Rádios AM e FM no Amazonas

Membro conhecido
Mar
4,990
10,603
User Vip
Pelo visto, a NetWork Group será responsável pela afiliada da Nativa FM em Manaus, pois são eles que operam a frequência 105.1, juntamente com a 98.7, ambas no momento transmitindo a Manaus FM, que deve ficar apenas na 98.7 a partir do próximo dia 1°.

A princípio, entendi que eram piratas, mas são concessões de RTRFM de classe C e Educativas, pertencentes a Fundação Boas Novas, sendo a 105.1 concessionada em Careiro da Várzea e a 98.7 em Iranduba. Não são piratas mas estão irregulares, visto que estão sendo transmitidas de Manaus e gerando programação. Inclusive, já foram denunciadas pela suspeita de clandestinidade e a Anatel deverá em breve proceder com a Fiscalização.
 
Membro conhecido
Oct
682
1,221
Então, @Gutherng , essas emissoras que transmitem em RTRFM não podem gerar programação?

Eu achava que poderiam, porque, se não me engano, quando inauguraram a Rádio Cidade Feijó, no Acre, eu assisti a uma live onde o comunicador mencionou que, devido a estarem na Amazônia Legal, poderiam gerar programação. No caso da 105.1 FM de Careiro da Várzea, ela gera programação desde a época em que era Boas Novas.
 
Membro conhecido
Mar
4,990
10,603
User Vip

Desculpe pelo erro. As RTRs podem sim gerar programação, mas com condições:

 
Membro
Dec
17
33
Eduardo essas Retransmissoras de FM são obrigadas a Retransmitir a programação da emissora de Manaus a qual Retransmitem e podem sim gerar programação local, elas tem 15% de espaço local, segundo a lei.
 
Membro conhecido
Sep
3,886
3,643

Manaus já apresenta novidades em FM​

Nativa FM já está no ar no Amazonas

A virada de ano foi de algumas novidades em mercados importantes para o rádio brasileiro. Como já era esperado, Manaus seria palco da primeira estreia prevista para 2025, através do lançamento oficial da Nativa FM 105.1 (popular/sertanejo-romântica), marca nacional que retorna ao Amazonas.

Após um curto período de expectativa em Manaus, a Nativa FM 105.1 foi lançada oficialmente em rede nacional a partir das 18h00 (horário de Brasília). A emissora entrou no ar de forma experimental no último dia 21 e estreou em definitivo na tarde de ontem (1º). A 105.1 FM é uma RTRFM cuja concessão parte do município de Careiro da Várzea (AM), vizinho à capital amazonense.

Vale ressaltar que a estreia é um retorno da Rede Nativa FM ao mercado de Manaus. A primeira passagem teve início em abril de 2016, operando em 95.1 FM, canal que estava dedicado à programação nacional da Rede Aleluia (religiosa/evangélica). Sua trajetória na capital amazonense foi de destaque, com boa repercussão comercial na praça, o que amplia a expectativa para o seu retorno ao dial. A Nativa FM permaneceu por vários anos em Manaus, deixando o dial em março de 2022.
 
Membro
Aug
72
67
em relaçao as duas emissoras do mesmo grupo uma retransmitia a programaçao da outra emissora e ate os programas ao vivo eram transmitido tambem apos isto a programaçao da 105.1 ficou apenas musical ficando independente da outra emissora que continuou com os programas ao vivo durante o dia e anoite.
apos isto a 105.1 começou a mudar o estilo de musica ja com programaçao diferente e se identificando como Radio nativa Fm Manaus a qual agora a mesma ja informa o prefixo local e a frequencia de transmissao.
quanto a outra emissora em 98.7 Mhz ate o momento nao gera o indicativo obrigatorio por lei e continua a ter a programaçao local variada durante o dia com programas ao vivo.
ate o momento nao tem prefixo iradiado e nem afiliaçao com alguma emissora do sul como a outra tem como essa tal Radio Nativa Fm que nao emplacou em Manaus quando foi transmitido sua programaçao.
agora e esperar e ver o que vai acontecer com a Radio Manaus Fm se irao continuar assim fora do contesto e falta de regularidade ou vao tambem ser filiada com alguma emissora de baixa qualidade e audiencia de são Paulo.
 
Membro conhecido
Sep
3,886
3,643
Arnaldo Santos, ícone da crônica esportiva amazonense, morre aos 86 anos
A crônica esportiva do Amazonas está de luto. Arnaldo Santos, um dos nomes mais importantes do jornalismo esportivo amazonense, morreu na manhã desta segunda-feira (06 de janeiro), por volta das 11h (horário de Manaus), aos 86 anos. O local e os horários do velório devem ser informados em breve.

Com 56 anos dedicados ao jornalismo esportivo, Arnaldo Santos narrou quatro Copas do Mundo e diversos jogos importantes do esporte amazonense. Ele também ficou marcado pelas 19 temporadas à frente da coordenação do Peladão, maior campeonato de peladas do mundo, organizado pelo Jornal A Crítica. Em 1998, ao assumir a coordenação, foi o responsável por democratizar o torneio ao criar as categorias Feminino, o Peladinho (infantil) e a extinta categoria Indígena.

