TV 3.0 4K/8K Terrestre no Brasil

Membro conhecido
Sep
1,031
1,054

O que vc me diz agora @andre-itu ? rs.

Membro conhecido
Mar
2,390
4,273
Não era muito mais simples usarem os antigos canais 7 ao 13 para transmissão da TV 3.0? O VHF alto está vazio em boa parte das praças que realizaram o desligamento da TV analógica.
Daria só 7 canais, a Anatel trabalha com a possibilidade de liberar ao menos 10.
E tem a questão da antena apenas UHF não captar com boa intensidade o VHF, necessitaria daquelas híbridas:

Membro conhecido
Sep
1,031
1,054
Digo que não escrevi em tom de deboche, lamento que tenha interpretado assim já que sequer havia a discussão sobre uma nova faixa.

Já havia sim, dentro dos fóruns técnicos do SBTVD, e trouxe essa informação em primeira mão aqui no fórum.

Membro conhecido
Jun
274
375
Daria só 7 canais, a Anatel trabalha com a possibilidade de liberar ao menos 10.
E tem a questão da antena apenas UHF não captar com boa intensidade o VHF, necessitaria daquelas híbridas:
Mas esse problema das antenas também irá ocorrer caso a Anatel queira usar a faixa entre o VHF alto e o UHF. Não tem muito para onde fugir, com a diferença que, usando o VHF alto, acaba sendo bem mais prático por ela já estar destinada para TV, apenas sem uso após a digitalização.

Membro conhecido
Mar
2,390
4,273
Já havia sim, dentro dos fóruns técnicos do SBTVD, e trouxe essa informação em primeira mão aqui no fórum.
Não participo dos fóruns técnicos do SBTVD, tampouco fico escarafunchando toda a internet em busca de uma informação específica. Nem eu nem ninguém é obrigado a saber tudo em primeira mão.

Última edição:
Membro conhecido
Sep
1,031
1,054
Não participo dos fóruns técnicos do SBTVD, tampouco fico escarafunchando toda a internet em busca de uma informação específica. Nem eu nem ninguém é obrigado a saber tudo em primeira mão.

Ninguém é obrigado a saber tudo, mas é importante saber respeitar as informações trazidas por outros colegas e assim aprender algo novo, totalmente diferente do seu comentário arrogante que reproduzo aqui:

Não dá pra simplesmente criar uma nova faixa de radiodifusão. Isso é definido em convenções internacionais.

E trouxe algo super simples:

Provavelmente será numa faixa diferente do UHF de hoje...

E quando você questionou, eu trouxe de onde veio a informação:

É o que está sendo discutido nos fóruns técnicos do SBTVD, só trouxe a informação para cá.... mas lógico, nada definido, senão já teria sido divulgado.

Enfim, criticar menos e ler mais.

Última edição:
Membro conhecido
Oct
706
387
Enquanto discutimos os rumos da TV 3.0, em função da grande concorrência do Youtube, canais abertos de TV digital pleiteam a multiprogramação. Assim, haverá aumento de oferta de conteúdo na TV aberta, mas com prejuízo da qualidade de imagem.

Nota da Imprensa:

Nova Canetada De Lula Altera Regras Da TV Globo, SBT, Record E Band

Uma novidade significativa foi oficializada no Brasil nesta quarta-feira, trazendo um desdobramento importante para o setor de radiodifusão. O Decreto nº 12.051 permite agora que canais comerciais e educativos façam uso extensivo do recurso de multiprogramação na TV Digital, uma mudança que era aguardada com expectativa por muitos operadores de mídia e espectadores.

Este decreto presidencial assinado por Luiz Inácio Lula da Silva abrange detentoras de outorga para execução de serviço de radiodifusão de sons e imagens em plataforma digital. Até agora, essa possibilidade estava circunscrita apenas às emissoras públicas, a exemplo da TV Brasil. A partir de agora, grandes redes como Globo, Record e SBT também poderão beneficiar-se dessa nova regulamentação.

Mais:

Canais que possuem um grande acervo vão levar vantagem com a mudança de regra. Isso já acontece com a Globo na TV a cabo, por exemplo. Antigos programas produzidos em Definição Padrão são transmitidos através do canal VIVA.

