Bem-vindo!

Ao se registrar conosco, você poderá discutir, compartilhar e enviar mensagens privadas com outros membros de nossa comunidade.

Inscreva-se agora!
  • Olá, o tema escuro já está disponível no HT Fórum. Para usar, basta ir no final da página e clicar em (Fluent), em seguida selecione o (Fluent V2 Dark).

Rádio AM/FM no Rio de Janeiro

Oct
38
17
Estranho com o fim do AM as fms estão mais potentes.
Em 2000 meu primo ou via a mania FM 95,7 do RJ na cidade de São Geraldo mg depois das cidades de viscose do rio branco e uba no alto do morro lá, hj a melodia 97,5, 91,1 107,1 88,5 e algumas das rádios cariocas chegam lá com facilidade brigando com as rdios de belo Horizonte.
Cheguei a sintoniza a jovem pan três Rios lá no alto do morro entre são Geraldo e Coimbra mg..
Ouvi a 88,7 de volta redonda na serra de são Geraldo mg no morro no meu carro a 300 km em linha reta.
 
Membro ativo
Jan
149
129
Rádios que operam em altitude e dependendo do local da escuta, normalmente é possível ouvi-las com uma certa frequência, eu posso ouvir uma vez por semana rádios acima de 150 km, sem ser necessariamente potentes, embora, logicamente é um papel prepoderante, basta uma inversão térmica, alteração na pressão atmosférica e mudanças bruscas nas condições do tempo permitem eu ouvir estas rádios. A baixa atmosfera acaba funcionando como um reforço de sinal e com menos obstáculos melhor a recepção.
 

MTS

Membro ativo
Sep
459
83
Alguém aqui da página mora na região entre o Sumaré e o Mendanha? Pq a rádio mix colocou a repetidora lá, só que o áudio está em mono e está baixo, e nessa região causa conflito de sinais onde se capta também o do Sumaré. Já mandei uma mensagem reclamando várias vezes, eles já responderam e até agora não colocaram em estéreo, pq assim o sinal ficaria sincronizado, como as outras rádios que também tem repetidora no mendanha, como rádio globo por exemplo.
 
Novo membro
Sep
11
6
Alguém sabe me dizer onde fica a antena da Serramar FM 92,1 de saquarema, pois tá pegando aqui na cidade de volta redonda?
Tem umas semanas que essa rádio começou a pegar muito bem aqui na Baixada, mais precisamente em Piabetá (Magé), até comentei num grupo do Facebook e tem pessoas de Caxias e de alguns bairros do Rio conseguindo sintonizar essa rádio também. Até gravei um vídeo, sinal local e com RDS.

 
Oct
38
17
Tem umas semanas que essa rádio começou a pegar muito bem aqui na Baixada, mais precisamente em Piabetá (Magé), até comentei num grupo do Facebook e tem pessoas de Caxias e de alguns bairros do Rio conseguindo sintonizar essa rádio também. Até gravei um vídeo, sinal local e com RDS.

Estranho essa rádio vindo de longe, então a Serramar não tem nenhuma repetidora aqui na região, o sinal vem de saquarema mesmo
 
Membro ativo
Jan
149
129
Em Magé é normal mesmo, aparece sinal fraco no Tudo Rádio. @Luiz Fernando t você sintoniza ininterruptamente? Porque senão for propagação é bem provável que você esteja no ângulo certo para que o sinal difrate no Pico do Tinguá (funcionando como um retransmissor, fraco mas possível) e o solo da sua área seja rico em minerais, condições bem específicas mesmo. Você não especificou, mas creio que não esteja usando antena externa direcional.
 
Última edição:
Membro ativo
Jan
149
129
Tem umas semanas que essa rádio começou a pegar muito bem aqui na Baixada, mais precisamente em Piabetá (Magé), até comentei num grupo do Facebook e tem pessoas de Caxias e de alguns bairros do Rio conseguindo sintonizar essa rádio também. Até gravei um vídeo, sinal local e com RDS.

Pode ser que fizeram alterações e não está bem regulado pra funcionar para a sua área de cobertura.
 

MTS

Membro ativo
Sep
459
83
Tem umas semanas que essa rádio começou a pegar muito bem aqui na Baixada, mais precisamente em Piabetá (Magé), até comentei num grupo do Facebook e tem pessoas de Caxias e de alguns bairros do Rio conseguindo sintonizar essa rádio também. Até gravei um vídeo, sinal local e com RDS.

Sim, aqui em Realengo na zona oeste eu consegui sintonizar também, porém tem várias piratas nessa frequência
 

MTS

Membro ativo
Sep
459
83
Desde ontem entrou em Realengo a universo fm sertaneja 94,3 lá da zona norte, depois de algum tempo fora do ar.
 
