Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Clube Claro-NET HD

Membro conhecido
Aug
492
436
Esse caso também

Quando surgiu essa opção de colocar os streamings dentro da operadora, cheguei a ter esperança de que teríamos imagens semelhantes a imagem dos demais canais lineares da operadora. Mas não rolou. Mesmo por dentro do decoder, a imagem é de internet e como eu disse, pior que a imagem do APP da smartv.

Não daria para colocarem a imagem dos streamings na mesma qualidade dos demais canais lineares? Exemplo: por que a ESPN do Star+ via decoder não pode ter a mesma qualidade de imagem do canal 570 da Claro? E assim sucessivamente com todos os canais do streaming?

Por que a GloboNews do Globoplay via decoder da Claro não tem a mesma qualidade da GloboNews via canal 540?
 
Membro conhecido
Sep
1,052
1,427
Não daria para colocarem a imagem dos streamings na mesma qualidade dos demais canais lineares? Exemplo: por que a ESPN do Star+ via decoder não pode ter a mesma qualidade de imagem do canal 570 da Claro? E assim sucessivamente com todos os canais do streaming?

Por que a GloboNews do Globoplay via decoder da Claro não tem a mesma qualidade da GloboNews via canal 540?
Grana. Na internet na internet as empresas são cobradas pelo tráfego de dados, então quanto menor o gasto possível com isso melhor.

A Claro dentro da sua própria rede não vai se dar ao trabalho de comprimir a menos que tenha uma boa razão pra isso.
 
Membro conhecido
Sep
249
374
Me amarro nessas respostas mais técnicas nesses fóruns específicos. Então, queria aproveitar para tirar uma dúvida de quem não sabe tbm.
Quando você fala em transmissão do canal via fibra você diz que um fio de fibra específico do canal, liga a transmissora do canal e vai fisicamente até o headend da operadora, mesmo a kms de distância?
Em se tratando de vários headends da claro net, por exemplo, e de até outras operadoras, antigamente parecia ser mais prático a operadora captar o sinal via satélite, mas na última década vejo muitos canais usando a fibra, porém na prática nunca entendi bem como funciona.
Em HFC isso deve ter um impacto positivo maior no delay e na qualidade de imagem, pq francamente eu não vejo diferença na Globo Rio terrestre com a net. Ao contrário de quando usei SKY, claro box e outras.

Tem vezes que usam a estrutura da própria NET para transmissão ou lançam uma fibra, depende do canal e de quanto de verba ele tem... Canais grandes com muita estrutura que tem dinheiro, eles tem links dedicados com fibras próprias. Já os comunitários usam a estrutura da NET mesmo.

Teve uma época que a SKY tinha o BAND NEWS HD meio que em exclusividade, e me falaram que o canal saia da BAND e ia até o Tamboré via fibra. Antes o Teleporto da SKY era lá, aonde ficava o da DIRECTV.

Os canais PAGOS captados pela CLARO atualmente caso do HE do Cluster Campinas, todos são pegos via SAT, já os locais entra nesse hibrido que descrevi acima fibra na torre, fibra direta, captação via terrestre etc. Antigamente a coisa era captada por sinal de UHF ainda, tanto que tinha canal que aparecia com chuviscos...

Ai no Rio arrisco um chute, creio que a Globo deve mandar todos os sinais dela por fibra para o HE, inclusive dos canais pagos. Se alguém depois confirmar ficaria agradecido.
 
Última edição:
Membro conhecido
Sep
249
374
Aqui em Marilia-SP assistir a Band é uma vergonha, imagem horrível (põe downscale nisso) e até hoje não colocaram a opção de Band HD, só tem SD.

Ai cabe a BAND fechar com a CLARO para mandar o sinal para a cidade. Creio que seja a mesma de Bauru, já que Marília usa o mesmo HE de Bauru, desde a época que era BigTV, junto com Jau

O HE que abastece Bauru, Jau, Marília.. é meio problemático pelo que vejo de reclamações de clientes dai da região. Teve um caso que um cliente reclamou que o sinal do SYFY estava em SD e ficou quase 1 mês assim, já que o HE não tinha o receptor backup do canal. É sempre assim tem coisas que é falta de investimento outras é relaxo.
 
Membro
Mar
43
26
Tem vezes que usam a estrutura da própria NET para transmissão ou lançam uma fibra, depende do canal e de quanto de verba ele tem... Canais grandes com muita estrutura que tem dinheiro, eles tem links dedicados com fibras próprias. Já os comunitários usam a estrutura da NET mesmo.

