HDTV em Blumenau e região

Membro conhecido
Dec
195
299
Nas capitais até acredito que vai chegar rápido a TV 3.0 mas na maioria das cidades do interior acho que só a partir de 2035 e olhe lá... a TV digital começou em 2007 e por exemplo aqui em Brusque o primeiro sinal digital só chegou em 2014 com a NSC Globo...

Membro conhecido
Sep
1,020
1,622
Aqui em Joaçaba, a **REDE VIDA** foi a primeira a instalar o sinal digital, em 2013. A RBS (NSC) só instalou no ano seguinte, em 2014.

Membro conhecido
Sep
379
639
Será que nsc vai colocar canal na vila Itoupava e em Luiz Alves esses dois lugares a NSC TV não tem canal digital
Esses locais são cobertos pelo canal 49.1 instalado no Morro do Cachorro. Lembrando que é necessário utilizar uma antena externa para captar o sinal digital.

Membro conhecido
Dec
195
299
Rede Vida voltou ao ar aqui em Brusque nessa quarta a noite (25/12)... e como da maioria das outras vezes foi numa situação em que todos os canais saíram do ar por falta de energia em Brusque e depois quando voltou a energia voltaram todos os canais (menos a Canção Nova que está fora do ar fazem 4 meses)... na prática o sinal da Rede Vida estava no ar antes mas estava fraquíssimo conforme mostrava o indicador da minha TV e por isso estava, digamos, "sem sinal"... tanto que todas as vezes que aviso a Rede Vida por e-mail sobre esse problema eles me respondem que o sinal está no ar, e de fato nessa situação de sinal fraco está no ar, mas ninguém consegue assistir... aí como em todas as vezes o sinal só volta pela sorte de uma queda geral de energia na cidade o que com certeza faz o transmissor da Rede Vida reiniciar e o canal volta de fato ao ar em Brusque... ou se a queda de energia não acontecer tenho que ficar insistindo por e-mail com eles até perceberem que o canal está com problema e ninguém está conseguindo assistir em Brusque... é meus amigos Rede Vida e Canção Nova são casos sérios nessa questão de retransmissoras... e muitas vezes os dois canais me respondem por e-mail que é possível assistir esses canais pela internet de graça... claro que é possível sim assistir pela internet mas sempre respondo a eles que é necessário pensar nos idosos que gostam de assistir esses canais e não sabem como acessar pela internet e sabem assistir somente pela TV aberta e por isso pensando nessa população idosa sempre digo a esses canais para sempre manterem no ar suas retransmissoras...

Membro conhecido
Mar
5,013
10,710
User Vip
Eu sempre digo que se uma emissora - seja ela rede ou local - não tem a capacidade de oferecer sinal de qualidade em um município/região e nem a responsabilidade de manter o sinal, que retire os equipamentos e devolva a concessão à União!

Aí fica essas duas, Canção Nova e REDEVIDA (e outras redes também), pedindo e recebendo concessões de RTV, sendo que não conseguem dar conta das várias RTVs que possuem... Realmente sem lógica!

Membro conhecido
Jun
2,037
1,820
Essas duas consideram o que fazem um trabalho de evangelização, de catequese mesmo, na linha do que o Dom Pero Fernandes Sardinha tentou fazer aqui na Pindorama mas foi deglutido pelos nossos povos indígenas (valeu Oswald de Andrade pela maravilhosa escolha da palavra)!

Membro conhecido
Mar
5,013
10,710
User Vip
Foram publicadas Portarias no Diário Oficial da União com alteração da geradora cedente da programação dos canais 50A/35D de Brusque e 44A/45D de Tubarão (outorgados a TVF Comunicações LTDA), que passa a ser a Fundação Virgínia Ferraz (ISTV Juiz de Fora), conforme respectivos links:

https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mcom-n-15.181-de-19-de-novembro-de-2024-605026365

https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mcom-n-14.740-de-12-de-novembro-de-2024-604984746

A geradora que constava nas outorgas desses canais era a Rádio e TV Araucária LTDA - TV Araucária de Lages, que era uma emissora irmã da Rede Gospel, e não existe mais. Com a alteração da geradora, possivelmente a ISTV arrendou esses canais.

Membro conhecido
Dec
195
299
Dito isto, a pergunta que não quer calar: será que esse canal 35.1 vai entrar mesmo no ar em Brusque ou vai ficar pra sempre na fase de autorizado como está desde 2015 o canal 19.1 da TV Brasil Esperança (TV Brasil)?

Membro conhecido
Mar
5,013
10,710
User Vip
Dito isto, a pergunta que não quer calar: será que esse canal 35.1 vai entrar mesmo no ar em Brusque ou vai ficar pra sempre na fase de autorizado como está desde 2015 o canal 19.1 da TV Brasil Esperança (TV Brasil)?

Os canais digitais de Brusque e Tubarão foram licenciados em 18/10/2024, conforme os relatórios no Mosaico da Anatel, linkados abaixo.

Brusque:

Tubarão:

Acredito que seja questão de tempo para ambos canais entrarem no ar.

Membro conhecido
Dec
195
299
Quero colocar aqui uma situação que acho que somente quem tem mais de 35 anos (eu tenho 49) é que talvez vai lembrar... hoje em dia é muito fácil assistir qualquer campeonato de futebol seja pela TV normal seja pela internet... mas quem lembra que pelo menos até meados dos anos 90 as emissoras que transmitiam jogos desligavam a repetidora da cidade onde estava acontecendo o jogo para que os torcedores não ficassem em casa e fossem no estádio... Pelo menos aqui em Brusque eu lembro muito bem disso quando a antiga RCE TV (que na época retransmitia a Band para SC e hoje é a atual NDTV Record) transmitia os jogos do campeonato catarinense e se o jogo fosse aqui em Brusque eles tiravam o sinal do ar em Brusque ficando chuviscos e só retornava o sinal no finalzinho do jogo... em 1992 o Brusque fez a final do catarinense em casa sendo campeão em cima do Avaí e nesse dia pelo estádio em Brusque estar lotado a RCE não tirou o sinal do ar em Brusque e nesse dia até gravei o jogo no meu videocassete e tenho a fita até hoje que inclusive está também digitalizada... Já faz muito tempo é claro que nenhum canal mais faz isso e passam o jogo mesmo na cidade onde está acontecendo a partida... Alguém mais tem essa lembrança de um canal desligar a repetidora na sua cidade por causa de um jogo de futebol?

Membro conhecido
Sep
1,728
2,457
na verdade, ainda fazem isso "indiretamente" quando, jogo por exemplo Brusque e Chapecoense, todas as outras praças da NSC assistem o jogo menos a de Blumenau, que retransmitiria o jogo ai ou Criciúma e Avaí todas as praças menos Florianópolis se o jogo for lá!

Membro conhecido
Dec
195
299
Aqui em Brusque pelo que eu lembro dos últimos anos os jogos em casa do Brusque na NSC sempre passaram também normalmente pra cidade de Brusque...

Novo membro
May
4
10
Aqui em Itajaí, tem os canais
7.1 - NSC TV Blumenau (Globo)
10.1 - NDTV Itajaí (Record)
10.2 - TV Inova SC
13.1 - TVBV (Band)
18.1 - TV Univali (Futura)
21.1 - TV Brasil Esperança Itajaí (TV Brasil)
27.1 - Record News SC (Record News)
45.1 - SCC SBT (SBT)
47.1 - TV Verdade

Novo membro
May
4
10
Agora só falta desligar os canais analógicos da NDTV Itajaí e da TV Brasil Esperança