Oi assina acordo para vender operação de TV por assinatura
Em recuperação judicial, a Oi informou na última sexta-feira, 20, que recebeu a proposta vinculante da Mileto Tecnologia para venda de ativos de sua operação de TV por assinatura.
O que a Oi está vendendo é a base de clientes de DTH (TV paga via satélite da empresa) e, ao que tudo indica, uma base ainda remanescente de IPTV (TV paga por fibra, cujo desligamento chegou a ser anunciado para o final de 2024).
De acordo com o comunicado, a proposta inclui a "base de assinantes de TV e equipamentos terminais associados, bem como dos demais ativos, direitos e obrigações relacionados à operação de TV por assinatura de propriedade da Companhia".
Os números estão desatualizados na Anatel, mas a última informação pública sobre a base de clientes da Oi, de agosto deste ano, dava conta de algo em torno de 900 mil clientes. Estima-se que essa base tenha se reduzido nos últimos meses, contudo. O principal desafio da manutenção do serviço é a renegociação dos contratos de programação (muitos dos quais a Oi suspendeu nos últimos meses, mas
há outros que permaneceram na condição de credores) e o contrato de satélite com a SES.
A base de assinantes de TV da Oi sempre se mostrou bastante resiliente, mesmo com a crise da operadora, quando os investimentos em marketing, vendas e retenção foram suspensos. Parte desta resiliência era atribuída à presença em localidades distantes e a contratos com governos estaduais na prestação de serviços em locais públicos. A Oi tinha também uma considerável base de clientes pré-pagos.
Em nota oficial, a Mileto informou: "A Mileto Tecnologia S/A informa que apresentou proposta vinculante para adquirir a operação de TV por assinatura da Oi SA. O objetivo da Mileto é dar continuidade à operação de TV por assinatura da Oi e por isso apresentou uma proposta que prevê a manutenção dos serviços atuais de DTH e de IPTV. Com isso, fica garantida a continuidade de um
serviço que está presente em regiões remotas do país e a presença de um competidor no segmento de TV por assinatura.
No fato relevante, a Oi informa que "concedeu à Mileto exclusividade para negociar a Transação".
[fontes: O Globo e Teletime]
.