Teve uma época que a SKY tinha o BAND NEWS HD meio que em exclusividade, e me falaram que o canal saia da BAND e ia até o Tamboré via fibra. Antes o Teleporto da SKY era lá, aonde ficava o da DIRECTV.

Os canais PAGOS captados pela CLARO atualmente caso do HE do Cluster Campinas, todos são pegos via SAT, já os locais entra nesse hibrido que descrevi acima fibra na torre, fibra direta, captação via terrestre etc. Antigamente a coisa era captada por sinal de UHF ainda, tanto que tinha canal que aparecia com chuviscos...

Ai no Rio arrisco um chute, creio que a Globo deve mandar todos os sinais dela por fibra para o HE, inclusive dos canais pagos. Se alguém depois confirmar ficaria agradecido.
Sim. Canais Globo vão via fibra para os HE (Cabo e DTH) alguns canais abertos tbm enviam para o cabo (SBT/BAND)
 
Membro conhecido
Sep
1,052
1,427
Ai no Rio arrisco um chute, creio que a Globo deve mandar todos os sinais dela por fibra para o HE, inclusive dos canais pagos. Se alguém depois confirmar ficaria agradecido.
Provavelmente é porque nas últimas vezes que temporal tirou o satélite de Globosat no ar ainda ficou no ar em alguns lugares
 
Membro conhecido
Sep
1,052
1,427
Os canais PAGOS captados pela CLARO atualmente caso do HE do Cluster Campinas, todos são pegos via SAT, já os locais entra nesse hibrido que descrevi acima fibra na torre, fibra direta, captação via terrestre etc. Antigamente a coisa era captada por sinal de UHF ainda, tanto que tinha canal que aparecia com chuviscos...
Em Americana rolava o problema que um canal local era tão mal localizado que mesmo a torre da NET que era bem alta conseguia captar bem. Grande parte da cidade não captava bem nem se quisesse. Mas na cabeça dos donos da TV era “sabotagem da NET”.

Até um dia que marcaram uma reunião lá querendo “tirar essa história a limpo”. Aí tentaram explicar que via UHF não ia ter como resolver e sugeriram fazer um link via microondas. Gostaram a ideia. Mas só aceitariam se rachassem a conta. Ficaram furiosos e saíram de lá bufando.

Ai veio o desligamento analógico e com a desobrigação de carregar o canal ele saiu da grade de vez
 
Membro conhecido
Mar
1,231
1,237
Tem vezes que usam a estrutura da própria NET para transmissão ou lançam uma fibra, depende do canal e de quanto de verba ele tem... Canais grandes com muita estrutura que tem dinheiro, eles tem links dedicados com fibras próprias. Já os comunitários usam a estrutura da NET mesmo.

Teve uma época que a SKY tinha o BAND NEWS HD meio que em exclusividade, e me falaram que o canal saia da BAND e ia até o Tamboré via fibra. Antes o Teleporto da SKY era lá, aonde ficava o da DIRECTV.

Os canais PAGOS captados pela CLARO atualmente caso do HE do Cluster Campinas, todos são pegos via SAT, já os locais entra nesse hibrido que descrevi acima fibra na torre, fibra direta, captação via terrestre etc. Antigamente a coisa era captada por sinal de UHF ainda, tanto que tinha canal que aparecia com chuviscos...

Ai no Rio arrisco um chute, creio que a Globo deve mandar todos os sinais dela por fibra para o HE, inclusive dos canais pagos. Se alguém depois confirmar ficaria agradecido.

Lembro de relatos que esse sinal sempre caía
 
Membro conhecido
Sep
888
743
O SBT SP também ia pra SKY por fibra óptica, depois trocaram de vez pro rede 1 do Starone D2
 
Membro conhecido
Sep
388
339
Tem vezes que usam a estrutura da própria NET para transmissão ou lançam uma fibra, depende do canal e de quanto de verba ele tem... Canais grandes com muita estrutura que tem dinheiro, eles tem links dedicados com fibras próprias. Já os comunitários usam a estrutura da NET mesmo.

Teve uma época que a SKY tinha o BAND NEWS HD meio que em exclusividade, e me falaram que o canal saia da BAND e ia até o Tamboré via fibra. Antes o Teleporto da SKY era lá, aonde ficava o da DIRECTV.

Os canais PAGOS captados pela CLARO atualmente caso do HE do Cluster Campinas, todos são pegos via SAT, já os locais entra nesse hibrido que descrevi acima fibra na torre, fibra direta, captação via terrestre etc. Antigamente a coisa era captada por sinal de UHF ainda, tanto que tinha canal que aparecia com chuviscos...

