Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Clube da nova Parabólica TVRO em Banda Ku

Possui "Antena de Banda Ku" apontada para algum satélite para a recepção de canais abertos (FTA)?

  • Sim, Star One C2/C4 (70° W)

  • Sim, SES 10 (67° W)

  • Sim, Eutelsat 65 West A (65° W)

  • Sim, Amazonas 5/3/2 (61° W)

  • Sim, Intelsat 21 (58° W)

  • Sim, Hispasat 30W (30° W)

  • Sim, outro satélite.

  • Não.


Results are only viewable after voting.
Membro ativo
Jun
108
146
Desligamento de retransmissoras terrestres. Daqui a um tempo quem quiser assistir, q compre parabólica

Não vai chegar a tanto pq esta chegando a digital 3.0, um misto de tv aberta com internet, e pelo menos no inicio vai ser um produto voltado para grandes concentrações de população e a tv aberta terrestre continuara importante.
Inegável os gdes custos para manter uma estrutura terrestre. O que espanta é o grande numero de editais de convocação pra explorar tv aberta, principalmente em pequenas e medias cidades. Nesse caso não compensa investimento em terrestre. Até esquisito esse Digitaliza Brasil se o TVRO chega em qqr lugar por muito menos recursos e baixissimo valor de manutencção.
São tantos erros na TV Digital que eu não sei por onde começar...mas, vamos tentar...

1] a estrutura de retransmissão das prefeituras surgiu de maneira espontânea desde os anos 1950! e E por ser algo sem planejamento, a situação técnica sempre variou muito. Se você fuçar arquivos de jornais verá várias reclamações de repetidoras que saíram do ar e não voltavam ainda nos anos 70. Mesmo as cidades relativamente grandes tinham escassez de sinais: aqui em João Pessoa tínhamos apenas 5 canais : Globo, SBT, Record, Bandeirantes e TVE [que vivia saindo do ar]

2] o Brasil nunca teve um real programa de TVRO, talvez porque as emissoras queriam replicar a mentalidade norte-americana de codificar e cobrar pelos sinais do satélite. Dizem por aí, talvez o @Gilson possa confirmar, que a Globo tentou codificar seu sinal na Banda C desde 1990, mas "forças misteriosas" impediram tal sucesso. Então surgiu uma autêntica gambiarra brasileira: uma TVRO analógica usando antenas de 2 ou 3 metros de diâmetro, cujo o potencial comercial foi anulado [já que o Ibope não media a audiência delas] e o público difuso.

3] Quando surgiu o programa de digitalização de sinais de TV, em 2007/08, ninguém pensou no parque de 18 milhões de parabólicas em todo o país. Havia uma empolgação desmedida com a Banda Ku naquela época e as operadoras conseguiram convencer parte deste público a migrar para plataformas "livres" [Sky Livre e OiTV Livre], que por ganância e/ou problemas regulatórios bizarros da maldita Lei do SeAC acabaram sucumbindo. Justiça seja feita, foi a Globo que começou a "pescar" este público com o SAT HD Regional em 2012 e criou o embrião de um programa de TVRO de fato.
 
Membro conhecido
Feb
1,430
1,699
E do outro lado, o equipamento necessário para a recepção do sinal via satélite que não para de baixar de preço, hoje próximo dos 100 reais. ( quase o mesmo preço da antena necessária )
E hoje surgiu a informação, numa outra comunidade, que numa das capitais o preço do receptor digital via satélite para uso na TVRO já está custando menos do que os 100 reais citados por mim dois dias atrás. Óbvio, preço em revendedores.
 
