flor do Sertão, Tigrinhos, Bom Jesus do Oeste, Saltinho, São Miguel do Oeste, Iraceminha... Essas infelizmente ficaram de fora do programa.

Membro conhecido
Sep
1,846
2,813
Até agora não vi. Tem cidades de Santa que precisariam com urgência estar nesse programa. Posso citar: Maravilha, São Miguel da Boa Vista, Cunha Porã, Flor do Sertão, Tigrinhos, Bom Jesus do Oeste, Saltinho, São Miguel do Oeste, Iraceminha... Essas infelizmente ficaram de fora do programa.

a cidade mais "caf*" que vai ganhar, como disseram em outro tópico!!!