HDTV CEARÁ

Destaques do momento

Lembrando que a TV Capital não é e nunca foi uma emissora de TV aberta, ao contrário das demais emissoras de Fortaleza. Ela opera sob uma concessão do antigo Serviço Especial de Televisão por Assinatura (TVA), atualmente na modalidade do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC).
Se eu não me engano ela tem que bloquear o sinal por um período eu não sei o quanto.
Uma emissora em na capital de São Paulo opera nesse mesmo sistema parece que ela foi multada pela ANATEL por não fazer isso.

Se eu não me engano ela tem que bloquear o sinal por um período eu não sei o quanto.
Uma emissora em na capital de São Paulo opera nesse mesmo sistema parece que ela foi multada pela ANATEL por não fazer isso.

Sim, teria que codificar o sinal durante a maior parte do dia.

Quando o TVA surgiu no fim da década de 80, as emissoras recebiam outorgas para operar em UHF e codificavam o sinal. Para assistir, o telespectador precisava contratar o serviço e instalar um decodificador na antena UHF de casa. Por lei, essas emissoras eram obrigadas a transmitir uma porcentagem da sua programação com o sinal aberto (geralmente algumas horas do dia, muitas vezes preenchidas com televendas, infomerciais ou programação religiosa). Depois surgiram as operadoras de cabo e DTH e o TVA perdeu o sentido comercial, caindo em desuso. Hoje as poucas emissoras que operam na modalidade do atual SeAC transmitem praticamente 24h em sinal aberto.

Inclusive, na época que o SeAC estava sendo implementado, em 2011, as emissoras até tentaram adaptar as outorgas para geradoras de Radiodifusão, mas o Congresso barrou com a alegação de isso ser inconstitucional.

Última edição:
Sim, teria que codificar o sinal durante a maior parte do dia.
Quando o TVA surgiu no fim da década de 80, as emissoras recebiam outorgas para operar em UHF e codificavam o sinal. Para assistir, o telespectador precisava contratar o serviço e instalar um decodificador na antena UHF de casa. Por lei, essas emissoras eram obrigadas a transmitir uma porcentagem da sua programação com o sinal aberto (geralmente algumas horas do dia, muitas vezes preenchidas com televendas, infomerciais ou programação religiosa). Depois surgiram as operadoras de cabo e DTH e o TVA perdeu o sentido comercial, caindo em desuso. Hoje as poucas emissoras que operam na modalidade do atual SeAC transmitem praticamente 24h em sinal aberto.

Inclusive, na época que o SeAC estava sendo implementado, em 2011, as emissoras até tentaram adaptar as outorgas para geradoras de Radiodifusão, mas o Congresso barrou com a alegação de isso ser inconstitucional.
Por isso que existem alguns canais codificados na TV aberta em SP, bom saber.

Saiu Edital com a relação das entidades melhor classificadas no procedimento de seleção para outorgas do serviço de Retransmissão de TV Digital em Caráter Primário, referente ao Edital n° 224/2024/SEI-MCOM que foi publicado em 27/12/2024.

A classificação para o Ceará foi a seguinte:

Caucaia - canal 36 > Rádio e Televisão OM Ltda (CNT);

Fortaleza - canal 50 > Rádio e TV Difusora do Maranhão Ltda (TV Difusora/SBT);

Itapipoca - canal 45 > Rádio e Televisão OM Ltda (CNT).

Será lastimável se a CNT conseguir o canal 36 em Caucaia. Tomara que as demais emissoras participantes que manifestaram interesse pelo canal, contestem a classificação da emissora, justificando que a mesma já tem o canal 14 em Fortaleza, cujo sinal pega em toda a região metropolitana.

Última edição:
Saiu Edital com a relação das entidades melhor classificadas no procedimento de seleção para outorgas do serviço de Retransmissão de TV Digital em Caráter Primário, referente ao Edital n° 224/2024/SEI-MCOM que foi publicado em 27/12/2024.

A TV Difusora está querendo o canal 50 aqui em Fortaleza para transmitir o quer?

E la vai a capital alencarina ter 2 canais retransmitindo o SBesTeira.
Isso se a Jangadeiro não mudar de bandeira (emissora)

Última edição:
Lembrando que os resultados do Edital são preliminares. Não dá pra cravar que as emissoras classificadas receberão as outorgas dos canais nos municípios contemplados. Só saberemos quando saírem os resultados de seleção - será a partir daí que as outorgas serão formalizadas pelo Ministério das Comunicações e posteriormente publicadas no Diário Oficial da União.

Back