Membro conhecido
Feb
1,430
1,699
Rapaz, aqui em Campina Grande, antena parabólica digital é coisa de gente q tem muita grana. O serviço completo fica por R$600. Só a instalação, costumam cobrar R$100. Receptor, de R$250 a R$300. E o resto do kit, a chamada ferragem, outros R$250. Zé povão q vive em função de WhatsApp, instagram e Xvídeos, acredita q parabólica acabou. Quem ñ acredita q parabólica acabou, entra no grupo de preconceituosos, q acha q isso é sem futuro, pois só tem canais de boi e de igreja
Poxa, basta pesquisar os preços nos distribuidores. Aqui no estado de SP tem dois distribuidores muito bem conhecidos. ( inclusive patrocinam alguns daqueles youtubers que comentam por aí´ sobre o assunto parabólicas ) E apenas não cito as empresas por aqui porque não sei se isso seja também permitido. Quanto ao preço da instalação creio que está bem razoável. ( instalação + apontamento né ?) Já observei por aí que tem instalador que cobra separado, instalação um valor e o apontamento um outro valor. Receptor de 250 a 300 reais creio que está um pouco exagerado. Naquele famoso site de vendas, observei minutos atrás, lá tem receptor digital, com frete incluído, por 150 reais. Portanto, com os 300 reais citados é possível adquirir dois receptores em vez de apenas um, naquele site de vendas. ( já em alguns distribuidores creio que seja possível adquirir 3 ou bem próximo disso ) E quanto a uma antena de 0,60 cm nos distribuidores encontra-se, em média, a partir dos 60 reais. Portanto, com o preço citado, 240 reais seria possível adquirir não apenas uma, mas 4 antenas num distribuidor. E desnecessário dizer que o preço da antena por aí encontra-se também bem exagerado . E sempre lembrando, que no caso da antena, pesquisando poderá encontrar, talvez, alguma antena sem uso, desativada e que o interessado possa até mesmo ganhar, para desocupar o espaço, ou em último caso acabar adquirindo por um algum trocado. É isso.
 
Última edição:
Feb
31
92
Só por curiosidade: em posts anteriores estava abordando o sinal diferenciado da BAND SP da TVRO D2 - Banda KU (12160 V 29900) em relação ao sinal da BAND SP do D2 - Banda C (3990 V 7400). Neste momento, no primeiro deles está passando “Band Kids”. Já no sinal da Banda C está transmitindo o programa “Casa Decorada”. Ou seja, neste caso específico, não seria um mero espelhamento, mas geração de conteúdo distinto.
 
Membro conhecido
Feb
3,515
4,142
Segundo a própria emissora, a partir de 16 de Abril, o sinal da TV Litoral - RN deixará a grade da nova parabólica (TVRO) do SKY B1 banda Ku , posição 43*W. Um outro canal em negociação pode assumir a vaga entre os dias 17/04 e 18/04 pela plataforma ; mas a TV Litoral já iniciou uma conversa com a Embratel e SpeedCast para quem sabe subir na TVRO do 70*W [D2] o seu sinal futuramente. https://www.instagram.com/tvlitoralrn/ LOGO-TV-LITORAL-RN-800x600.jpg
 
Membro conhecido
Feb
1,430
1,699
E me foi passado uma informação nessa manhã. A BAND CEARÁ deverá estar de volta, provavelmente, já na próxima semana no D2 Ku. Portanto, vamos aguardar se essa informação caso realmente confirme-se, ok? Tomara !!!!
 
Última edição:
Membro conhecido
Mar
2,596
5,484
E me foi passado uma informação nessa manhã. A BAND CEARÁ deverá estar de volta, provavelmente, já na próxima semana no D2 Ku. Portanto, vamos aguardar se essa informação caso realmente confirme-se, ok? Tomara !!!!

De duas uma: Problemas técnicos ou não pagaram o aluguel. Mas, conhecendo bem a Band Ceará, a primeira hipótese é a mais provável.
 
Membro ativo
Jun
108
146
Eu, sinceramente, queria entender pra q isso, véi... Qual o objetivo disso... Pra q tanta Globo via satélite? Isso nunca foi demanda de massa, numa época em q o povão ainda assistia, imagina hoje em dia, q ninguém assiste. Eu tô achando q querem desligar antenas terrestres, pra reduzir despesas. Eu digo isso, pq esse governo, q eu votei, por sinal, é gastador. Votei em Lula pra tirar satanás, mas todo mundo sabe q Lula é gastador. Mesmo assim, ñ há nem previsão de migração das emissoras da EBC pra banda KU. Motivo? Falta de orçamento. Redução de custos
Resposta: necessidade puramente comercial e rede de afiliadas superdimensionada. A Globo sempre se incomodou em ter o seu sinal rede aberto na Banda C porque os telespectadores não recebiam a publicidade local e isso prejudicava o faturamento das afiliadas e da própria rede. Só agora ela pode resolver o quiprocó...

Por sua vez, a Globo tem "excesso" de afiliadas e que mesmo nos tempos áureos tinham certa dificuldade de se manter. Um exemplo curioso é o da RBS Rio Grande que cobre apenas 2 cidades! Se pensássemos em uma equalização justa, a Rede Globo teria entre 80 e 90 afiliadas. E destas, umas 65/70 seriam suficientes para cobrir todo o país.
 
