Proposta de uso do espectro deve ser encaminhada pela área técnica ao Conselho Diretor da Anatel até o final de julho.
telesintese.com.br
Em Workshop de Espectro, Agência estuda faixas de 600 MHz e 6GHz para servir em parte para a comunicação móvel.
telesintese.com.br
Gostaria de saber como as emissoras estão encarando essa mudança de faixa da 600 p 300, ainda por cima quase emendando com o canal 13 VHF, devido a precariedade de mobilidade em frequencias mais baixas.
O mote principal da 3.0 está pela ordem, na interatividade (incremento do negocio), mobilidade (propagação eficiente) e qualidade ( a cereja do bolo para o usuario), já que o sinal tem que chegar de forma robusta nesses dispositivos móveis para atender plenamente a interatividade que vai sustentar o negocio.
Entendi que a pressa para ativar o 3.0 estaria em assegurar a faixa 600 antes reservada. Se perderam essa benéficie, não seria o caso de atualizarem a 2.5 que permite alguma interatividade e se a postagem anterior estiver certa, já de cara poderiamos ter tbém a qualidade com muita multiprogramação para canais de vendas, caso conseguissem tecnicamente acrescentar outra camada na transmissão atual usando 2 codecs diferentes, ficando a cargo do receptor entregar o sinal em HD ou 4k, não exigindo a troca de toda a base de receptores atuais (na propria tv ou caixinhas gratuitas distribuidas nos programas sociais).
Exemplo: no 18D SP Capital, a Globo poderia enviar o sinal atual + camada su´plementar que seria tratada na recepção, selecionando somente o atual ou somando para conseguir o 4k. Seria retrocompativel e atenderia as novas tvs e receptores.
Enqto isso a 3.0, muito mais audaciosa, porque vai permitir entrega de programação quase individual, poderia incorporar novas tecnicas de modulação que permitissem o mesmo artificio e daí o pulo do gato:- continuar nos mesmo canais atuais UHF, do 14 ao 51
Com a palavra o pessoal do Mackenzie que estão trabalhando na nova camada fisica da 3.0
Em tempo:
“O que a gente espera para o sistema de TV 3.0 é que, a medida que as redes de TV 3.0 entram em operação, a gente consiga manter a TV digital como é hoje por um tempo, fazendo simulcast. Então, muito por conta disso, e da necessidade de espectro, uma das possibilidades é fazer uma entrada na TV 3.0 ainda de forma voluntária”, explica.
Será que estão pensando em alocar provisioriamente a 3.0 na 300mhz e depois qdo ocorrer o desligamento ocupar o mesmo canal atual? ou as teles ja estão de olho na faixa UHF tbém?
The winter is coming!!!