Ai no Rio arrisco um chute, creio que a Globo deve mandar todos os sinais dela por fibra para o HE, inclusive dos canais pagos. Se alguém depois confirmar ficaria agradecido.
Sobre o Rio eu sei que a Claro/NET e Oi TV fibra/dth recebem todos seus canais pagos por fibra.
 
Membro conhecido
Aug
908
629
>>> ATUALIZADO: pelo Xiaomi (Android 11) notei hoje que está detectando em FHD, mas no Fire (Android 7) realmente continua do mesmo jeito

Pelo que vejo, existe um problema desses aplicativos com o Android TV 7...

O app da ClaroTV+ nem instala em Android TV 7 (so a partir do Android TV 8).
O app do Globoplay roda direitinho em uma tv Sony Android TV 8 que eu tenho, mas em outra tv Sony com Android TV 7 nao roda, o app manda voce usar algum cast.

.
 
Membro conhecido
Mar
1,231
1,237
Pelo que vejo, existe um problema desses aplicativos com o Android TV 7...

O app da ClaroTV+ nem instala em Android TV 7 (so a partir do Android TV 8).
O app do Globoplay roda direitinho em uma tv Sony Android TV 8 que eu tenho, mas em outra tv Sony com Android TV 7 nao roda, o app manda voce usar algum cast.

.

É isso mesmo. Por essas e outras que mudei de dispositivo*, já que claramente nota-se que a Amazon não tem intenção de melhorar o sistema

* o Fire deixei em outra tela, só também pra monitorar como está a coisa
 
Membro conhecido
Sep
249
374
Em Americana rolava o problema que um canal local era tão mal localizado que mesmo a torre da NET que era bem alta conseguia captar bem. Grande parte da cidade não captava bem nem se quisesse. Mas na cabeça dos donos da TV era “sabotagem da NET”.

Até um dia que marcaram uma reunião lá querendo “tirar essa história a limpo”. Aí tentaram explicar que via UHF não ia ter como resolver e sugeriram fazer um link via microondas. Gostaram a ideia. Mas só aceitariam se rachassem a conta. Ficaram furiosos e saíram de lá bufando.

Ai veio o desligamento analógico e com a desobrigação de carregar o canal ele saiu da grade de vez

Esses canais locais direto tinha esses problemas.. os caras não investiam em equipamentos (não tinham grana), mas queriam que a NET bancassem da ponta deles até o HE. Uma coisa que tá dando problema direto de sinal e não é culpa da NET e sim da emissora, é o sinal da Cultura HD e SD. Desde quando mudaram para Cultura Paulista os caras não conseguem acertar a transmissão, vive caindo o sinal ou travando.. e aí o que fazem no HE? Caiu? Chaveiam o sinal, colocam o sinal de SP que é o do SAT. Fica no automático o chaveamento.. receptor tem um lá já apontado para o sinal da Cultura SP.

Os caras não acertam esse sinal, e olha que assumiram um montão de praças que o sinal era da Cultura de SP, praticamente uma grande parte do interior.
 
Membro conhecido
Sep
1,052
1,427
Uma coisa que tá dando problema direto de sinal e não é culpa da NET e sim da emissora, é o sinal da Cultura HD e SD. Desde quando mudaram para Cultura Paulista os caras não conseguem acertar a transmissão, vive caindo o sinal ou travando.. e aí o que fazem no HE? Caiu? Chaveiam o sinal, colocam o sinal de SP que é o do SAT. Fica no automático o chaveamento.. receptor tem um lá já apontado para o sinal da Cultura SP.
Eu já vi esse sinal chaveando na NET (que é facil de observar quando acontece já que eles metem um CULTURA PAULISTA na tela o tempo inteiro, horrível) mas depois outro dia observei acontecendo no terrestre aberto também. Muda o ID e tudo mais.

Pior que eles tem sinal via satélite agora, mas tá numa posição tão inclinada que nem sei se confio na recepção daquilo
 
