Como o
@Rafael Alves disse, eles devem ter trocado o receptor em 2004. Mas eu tenho minhas dúvidas se deixaram de usar a Banda Ku [podem ter ido pra Sky]. Alguns anos depois o grupo da TV Miramar montou a TV Arapuan e pouco após a inauguração eu vi o sinal da RedeTV! cair durante uma chuva forte. Ficou apenas o slide "Sem Sinal".
O problema é que os usuários de parabólicas deixavam de ver a publicidade regional. E boa parte da grana que a Globo faturava e até hoje fatura vem de afiliadas em todo o país. Não só a Globo, mas todas as demais redes.
Teoricamente, era possível mitigar essa questão da parabólica de duas formas. A primeira seria melhorar a transmissão e recepção analógica com a centralização das transmissões em uma só antena, venda de melhores antenas domésticas, aumento de potência em alguns casos, uso exclusivo de cabo coaxial e aumento na quantidade de canais recebidos em grandes e médias cidades. João Pessoa tinha 550 mil habitantes em 1995 e apenas 5 canais abertos em VHF, nenhum em UHF e não tínhamos a Manchete e nem a CNT/Gazeta.
A segunda forma seria criar uma plataforma de TVRO digital em Banda Ku, já com a regionalização de sinais. O problema é que naquela época acreditava-se que a única utilidade da Banda Ku no mercado latino-americano era a TV por assinatura.