Rádio AM/FM No Rio Grande do Sul

Membro ativo
Sep
81
147
Algo a respeito dos 91.5 e 93.3 em Porto Alegre?
Ao meu ver poderiam deslocar a BandNews para "colar" na frequência da Gaúcha, e promover a volta da Ipanema FM em uma das novas frequências. É lamentável que Porto Alegre não tenha uma rádio rock, como existe em São Paulo, Curitiba, Goiânia e até Ribeirão Preto

Membro ativo
Sep
81
147
Outra questão: nenhuma outra migrante será alocada no dial convencional? Não há nenhum pedido no SEI da ANATEL. A prática já está ocorrendo de forma mais avançada em outras cidades, como Brasília e Curitiba. Há algumas frequências livres em Porto Alegre, como 88.3, 89.7, 97.1, 101.7, 102.9, 103.7.

Membro conhecido
May
1,066
1,326
Ao meu ver poderiam deslocar a BandNews para "colar" na frequência da Gaúcha, e promover a volta da Ipanema FM em uma das novas frequências. É lamentável que Porto Alegre não tenha uma rádio rock, como existe em São Paulo, Curitiba, Goiânia e até Ribeirão Preto
Eu amaria muito a volta da Ipanema. É uma loucura e uma insanidade que Porto Alegre não tenha uma rádio rock, como existe em São Paulo, Curitiba, Goiânia, e até mesmo, Ribeirão Preto.

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
Eu amaria muito a volta da Ipanema. É uma loucura e uma insanidade que Porto Alegre não tenha uma rádio rock, como existe em São Paulo, Curitiba, Goiânia, e até mesmo, Ribeirão Preto.
Querem uma rádio rock,mas não tem uma rádio em POA que toque música gauchesca-só
tem no FM estendido,que a maioria do povo não tem.Já em Passo Fundo,tem 2 FMs.

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
Bah, pior ainda... Vou torcer para que a antena na RS 401 sempre tombe em dia de temporal...
Tem uma rádio em Cascavel-uma cidade fundada por gaúchos-que é igualzinha a Auriverde.

Membro conhecido
Sep
690
708
Outra questão: nenhuma outra migrante será alocada no dial convencional? Não há nenhum pedido no SEI da ANATEL. A prática já está ocorrendo de forma mais avançada em outras cidades, como Brasília e Curitiba. Há algumas frequências livres em Porto Alegre, como 88.3, 89.7, 97.1, 101.7, 102.9, 103.7.
A Rádio América de Montenegro vai migrar do AM 1270 pro FM 89.7.
E a Rádio Cinderela de Campo Bom vai migrar do AM 810 pro FM 89.9.

88.3 pega sinal fraco da repetidora da Rádio Pampa de Osório, teria que ter um nulo na antena pra lá. Mesma coisa a 97.1, tem a Itaramã 97.1 que pega sinal fraco em Porto Alegre.

101.7 é livre, mas fica do lado da 104 FM 101.9 de São Francisco de Paula.

102.9 e 103.7 pegam sinais fracos de rádios de Lajeado, teria que ter um nulo nessa direção.

Existe também a possibilidade de liberarem os 88.1 pra migração, mas antes teriam que mudar as rádios comunitárias pra 87.7 na região, e também teria um nulo na direção da MaisNova 88.1.

Membro ativo
Sep
81
147
A Rádio América de Montenegro vai migrar do AM 1270 pro FM 89.7.
E a Rádio Cinderela de Campo Bom vai migrar do AM 810 pro FM 89.9.

88.3 pega sinal fraco da repetidora da Rádio Pampa de Osório, teria que ter um nulo na antena pra lá. Mesma coisa a 97.1, tem a Itaramã 97.1 que pega sinal fraco em Porto Alegre.

101.7 é livre, mas fica do lado da 104 FM 101.9 de São Francisco de Paula.

102.9 e 103.7 pegam sinais fracos de rádios de Lajeado, teria que ter um nulo nessa direção.

Existe também a possibilidade de liberarem os 88.1 pra migração, mas antes teriam que mudar as rádios comunitárias pra 87.7 na região, e também teria um nulo na direção da MaisNova 88.1.
Concordo, porém da para ajustar neste casos, exemplo a própria 93.3 com uma emissora potente em Santa Cruz do Sul

Membro ativo
Sep
61
188
Concordo, porém da para ajustar neste casos, exemplo a própria 93.3 com uma emissora potente em Santa Cruz do Sul
Eu não sei como a Band conseguiu a aprovação da mudança de 84.9 para 93.3... Em 100km em linha reta tem a Atlântida Santa Cruz...
Eu estou achando que vão fazer algo parecido com o que fizeram no RJ... Vão inverter as concessões, tipo os 91.5 de Glorinha passam a ser de Porto Alegre, e aí pode ser até E3 de potência, e os 93.3 sejam instalados em Glorinha, e aí pode ser uma estação da Band mais voltada ao litoral norte...

Membro conhecido
May
1,066
1,326
Querem uma rádio rock,mas não tem uma rádio em POA que toque música gauchesca-só
A Rádio Planalto News, de Passo Fundo, poderia se afiliar ou a Band SAT Sul ou à Guaíba.

Em Porto Alegre, tem a Liberdade, só que no FM estendido. A Farroupilha, também, se estivesse no ar. E a Rádio Rural também poderia estar nas mãos da JBS se ela estivesse no ar.