Membro ativo
Jun
108
146
Entre o Digitaliza Brasil ( Digital Terrestre ) e o Siga Antenado ( Via Satélite Ku ) óbvio que sou muito mais a segunda opção. Tempos atrás fiz um "baita" de um levantamento com o Digitaliza Brasil. Para começar a prefeitura da cidade onde é instalado o Digitaliza Brasil tem que ceder um espaço, um terreno. Depois toda a infra para as instalações dos equipamentos. Depois o custo mensal com energia elétrica, em alguns casos até mesmo segurança, manutenção em tempos em tempos, etc...etc...etc...E na maioria das cidades brasileiras onde surgiu esse tal projeto, sabe quantos canais de TV que disponibilizaram? Na média 8 canais de TV. ( pelo menos a metade com canais do governo, do legislativo ) Ouvi falar e como não tenho bem certeza não irei citar os valores investidos em cada cidade. Mas adianto que não seja pouco dinheiro não. Enquanto isso, no Siga Antenado, por enquanto, quase 80 canais de TV. Ou seja, quase que dez vezes mais do que o ofertado no outro meio. ( óbvio que cada caso é um caso, mas como falei anteriormente na média foram instalados 8 canais de TV para a maioria das cidades ) E com um custo infinitamente inferior ao outro. Bom para quem prestou serviços para o Digitaliza Brasil. E quanto que poderiam economizar utilizando-se apenas de sinais via satélite e com mais opções televisivas e emissoras de rádio para os usuários? E na minha opinião, nem deveria ter iniciado o tal do Digitaliza Brasil e partido direto para a recepção via satélite. Enfim.
Eu fiquei sabendo que as pessoas que vivem no interior do Nordeste começaram a abandonar a TV aberta e até as parabólicas na década passada. Inicialmente graças ao OiTV Livre e decoders piratas e, mais recentemente, ao streaming. Por outro lado, o IBGE informa que cerca de 15% da população brasileira vive em cidades com menos de 20 mil habitantes. Por tanto, não existe necessidade em manter repetidoras TVD nessas cidades.
 
Membro conhecido
Oct
157
370
Eu nunca tive a oportunidade de fazer esse teste mas creio que um receptor analógico comum, mesmo manual, pegaria os canais em Ku. O grande porém é a polaridade já que em banda C só se usava servomotor então creio que funcionaria apenas em H, sem a possiblidade de alternar para V já que o aparelho manda uma tensão única pro LNBF (18 V) sem a possiblidade de alterá-la para 13 V.

Dos receptores analógicos que eu tive nenhum constava no manual ser compatível com a banda Ku. Talvez isso era mais comum nos importados.
 
Membro conhecido
Feb
1,430
1,699
Dos receptores analógicos que eu tive nenhum constava no manual ser compatível com a banda Ku. Talvez isso era mais comum nos importados.
E bem no inicio desse século, consultando o jornal Primeira mão ( ainda existe ? ) surgiu por lá o anúncio de uma antena Santa Rita de mais de 3 metros de diâmetro com um receptor, na zona leste aqui de SAMPA. Fiz uma visita ao local e acabei não adquirindo pelo fato da antena encontrar-se instalada lá naquela residência. Ou seja a necessidade da retirada da antena instalada no telhado de um sobrado, a desmontagem e por último o transporte até a zona norte. Preço bom mas que iria gastar mais do dobro só com a retirada, desmontagem e transporte. E quanto ao receptor, lembro muito bem, era da marca Samsung, analógico. E o que mais me chamou a atenção naquele equipamento: apto para a banda C e banda Ku.
 
Membro conhecido
Oct
157
370
E bem no inicio desse século, consultando o jornal Primeira mão ( ainda existe ? ) surgiu por lá o anúncio de uma antena Santa Rita de mais de 3 metros de diâmetro com um receptor, na zona leste aqui de SAMPA. Fiz uma visita ao local e acabei não adquirindo pelo fato da antena encontrar-se instalada lá naquela residência. Ou seja a necessidade da retirada da antena instalada no telhado de um sobrado, a desmontagem e por último o transporte até a zona norte. Preço bom mas que iria gastar mais do dobro só com a retirada, desmontagem e transporte. E quanto ao receptor, lembro muito bem, era da marca Samsung, analógico. E o que mais me chamou a atenção naquele equipamento: apto para a banda C e banda Ku.

E espiando no Lyngsat encontrei um feed em Ku analógico no 87.1º W. Supondo que esse sinal esteja realmente ativo, ele deve ser um dos últimos (senão o último) sobrevivente dos analógicos fora do 70º W.


