Em relação especificamente aos APPs do decoder da Claro eu só usei o Netflix pois até cancelar a minha assinatura era o único que tinha e eu achava a qualidade do app na Claro beeem inferior ao app da TV. Eu percebia uns ruídos na imagem, o HDR também ficava bem estranho, até a legenda. Nunca usei seriamente o APP na claro, só pra teste mesmo, continuei no APP da TV pois achava superior em tudo.
Agora, pra mim não faz sentido a sua comparação em relação a qualidade do streaming pq a depender do serviço de streaming, do pacote, do conteúdo e da velocidade da internet em que eu estiver assistindo a imagem vai ser bem melhor no streaming (especificamente VOD) que na TV a cabo. O único caso que acho que o streaming não superou a TV a cabo em qualidade de imagem e áudio foi em canais lineares, mas que não é o caso da comparação já que estamos falando de APPs que só entregam conteúdo VOD.
Obviamente, vão ter serviços de streaming com uma péssima qualidade, mas vão ter outros com ótima qualidade. Na minha opinião não tem como comparar a imagem/áudio de uma Apple TV, Amazon ou Netflix que pode chegar até a 4K HDR e DD+ (vindo de uma boa fonte obviamente) com a imagem da TV a cabo, nesses casos o streaming vai ser bem melhor. Principalmente se falarmos em termos de organização já que sempre que possível a Netflix, por exemplo, vai disponibilizar a melhor qualidade possível, enquanto nas operadores de TV é o contrário, sempre que possível vai dar algum problema ou faltar algum recurso.
Já teve até caso que deixei de assistir filmes que estavam passando na Telecine, que são canais com uma ótima qualidade, pra alugar na Apple TV por ter uma melhor oferta de qualidade.
Uma comparação direta (e sei que absurda) é entre os canais HBO e o HBO MAX. Os canais HBO são, na minha opinião, os canais com pior imagem HD da TV a cabo e um áudio com compressão dinâmica excessiva, enquanto no streaming é tudo disponibilizado em uma qualidade superior.