TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

  • Thread starter Thread starter lucassodre
  • Start date Start date
  • Featured

Destaques do momento

Se o da Vivensis for da mesma qualidade do VX Smart deles, vai ser o melhor mesmo.
Meio off topic mas lá vai:- comprei tbém o Smart para ver aquele teste da Record em 4k durante a SET EXPO em agosto do ano passado;
Veio com uma interface com icones igualzinho ao que esta agora na DTV+
Tem alguns bugs e não sei se atualizaram de forma automatica. Tinha um que jogava a tela para um PIP e tinha que desligar ligar para voltar o normal na tela cheia. Parede que resolveram.
Outro negativo esta na memoria muito pequena e não consigo sequer instalar uns poucos apps que preciso. Liguei na assistencia tecnica e instruiram incorporar um hd externo que no caso desse receptor fica somente a trabalho do Vivensis, nem vai mais aceitar nova formatação depois para outro uso. Recomendou configurar um pen drive de 1 tera que será util tbém para gravações.
Positivo esta em manejar alguns streamings e em especial o GloboPlay que no meu caso com outras 2 opções, o Smart é o que apresenta o melhor resultado em qualidade e navegabilidade. Em algumas tvs com mais de 2 anos é um verdadeiro parto carregar e usar o GloboPlay.

Eles projetaram pra usar a antena do kit mas obviamente em areas de sombra a antena interna pode nao atender, entao temporariamente alguns estao usando duas antenas separadas externas.

O ideal é ter antenas mimo externas pra esse fim. Por mais que as emissoras possam instalar repetidores no futuro, pode nao ser financeiramente viável.
esse parece ser um dos maiores trunfos do MIMO, recepção interna como se fosse um wi fi em que sinais refletidos se somam, mas em grandes metropolis como S Paulo sempre vão existir lugares que o sinal chega fraquinho.
Já era para ter antenas externas t´bém a venda talhadas para faixa VHF alta e principalmente p a faixa 300 MHz pq até consignaram para uma emissora publica, Tv Brasil, a 253 MHz dentro dessa faixa. Então como não será proibido, antenas externas devem estar chegando em breve para os caçadores de sinais de longas distancias e p lugares de sombra.
Bora questionar a Aquario, Intelbras, Century e Vivensis kd as antenas externas e já até poderiam oferecer a opção de escolher entre interna e externa durante a compra do kit barateando o preço final.
Quem tirou a numeração dos canais não foram os fabricantes, mas sim o Fórum do SBTVD, com a norma da nossa TV3.0.

Eu concordo que tirar foi um erro, mas também te digo que nunca usei esses atalhos de teclado numérico virtual pra mudar de canal, portanto isso e nada pra mim é a mesma coisa.

É a minha opinião.
Nada que não possa ser alterado se for um clamor geral. Queriam deixar parecido com o streaming e talvez evitar aquelas caronas em que canais numericos proximos daqueles com maior audiencia angariassem alguma vantagem. Ex. hj todos os canais da 2.5 querem ficar perto do canal da Globo
 
Última edição:
Não falei que era só aqui.


Não falei que eram os fabricantes.


Ótimo que pra você não é empecilho. Mas pra muitos outros é.

Por isso que o mundo precisa ser pensado na diversidade coletiva e não apenas baseado em 1 opinião.



O´bvio que é a sua opinião. A menos que você seja a Marcia Sensitiva, toda a opinião que você postar será sempre sua.

Quanta agressividade! totalmente desnecessário...
 
Que casamento perfeito o lançamento de nossa inédita DTV+ junto com o 2 maior evento do planeta.
Bola no chão e acho que já podemos comemorar esse ponta pé inicial. Nossos foristas fazendo um feedback de graça testando varias possibilidades na vida real, fora da bolha sob controle dos orgãos técnicos. Um montão de ajustes possiveis pela frente nessa fase experimental e tomara que as demais emissoras se encorajam para ativar mais canais ainda esse ano.
A maioria aqui deveria receber esses 3 mil receptores em comodata. Ainda não sabemos qual vai ser o criterio do Seja Digital EAD para distribui los comprados com verbas publicas. Alguem viu alguma demonstração publica em algum lugar em S Paulo, Rio e Brasilia? Talvez no Museu do Amanha no Rio e nada mais.
 
Diz o cara que abriu um comentário com "Piada, né?"

Típico: pratica soberba e depois inventa 'agressividade' onde só houve objetividade.