Novo membro
Sep
11
6
Em Magé é normal mesmo, aparece sinal fraco no Tudo Rádio. @Luiz Fernando t você sintoniza ininturripidamente? Porque senão for propagação é bem provável que você esteja no ângulo certo para que o sinal difrate no Pico do Tinguá (funcionando como um retransmissor, fraco mas possível) e o solo da sua área seja rico em minerais, condições bem específicas mesmo. Você não especificou, mas creio que não esteja usando antena externa direcional.
Não diria normal, até porque moro na outra ponta de Magé, na Divisa com Caxias e tem vários morros na direção de Saquarema, inclusive tem uma rádio pirata aqui em Piabetá nesta frequência, mas no meu bairro as duas estações brigam, sendo que antes nunca peguei a Serramar, ainda mais com sinal forte, parece que eles aumentaram a potência, ou mudaram o local da antena transmissora.
 
Membro ativo
Jan
149
129
Não diria normal, até porque moro na outra ponta de Magé, na Divisa com Caxias e tem vários morros na direção de Saquarema, inclusive tem uma rádio pirata aqui em Piabetá nesta frequência, mas no meu bairro as duas estações brigam, sendo que antes nunca peguei a Serramar, ainda mais com sinal forte, parece que eles aumentaram a potência, ou mudaram o local da antena transmissora.
Sim, com RDS não e é esperado chegar abaixo do nível de ruído. Aqui está onde ela opera: https://maps.app.goo.gl/xKVyeVrLcPtkMkk87. 45 km do centro de Magé e passa dos 70 km em direção à Duque de Caxias.
 
Última edição:
Membro ativo
Jan
149
129
Sim, com RDS não é é esperado abaixo do nível de ruído. Aqui está onde ela opera: https://maps.app.goo.gl/xKVyeVrLcPtkMkk87. 45 km do centro de Magé e passa dos 70 km em direção à Duque de Caxias.
1695418824848.png
em vermelho possíveis áreas de sombra, onde parou o medidor o sinal deve ser menos intenso pela distância., mas já sofre menos. Seu contorno protegido vai até o município de Itaboraí (66dbuV/m).
 
Membro ativo
Jan
149
129
Verifiquei os processos no SEI e a Serramar FM opera na Serra de São Cristovão (local acima) desde 2021, não teve alterações recentes, nem pedidos de alteração do PB.
 

MTS

Membro ativo
Sep
459
83
Em Realengo já consegui captar rádio cidade 100.1 de Juiz de Fora, Alô fm 96,7 também de JF e Itatiaia 105,3 (essa apenas quando a boa fm pirata de campo grande estava fora do ar).
 

MTS

Membro ativo
Sep
459
83
Acho que a pirata evangélica que tava em 92,9 saiu do ar. Testei hoje novamente a Kiss fm em Realengo e não percebi essa pirata mais, como tinha conseguido mesmo com a Kiss no ar na semana passada. Ainda tem uma pirata em campo grande nessa frequência, mas o sinal não tá chegando aqui. Porém a evangélica não consigo mais, devem ter saído do ar.
 
Novo membro
Sep
11
6
Em Realengo já consegui captar rádio cidade 100.1 de Juiz de Fora, Alô fm 96,7 também de JF e Itatiaia 105,3 (essa apenas quando a boa fm pirata de campo grande estava fora do ar).
Já consegui sintonizar essas radios também na altura do Outlet em Caxias
 
Novo membro
Sep
11
6
View attachment 15325
em vermelho possíveis áreas de sombra, onde parou o medidor o sinal deve ser menos intenso pela distância., mas já sofre menos. Seu contorno protegido vai até o município de Itaboraí (66dbuV/m).
Esse círculo menor que você fez é a região próxima ao centro de Piabetá, nessa região ela não pega, por ter uma rádio pirata na mesma estação e meu bairro está logo após o final desse círculo, sentido Caxias, ali já pegando muito bem a Serramar, da minha casa até a torre deu 62km. Vou testar um outro celular com radio se consigo sintonizar ao longo da 040 até o Rio.
 
Membro conhecido
Oct
389
626
Verifiquei os processos no SEI e a Serramar FM opera na Serra de São Cristovão (local acima) desde 2021, não teve alterações recentes, nem pedidos de alteração do PB.
A licença para operar na Serra do São Cristóvão é de 2021. Provavelmente eles efetivaram o novo Porte técnico só agora, com a mudança da Kiss para 92.9... Muitas emissoras demoram para efetivar o que está na Licença, principalmente quando muda o lugar da torre. E também tem casos da emissora efetivar antes e depois alterar no Plano Básico.
 
Última edição:
Top