HDTV em Cascavel e Oeste do PR

Membro conhecido
Sep
263
330
Eu pensei que a antena da taroba fm ficasse na torre da tv taroba ali no maria luiza
Não amigo, a antena fica junto na torre da TV, quando tu passar na frente do prédio da Discolândia, pode olhar na parte lateral da torre, que lá estão os 4 elementos de uma antena de transmissão FM. Peguei a imagem no Google Maps, tá meio ruim, mas dá pra ver:
IMG_20240701_202402.jpg

Membro conhecido
Sep
263
330
Agora, é uma vergonha uma família que tem dinheiro (Siliprandi), erguer uma torre desse tamanho, em lugar retirado e com apenas 3 elementos. Torre da esquerda, que é da Estúdio 92.3:IMG_20240701_204349.jpg

Membro conhecido
Sep
263
330
Mas essas 2 torres eram de AM né? reaproveitadas pra usar FM
A torre maior sempre foi FM, da frequência 99.5, que teve uma sucessão de nomes, começando como Independência FM, depois foi a fase mais famosa quando se chamou Studio 99, passando por Cidade FM até ser arrendada pelo Bispo Pedir Maisdinheiro, e permanecendo até hoje como retransmissora da Rede Aleluia, da Igreja Universal. Já a torre menor não existia, ela foi erguida após a migração da Independência AM para FM, que logo após a migração passou a se chamar Estúdio 92.3
Pelo menos a Rede Aleluia da atenção na parte da transmissão, não faz muito tempo que eles trocaram a antena, colocando uma bem moderna de última geração, com 5 elementos.

Última edição:
Membro conhecido
Sep
353
609
Não amigo, a antena fica junto na torre da TV, quando tu passar na frente do prédio da Discolândia, pode olhar na parte lateral da torre, que lá estão os 4 elementos de uma antena de transmissão FM. Peguei a imagem no Google Maps, tá meio ruim, mas dá pra ver:
View attachment 21251
A taroba FM instalou a antena antiga na torre do Maria Luiza. Acredito que deva ser o sistema auxiliar da emissora.
Quanto a nova antena não entendo porque foi instada nesse lado da torre, ainda mais que tem defletor e a própria estrutura da torre que limitam um pouco a transmissão para a região de Toledo por exemplo, que é mais populosa que o lado leste.
Também poderiam usar o tubulão no alto da torre que hoje só tem a antena da TV Tarobá e está subutilizado.
Se não for por definição da Anatel foi um vacilo mesmo.

Novo membro
May
29
13
Caramba, eu achava que a torre da rpc era no emilia saraiva e que aquela torre pequena na sede da rpc era apenas para enviar o sinal para o prédio. Tem 2 radomes ali apontado pro centro

Attachments

• Screenshot_20240709_190740_Maps.jpg
    Screenshot_20240709_190740_Maps.jpg
    660.1 KB · Visualizações: 10
Membro conhecido
Sep
263
330
Caramba, eu achava que a torre da rpc era no emilia saraiva e que aquela torre pequena na sede da rpc era apenas para enviar o sinal para o prédio. Tem 2 radomes ali apontado pro centro
A torre que tem nas dependências da RPC, é usada como retransmissora do canal católico Pai Eterno.
IMG_20240709_222258.jpgIMG_20240709_222148.jpg

Membro conhecido
Sep
263
330
No passado, Cascavel não tinha emissora geradora da RPC, apenas uma sucursal/retransmissora da que na época era chamada TV Cataratas, e o sinal vinha de Foz do Iguaçu, essa torre que está sendo usada pela TV Pai Eterno hoje, era a que transmitia o sinal da Globo no passado. No início do ano 2000, a RPC comprou as concessões da extinta TV Carimã, e dessa maneira Cascavel passou a ter emissora geradora da rede estadual, e foi erguida a torre no Felipe Adura, desvinculado do sinal que vinha de Foz.IMG_20240709_225552.jpgIMG_20240709_225618.jpg

Última edição:
Novo membro
May
29
13

No passado, Cascavel não tinha emissora geradora da RPC, apenas uma sucursal/retransmissora da que na época era chamada TV Cataratas, e o sinal vinha de Foz do Iguaçu, essa torre que está sendo usada pela TV Pai Eterno hoje, era a que transmitia o sinal da Globo no passado. No início do ano 2000, a RPC comprou as concessões da extinta TV Carimã, e dessa maneira Cascavel passou a ter emissora geradora da rede estadual, e foi erguida a torre no Felipe Adura, desvinculado do sinal que vinha de Foz.View attachment 21413View attachment 21414

Referente a essa salinha que está circulado vermelho, não sei se eu viajei na maionese mas eu juro que vi uma engrenagem rodando lá dentro, me deu impressão ser toda de vidro, mas olhando da rua não dá pra identificar. Vc sabe me dizer essa sala é onde ficam os computadores do transmissor ou seria uma sala de máquinas de elevador, eu vi uma engrenagem enorme girando lá dentro, na época mostrei ao Júlio. Semana passada Fiquei uns 30 min observando e não vi nada

Attachments

• Screenshot_20240710_191434_Photos.jpg
    Screenshot_20240710_191434_Photos.jpg
    705.9 KB · Visualizações: 4
Membro conhecido
Sep
263
330
Referente a essa salinha que está circulado vermelho, não sei se eu viajei na maionese mas eu juro que vi uma engrenagem rodando lá dentro, me deu impressão ser toda de vidro, mas olhando da rua não dá pra identificar. Vc sabe me dizer essa sala é onde ficam os computadores do transmissor ou seria uma sala de máquinas de elevador, eu vi uma engrenagem enorme girando lá dentro, na época mostrei ao Júlio. Semana passada Fiquei uns 30 min observando e não vi nada
Pelo que eu lembro, o último andar do Felipe Adura é ocupado pela RPC, onde está instalado o transmissor da emissora. Sobre essa estrutura aí, provavelmente pode ser do elevador mesmo.