Membro conhecido
- Sep
- 207
- 330
Não... o linear no streaming tem a mesma complexidade... só não tem o transmissor na ponta, mas todo o resto é igual... ter on-demand é outra coisa e mais fácil.... essas emissoras que vc comentou possuem alguma produção em 4K, mas longe de conseguirem ter a infra para ter um canal linear 4K... é uma distância imensa entre conseguir produzir em 4K e conseguir montar um canal linear em 4K.
Na verdade é o que estou observando o que está sendo feito lá fora, uma vez que transmissões ao vivo em 4K ainda é um grande desafio que vai ficar limitado a grandes eventos. Por isso o foco está sendo o HDR porque é o que de fato muda significativamente tanto o contraste quanto na profundidade de cores, uma vez que estou passando de cores em 8-bit do SDR para 10-bits do HDRMuito interessante essa postagem do Lucas Rocha sobre o HDR mitigando a busca por mais resolução. Ainda acho importante trazer mais resolução pensando no quesito profundidade na imagem que da a sensação quase real de um 3D r e nos contornos dos objetos, humanos ou não. Aquela visivel linha opaca quase branca detona qualquer qualidade.
Em telas acima de 75 acho resolução imprescídivel e a opção por monitores 8k se justifica, mesmo o conteudo não sendo nativo 8k, o painel vai conseguir mostrar todo o potencial do 4k.
Obrigado por todas as explicações e a riqueza para ilustrar o que você narra.Na verdade é o que estou observando o que está sendo feito lá fora, uma vez que transmissões ao vivo em 4K ainda é um grande desafio que vai ficar limitado a grandes eventos. Por isso o foco está sendo o HDR porque é o que de fato muda significativamente tanto o contraste quanto na profundidade de cores, uma vez que estou passando de cores em 8-bit do SDR para 10-bits do HDR
Posso agora dar esse exemplo uma vez que está oficialmente disponível no Brasil. A Formula 1 a partir deste ano disponibilizou o streaming ao vivo em 4K HDR no aplicativo F1TV para os assinantes do plano Premium. O assinante precisa obrigatoriamente ter um roku express 4K ou um apple TV 4K para poder assistir as corridas nesta qualidade. O evento automobilistico só usa cameras nativas em 4K ao redor da pista. Cameras de grid, dentro dos boxes são em 1080p. As cameras dentro dos carros são ainda em 720p.. Mesmo nas cameras em full HD consigo aproveitar os benefícios do HDR.
Vai ser dificil em fotos demonstrar o HDR por mais que a camera do celular consegue fazer esse ajuste, então terão que acreditar no meu relato. Já pela foto dá pra ver diferença na saturação da cor verde do carro na camera de fora que é 4K HDR nativa pra dentro do carro que é em SDR. Parece dois tons de verde diferente por conta do 8-bit vs 10-bit de profundidade de cor. Além do fato do HDR permitir ver detalhes nas partes mais claras da imagem. Como a corrida foi debaixo de chuva, o céu em SDR estaria praticamente branco estourado. Em HDR consigo ver detalhes nas nuvens do céu em um tom sutil de cinza sem prejudicar a exposição da imagem da pista.
View attachment 26536View attachment 26537
Fora que tudo o que brilha como sirene em cima do carro, luzes do carro, semáforo, iluminação da pista e reflexo do sol na lataria dos carros brilha muito mais em HDR, uma vez que num bom monitor HDR, pode chegar até 1000 nits de brilho, pelo menos 5x mais do que numa transmissão em SDR.
View attachment 26538
View attachment 26539
Por isso que mencionei que o HDR resulta num novo workflow de produção similar ao inicio da TV colorida, que vai trazer uma experiência muito mais rica na TV 3.0 para quem investiu numa tela de boa qualidade, mesmo que nem tudo esteja em 4K Nativo.
Nossa tv 3.0 (DTV+) tecnicamente estara preparada para transmissões até 8k sem necessadade adicional de alguma parafernalia. A regulamentação esperada para esse mês não deve trazer obrigações qto à resolução transmitida. Será um possibilidade aproveitada por cada emissora para entregar qualidade que será traduzida no receptor, interno nas novas ou externo para a atuais em consonancia com a resolução que a tv suportar.Pergunta pra vocês que estão bem inteirados do assunto:
com essas novas implementações, a transição para um possível sinal 8K vai precisar de toda uma parafernália nova ou vai dar pra usar essa implementação da TV 3.0 mesmo?
Porque se precisar atualizar/mudar tudo toda vez...
E TVs 8K já estão nas lojas. Caríssimas mas já disponíveis.
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?
We use cookies and similar technologies for the following purposes:
Do you accept cookies and these technologies?