Pra mim é piada sim uma pessoa achar que um teclado virtual traz a mesma experiência de um teclado numérico no controle, são coisas completamente diferentes. Novamente, é a MINHA opinião e em nenhum momento fui agressivo com você.
 
Pesquisando sobre as normas da DTV+, encontrei o guia de usabilidade da TV 3.0 elaborado também pelo Forum SBTVD, como o próprio nome indica, ele define toda a usabilidade que deve ser disponibilizada nos receptores da DTV+:

Tem bastante coisa interessante lá, como por exemplo, é obrigatório que o receptor faça busca automática para canais novos ao menos uma vez por dia, também define os limites e como deve ser o zapping entre canais, tem diversas definições de como deve ser a navegação dos aplicativos e conteúdos dos canais, tem até o layout conceitual (igual da samsung) na parte que define que o ícone da DTV+ deve ser exibido de forma permanente na tela de aplicativos.

Captura de tela 2026-06-18 152930.jpg
 
Já tô até vendo gente assustada com essa tela vermelha por causa de um alerta disparado pra qualquer chuvinha, ventinho... conheci isso no celular há 2 anos quando passava no Carrefour marginal Pinheiros e realmente deu um temporal na zona oeste por isso dizem que nunca devemos ignorar mas na minha cidade onde esse tipo de aviso foi implantando depois, em duas ocasiões alarmaram sem nada significativo ocorrendo depois.
 
Pra mim é piada sim uma pessoa achar que um teclado virtual traz a mesma experiência de um teclado numérico no controle, são coisas completamente diferentes. Novamente, é a MINHA opinião e em nenhum momento fui agressivo com você.
Novamente, eu não achei e nem afirmei isso sobre o teclado. Melhore a interpretação de texto.

A passivo-agressividade estava lá presente desde o "Piada, né?". E dando a volta no mesmo ponto: que ótimo que é a sua opinião, pois de fato não a é de mais ninguém aqui no fórum.
 
Pessoal ontem consegui usar a interatividade DTV 2.5 em juiz de fora MG, mas da para ativar isso numa tv Samsung? Porque apareceu na LG mas não Samsung não, eu não sei se ela tem interatividade. Acho que ela e de 2023
 
Pessoal ontem consegui usar a interatividade DTV 2.5 em juiz de fora MG, mas da para ativar isso numa tv Samsung? Porque apareceu na LG mas não Samsung não, eu não sei se ela tem interatividade. Acho que ela e de 2023

Sim, geralmente as samsung são as que melhor funciona a interatividade da tv2.5.
 
Uma pergunta a voces que moram perto de alguma antena, o receptor sintoniza os canais usando uma antena externa comum? Ou uma antena interna normal mas amplificada?
Eu acredito que sim, mas estou perguntando por curiosidade.
Pois ja morei em cidades que nao tinham canais locais, dai so sintonizava pela repetidora UHF de alguns canais, mas sempre usei antena normal de VHF ou interna. Nunca usei aquela especifica para UHF. Aliás na decada de 70, e começo dos 80 as as tv's so sintonizavam os canais 2 a 13, acima disto dee 14 a 69 tinha que usar um sintonizador externo.
 
Última edição:

Cronograma da chegada da 3.0 garantido pela emissora lider em audiência.
Afiliadas como EPTV e RBS ja produzem programas em 4k e a maioria das demais numa frenesi atualização para estarem em IP, prontas para integrarem ao sinal broadcasting exigido pela nova digital aberta.
No final do 2 semestre esse topico vai ser o principal do forum com a chegada dos parametros de transmissão e recepção, envolvendo fortes investimentos das emissoras, fabricantes de tvs e das caixinhas adaptadoras.
Vamos aproveitar que alguns foristas tem acesso aos bastidores das principais redes e adiantar o que a Record, SBT, Band e RedeTv estão preparando para essa invevitável evolução.
É preciso cautela quanto ao otimismo em relação à implementação da TV 3.0. Profissionais de grandes redes de televisão relataram que as emissoras encontram-se sem recursos financeiros suficientes para esse tipo de investimento, tornando-se dependentes de apoio governamental para obter financiamentos destinados às estruturas necessárias à adoção da nova tecnologia.

Na Bahia, a previsão é que a DTV 3.0 seja implantada apenas em 2028, com possibilidade de prorrogação. O mesmo cenário se aplica à EPTV e à Globo Minas. Para emissoras de menor porte, a transição será ainda mais desafiadora, tornando a coexistência no mercado bastante complicada.
 
Back
Top