Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

HDTV em Imperatriz - Maranhão

Membro conhecido
Mar
246
776
Sobre canais públicos em Imperatriz, foram essas as respostas que me deram semana passada:

Trata-se de pedido de informação em que o (a) interessado(a) gostaria de saber quando o município de Imperatriz, estado do Maranhão, terá o sinal de TV dos canais públicos da TV Brasil, TV câmara e TV Senado.

Inicialmente, em consulta ao sistema Mosaico da Anatel, disponível em http://sistemas.anatel.gov.br/se/public/view/b/srd.php, verificou-se que o município de Imperatriz já possui uma consignação para execução do serviço de retransmissão de televisão Digital (RTVD) em nome da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. A finalidade dessa consignação é a transmissão do canal da TV Brasil. É importante destacar que, até o momento da consulta, o canal estava classificado com o status TV-C2, o que significa que está aguardando o fornecimento dos dados da estação pela EBC para plena operação.

Além disso, no que diz respeito à TV Câmara, constatou-se que, embora exista o canal 45 de Radiodifusão de Sons e Imagens Digital reservado à Câmara dos Deputados no município de Imperatriz/MA, com status TV-C5 (pendente de outorga), verificou-se que por meio do processo nº 53000.023912/2013-49 o pedido de consignação fora indeferido em razão de a Câmara não ter cumprido as exigências regulamentares vigentes à época. Desse modo, faz-se necessário uma nova solicitação por parte da entidade pública para consignação do canal na localidade.

Já em relação à TV Senado, não há informações disponíveis sobre quando haverá disponibilidade de sinal para esse município.
 
Membro conhecido
Mar
124
335
No texto não cita quais canais são esses. Mas falam de médio prazo para instalação e funcionamento. View attachment 15745
Em entrevista ao JMTV1, acho que era o reitor, disse que conseguiram o canal de tv e de rádio, mas que agora vão correr atrás dos recursos, primeiro vão implantar a rádio, depois a TV afiliada à EBC.
Lembrar que a questão do canal da TV UFMA já é antiga, já vi entrevista no YouTube já mais de 10 anos no antigo JD com Josafá Ramalho, já falando que iam implantar a Tv em digital quando não tinha nenhuma ainda na cidade.
 
Membro conhecido
Sep
3,762
4,710
Via @ialima do link:

MCom recebe 1.156 manifestações para ocupação da capacidade ociosa do Digitaliza Brasil​

Edital de Convocação encerrou em maio deste ano e vai selecionar concessionárias para retransmitir seus próprios sinais em municípios qualificados

Publicado em 18/10/2023 17h51
MCM_4074.JPG

(Foto: Kayo Sousa / MCom)

O primeiro Edital de Convocação publicado pelo Ministério das Comunicações (MCom) para ocupar a capacidade ociosa do Programa Digitaliza Brasil contou com 1.156 manifestações válidas enviadas por 46 concessionárias. O serviço de retransmissão de radiodifusão de sons e imagens (RTV) com qualidade digital poderá ser prestado em 100 municípios de 11 estados brasileiros. Essa e outras ações para o setor foram apresentadas nesta quarta-feira (18), na 2ª edição do Radiodifusão 360.
“O Programa Digitaliza Brasil já instalou mais de 1.563 infraestruturas completas para a transmissão de TV Digital. Ao abrir a possibilidade para que entidades utilizem a capacidade ociosa dessas infraestruturas estamos permitindo a instalação de novos canais com menor custo para as emissoras. Além disso, a população é beneficiada com uma maior diversidade de programação com qualidade digital” explica o secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Diniz Wellisch.
O Edital de Convocação permitiu a manifestação de interesse das entidades no período de 12 de abril a 12 de maio de 2023. O processo passou pela fase de classificação das entidades interessadas e o resultado será publicado no Diário Oficial da União. Em seguida, o MCom irá solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a inclusão dos canais no Plano Básico de Televisão Digital. Após a análise de viabilidade técnica, o Ministério dará início ao procedimento de outorga para as classificadas, dentro do número de canais disponíveis.
As entidades autorizadas deverão arcar com todas as despesas para a aquisição de equipamentos e adaptação da infraestrutura existente para entrada em operação, devendo preservar a continuidade das transmissões de outras entidades que compartilhem da mesma infraestrutura.

