Nessa entrevista, o Presidente da EBC confirmou o fim não só dos telejornais locais, mas também do Repórter Brasil Tarde:
[...]“O jornalismo pra nós é importante, é fundamental, mas a carência [de funcionários] no jornalismo aparece mais do que em outras áreas”, justifica Doyle. “Nossa ideia é concentrar esforços num único telejornal. Ou seja: em vez de fazer três ou quatro telejornais mais ou menos, vamos fazer um bom. Não é a melhor solução, mas não havia outra.”
Para amenizar a perda, a nova grade horária deve incluir um programa em que serão comentadas as manchetes do dia. Também se discute a criação de um programa de checagem de informações, para desmentir fake news de forma didática. O Sem Censura, que até há pouco tempo era um programa semanal, passará a ser diário, apresentado pela atriz Cissa Guimarães.[...]
Ele só não deixou claro se vai manter a retransmissão do programa jornalístico da Rádio Nacional, o Repórter Nacional da Manhã, em vídeo na TV Brasil. O Repórter Brasil Noite vai durar 1h30.
Se a ordem aparentemente é cortar custos, então seria melhor retransmitir na TV Brasil o Repórter Nacional das 12hs no lugar do Repórter Brasil Tarde, mantendo a retransmissão do Repórter Nacional das 7h30 (que antes de ir pra TV Brasil era às 7hs).
Será que esse novo programa de desmentir fake news não vai enviesar pro lado do governo?