Membro conhecido
Oct
353
784
Sinceramente eu não sei se isso é motivo pra ter esperança ou pra ter medo.

As emissoras podem jogar os pastores nos canais secundários e deixar o principal intocado - ou arrendar tudo e destruir a TV aberta de uma vez.

Membro conhecido
Oct
706
387
Sinceramente eu não sei se isso é motivo pra ter esperança ou pra ter medo.

As emissoras podem jogar os pastores nos canais secundários e deixar o principal intocado - ou arrendar tudo e destruir a TV aberta de uma vez.
Nos EUA, nos primórdios da implantação da TV digital, a multiprogramação foi bem explorada. Com boa qualidade de imagem, aumento de oferta de conteúdo, a TV aberta abocanhou uma boa parte do mercado da TV a cabo.
Na época, deve-se lembrar a Internet veiculava praticamente informações em texto e imagens estáticas.

Quanto aos programas religiosos, essa é uma possibilidade a ser considerada. No entanto, penso que não será assim que a TV sobreviverá à ameaça das plataformas digitais. Recentemente, o Youtube ficou em primeiro lugar de audiência, batendo a TV Globo. A multiprogramação pode ser uma forma de contra-ataque.

Última edição:
Membro conhecido
Oct
407
423
Qual a fonte? Sobre o YouTube ter ficado em primeiro lugar?

Membro conhecido
Sep
1,728
2,457
a galera precisa por na cabeça: a audiência de TV Aberta é maior que os canais (ditos) internet, ao passo que em alguns horários e dias da semana já ultrapassaram a TV aberta como num sábado!

Membro conhecido
Sep
1,031
1,054
a galera precisa por na cabeça: a audiência de TV Aberta é maior que os canais (ditos) internet, ao passo que em alguns horários e dias da semana já ultrapassaram a TV aberta como num sábado!
Sim, mas o alcance da tv aberta ainda é insuperável aqui no Brasil. Um episódio de um seriado da Netflix leva meses pra ter a mesma "audiência" de um capítulo da novela da Globo, que é algo que passa todos os dias. A TV aberta no Brasil ainda é algo muito diferente do resto do mundo.

Membro conhecido
Sep
1,728
2,457
Essas "ultrapassagens" são ainda muito esporádicas, mas mesmo assim, já acendem sinais amarelos nas emissoras!!

Membro conhecido
Oct
706
387
A fonte é essa:

Foi um caso pontual, mas preocupa.

Abaixo, como anda a situação da TV Linear (TV aberta + TV satelital + TV assinada) versus TV sob demanda:

Será que a TV aberta consegue virar o jogo?

Membro conhecido
Aug
1,470
2,103
Não por acaso ja que não existe acaso na Globo, estão investindo tanto na Globoplay. O problema é que não da p competir com moedas fortes; dolar a 6 reais impede qqrs competições com esses players americandos. Em algum momento vai ter que partilhar o streaming com algum deles.
A 3.0 vai dar uma sobrevida e só vai se potencializar mesmo qdo todos os lares tupiniquins estiverem conectados.

Membro ativo
Jan
115
129
E eu achando que a tv que eu comprei 4K seria capaz de sintonizar a Tv Aberta Digital com imagem 4K

Membro ativo
Jan
115
129
Tipo vai ser preciso comprar uma outra tv 4K para assistir Tv aberta 4K ? Que loucura isso !!! Eu não vou trocar não. Fico com o FULL HD mesmo.

Não rola do software da tv ser atualizado?

Membro conhecido
Oct
453
455
Tipo vai ser preciso comprar uma outra tv 4K para assistir Tv aberta 4K ? Que loucura isso !!! Eu não vou trocar não. Fico com o FULL HD mesmo.

Não rola do software da tv ser atualizado?
Não, precisaria minimamente de um sintonizador externo, como foi feito na tv digital logo no começo que poderia comprar um Set top box e conectar por HDMI, mesmo em tvs que já eram HD.

Não rola de atualização pq depende dos próprios componentes internos do receptor. E como é algo que ainda estão definindo tudo, que não tem uma definição final, não tem como as TVs de hoje já vir com um receptor compatível, pq ainda serão publicados as normas e tal.

Membro ativo
Jan
115
129
Obrigado por responder