Tudo bem pessoal?
Queria a opinião de vocês baseada nas longas conversas que vocês tem por aqui. Atualmente sou da opinião que a Claro anda incomodando demais a Vivo. Por que penso assim? Bem, senta que lá vem historinha... mas prometo que não causa indigestão:
Sou assinante do Vivo TV Fibra. A Vivo é uma empresa estranha: enquanto todas as operadoras que tive anteriormente fizeram trocas de aparelho/decodificador quando aleguei que não estava podendo usufruir de uma caraterística de serviço oferecido para clientes novos (como sinal HD, wifi de melhor alcance, etc) por ter aparelho antigo, a Vivo sempre quis me enfiar em pegadinhas do tipo "trocamos o aparelho apenas se você fizer um novo contrato". Nunca aceitei pois tenho um pacote antigo de internet fibra e TV, o Ultra, que está congelado tanto em preço que renegociei anos atrás, quanto em possibilidade de ser ofertado: este pacote intermediário de TV não existe mais... se eu cancelar, nunca mais o recupero, e clientes novos nem sonham com ele. Esse pacote me permite ter internet fibra e TV (com bons canais) por preço muito camarada em vista do que oferecem para novos clientes hoje em dia. E as coisas sempre foram assim na Vivo: você pode até conseguir um abatimento e um contrato valioso, mas fica refém de codificadores antigos. A minha bronca em querer trocar o equipamento era que, até então, o meu Vivo TV era na plataforma media room, que não oferecia aplicativos a não ser Netflix, e eu queria todos os outros que faziam já parte da Vivo e que eram disponibilizados apenas para clientes com o decodificador que fazia parte da plataforma Open TV. Bem, isso foi assim até recentemente. Continuem lendo, que entenderão pelo que passa atualmente a "dona" Vivo e o que realmente estou em busca de determinar.
Pois bem: fiquei sabendo do Clabo Box TV ano passado. Contratei pra comparar com o Vivo TV Fibra que no fim nunca deixou de ser uma IPTV. Devolvi após seis meses, sem basicamente nunca pagar pela assinatura, por 3 fatores principais:
- faltavam canais abertos que membros da minha família assistem, como TV Gazeta
- o replay TV
NUNCA funcionou em todos os canais com a possibilidade de voltar 7 dias de programação conforme prometia o contrato
- o delay... o delay das transmissões ao vivo chegavam a mais de 1 minuto!
Devido a esses problemas do replay TV, a Claro basicamente me devolvia a mensalidade todo mês pois eu deixava registrado na central toda semana que o serviço não funcionava. Só que essa reclamação toda me cansou, e eu devolvi o box.
Mas nesse tempo todo eu sempre tive também a Vivo TV Fibra. Notei que qualidade de definição dos canais eram melhores porém as benesses do Claro Box chegavam a ser viciantes como retroceder e pausar transmissões ao vivo, e o Claro Video que, contrário ao Vivo Play, tem muita coisa de graça que não é atrelada ao conteúdo dos canais.
Até que algo aconteceu com meu decodificador da Vivo: eu não conseguia mais, através do Vivo Play no decodificador, apagar programação já assistida do histórico. Esse problema, que na minha cabeça era algo simples de ser resolvido pelo time de engenharia da Vivo, foi sanado ao enviarem um técnico pra minha casa que constatou que o defeito não era no meu aparelho, mas coisa da plataforma media room... e finalmente trocou a minha plataforma de media room pra Open TV! Assim, sem dificuldades, e sem eu precisar de contrato novo. Achei estranho pois até os técnicos que vieram na minha casa confirmaram que era assim antes: se tivesse um problema no seu aparelho, eles trocavam por outro de mesmo modelo, ou seja, um media room tinha que ser trocado por outro media room. Algo me dizia que esse "milagre" foi causado pelo fato de que a Claro TV estava incomodando a Vivo e a fazendo perder clientes de fato. Desconfiado, dei uma pressionada nos técnicos para me contarem mais, e eles disseram que recentemente a Vivo passou a fazer isso sem delongas: vão pra casa do cliente e trocam os equipamentos sem problema e sem precisar ligar pra trocentos departamentos que antes VETAVAM a troca se a plataforma estivesse diferente no sistema. Acabaram soltando o que eu imaginava: a Vivo passa por perrengue mesmo por causa da concorrência que a Claro está fazendo frente agora com novas modalidades de serviços.
Portanto minha pergunta mesmo pra vocês é: acham que a Vivo oferecerá um pacote único de TV a cabo com TODOS os canais que fazem parte do pacote avançado (aquele sem HBO e Telecine, claro)?
Pois a Claro simplesmente promoveu uma mudança insana com esses planos de TV que incluem TODOS os canais que eram apenas parte do pacote mais caro e elite. E o Claro Box TV agora tem - GRRR - todos os canais que antes faziam falta nele (e que não faziam falta pra maioria dos assinantes, apenas pra algumas pessoas da minha família

) por um valor 10 reais mais caro do que pagava antes. Acho que se a Vivo insistir nesses pacotes ridículos de caro, vai perder clientes em todas as áreas onde tenha cabeamento da Claro no caso de clientes que não gostam de IPTV.
Ah, mais uma coisa: a qualidade da plataforma Open TV da Vivo é bem ruinzinha comparada com a antiga media room! A qualidade dos canais se assemelham muito ao que era o Claro Box. Só o delay que é consideravelmente menor mesmo em relação à transmissão via antena. O menu de navegação dessa Open TV é bem ruim tb. Sinto falta do comando de voz do controle remoto do Claro Box.
O que está me fazendo pensar em ficar mais um tempo com a Vivo é que eles tem o Disney+. Minha smart tv não tem esse app e aqui gostam muito. Mas se a Claro conseguir colocar o Disney+, seja no Box ou na TV a cabo convencional deles, é babau e tchau Vivo.
E aí? Acham que a Vivo vai se mexer por causa do que tem feito a Claro?