Início Ciência Impacto de asteroide: NASA se prepara

Impacto de asteroide: NASA se prepara

Preparando-se para o imprevisível

Continua após a publicidade
Impacto de asteroide: NASA se prepara (Foto: Reprodução)

Imagine que, dentro de 14 anos, um asteroide recém-descoberto possa atingir a Terra. Esta rocha espacial ameaçadora, com diâmetro entre 100 e 320 metros, acaba de desaparecer atrás do Sol, impossibilitando observações cruciais nos próximos sete meses.

Para se preparar para um cenário tão perturbador, a NASA concluiu recentemente um exercício para “informar e avaliar nossa capacidade como nação de responder eficazmente à ameaça de um asteroide ou cometa potencialmente perigoso”. A colisão de um asteroide ou cometa pode apresentar várias incertezas, e a agência espacial testou essas situações durante o recente quinto Exercício de Mesa Interagências de Defesa Planetária.

Continua após o anúncio

Veja também: Transformação sustentável: TV Box torna-se ferramenta educativa e social

Continua após a publicidade

“O impacto de um grande asteroide é potencialmente o único desastre natural que a humanidade tem a tecnologia para prever com anos de antecedência e tomar medidas para prevenir”, disse Lindley Johnson, oficial emérito de defesa planetária da NASA, em um comunicado.

É importante ressaltar que não há asteroides conhecidos em rota de colisão com a Terra nos próximos 100 anos, e as chances de um grande impacto durante nossas vidas são extremamente pequenas, dizem os astrônomos. As agências de defesa planetária nunca precisaram soar o alarme sobre um impacto iminente – embora, sem dúvida, você tenha visto notícias sensacionalistas sobre asteroides ameaçadores ao longo dos anos.

Impacto de asteroide: NASA se prepara (Foto: Reprodução)

Impacto de asteroide: NASA se prepara (Foto: Reprodução)

NASA gera preocupação com novo asteroide

“Na verdade, nunca emitimos um aviso”, disse Johnson anteriormente ao Mashable. No entanto, eles informam o público sobre as atividades de alguns asteroides de interesse.

Mas, em algum momento, um impacto é inevitável. “Sim, asteroides atingiram a Terra ao longo de sua história e isso acontecerá novamente”, observa a NASA.

No último cenário de colisão de asteroides, a agência espacial apresentou um objeto hipotético com diâmetro entre 100 e 320 metros, com 72% de probabilidade de atingir a Terra. Algo nessa faixa, embora não seja a maior classe de asteroides, pode ser extremamente destrutivo. Tomemos como exemplo a Cratera do Meteoro, com 600 pés de profundidade, que se formou no atual Arizona há 50 mil anos. O asteroide responsável provavelmente tinha entre 30 e 57 metros de diâmetro, mas criou uma explosão grande o suficiente para destruir uma cidade.

Continua após a publicidade

Você pode gostar

HTech é sua fonte confiável de informações sobre tecnologia. Encontre as últimas notícias e atualizações sobre lançamentos de smartphones, produtos de casa inteligente, televisores e serviços de streaming, cobrindo tanto o presente quanto o futuro da tecnologia.

Contato

Whatsapp: (79) 8141-6350

E-mail: [email protected]

Endereço: Av. Luiz Braille, 334 - Aeroporto, Aracaju - SE, 49037-710

CNPJ: 54.466.518/0001-44

HTech, Um portal de notícias do HT Fórum – © 2024 Todos os direitos reservados.