Membro conhecido
Sep
1,017
1,609
Me amarro nessas respostas mais técnicas nesses fóruns específicos. Então, queria aproveitar para tirar uma dúvida de quem não sabe tbm.
Quando você fala em transmissão do canal via fibra você diz que um fio de fibra específico do canal, liga a transmissora do canal e vai fisicamente até o headend da operadora, mesmo a kms de distância?
Em se tratando de vários headends da claro net, por exemplo, e de até outras operadoras, antigamente parecia ser mais prático a operadora captar o sinal via satélite, mas na última década vejo muitos canais usando a fibra, porém na prática nunca entendi bem como funciona.
Em HFC isso deve ter um impacto positivo maior no delay e na qualidade de imagem, pq francamente eu não vejo diferença na Globo Rio terrestre com a net. Ao contrário de quando usei SKY, claro box e outras.
A Claro administra um HUB de fibra ótica chamado internamente de "CTV" (centro de televisão), que funciona como uma central de telefonia fixa.
Ali, todos os canais (mediante pagamento mensal) são ligados com fibra ótica para fazer geração entre praças/afiliadas e, ao mesmo tempo, ter uma solução confiável de levar o sinal do "estúdio" (controle-mestre) para os transmissores. Dessa forma, o headend da NET tem acesso ao sinal das emissoras locais.

Ou seja, se você for ver a nível de delay, ela é quase o mesmo da TV aberta, mesmo admitindo que o sinal sofre compressão e codificação no meio do caminho.

Em alguns casos, a ligação de fibra otica (ou rádio microondas) é feita do transmissor para o headend.

Ps: dando um exemplo, a TV Brasil (nas localidades aonde atua como geradora), manda todos os sinais locais para headend via fibra ótica (saindo da torre de transmissão), assim como vai para o CTV as gerações e o sinal de rede. O MUX dos satélites D2 e C3 são para as afiliadas e headends da NET que não possuem programação local (para abastecer o 531, principalmente).
 
Última edição:
Novo membro
Jun
6
2
Aos que possuem o pacote 4k (hfc) com ponto adicional HD comum: o sistema de gravação virtual e de pausa ao vivo funciona em ambos os pontos, correto?
Estou numa luta na ouvidoria, porque, aqui em casa, estava funcionando no ponto adicional, mas não no principal (4k). Hoje, após alterações no sistema, um técnico veio e trocou o ponto adicional, led azul, por um outro led azul do mesmo modelo (?), e agora não funciona nem nele mais kkkk... tá difícil! E ainda disse que provavelmente só vai funcionar em um mesmo. 🤦🏻‍♂️
 
Membro conhecido
Aug
908
629
Ou seja, se você for ver a nível de delay, ela é quase o mesmo da TV aberta, mesmo admitindo que o sinal sofre compressão e codificação no meio do caminho.


Ou seja, o que introduz alto delay é o transporte, e nao a recompressao/recodificacao...

.
 
Membro conhecido
Aug
908
629
Ou seja, o que introduz alto delay é o transporte, e nao a recompressao/recodificacao...
Alto delay? Não… Onde que existe alto delay na Claro HFC? Nunca vi.


Em nenhum momento eu afirmei coisa alguma sobre a Claro... Desculpe se a minha frase fez voce interpretar dessa forma. Eu falava sobre recodificacao e transporte.

Vou tentar refazer a frase com novas palavras: "Ou seja, numa conexao generica XPTO qualquer, a existencia de um alto delay do sinal de audio/video, se ocorrer, nao é culpa da recompressao/recodificacao pela qual esse sinal eventualmente passe, e sim é de outros motivos, como a forma do transporte (do sinal)."


.
 
Última edição:
Membro conhecido
Aug
908
629
Aos que possuem o pacote 4k (hfc) com ponto adicional HD comum: o sistema de gravação virtual e de pausa ao vivo funciona em ambos os pontos, correto?
Estou numa luta na ouvidoria, porque, aqui em casa, estava funcionando no ponto adicional, mas não no principal (4k). Hoje, após alterações no sistema, um técnico veio e trocou o ponto adicional, led azul, por um outro led azul do mesmo modelo (?), e agora não funciona nem nele mais kkkk... tá difícil! E ainda disse que provavelmente só vai funcionar em um mesmo. 🤦🏻‍♂️


Minha cunhada assina o plano 4K HFC desde o lançamento, e em todos os pontos funciona a gravacao na nuvem e a pausa ao vivo, quando disponibilizada pelo canal.

Apenas isso ja responde sua pergunta, porem nao custa informar adicionalmente que, no caso dela, todos os pontos sao 4K. Isso porque, como eu disse, ela assinou imediatamente apos a Net lançar o serviço (praticamente em cima do inicio da Copa do Mundo 2018), e naquela epoca nao existia esse atual Plano que ja inclui um ponto HD. Voce simplesmente ligava para a Net e pedia para eles trocarem seus decoders por modelos 4K (nao lembro se tinha um custo extra, mas provavel que sim, caso contrario TODO MUNDO ligaria pedindo varios aparelhos se fosse de graça). 😄

.
 
Top