Membro conhecido
Nov
691
1,341
User Vip
91.5 só deus sabe, seria interessante jogar ela em gravatai pra pegar bem em poa
93.3 terá menos cobertura que as outras radios do grupo, entao inviavel jogar uma radio de noticia la. eu particularmente jogaria a bandeirantes, mas os boatos é que será band fm mesmo.

Membro conhecido
Nov
691
1,341
User Vip
Eu não sei como a Band conseguiu a aprovação da mudança de 84.9 para 93.3... Em 100km em linha reta tem a Atlântida Santa Cruz...
Eu estou achando que vão fazer algo parecido com o que fizeram no RJ... Vão inverter as concessões, tipo os 91.5 de Glorinha passam a ser de Porto Alegre, e aí pode ser até E3 de potência, e os 93.3 sejam instalados em Glorinha, e aí pode ser uma estação da Band mais voltada ao litoral norte...
para a 93.3 foram feitos uns 3 pedidos diferentes. certamente o fator direcionamento da antena influenciou no avanço do projeto.

Membro ativo
Sep
81
147
Realmente, falta uma rádio rock e falta também uma rádio gauchesca. Passo Fundo possui 3 emissoras nesse segmento: a Planalto 105.9, Nativa 94.3 e agora também a Liberdade em 101.9. Santa Maria e Rio Grande possuem a Nativa FM. Livramento possui a Querência FM. Até Criciúma e litoral sul de SC possuem a Mampituba FM. Uma grande lacuna no FM convencional de Porto Alegre é a ausência da Liberdade. E o detalhe: com 3 emissoras do grupo focando no sertanejo: Caiçara, 104 e Eldorado, sendo a Liberdade com mais audiência que todas no streaming

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
A Rádio Planalto News, de Passo Fundo, poderia se afiliar ou a Band SAT Sul ou à Guaíba.

Em Porto Alegre, tem a Liberdade, só que no FM estendido. A Farroupilha, também, se estivesse no ar. E a Rádio Rural também poderia estar nas mãos da JBS se ela estivesse no ar.
A Farroupilha da RBS tocava sertanejo e pagode.E a JBS só quer saber de TV.

Membro conhecido
Sep
1,250
1,298
A música gauchesca tem mais a ver com o gaúcho do interior mesmo, mesmo assim a grande Porto Alegre poderia ter ao menos uma. A Liberdade já foi do FM convencional (se não estou errado), a opção pelo estendido foi da Pampa; frequências é que não faltam para eles. Isso é o problema das frequências ficarem nas mãos de poucos grupos.
Eu, como sou urbano, sinto falta da boa e velha Ipanema FM.

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
A música gauchesca tem mais a ver com o gaúcho do interior mesmo, mesmo assim a grande Porto Alegre poderia ter ao menos uma. A Liberdade já foi do FM convencional (se não estou errado), a opção pelo estendido foi da Pampa; frequências é que não faltam para eles. Isso é o problema das frequências ficarem nas mãos de poucos grupos.
Eu, como sou urbano, sinto falta da boa e velha Ipanema FM.
Ih,já ouvi gente falando:como é que pode um estado como o RS de Getúlio,Jango e Brizola
ter gente que gosta de rock,que é imperialismo gringo(?).Tá,mas no RS tá cheio de rádios
que tocam sertanojos que não são do Sul,bah.......

Membro ativo
Sep
61
188
Ih,já ouvi gente falando:como é que pode um estado como o RS de Getúlio,Jango e Brizola
ter gente que gosta de rock,que é imperialismo gringo(?).Tá,mas no RS tá cheio de rádios
O gaúcho da Grande Porto Alegre é diferente do gaúcho do interior... Até dentro da Grande POA tem diferenças, o porto-alegrense das camadas mais pobres gostam de funk e pagode - existe uma centenária ligação cultural entre POA e RJ, a classe média e alta já gosta mais de rock... No vale dos sinos, o sertanejo é mais aceito - também por uma influência do intercâmbio entre os dois polos calcadistas do Brasil - Novo Hamburgo e Franca, e, pela influência das imigrações alemã e italiana, a música dos conjuntos de baile é bandinhas...

LMC

Membro conhecido
Jul
1,230
1,132
O gaúcho da Grande Porto Alegre é diferente do gaúcho do interior... Até dentro da Grande POA tem diferenças, o porto-alegrense das camadas mais pobres gostam de funk e pagode - existe uma centenária ligação cultural entre POA e RJ, a classe média e alta já gosta mais de rock... No vale dos sinos, o sertanejo é mais aceito - também por uma influência do intercâmbio entre os dois polos calcadistas do Brasil - Novo Hamburgo e Franca, e, pela influência das imigrações alemã e italiana, a música dos conjuntos de baile é bandinhas...
VERDADE.

Membro conhecido
May
1,066
1,326
Lembrando que o Rio de Janeiro já foi capital federal. E poderia ainda ser a capital da Guanabara, se ela não tivesse sido fundida com o restante do que é hoje o estado do Rio de Janeiro.

Membro conhecido
Sep
1,728
2,450
o rock é tão presente no RS (e Sul) que tem uma infinidade de bandas gaúchas e o tradicionalismo - musica nativista, por incrível que pareça, influenciou muitas delas!

Membro conhecido
Jan
283
259
Eles consideram o contorno protegido e a interferência co-canal tolerada que vai ser dependend oda classe algumas dezenas de quilômetros a mais, pra quem é dexista ou mesmo gosta de fazer radios escutas de regiões adjacentes isto prejudica, mas isto não entra na equação.