Alisson postou no topico das radios da Paraiba:
O grupo q controla a Globo aqui na Paraíba quer se desfazer das emissoras e ficar só no ramo alimentício e concessionárias de carro
Eu acho que isso é fake news. Nunca vi nenhum rumor antes. As TVs Cabo Branco e Paraíba são líderes absolutas de audiência há anos, tanto com os programas locais (as vezes o JPB1 fica ligeiramente atrás do Correio Verdade, aqui em João Pessoa, e a disputa entre o JPB1 e a Patrulha da Cidade, em Campina, é acirrada), quanto da rede, naturalmente tendo uma fila de anunciantes bem maior que as concorrentes.
Será que isso é real? Nao citou a fonte, mas se at´é um grupo tão forte afiliada da Globo, lider em audiência, não consegue se sustentar, o que sobra para as demais? O esvaziamento da Tv Paraiba em Campina Grande confirgura uma crise ou é uma adequação teconologica que não exige custosos estudios em vários lugares diferentes? Via internet , facil geral um jornal de Campina nos estudios de João Pessoa, com reportagens e propaganda de Campina e retransmitir via satelite para a regiao que desejarem.
A Rede Paraíba está seguindo o exemplo (nada bom) de algumas outras redes estaduais afiliadas à Globo, que reduziram algumas ou todas as filiais do interior a simples sucursais de jornalismo, gerando apenas alguns comerciais locais (e o horário político municipal a cada 4 anos). A TV Paraíba ainda tem o JPB2 local (já ouvi falar de um boato de que o mesmo dificilmente permaneceria até o final deste ano, nem lembro por onde, espero que não seja verdade).
Lembro da Rede Gazeta (ES), que acabou com os jornais gerados das filiais e criou uma "Edição Interior" feita em Vitória, com reportagens do interior do estado e no ar para as 3 filiais da rede.
Se não me falha a memória, e se eu não estiver me confundindo, acho que o disparo de comerciais de Campina já é feito a partir daqui.
Parques retransmissores em cidades de pequeno porte e estudios fora da geradora da rede, não faz mais sentido com a chegada da TVRO Sat Regional, disponivel em todo o territorio nacional via kit de recepção cada vez mais economico e com ótima qualidade HD.
É verdade. Nas cidades onde entrou o Digitaliza Brasil, na certa que a maioria das pessoas continua usando parabólicas. A parte boa da nova parabólica digital, é a regionalização crescente dos sinais das 4 principais redes (Globo, Record, SBT e Band). Espero muito ver as TVs Cabo Branco e Paraíba, Tambaú e Borborema, e Arapuan, transmitindo dessa maneira, como já faz a Correio.
Na Paraiba não tem espaço para tantos grupos locais ou a crise na tv aberta é nacional? Sabemos que a Hapvida dona da Manaira RedeTv em J Pessoa e Borborema SBT em Campina tbem quer se livrar dessas emissoras.
Não sei. Tenho acompanhado pouco a situação da TV aberta em alguns estados.
O difícil, para a Hapvida, é encontrar quem compre as TVs. Ao menos ainda construiu um cenário novo para a Borborema, bem como está vendendo uns poucos horários na Manaíra (quem sabe isso ajude a pelo menos contratar mais 1 ou 2 equipes de reportagem). Mas a situação ainda parece difícil.