1711232033448.png


Exatos 10 anos atrás ainda existia meia duzia de canais analógicos mundo afora além do 70°W, conforme post nesse fórum:

1711232477987.png
 
Última edição:
Membro ativo
Sep
61
150
Segundo a própria emissora, a partir de 16 de Abril, o sinal da TV Litoral - RN deixará a grade da nova parabólica (TVRO) do SKY B1 banda Ku , posição 43*W. Um outro canal em negociação pode assumir a vaga entre os dias 17/04 e 18/04 pela plataforma ; mas a TV Litoral já iniciou uma conversa com a Embratel e SpeedCast para quem sabe subir na TVRO do 70*W [D2] o seu sinal futuramente. https://www.instagram.com/tvlitoralrn/ View attachment 19382
Pelo que soube a Nova Parabólica resolveu encerrar o contrato com a emissora pq, toda vez que acontecia um problema técnico na tv a mesma ou alguém da emissora saíam dizendo que estavam sendo prejudicada pela provedora do satélite , isso chegou lá e resolveram encerrar o contrato
 
Membro conhecido
Feb
1,430
1,699
E espiando no Lyngsat encontrei um feed em Ku analógico no 87.1º W. Supondo que esse sinal esteja realmente ativo, ele deve ser um dos últimos (senão o último) sobrevivente dos analógicos fora do 70º W.


View attachment 19383


Exatos 10 anos atrás ainda existia meia duzia de canais analógicos mundo afora além do 70°W, conforme post nesse fórum:

View attachment 19384
O problema é que no Lyngsat, infelizmente, as atualizações por lá parece que não sejam frequentes, ou seja, constantemente desatualizado. Publiquei nesse mesmo tópico, em 16/03 na página 358 a respeito desse mesmo assunto, transmissões via satélite em analógico. E em 2018 existiam apenas dois países que ainda realizavam transmissões contínuas, ou seja, nas 24 horas do dia. O Brasil e por incrível que pareça, os EUA. Nos EUA um único canal de TV C-SPAN. E fiz uma pesquisa recentemente no satélite citado, o AMC-11, atual SES 21 e não encontrei mais o canal C-SPAN em analógico. E ainda quanto a banda Ku em analógico, segundo a informação lá do "universitário" nos Hispasats parece que encerraram as transmissões um pouco antes da virada do século. E parece que manteve-se por aqui apenas no satélite Nahuel. ( e a informação desconhecida por quanto tempo que isso ocorreu lá naquele satélite )
 
Membro conhecido
Oct
157
370
O problema é que no Lyngsat, infelizmente, as atualizações por lá parece que não sejam frequentes, ou seja, constantemente desatualizado. Publiquei nesse mesmo tópico, em 16/03 na página 358 a respeito desse mesmo assunto, transmissões via satélite em analógico. E em 2018 existiam apenas dois países que ainda realizavam transmissões contínuas, ou seja, nas 24 horas do dia. O Brasil e por incrível que pareça, os EUA. Nos EUA um único canal de TV C-SPAN. E fiz uma pesquisa recentemente no satélite citado, o AMC-11, atual SES 21 e não encontrei mais o canal C-SPAN em analógico. E ainda quanto a banda Ku em analógico, segundo a informação lá do "universitário" nos Hispasats parece que encerraram as transmissões um pouco antes da virada do século. E parece que manteve-se por aqui apenas no satélite Nahuel. ( e a informação desconhecida por quanto tempo que isso ocorreu lá naquele satélite )

Provavelmente este sinal no SES-2 nem esteja mais no ar, somente alguém que está naquele footprint pode confirmar.

No meu caso nunca cheguei a sintonizar nada de analógico fora dos 70W. Na banda C ainda havia o canal russo Pervy num satélite de órbita circular que fiz de tudo pra captar mas sem sucesso.
 
Última edição:
Membro ativo
Apr
213
224
Segundo a própria emissora, a partir de 16 de Abril, o sinal da TV Litoral - RN deixará a grade da nova parabólica (TVRO) do SKY B1 banda Ku , posição 43*W. Um outro canal em negociação pode assumir a vaga entre os dias 17/04 e 18/04 pela plataforma ; mas a TV Litoral já iniciou uma conversa com a Embratel e SpeedCast para quem sabe subir na TVRO do 70*W [D2] o seu sinal futuramente. https://www.instagram.com/tvlitoralrn/ View attachment 19382
Mas o D2 é caro não acho que ela vai querer subir.
 
Top