Na televisão, atuou como comentarista esportivo com passagem por diferentes emissoras da capital, dentre elas a TV Ajuricaba, atual Boas Novas Manaus. Ele também trabalhou na Rádio Baré (atual Rios FM) e Rádio Rio Mar, ambas de Manaus-AM.

Mesmo diagnosticado com câncer no pulmão em 2016, Santos permaneceu envolvido no esporte e não deixou de acompanhar o campeonato. “Se tirarem o Peladão de mim, eu morro no outro dia. O Peladão é essa chama viva que faz a gente vibrar”, disse em uma entrevista na época. Com a melhora, ele retornou às atividades, mas nos últimos anos precisou se afastar novamente devido à saúde debilitada e à idade avançada.

Além de promover o futebol, o Peladão, sob sua liderança, se destacou por ações sociais como emissão de documentos, plantio de árvores e campanhas de doação de sangue, além de incentivar a educação de crianças por meio do Peladinho.

Arnaldo Santos faria 87 anos em junho. Mais detalhes sobre as homenagens ao cronista serão divulgados em breve.

Informações: Camila Leonel/Portal A Crítica
 
Membro conhecido
Mar
4,990
10,603
User Vip
Membro conhecido
Mar
4,990
10,603
User Vip
que trambiquezinho tão dando nas RTR hein?!

O problema é que a 98.7 e 105.1 estão sendo transmitidas de Manaus, quando deviam ser transmitidas de suas respectivas localidades de concessão (no caso, Iranduba e Careiro da Várzea), portanto irregulares. Não sei se é permitido eles regularizarem, no papel, a transferência das estações para Manaus com promoção de classe (ambas frequências são de classe C), visto serem outorgas de RTRFM.
 
Última edição:
Membro conhecido
Nov
680
1,309
User Vip
ambas são outorgas comerciais mesmo. não duvido que estejam com mais potência e coladas ao máximo de manaus.
 
Membro conhecido
Mar
4,990
10,603
User Vip
ambas são outorgas comerciais mesmo. não duvido que estejam com mais potência e coladas ao máximo de manaus.

No Mosaico constavam como educativas, acontece que agora vi que, recentemente (em 10/12), houve alteração da geradora em ambas outorgas, que passou a ser a própria Boas Novas, mas obviamente só no papel. Com isso, mudaram a finalidade de ambas para comercial no Mosaico (atualizado no último dia 14/01).

https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mcom-n-15.440-de-9-de-dezembro-de-2024-600541198

https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mcom-n-15.443-de-9-de-dezembro-de-2024-600534179
 
Última edição:
Membro conhecido
Oct
682
1,221
que trambiquezinho tão dando nas RTR hein?!
Esses "trabiques" estão só no início. Depois, vão pipocar outras RTRFM fazendo as mesmas práticas, como é de costume. Se isso já não estiver acontecendo nos interiores da Amazônia Legal e a gente não sabe, não duvido que o NetWork Group pegue outras frequências da Boas Novas nos municípios vizinhos a Manaus e comece a fazer as mesmas coisas que fizeram na 98.7 FM e na 105.1 FM.

Parece que estavam tentando pedir aumento de classe dessas concessões. Eu estava dando uma olhada alguns dias atrás e vi essas solicitações, mas, pelo que eu entendi (se alguém puder verificar para confirmar se é isso mesmo, eu agradeço), parece que só podem pedir aumento de classe se todas as outras concessões de RTRFM do município também informarem à Anatel que o sinal da RTRFM não está funcionando dentro do município da outorga. Aí, eles liberam o aumento de classe.
 
Membro conhecido
Mar
4,990
10,603
User Vip

Tem os links dessas solicitações? Procurei e não encontrei.
 
Membro conhecido
Oct
682
1,221
Tem os links dessas solicitações? Procurei e não encontrei.
Aqui, @Gutherng, as solicitações tanto das outorgas de Iranduba quanto de Careiro da Várzea estão pedindo uma mudança para Classe A4.

Outorga de Iranduba:

Outorga de Careiro da Várzea:

Outras outorgas da RTRFM da Boas Novas, em municípios vizinhos de Manaus, também solicitaram mudanças. Essas outorgas são de Eirunepé e Autazes.

Outorga de Eirunepé:

Outorga de Autazes:
 
Membro
Aug
72
67
Com relação a mudança da programação ja era a hora de realmente haver essa troca com entrada da Jovem Pan News FM é mais uma opção em termos de rádio notícia não para concorrer com os que estão no ar mas sim para ampliar a opção do ouvinte em relação a esse tipo de programação .. quanto a pedir aumento de potência creio que eles querem realmente alcançar Manaus na totalidade vindo da sua respectivas localidades que e a região Metropolitana onde estão localizados espero realmente que essas grandes emissoras cumpram seu papel, com relação às outras emissoras do grupo RBN creio que não vão conseguir fazer a não ser que seja nova concessão que a RBN está conseguindo aí sim podem fazer essa mudança mas as outras aventuras já estão instaladas todas são de cunho religioso a qual forma a Rede Boas Novas de Televisão até aonde eu sei
 
Última edição:
Membro conhecido
May
1,047
1,272
Seria bom se a Rede Calderaro de Comunicação assumisse a operação da futura Jovem Pan News FM 98,7 de Manaus