MUNICÍPIOS QUE SERÃO CONTEMPLADOS
  • Alagoas: Feira Grande.
  • Bahia: Belmonte, Buerarema, Buritirama, Formosa do Rio Preto, Ibicaraí, Ibirapitanga, João Dourado, Pojuca, Presidente Tancredo Neves, Serra do Ramalho, Teofilândia, Ubaíra e Umburanas.
  • Ceará: Araripe, Assaré, Catarina, Farias Brito, Hidrolândia, Ibiapina, Independência, Itatira, Jaguaretama, Lavras da Mangabeira, Novo Oriente, Ocara, Orós, Parambu e Pedra Branca.
  • Maranhão: Arari, Barão de Grajaú, Barreirinhas, Bequimão, Cururupu, Humberto de Campos, Magalhães de Almeida, Miranda do Norte, Morros, Nova Olinda do Maranhão, Palmeirândia, Paulo Ramos, Presidente Dutra, Santa Luzia, São Benedito do Rio Preto, São João Batista e São Vicente Ferrer.
  • Minas Gerais: Belo Oriente, Borda da Mata, Camanducaia, Campos Gerais, Carmópolis de Minas, Divino, Espera Feliz, Extrema, Itamarandiba, Itaobim, Itapecerica, Manhumirim, Matipó, Monte Santo de Minas, Padre Paraíso, Santo Antônio do Amparo, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Ponte, Simonésia e Turmalina.
  • Mato Grosso do Sul: Ladário.
  • Paraíba: Araruna, Aroeiras, Itabaiana e Pitimbu.
  • Pernambuco: Agrestina, Águas Belas, Aliança, Belém do São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Capoeiras, Condado, Exu, Flores, Gameleira, Iati, Inajá, Orobó, Petrolândia, Pombos, Riacho das Almas, Salgueiro, São João, Tacaratu e Trindade.
  • Piauí: Pio IX.
  • Rio Grande do Norte: Canguaretama, Santo Antônio e Touros.
  • Sergipe: Japaratuba e Umbaúba.
O QUE É CAPACIDADE OCIOSA?

A capacidade ociosa é a disponibilidade para instalação dos equipamentos necessários para a execução do serviço de retransmissão de televisão, por novas entidades autorizadas, na infraestrutura compartilhada em municípios qualificados pelo Programa Digitaliza Brasil. O Edital de Convocação não permitiu a concorrência de concessionárias em municípios nos quais elas já possuem outorga do serviço de RTV ou em que haja retransmissão de sua programação básica por outra entidade.

SOBRE O DIGITALIZA BRASIL

O Programa Digitaliza Brasil foi criado para fomentar o processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre em vários municípios do Brasil. Dos 1.650 municípios elegíveis à digitalização, que ainda não dispunham de nenhum sinal de televisão digital, já foram instalados equipamentos para a digitalização dos sinais analógicos das estações retransmissoras de televisão em 1.563.
Nestes municípios, existem cerca de 4 mil canais comerciais que são elegíveis à digitalização. Para viabilizar a digitalização dos canais analógicos, foram outorgadas, desde o início do processo, 2.894 autorizações/consignações para emissoras comerciais e 3.251 consignações públicas (EBC e Câmara dos Deputados).
Além disso, o Programa está distribuindo conversores de TV digital às famílias integrantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Mais de 4,3 milhões de beneficiários poderão receber o equipamento para assistir a programação de TV com qualidade digital.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: [email protected] | (61) 2027.5530

Fonte: https://www.gov.br/mcom/pt-br/notic...cao-da-capacidade-ociosa-do-digitaliza-brasil
 
Membro conhecido
Mar
246
776
Canal da Tv cidade esperança é o 32D, ou 14.1
Existem dois tipos de canais: o físico e o virtual. O canal físico da TV Cidade Esperança é 32, o virtual 14.1.
Os canais que não tinham sinal na época do analógico, e que hoje estão no ar, utilizam o mesmo número, físico e virtual. Exemplos:
19.1 Meio Norte
20 CNT
31 BAND
41 EVANGELIZAR
Canais que mudaram o virtual:

RIT passou a usar 23.1
RedeVida passou a usar 26.1
 
Membro conhecido
Dec
174
300
  • No dia 31 de dezembro deste ano, finda-se as transmissões analógicas de televisão no Brasil.
  • Segue o ranking das emissoras que digitalizaram os seus sinais no estado do Maranhão:

  • 1º TV Mirante SLZ + Cocais + Imperatriz + Balsas (Globo): 91 cidades com sinal digital
  • 2º TV Difusora SLZ + Sul + Leste (SBT): 53 cidades com sinal digital
  • 3º Rede Meio Norte Timon + Imperatriz + SLZ: 26 cidades já contam com sinal digital
  • 4º TV Cidade SLZ (Record): cobertura digital em 21 cidades
  • 5º TV São Luís (Rede TV!): cobertura digital em 15 cidades
  • 6º Band MA – sinal de SLZ: cobertura em 8 cidades apenas.

  • Nota:
  • - Para ter uma boa cobertura, tem que atingir uma meta de 88 Munícipios que estão acima de 20 mil habitantes. O estado do Maranhão contém ao todo, 217 munícipios.
  • - O Maranhão tem a particularidade de ser da Amazônia Legal e ter uma emissora de televisão. Um exemplo é a TV Guará Caxias, que é afiliada a Rede TV! E a Band Caxias. Essas cobrem Caxias e não listamos acima por ser emissoras únicas.
  • - Há várias localidades e até centro urbanos de municípios maranhenses que recebem o sinal de cidades de outros estados vizinhos, como é o caso de Timon, Araioses, São Bernardo do MA, Barão de Grajaú, dentre outras.
 
Top